O 15º NAKSHATRA – SWATI

CARACTERIZAÇÃO  
Localiza-se entre 6º 40´e 20 º de Balança.  A divindade que preside é o deus dos ventos, Vayiu.  Esta estrela tem a aparência de uma safira.  O tipo de energia da estrela  é a que se exprime no mundo material  (Tamas) para, a  partir dele,  descobrir a espiritualidade (Sattva). 
O  propósito de vida  que lhe está associado é ARTHA, a procura de riqueza, tanto em sentido material como espiritual. O   temperamento (Gana) é DEVA/divino, representando a orientação para a procura da aprendizagem.
O regente astrológico é RAHU (e, pelo signo, Vénus)
O símbolo é um rebento de planta ou um feixe  de plantas de milho.
SIGNIFICADO SIMBÓLICO
A relação entre esta estrela e o vento  exprime , por um lado,  a irrequietude e o movimento, o andar apressado, a  independência, a  delicadeza e  a fragilidade.  
Mas também, em sentido figurado,  a capacidade para eliminar a negatividade,   para mudar rapidamente, seja de lugar, de profissão,  de modo de ser e de estar, com a consequente flexibilidade  para o fazer.  Esta é a condição de possibilidade da aprendizagem, pois aprender é  mudar e adaptar-se. 
A direção da estrela é o Noroeste simbolicamente associado ao lugar onde nasce o vento , as grandes tempestades e os furacões.  Por isso, também o significado de destruição súbita e de radical  mudança do meio em que se vive, de  demarcação entre um antes e um depois,  estão também associados a esta estrela.
CARACTERÍSTICAS  PSICOLÓGICAS, FÍSICAS  E COMPORTAMENTAIS
Os nativos exprimem as características da simbologia da estrela: irrequietude,  necessidade de  mudança nas várias  áreas da vida, o espírito de independência, a dualidade entre dois estados , duas opiniões, dois modos de ser  e a necessidade de  encontrar o equilíbrio pela opção  por um deles.
 
Esta necessidade de  equilíbrio leva-os a planear o futuro e a resguardar-se com um conjunto de posições firmes que dificilmente aceitam mudar.
 A indecisão é o ponto fraco de alguns nativos desta estrela. Outro aspeto difícil da sua natureza é a incapacidade para aceitar críticas ou mudar as  decisões tomadas.
 Os nativos são sociáveis por natureza, gostando de acompanhar as tendências coletivas  por vezes com pouco sentido crítico.  Mas são respeitadores da lei e do dever, sendo conhecidos  pela sua cidadania. São pacíficos e os seus modos são habitualmente gentis. Quando contrariados, no entanto, reagem com  a violência  de uma tempestade destruidora.
Exprimem uma natural disponibilidade para ajudar os outros mas apenas se a sua liberdade e independência não forem colocadas em risco.
 
São pessoas honestas e conseguem ser imparciais no seu juízo. São respeitadoras de princípios
 Mas são  teimosos  e inflexíveis nas opiniões. São amigos das pessoas de quem gostam mas tornam-se os  piores inimigos de quem não gostam, não hesitando em  vingar-se. 
São inteligentes e com espírito,  instruídos, atingindo alguns deles grande reputação  no meio académico, como sábios.
Fisicamente são  bem proporcionados, com corpo robusto mas  geralmente elegante e magro, tendo a particularidade de a parte inferior  do pé ser curva e de os seus tornozelos serem algo elevados.
A saúde é regular.
DESTINO
 Geralmente têm uma  infância pouco feliz, podendo ter que assumir responsabilidades  muito cedo. Até aos  25 anos passam por muitas flutuações mas, a partir daí a sua vida começa a  estabilizar e, entre os 30 e os 60, terão em geral bastante sucesso a nível profissional ou dos negócios. As estatísticas mostram que um grande número de pessoas nascidas nesta estrela são ricas e abastadas.
necessidade  que sentem de liberdade e o seu espírito de independência tornam difícil a felicidade conjugal. A sua resposta violenta a todas as críticas  não favorece a  paz doméstica
Cada PADA acrescenta ainda as seguintes características:
1º PADA- Sagitário Navamsa- 6º 40’ a 10º de Balança
Regido por Júpiter.  Caracteriza-se pela comunicação, pela escrita, pela abertura mental. Os nativos são eloquentes, corajosos, possuem conhecimentos científicos  e têm bom nível de vida social. São elegantes e capazes de fazer qualquer trabalho. 
2º PADA- Capricórnio Navamsa- 10º a 13º 20’ de Balança.
Regente Saturno. Os nativos são materialistas.  Alguns usam meios questionáveis  para ganhar dinheiro.  São frágeis mas capazes de estabilidade. Possuem paixões secretas e são dados a agir secretamente mas não têm  fins egoístas. Também aprendem secretamente.
3º PADA- Aquário Navamsa- 13º 20’ a 16º 40’ de Balança.
Regente Saturno. Estes nativos caracterizam-se pelo intelecto e pela criatividade, pelos seus conhecimentos e orientação para os objetivos, pelo seu bom comportamento e gentileza, pela fama, coragem e por acompanhar com pessoas «santas». Têm boa reputação.
4º PADA- Peixes Navamsa- 16º40’ a 20º de Balança.
Regente Júpiter. Estas pessoas caracterizam-se pela sua flexibilidade, adaptabilidade, ingenuidade e perseverança. São apaixonadas e zangam-se facilmente. Por vezes falam de modo ilógico.  Alguns são arrogantes.
O sábio Varahmihira caracterizou esta influência lunar como dando a capacidade para «bem falar», o auto-controle e a compaixão.

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário