O 21º Nakshatra – Uttara Ashada

CARACTERIZAÇÃO
Situa-se entre 26º 40´de Sagitário e 10º de Capricórnio
 Dez divindades designadas por Vishwadevatas, associadas à manutenção e bem estar deste mundo presidem ao Nakshatra. Este é representado por um asterismo formado por 4 estrelas brilhantes das quais se salienta zeta Sagittaris. 
O regente astrológico é o sol. O símbolo  da constelação é uma presa de elefante, sendo que uma das razões é a forma da configuração de estrelas.
O propósito de vida  associado é a procura de riqueza (Artha)  ou acumulação de todo o tipo de bens, materiais, de conhecimento e espirituais.
Está associado ao poder (shakti) de tornar a vitória permanente.
O temperamento (Gana) é Manusha(humano). Confere a possibilidade de manter e intensificar todas as posses terrenas, sem obstáculos.
Forma um par simbólico com a constelação anterior de Poorva Ashada.
SIGNIFICADO SIMBÓLICO
A palavra «Uttara Ashada» significa «o último invencível» ou o «último a não ser derrotado». Indica assim o completar de um ciclo iniciado na constelação anteriorPoorva Ashada  significa o «primeiro invencível». Agora temos nesta constelação «o último invencível».
Enquanto em Poorva Ashada tínhamos o movimento para se espalhar e expandir no mundo, em Uttara Ashada temos o movimento  em direcção à interioridade que intensifica, concentra e centraliza os movimentos no próprio sujeito
A associação entre a constelação e o  deus Ganesh,  aquele que remove os  obstáculos, dá algumas pistas sobre esta diferença de orientação
A riqueza e a influência ganhas em Poorva Ashada  no mundo exterior são agora integradas e concentradas no próprio sujeito que, dessa forma, intensifica o seu poder a partir de si mesmo: pelo cultivo da disciplina, do auto-controle , da sua motivação interior.
Este centramento na interioridade também permite compreender a palavra–chave associada à constelação: a responsabilidade. Enriquecido com competências e vitórias no mundo material, o indivíduo obtém finalmente  o poder de liderar e de gerir.
Assim, em Uttara Ashada, o indivíduo completa-se , adquire as virtudes finais que fazem dele um ser pleno- é o «último invencível»,não pela força das armas e do conflito exterior, como na constelação anterior, mas porque adquiriu o pleno auto- domínio.
CARACTERÍSTICAS FÍSICAS, PSICOLÓGICAS E COMPORTAMENTAIS
As características associadas a Poorva Ashada mantêm-se válidas para esta constelação (cf. 20º Nakshatra, Poorva Ashada) com a exceção de que os nativos de Uttara Ashada são menos agressivos. Os nascidos na parte pertencente ao signo de Capricórnio salientam-se ainda pela sua inteligência prática, energia orientada para os objetivos e  pela preocupação com a ordem, a simetria  e a estrutura.
São também ligados à tradição e dão muita importância ao conceito de «respeito». A associação com Saturno pode conduzir a uma certa rigidez . 
São pessoas coerentes, agindo de acordo com os valores e princípios que defendem.
Fisicamente  têm uma aparência atraente, com um corpo bem proporcionado, nariz um pouco grande e olhos brilhantes. 
DESTINO
Estas pessoas costumam obter altas posições na vida, pelo uso dos seus próprios esforços e trabalho dedicado.  Têm a melhor fase profissional após os 38 anos, altura em que atingem  um nível próspero de vida. 
A infância  costuma ser calma mas podem ter que assumir responsabilidades cedo. Mudanças significativas na sua vida familiar podem ocorrer entre os 28 e os 31 anos 
.
A vida conjugal costuma ser satisfatória
A saúde  pode apresentar alguns problemas  mas é regular.
Cada PADA acrescenta ainda as seguintes características específicas:
1º PADA- Sagitário Navamsa- 26º 40’ a 30º de Sagitário.
Regente Júpiter. Os nativos são muito auto-confiantes, procuram expandir-se, são corretos e buscadores do conhecimento,  sendo instruídos na sabedoria antiga. Têm mente aberta, são caridosos e são estimados pelos mestres e professores.
2º PADA- Capricórnio Navamsa- 0º a 3º 20’ de Capricórnio.
Regente Saturno. Estes nativos procuram uma expressão material para  o seu pensamento, determinando-se pela relação com o mundo material. São eloquentes, caridosos, firmes nas palavras e devotados. São críticos dos que consideram agir mal e   podem ser gananciosos e arrogantes.
3º PADA- Aquário Navamsa- 3º 20’ a 6º 40’ de Aquário.
Regente Saturno. Caracterizam-se pela concentração na acumulação, seja de bens ou de conhecimentos. São ligados à família e podem ser orgulhosos e, por vezes, cruéis para com os outros. São geralmente altos  e com tendência para engordar.
4º PADA- Peixes Navamsa. 6º 40 a 10 º de Capricórnio.
Regente Saturno. Os nativos desenvolvem talentos relacionados com o plano físico, praticam a filantropia, são espirituais ou religiosos, têm energia abundante,  podem ser ricos. São pessoas verdadeiras e são estimados pelos outros.
O sábio Varahmihira afirmou que esta influência lunar torna estes nativos modestos, graciosos,  gratos, afortunados, obedientes, com charme e  atraindo muitos amigos.

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário