O 13º NAKSHATRA – HASTHA

Localiza-se entre os 10º e os 23º 20’ de Virgem.
A divindade  que preside é Surya um dos  nomes do Sol representando  a criatividade  que, com o seu intenso brilho e luz, desenvolve o poder de dominar e governar, concentrando a força da inteligência e poder que dela resulta no domínio do mundo material.
O símbolo desta constelação é uma mão fechada com todos os aspectos que esta simboliza: determinação, resolução e firmeza, o instinto de posse presente no «agarrar», o poder de atingir os objetivos pela concentração da energia nas  decisões firmes e na acção que  permite alcançá-los;
 As competências humanas associadas ao «saber fazer»  pelas quais o homem constrói e maneja os objectos para controlar o mundo à sua volta e transformá-lo  «num mundo doméstico  e cultural»;  a gentileza que, no estender da mão, revela a sua disponibilidade para ajudar os outros e para com eles se partilhar; a mão estendida em súplica, obediência  ou submissão, tudo isto se exprime na natureza das pessoas nascidas nesta  estrela
A Lua  é o regente astrológico do Nakshatra.  E nela encontramos a simbólica do ambiente familiar e doméstico, resultado da constituição da família em Uttara Phalguni.  
Esta estrela concentra-se assim na organização e controle do ambiente doméstico, no desenvolvimento de uma inteligência prática que permite resolver os problemas que surgem no quotidiano e que rejeita o pensamento especulativo e teórico para se fixar no mundo concreto e material.
A  energia deste Nakshatra exprime-se pela «sthapaniya agama shakti»  ou o poder de colocar o objeto do desejo na palma da sua mão. Isto significa que  a estrela se foca nos resultados, que são neste caso os objetos concretos do mundo material , a aquisição imediata do objeto do desejo pelo poder da determinação e da ação.
Assim, observamos nos nativos da estrela pessoas determinadas em moldar o mundo circundante com o poder da sua competência, da sua inteligência prática e do uso específico do trabalho das mãos pelo que elas se tornam nas guardiãs da vida civilizada, da cultura humana e do lar familiar.
Os nativos são fisicamente altos e robustos, têm mãos pequenas e uma característica específica da estrela,que é o poder de seduzir com o sorriso, magnético e muito atraente, capaz de atrair os outros para a sua esfera de influência.
 
São joviais e delicados nas maneiras, mas têm uma faceta  de despotismo e  intolerância que, aliada à sua necessidade de que  a realidade se conforme  aos seus padrões de perfeição  em todos os pormenores, faz deles pessoas que podem ser excessivamente críticas e que adotam frequentemente pontos de vista opostos aos dos  outros.
As suas vidas são bastante flutuantes, com altos e baixos. Tão  depressa brilham no topo como se encontram no lado oposto das dificuldades mas tanto um como outro estado nunca são permanentes, pelo que, com o seu esforço pessoal e determinação, voltam a erguer-se e a atingir uma posição confortável.  A sua aprendizagem específica parece ser este domínio constante  dos obstáculos do mundo, pelo menos até aos 30 anos, período durante o qual  a sua vida, tanto a nível familiar como nos estudos e na vida profissional,  obrigará a muitas mudanças e adaptações.
 Significativamente, esta  estrela  segue o propósito de vida da espiritualidade (Moksha) como a anterior, sendo que o controlo sobre o mundo material nunca é um fim em si mesmo, é um campo de aprendizagem para o encontro de outra realidade mais espiritual.
Entre os 30 e os 42 anos  as suas vidas começarão a ter maior estabilidade e será mesmo o período mais favorável para se estabelecerem na vida.   Na fase madura da vida terão mesmo acumulado bastante riqueza e sucesso nos negócios.
 A vida familiar será em geral satisfatória, embora  a tendência para o criticismo e para  a meticulosidade nos pormenores possa criar algum atrito de vez em quando.
A  nível da saúde precisam de se proteger do frio pois têm tendência para as doenças respiratórias e para as constipações.
Cada PADA acrescenta ainda as seguintes características específicas:
1º PADA- Aries Navamsa- 10º a 13º 20’ de Virgem.
Regente Marte. Os nativos são altamente energéticos, têm perícia na dissimulação dos seus objetivos, competências para a Matemática, podem ser bons cirurgiões. Alguns terão  sucesso na vida de militar, se Marte  estiver forte na carta natal. São fortes e conseguem derrotar todos os inimigos. São dados a ataques de mau génio. Podem ter que servir. Em alguns casos, podem ter longevidade curta.
2º PADA- Touro Navamsa- 13º 20’  a 16º 40 ‘ de Virgem.
Regente Vénus. Caracterizam-se pelo sentido prático, por serem «terra a terra», pelo perfecionismo, riqueza material,  pelos valores morais e  pela honestidade. Possuem um discurso gentil. Vivem na sua terra natal. Têm poucos irmãos.
3º PADA- Gémeos Navamsa- 16º 40’ a 20 º de Virgem.
Regente Mercúrio.  Os nativos podem dedicar-se ao comércio, tendo muitas capacidades para os negócios.  Possuem destreza, boa inteligência e esperteza. Possuem uma capacidade extraordinária de perceção. Gostam de música e alguns podem ter uma mente trapaceira. Alguns podem ser separados do pai.
4º PADA. Caranguejo Navamsa. 20º a 23º 20’ de Virgem.
Regente  Lua.  Estes nativos têm uma forte ligação à família e à comunidade, prezam muito a segurança material . São capazes de exprimir o melhor e o pior da natureza humana. Alguns  são xenófobos.  Se Júpiter estiver bem colocado na  carta natal, terão bons filhos. São fortes e conseguem um alto status na vida social. Têm um grande apetite.  Recebem ajuda da família materna.
GANA (temperamento) : DEVA/ divino.   Representa a benevolência  das energias positivas.
Segundo o sábio Varahmihira, esta influência lunar confere  energia, audácia, falta de misericórdia e ‘tendência para roubar’.

4 opiniões sobre “O 13º NAKSHATRA – HASTHA”

  1. meu irmão têm nakshatra em hastha no pada 3 e possui certas manias como vontade de ir morar no exterior,interesses em artes,joalheria,etc. e também dificil controle do impulso sexual chegando quase a promiscuidade,é comum essas características nesse pada?

    1. As características que refere dificilmente podem ser relacionadas com um único fator do horóscopo. O Nakshatra é importante mas há muitos outros fatores que intervêm e contribuem para a globalidade do que somos. Há que analisar o horóscopo globalmente para poder ver tudo isso.

    1. Se reparar, no final do artigo encontra os graus do signo correspondentes a cada um dos padas. Esta informação está presente em todos os artigos sobre os 27 Nakshatras. Depois só tem que saber em que grau do signo se encontra o Ascendente ou a Lua ou algum outro planeta para ver em que pada se encontra.

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário