o 16º NAKSHATRA – VISHAKHA

CARACTERIZAÇÃO
Situa-se entre 20º de Balança e 3º 20’ de Escorpião.
A constelação é constituída por um conjunto de 4 estrelas .  Agni e Indra são as divindades que presidem .  Também aparece associada a Radha, consorte de Krishna.
 
O regente astrológico é Júpiter.
A constelação é simbolizada por  um arco triunfal e  também pela  árvore Vikankat.
O propósito de vida associado é Dharma , a vocação e a expressão do desenvolvimento do self na evolução da sua identidade.
Temperamento (GANA): Rakshasa.   Refere-se  «àqueles que é difícil compreender».
SIGNIFICADO SIMBÓLICO
A partir das divindades regentes  encontramos o significado de  calor, poder e autoridade. 
Enquanto expressão do propósito de vida da vocação, a constelação  remete para a ideia de bifurcação, de  ramificação em dois, mas também para «o recipiente do veneno» e para o significado de «deleite» (na associação com Radha), mostrando a necessidade de se confrontar, no caminho da vida, com conflitos,tentações e a dualidade inerente a tantas áreas da vida entre o que se deseja fazer e o que se deve fazer, entre a incerteza e a necessidade de continuar a caminhar.
Vishakha  representa o poder de realizar, de concretizar caminhando para a frente  sem certezas (o caminho aparece ramificado ou bifurcado, sem orientação definida) e a necessidade de  avançar sem medo e sem apego à realidade bem estabelecida – e o deleite da vitória quando se é bem sucedido.
Nesta medida, é a independência do espírito  necessária para trilhar novos caminhos não legitimados pela tradição nem pela aceitação/aprovação dos outros, social ou pessoal. 
É um caminho solitário, daí que a simbologia aponte para o «recipiente do veneno», que é, por um lado, a procura de um escape para esta solidão e vazio, pela adição ao álcool ou a outras drogas e por outro é o preço a pagar por querer ser diferente e por desejar e procurar uma outra realidade assente em novos padrões e valores.
A simbólica desta constelação aponta assim para o caminho solitário dos que rompem com as tradições , os seus valores e  princípios para procurarem uma outra ordem do mundo
Nesta medida, simboliza o pioneiro, aquele que, ao romper com as normas e os valores aceites, desafia a sociedade para uma outra maneira de ser e de estar e muda a configuração dos valores da sociedade e da cultura.
CARACTERÍSTICAS PSICOLÓGICAS, FÍSICAS E COMPORTAMENTAIS
A expressão das características simbólicas desta constelação nos nativos faz com que a sua maneira de ser choque profundamente com a mentalidade dominante da  sociedade. 
Contestam   as tradições e  as divisões que estabelecem diferenciações religiosas ou sociais entre os indivíduos,  o que gera antagonismos e inimizades, fazendo  com que sejam rejeitados por muitos.
Possuem um intelecto brilhante  que lhes permite a aquisição de conhecimentos em diversas áreas. Estas pessoas adotam rapidamente as novas ideias e mudam as suas vidas  em função dessas inovações.
São dotados do poder da palavra, sendo excelentes oradores com a capacidade natural para gerar influência através da Retórica.
São espíritos independentes  e são fieis apenas a si próprios. Gostam de aprender e de adquirir novos conhecimentos e são apreciadores de arte. Muitos têm talentos artísticos.
Têm grande capacidade para manipular os outros, pela inteligência e persuasão da palavra, e  alguns nativos não hesitam em fazê-lo.
Muitos são arrogantes e vaidosos da sua inteligência,pelo que detestam ser criticados. Gostam também de se exibir, sempre que podem.
Fisicamente parece haver dois tipos de nativos: uns são altos e tendem para o excesso de peso, outros são magros e baixos. Têm o rosto redondo. Possuem uma personalidade alegre, segura de si, magneticamente atraente e dominadora. Apresentam geralmente uma atitude de alegria e de exultante celebração .
DESTINO
Uma das características destas pessoas parece ser a de crescerem sem mãe, geralmente esta não está presente por razões diversas. Muito cedo aprendem a estar por sua conta, sendo por isso pessoas que se «fazem a si próprias». 
A sua infância apresenta-lhes diversos obstáculos e não costuma ser muito feliz.
As suas características de coragem e determinação permitem-lhes  singrar a nível profissional, pelo que normalmente têm uma vida confortável na vida adulta
São bem sucedidos nos negócios ou numa  profissão onde possam manter o seu espírito de independência e  quando lhes é  dada liberdade de ação. A sua extravagância a nível financeiro e o seu gosto por gastar dinheiro podem impedir alguns de manter a estabilidade financeira.
São ligados à família próxima  cônjuge e filhos- embora haja a tendência, no caso dos homens nascidos nesta constelação, para serem  pouco fieis.
A saúde  geralmente é boa.
Cada PADAacrescenta ainda as seguintes características específicas:
1º PADA- Aries Navamsa- 20º a 23º 20’ de Balança.
Regente Marte. Os nativos caracterizam-se por serem impulsivos e energéticos,  pelas suas ambições sociais e capacidade de compromisso. Têm talento para os negócios e para a aquisição de conhecimentos. Alguns são arrogantes e rudes e até mesmo invejosos.
2º PADA- Touro Navamsa- 23º 20’ a 26º 40’ de Balança.
Regente Vénus. Os nativos são pessoas persistentes, diplomatas, resilientes, espertos. Possuem conhecimentos em várias áreas. São materialistas. Alguns são «interessados nas mulheres dos outros». Possuem estatura baixa.
3º PADA- Gémeos Navamsa- 26º 40’ a 30º de Balança.
Regente Mercúrio. Os nativos caracterizam-se pelo gosto da Comunicação da Religião e da Filosofia,  pela sua mente aberta e ausência de egoísmo, pela sua capacidade de oratória, pelo seu coração puro. Possuem talento para a Matemática e são fortes e felizes, embora tendam para a ansiedade. A  pele tem um tom avermelhado e o corpo tende  a curvar.
4º PADA- Caranguejo Navamsa- 0º a 3º 20 ‘ de Escorpião.
Regente Lua. Os  nativos são eloquentes e têm pensamentos nobres. São emocionais e por vezes voláteis. Têm um poder assinalável de transformação. São sábios e artísticos. Têm fortes convicções. Fazem boas acções e geralmente têm boa sorte. Alguns têm espírito vingativo.
O sábio Varahmihira  disse que esta influência lunar torna os nativos ciumentos e gananciosos.
 

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário