O 5º NAKSHATRA – MRIGASIRA

Situa-se entre 23º 20’ de Touro  e 6º 40’ de Gémeos.
O Nakshatra é governado por Soma, o deus da Lua , divindade que personifica o néctar divino.  Este Nakshatra é o iniciador da energia de Marte, representada  por uma estrela brilhante conjunta com outras 3 menos brilhantes na constelação de Orion. A forma  é semelhante a uma cabeça de veado ou antílope pelo que é esse o símbolo deste Nakshatra.
O nome deste Nakshatra, «Mriga» significa florestas, jardins,  uma busca, o vaguear pela floresta, o seguir um trilho, etc. Neste Nakshatra confluem as energias de Chandra( Lua), de Marte, o regente do Nakshatra, que dá aos nativos a sua presença dominante, uma constituição física  equilibrada e  a sua determinação.
O símbolo do veado também acrescenta a  expressão da liberdade, a Natureza, a beleza natural, o amor, a suavidade a fantasia e a pureza, o amor intrínseco pela vida.
A influência da Lua exprime-se pela pureza do coração,  pela prodigiosa imaginação, pela extrema afetuosidade e instintos maternais poderosos, mas também pela sua inteligência. 
A palavra chave da influência do  Nakshatra é «Procura, inquirição». Pode ser a procura do «companheiro ideal», do «verdadeiro conhecimento»  ou de novas experiências no plano físico/mental. Este é o Nakshatra mais curioso, embora o caráter desta procura não tenha nunca um preenchimento total  porque, em Mrigasira,  toda a procura  atinge um contentamento que é sempre temporário, logo se transformando em  desilusão ou tristeza.
 
 O sentido de «procura» associado ao Nakshatra está  relacionado com o conceito de «pirana shakti» ou poder de «preenchimento» e este simbolismo indica  o mundo que cada indivíduo vai construindo na sua vida,  ao transformar o labirinto dos múltiplos trilhos que a vida nos coloca, num caminho com sentido construído por si. 
Este nativo salta de experiência em  experiência,  podendo dar aos outros a perceção de inconstância e, quando exerce demasiada pressão mental sobre si próprio,  pode cair em exaustão mental.
 A mente é o centro do desenvolvimento destas pessoas.  Possuem grande destreza mental, são muito inteligentes e capazes de compreender facilmente os assuntos mais complexos
Mas a sua mente irrequieta exprime-se externamente sob a forma de nervosismo.
 
Gosta de Artes e de Música, e aprecia a comunicação oral e escrita. Gosta de socializar  embora seja tímido.  Possui um excelente sentido da sátira que o torna um excelente humorista.
Este nativo é muito afetuoso  e gentil mas possui  uma característica de suspeição  que faz com que, na vida conjugal, entre em discussões e argumentações que destroem a paz doméstica. Por essa razão, considera-se que estas pessoas têm muitas vezes casamentos pouco felizes.
 
São excelentes líderes, conseguindo um equilíbrio certo entre o emprego da força e da inteligência.
 Alguns adoram viajar e as viagens tornam-se uma parte importante da sua vida.
São amigos confiáveis e verdadeiros, nunca recorrendo ao engano.  Nunca  esquecem as suas promessas. São pessoas de princípios que agem com respeito pela Ética, tendo uma visão imparcial sobre as coisas. Mas não perdoam se atraiçoados. Quando estas situações acontecem, perdem a sua tendência para confiar e tornam-se desconfiados  o que cria um clima de suspeição  e irritação que pode acabar com  a harmonia familiar. 
Apreciam a família mas a sua tendência para a suspeição torna-os muitas vezes incompreendidos conduzindo a uma vida familiar pouco feliz.
Até aos 32 anos a  sua vida costuma ser bastante instável, passando por muitas flutuações a todos os níveis.  Mas ,a partir dessa idade, a sua vida tende a ser mais estável
Fisicamente, os nativos são pessoas com  um charme natural, modos gentis e rosto bonito. São fisicamente bem constituídos e altos.
Cada PADA acrescenta ainda os seguintes traços específicos:
1º PADA- Leão Navamsa. 23º 20’ a 26º 40’ de Touro
Regente Sol.Os nativos têm grande capacidade auto-expressiva, podem ser ricos, obtêm vitória sobre os inimigos,  caracterizam-se  pela fixidez. Podem ter excesso de peso.
2º PADA. Virgo Navamsa. 26º 40’  a 30 º de Touro
Regente Mercúrio. Os  nativos têm uma excelente capacidade de cálculo, uma mente discriminativa, sentido da sátira e do humor, possuem boa natureza, são elegantes, verdadeiros,  instruídos.
3º PADA. Libra Navamsa. 0º a 3º 20’ de Gémeos.
Regente Vénus. Os nativos caracterizam-se pela sua sociabilidade, pela exploração mental nos relacionamentos, são viajantes. São bons oradores, benevolentes  para os outros, possuem um intelecto brilhante.
4º PADA. Escorpião Navamsa. 3º 20’  a 6º 40’ de Gémeos.
Regente Marte. Caracterizam-se pelo intelecto poderoso, pela capacidade argumentativa,  adorando participar em debates e competições, têm um espírito de suspeição.   A evolução espiritual representa  um aspeto importante nas suas vidas. São apaixonados, interessam-se por erotismo.
GANA(temperamento): Deva/divino. Dá aos nativos o seu refinamento especial.
O sábio Varahimihira  afirmou que esta influência da Lua dá aos nativos uma mente brilhante, uma alegria natural e uma aparência abastada.

1 opinião sobre “O 5º NAKSHATRA – MRIGASIRA”

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário