O 20º Nakshatra – Poorva Ashada

CARACTERIZAÇÃO
Localiza-se entre 13º 20’ e 26º 40 ‘ de Sagitário.
A divindade que preside é Apah, deusa das Águas. Por vezes aparece também a ligação  ao deus  Varuna. O  Regente astrológico é Vénus
O símbolo da constelação  é um leque de mão
O propósito de vida  associado é o da descoberta da espiritualidade (Moksha). 
O Temperamento (Gana) é Rakshasa-Exprime as qualidades humanas em todos os extremos.
Relaciona-se com o poder ( varshograhan shakti) de fortalecer com o seu vigor e  as suas ligações, a ordem no mundo, eliminando o caos.
SIGNIFICADO SIMBÓLICO
O nome  Poorva Shada significa , literalmente, o primeiro invencível ou o que ainda não foi derrotado.  Assim, está associado à capacidade de  perseverar , de não desistir perante os obstáculos e a adversidade.  
E, para que isso se torne possível, é necessária coragem, determinação e resiliência para auto-regenerar as  forças a fim de tornar possível a manutenção da energia necessária para levar até ao fim os seus objetivos.
A relação com a divindade das águas  traz a ideia, por um lado, da expansão-a característica mais imediata da água é que esta procura expandir-se e espalhar-se, ocupando todos os espaços disponíveispara esse efeito.
Associada à água está ainda a ideia de limpeza, purificação e  nutrição.
O símbolo  da constelação, um leque de mão , evoca, por um lado, a capacidade de, manualmente (pelos seus próprios esforços) aliviar o excesso de calor;mas, por  outro lado, este «ventilador de mão» também serve para aumentar o poder do fogo quando este  esmorece e está prestes a extinguir-se.
Vemos assim simbolizada  a capacidade para lidar com os extremos – a água  e o fogo, o quente e o frio, a concentração e a dispersão.
A ideia de invencibilidaderepresenta, por um lado, a persistênciaque nunca desiste: a água, na sua  aparente suavidade, acaba por vencer, com o tempo e a persistência, os obstáculos mais intransponíveis;
 Por outro lado, a  adaptabilidade e maleabilidade, a capacidade de se auto- ajustar às  necessidades e às circunstâncias- um leque  é um  objecto multifacetado  que pode ser utilizado em muitas e diferentes situações: 
Afasta o excesso de calor ou atiça o fogo prestes a morrer  aumentando a sua intensidade mas é também instrumento estético que esconde e seduz e uma  forma de comunicação como as nossas bisavós muito bem sabiam! 
Este símbolo lembra a característica marcadamente feminina desta constelação governada por duas entidades femininas, Apah e Vénus.
CARACTERÍSTICAS FÍSICAS, PSICOLÓGICAS E COMPORTAMENTAIS
Os nativos desta constelação exprimem a simbólica inerente à constelação: coragem e determinação, a peculiaridade de nunca desistirem, mesmo quando por vezes seria mais sensato fazê-lo;
Paciência, resiliência, ambição, generosidade e espírito de aventura, perseverança e paciência para prosseguir na realização dos  objectivos mesmo quando tropeçam no fracasso e é preciso erguerem-se de novo com coragem para seguir em frente;
Ambição para espalharem a sua identidade no mundo, exibindo-apara os outros para nesse espelho dos outros se reconhecerem  na  sua admiração.
Por outro lado, essa persistência pode transformar-se em obstinação pela incapacidade para abandonar fins inatingíveise irrealistas e que  insistem em querer concretizar.
Os nativos são honestos e generosos embora tenham um temperamentoagreste que explode com facilidade. 
São pessoas eloquentes e inteligentes, bem falantes, podendo dedicar-se com êxito às ciências e à filosofia. Os outros não conseguem conhecê-los facilmente pois têm uma faceta de secretismo, preservando uma parte da sua identidade.
 
Por vezes apreciam o confronto  e são sensíveis à lisonja. Mas  nunca  mostram má vontade perante os outros, mesmo se atacados.
Fisicamente são bem proporcionados, altos, atraentes. Possuem olhos brilhantes.
DESTINO
Durante  a infância não costumam ter grandes problemas, apesar de receberem mais apoio dos irmãos do que dos pais. Podem ter que assumir responsabilidadesfamiliares muito cedo.
 
Entre os 28 e os 31 anoscostumam acontecer algumas mudanças importantes na vida familiar. Entre  os 32 e os 50 anos  alcançam um nível próspero e de conforto material. 
  ambição e criatividade  que revelam são trunfos importantes para vencer na vida embora alguns se deixem levar pela fantasia de objetivos  irrealizáveis
Uma carreira ligada às ciências e filosofia é muito apropriada.
A vida conjugal é, em geral, feliz.
 
A saúde, geralmente, apresenta algumas dificuldades.
Cada PADA acrescenta ainda as seguintes características específicas: 
1º PADA- Leão Navamsa- 13º 20’ a 16º 40 ‘ de Sagitário.
Regente Sol.  Os nativos caracterizam-se pelo orgulho, confiança e espiritualidade. Têm uma aparência leve e suave. Têm poucos filhos. São generosos, corajosos e humildes. Podem ter rendimentos relacionados com a água.
2º PADA- Virgem Navamsa- 16º 40 a 20 º de Sagitário.
Regente Mercúrio. Os nativos caracterizam-se pelo intelecto, capacidade comunicação, perseverança e materialismo. São orgulhosos e podem alcançar fama. Zangam-se facilmente. Têm sentido de humor. Podem ter pouca saúde e transpirar muito.
3º PADA- Balança Navamsa. 20 º 1 23º 20’ de Sagitário.
Regente Vénus. Os nativos são dados à luxúria, interessados em relações amorosas, gostam de estabelecer parcerias. São materialistas. São honestos, podem ter tendência para a obesidade, aprendem  boas qualidades com os outros.
4º PADA- Escorpião Navamsa- 23º 20’ a 26º 40’ de Sagitário.
Regente Júpiter.  Os nativos caracterizam-se pelo secretismo e mistério, alguma arrogância, pelo gosto pelo ocultismo. São fortes, benevolentes  e verdadeiros, têm uma voz grave. Gostam de confrontos com os outros. São propensos a sofrer  de doenças da pele.
O sábio Varahmihira  disse  que esta influência lunar dá aos nativos uma disposição orgulhosa e torna-os bons candidatos para as relações conjugais.

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário