O 22º Nakshatra – Shravana

CARACTERIZAÇÃO
Situa-se entre 10º e 23º 20’ de Capricórnio.
A divindade que preside é Vishnu. 
O regente astrológico é a Lua,que atinge aqui  o  ponto mais alto de energia.
O símbolo  da constelação   são três pegadas.
Esta é a estrela de nascimento da deusa Saraswati que rege  a educação e o conhecimento.
O poder (shakti) associado a este asterismo é o poder de atribuir a vitória final(Apradhrishya).
O propósito de vida   é o da Acumulação de riqueza, (Artha) tanto de bens materiais como de conhecimentos e competências.
O Temperamento (Gana)  é Deva. A partir da divindade Vishnu simboliza  todas as qualidades gentis e a ausência de crueldade.
SIGNIFICADO SIMBÓLICO
A palavra Shravana significa entre outras coisas, ouvir e alguém que caminha a coxear. Este último significado  relaciona-se com as pegadas triplas de Vishnu numa alusão a uma história em que esta divindade, usando  a astúcia, derrotou o demónio  Bali. Esta astúcia  mostra  um dos significados do Nakshatra  que é  a capacidade  perfeita do disfarce,usado para se alcançar o que se pretende, se tal for necessário.
Esta constelação mostra a determinação em alcançar o que se pretende usando o conhecimento e também a astúcia, se tal for necessário.
A associação com a deusa Saraswati mostra outro importante significado, que se refere à aprendizagem pela oralidade. O ouvir para preservar o conhecimento do que se ouviu é aqui essencial, daí a relação com a educação, para além da  ideia de preservação da tradição.
Esta constelação está situada  em Capricórnio  e a  influência de Saturno,  em conjunto com os significados de Vishnu, faz sobressair também  qualidades excelentes de organização  e planeamento, paciência para perseverar e aguardar pelo momento melhor  para fazer algo. 
Há um outro mito associado com esta constelação: a história de um personagem, chamado Shravam Kumar , que era muito devotado aos pais. A partir desta relação, considera-se que a constelação simboliza a ligação afetiva  dos filhos aos pais.
A regência da Lua acrescenta ainda a gentileza, a recetividade e a capacidade  para estar em sintonia com o coletivo.
CARACTERÍSTICAS FÍSICAS, PSICOLÓGICAS E COMPORTAMENTAIS
Os  nativos desta constelação   exprimem as características simbólicas referidas: possuem uma marcada  inteligência e são buscadores  de conhecimento ao longo da vida. São perfecionistas e acumulam conhecimentos em várias áreas da vida.
São pessoas leais, gentis e calorosas nas relações com os outros. São excelentes ouvintes, podendo alguns manipular essa capacidade para alcançar fins egoístas. Mas, na sua maioria, estas pessoas são altruístas  e sinceras.
Revelam-se como pessoas gratas e com capacidade para perdoar. São generosos e, simultaneamente modestos.  Têm uma abordagem humanitária.
São sagazes e capazes de trabalhar arduamente para alcançar os seus objetivos.  São muito conscienciosos na prossecução das suas tarefas, que realizam de forma perfeitamente organizada .
São amantes das Artes,  salientando-se a Música, a Dança e a  representação (como atores). São também excelentes oradores.
As competências que manifestam  habilitam-nos tanto para uma profissão como para um negócio.
A apresentação amigável  é o traço característico desta constelação. Estas pessoas, apesar de corajosas,  fazem tudo para manter a paz e a harmonia
Fisicamente  são bem proporcionados  e revelam um charme natural. Também são elegantes, embora tenham tendência para  excesso de peso.
DESTINO
Estas pessoas confrontam-se normalmente com algumas dificuldades na vida e muitos têm que suportar muitas responsabilidades. Mas, em geral, têm um padrão de vida muito positivo.
A sua vida profissional pode sofrer algumas flutuações até aos 30 anos mas, a partir dessa altura e até aos 45 anos, observa-se um desenvolvimento  muito positivo e prosperidade, conseguidas à custa das características pessoais já mencionadas, acumulando bastantes bens em idade madura.
Atingem habitualmente um nível relevante na  sociedade.  As suas elevadas competências e conhecimentos, associados ao facto de saberem usar com astúcia todos os seus conhecimentos, faz com que os menos evoluídos possam usar de forma criminosa  essa habilidade, podendo encontrar- se entre estes nativos uma grande parte dos criminosos de «colarinho branco». 
São de tal modo mestres do disfarce que podem acumular grande riqueza de modo fraudulento mantendo apesar disso  a total aparência de honestidade. Mas não é esta a disposição geral da constelação.
A sua vida conjugal costuma ser feliz.
A saúde é regular, podendo exigir alguns cuidados.
Cada PADA acrescenta ainda as seguintes características específicas:
1º PADA- Aries Navamsa- 10º e 13º 20’ de Capricórnio.
Regente Marte. Os nativos regem-se pela ambição de carreira, pela lógica e pela iniciativa. São virtuosos mas procuram constantemente as falhas dos outros. São altos, com tendência apara o excesso de peso. Podem ter problemas no apêndice. Normalmente têm poucos filhos.
2º PADA- Touro Navamsa- 13º 20’ a 16º 40’ de Capricórnio.
Regente Vénus. Caracterizam-se pela diplomacia, cortesia, tato, perseverança. São apaixonados e tendem a ser gananciosos. São  habitualmente magros . São devotados.
3º PADA- Gémeos Navamsa- 16º 40’ a 20º de Capricórnio.
Regente Mercúrio. Caracterizam-se pela flexibilidade, capacidade de aprendizagem, comunicação e astúcia.  São apaixonados e trapaceiros. Acumulam  dinheiro mas também têm dívidas.  Apesar disso têm sucesso material.
4º PADA- Caranguejo Navamsa- 20º a 23º 20’ de Capricórnio.
Regente Lua. Estes  nativos  caracterizam-se pela sua recetividade, orientação para o coletivo, pela simpatia. São caridosos e inclinados para a espiritualidade ou religião. Podem possuir propriedades e terras. Apreciam o contacto com mulheres sensuais. 
O Sábio Varahmihira  afirmou que  esta influência lunar dá aos nativos uma predisposição para a aprendizagem e ausência de crueldade.

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário