O 24º Nakshatra – -Satabhisha

 
CARACTERIZAÇÃO
 Situa-se entre 6º 40’ e 20º de Aquário.
É constituído por um  considerável  aglomerado de estrelas  pouco brilhantes na constelação  de Aquário.
A divindade que preside a este Nakshatra é   Varuna, o deus das Águas Cósmicas  primordiais.
O regente astrológico é Rahu.
O símbolo  da constelação é um círculo vazio.
Está associada ao poder de curar (Bhishaja shakti). 
O propósito de vida é  a vocação (Dharma) o desenvolvimento do ego  pela revelação das suas facetas escondidas e pela capacidade de regeneração e de cura.
O Temperamento (Gana)  é Rakshasa.  Relaciona-se com o esconder, o velarencontrar o que parecia perdido.
SIGNIFICADO SIMBÓLICO      
      
A palavra  Satabisha significa  «cem médicos» ou «cem remédios» ou cem curadores,aludindo-se assim ao significado de cura; o número  cem alude ao número de estrelas da constelação, que nos tempos antigos se acreditava que fossem  cem.
A constelação aparece associada ao segredo  e à ideia de que o segredo  transmite poder. É o poder resultante do esconder mas também  o poder causado pelo desvelar do segredo.
A relação com o segredo  mostra um outro nome que se dá a esta  constelação: estrela do véu. Basicamente, isto remete para o plano das realidades que não são visíveis, que estão escondidas do nosso olhar imediato.
Deste modo a constelação simboliza o conhecimento esotérico e místico, a espiritualidade, a «visão espiritual», a meditação. Por isso também tem uma afinidade com a existência reclusa e solitária do monge e daqueles que procuram o conhecimento interior.
A relação estabelecida pelo seu símbolo externo, um círculo vazio aponta para o carácter ilusório da realidade sensorial  por um lado, e para o facto-  expresso pela forma circular– de que  a realidade espiritual , embora invisível para os olhos, é mais verdadeira  do que a sensorial  porque é imortal.
O «véu», neste sentido, também mostra outro significado importante: é preciso desligar os sentidos externos para conseguir ver a realidade espiritual interior. E a visão dessa realidade tem poder de cura, precisamente porque permite mudar a perspetiva e a orientação da vida de objectivos puramente mundanos para outros mais fundamentais. 
A natureza pouco brilhante das estrelas que compõem este Nakshatra aponta no mesmo sentido: é preciso perder o apelo pela realidade  sensorial que parece ser a única aos  nossos olhos, para encontrar outra realidade que estava escondida por essa
A relação com Varuna deus das Águas Cósmicas mostra também, para além da relação como princípio e origem de toda a vida, a relação com esse mundo invisível aos olhos mas cheio de vida que são os oceanos e todos os meios aquáticos .
CARACTERÍSTICAS FÍSICAS, PSICOLÓGICAS E COMPORTAMENTAIS
Todos os significados referidos se encontram na personalidade dos nativos de Satabhisha.  Estas pessoas têm um elevado nível de inteligência e capacidades intuitivas, são  secretivos e estão rodeados por  uma aura de mistério;
São pessoas auto- centradas,  embora não sejam egoístas, porque estão orientados para a descoberta da sua realidade interior. Por isso gostam de alguma reclusão e vida solitária;
São pessoas tímidas no sentido em que não gostam de se expor publicamente  e a sua introversão dificulta que os outros apreendam  a sua maneira de ser;
São muito inteligentes e regem-se pela razão, sendo excelentes investigadores em ciência.  
O elemento «ar» tem nesta constelação o seu ponto alto pelo que estas pessoas são grandes intelectuais e filósofos.
Na relação com os outros normalmente estão em guarda manifestando desconfiança  mas agindo normalmente de forma silenciosa no apuramento das suas dúvidas.
São muito determinados e disciplinados, tendo as suas próprias regras que não abandonam a não ser por sua própria determinação.Quando são provocados podem reagir com agressividade e de forma bastante áspera e fria. Têm explosões de cólera  quando contrariados.
São conservadores, dando muito valor à tradição. Exprimem um misto de racionalidade e de misticismo na sua natureza. Gostam de uma vida simples e são simples nos hábitos e apresentação pessoal.
A  personalidade  é algo misteriosa e dominadora. São trabalhadores incansáveis.
Fisicamente têm uma aparência aristocrática que os torna atraentes. Possuem testa larga , nariz proeminente, feições  expressivas e os homens têm tendência para ter barriga saliente.
DESTINO
A vida familiar destes nativos não é muito feliz, nem na infância nem mais tarde a nível conjugal. Os que têm Júpiter e  Saturno mal colocados na carta natal geralmente permanecem solteiros. Quando casam, esse aspeto das suas vidas é cheio de problemas.
São no entanto muito bem sucedidos a nível profissional, devido às suas extraordinárias capacidades,  embora até aos 34 anos tenham normalmente que enfrentar alguns obstáculos.
Porém, a partir dessa idade rapidamente progridem. Todas as profissões associadas com a cura são apropriadas para estes nativos: desde as profissões médicas àquelas que se ocupam da cura da mente
Cada Pada acrescenta ainda aas seguintes características específicas:
1º PADA- Sagitário Navamsa- 6º 40’ a 10º de Aquário.
Regente Júpiter.  Os nativos são pessoas de sorte, são felizes, têm  sentido de humor, são bondosos quando lidam com  pessoas instruídas e com os animais. São pessoas confiáveis. Têm potencial para serem abastados. 
2º PADA- Capricórnio Navamsa. 10º a 13º 20’ de Aquário.
Regente Saturno. São pessoas muito práticas ,  organizadas e ambiciosas. São acumuladores.  Alguns  nativos são dados a espalhar boatos e são pouco respeitadores da Ética e orgulhosos.
3º PADA- Aquário Navamsa. 13º 20’  a 16º 40’ de Aquário.
Regente Saturno.  Os nativos caracterizam-se pela sua visão, por serem filosóficos, rebeldes e excêntricos. Têm potencial para enriquecer. Podem sofrer de problemas cardíacos.
 
4º PADA- Peixes Navamsa. 16º 40’ a 20º de Aquário.
Regente Júpiter. Os nativos são orgulhosos e felizes. Fazem o bem à comunidade, mas nem sempre  recebem o reconhecimento por isso.
O sábio Varahmihira  afirmou que esta influência lunar dá aos nativos um discurso áspero e cruel e  independência  de  pensamento  que os leva a  agir  sem pensar nas consequências.

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