O 23º Nakshatra – Dhanistha

CARACTERIZAÇÃO
Situa-se entre 23º e 20 ‘de Capricórnio e 6º 40’ de Aquário.
 8  divindades coletivamente designadas por Vasus  presidem a esta constelação.  Representam a sinfonia, a prosperidade e a adaptabilidade
 
O regente astrológico  é Marte.
O símbolo  da constelação é um tambor. Também aparece associada à  imagem de um golfinho , devido à configuração das estrelas.
Associa-se ao poder de alcançar a fama e a abundância (Khyapayitri  shakti).
O propósito de vida  relacionado é o da vocação ou desenvolvimento do ego e identidade (Dharma)  pela sua relação com os outros e a expressão criativa, social e artística.
O Temperamento (Gana) é Rakshasa. Tem o objetivo de mudar o presente.
SIGNIFICADO SIMBÓLICO
A palavra Dhanistha  significa « o mais abastado» ou «o mais benevolente» . Quando aparece designado por Shravishta significa  « famoso» «alguém muito conhecido».
As divindades que, numa unidade  composta por 8 se designa por Vasus deus da flauta, têm individualmente os seguintes significados:  Apah dá talento musical, confiança e  vaidade  pelo seu talento; 
Druya representa  firmeza e obstinação, capacidade de trabalho árduo e dependência; Dhara exprime  sabedoria, caridade, gosto pela conversa e a característica de ser falador; Anila confere competências comerciais, recursos, motivação, tendência para se preocupar;
Anala  atribui energia, sagacidade e bom temperamento; Pratyusha dá uma aura radiante, alegria, esperança e musicalidade; Prabhasa  dá boa natureza, pureza e aspirações; Soma dá sensibilidade, gentileza e decepção.
A multiplicidade expressa por estas divindades mostra que as características desta «Estrela da sinfonia» assentam basicamente  em dois aspectos: um é a interação colectiva harmoniosa– o grupo a  funcionar como uma unidade;  o outro é a adaptabilidade, a capacidade para  se sintonizar harmoniosamente com o meio circundante.
Em termos de representação do ego  e das possibilidades do seu desenvolvimento, esta constelação mostra  a expressão  da criatividade humana na sua interação com o coletivo , não para competir contra ele mas para criar conjuntamente com ele.
CARACTERÍSTICAS FÍSICAS, PSICOLÓGICAS E COMPORTAMENTAIS
 Como fica claro pela expressão simbólica desta constelação, os nativos  desta estrela têm personalidades multifacetadas, enriquecidas por diversos  talentos.
Estas pessoas são muito expressivas, adaptáveis e  flexíveis. São confiantes, radiam uma aura de energia muito especial e têm um sorriso  encantador e desarmante.
 São excelentes conversadores, colocando os seus interlocutores à vontade por se adaptarem  rapidamente ao seu estilo e por respeitarem sempre a sua «zona de conforto».
São essencialmente seres sociais. Têm uma grande capacidade argumentativa e tornam-se peritos  em todos os trabalhos que desempenham.  Exprimem-se de  modo amável mas franco mantendo uma postura que os torna simpáticos e cativantes.
Exprimem constância nos propósitos  e a sua sobriedade torna-os estimados pelos outros. Gostam muito de atividades de grupo e  as suas qualidades excepcionais  tornam-nos líderes naturais pois gostam muito de influenciar os outros.
 A  necessidade de pertença e integração nos grupos torna-os muito influenciáveis a esse nível, podendo os menos evoluídos deixar-se levar pela cobiça e pelo desejo de bens materiais.
Gostam de uma vida requintada e  materialmente confortável  e luxuosa.

 

Procuram manter-se afastados dos conflitos, sentindo uma necessidade de harmonia nas suas vidas. Quando atacados  podem, no entanto, tornar-se agressivos e reagir de forma dura.
DESTINO
A infância   costuma  decorrer sem problemas.
Os nativos podem atingir grande relevo social, tornando-se  famosos e conhecidos
As estatísticas têm mostrado que muitos cientistas e historiadores nasceram nesta constelação. A profissão de advogado, devido às suas competências argumentativas, é também uma excelente escolha de carreira.
A partir dos 24 anos estas pessoas  progridem na vida profissional e atingem  posições relevantes na sociedade.
 Tem sido referido que estes nativos  parecem sentir atração por  parceiros muito diferentes de si próprios, em termos de personalidade, o que pode trazer alguns conflitos  a nível conjugal.
A saúde pode apresentar alguns problemas, principalmente porque não é alvo de grandes cuidados.
Cada  PADA acrescenta ainda as seguintes características específicas:
1º PADA- Leão Navamsa- 23º 20’ a 26º 40’ de Capricórnio.
Regente sol.  Os nativos caracterizam-se pelo seu poder de realização, ambição e pela sua natureza apaixonada . Podem ser agressivos e cruéis.
2º PADA- Virgem Navamsa- 26º 40’ a 30º de Capricórnio.
Regente Mercúrio. Estes nativos são atléticos, entusiastas, adaptáveis. Têm mente firme, capacidades de comunicação, são adaptáveis, verdadeiros e sábios. Têm talentos musicais. Podem ser briguentos.
3º PADA- Balança Navamsa- 0º a 3º 20’ de Aquário.
Regente Vénus.  Os nativos são optimistas, secretivos,  orgulhosos, abastados, têm modos refinados , são generosos com os subordinados, tendem a curvar o corpo. São abençoados na vida conjugal.
4º PADA- Escorpião Navamsa. 3º 20’ a 6º 40’ de Aquário.
Regente Marte. Os nativos são muito criativos, têm capacidades atléticas  e  podem  realizar proezas desportivas. Podem ser cruéis, orgulhosos e  ateus e  aparecerem  como «contadores de histórias».
 O sábio Varahmihira  afirmou que esta  influência lunar  produz pessoas ricas, abastadas e liberais.

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário