Considerações acerca dos Nakshatras na Jyotish

OS 27 NAKSHATRAS E A IMPORTÂNCIA DA  LUA
A importância dos 27  Nakshatras  que temos vindo a descrever é enorme  para o sistema  védico de astrologia. Essa importância baseia-se no lugar central que a Lua ocupa neste sistema astrológico, uma vez que os Nakshatras descrevem o trânsito da Lua  ao longo do seu ciclo  de 27.32 dias ao longo do Zodíaco.
A Lua demora cerca de um dia  em cada Nakshatra  e, por isso, estes são conhecidos como as mansões lunares.
Porquê esta  preponderância da Lua  na Astrologia Védica/jyotish?
A Lua é o astro  mais próximo da Terra , exercendo uma influência especial sobre o planeta a vários níveis. Explicarei  essa influência numa próxima mensagem.
Mas, na carta natal, não é apenas a Lua que, no momento em que nascemos, está a transitar por um determinado Nakshatra. O Nakshatra da Lua tem um significado muito especial e destacado mas todos os outros planetas  e signos estão, também eles, num determinado Nakshatra no momento em que nascemos.  
Isto sucede porque os Nakshatras, como vimos ao longo da sua descrição, ocupam um espaço no Zodíaco,(de 13º 20’ cada)  correspondente à posição dos 12 signos Zodiacais. Existe deste modo uma interligação entre os Nakshatras e os signos do Zodíaco.
E, desta forma, a posição do nosso signo ascendente e dos vários planetas num dado Nakshatra também têm um significado importante que deve ser considerado na interpretação dos seus efeitos na carta de nascimento, para além da  posição por signo e  por casa que ocupam.
UMA CONTROVÉRSIA- OS CHAMADOS NAKSHATRAS INAUSPICIOSOS (GAND MOOL)
Existe uma controvérsia acerca  de seis Nakshatras- Ashwin, Ashlesha, Magha, Jyestha, Moola e Revati, governados por Mercúrio e Ketu-  na qual alguns astrólogos defendem   que estes Nakshatras são inauspiciosos e  causam sofrimento ao nativo e/ou a outros familiares, de acordo com os diferentes padas  ocupados pela Lua.  
 Apesar de haver astrólogos védicos que defendem esta hipótese, muitos outros  rejeitam-na por diversas razões: a carta natal funciona como um todo complexo onde se cruzam diversas energias e o astrólogo sério nunca se baseia num  fator isolado para ajuizar sobre  os efeitos de um determinado aspeto astrológico.
Parashara, o  sábio que constitui a grande referência dos princípios védicos de interpretação da carta natal   insiste continuamente na sua obra na necessidade de conjugar  a interpretação das «assinaturas» (yogas) presentes na carta natal com o significado dos outros elementos  da carta natal. Só estes podem  autenticar, ou não, o significado dessas assinaturas especiais.
Não é assim aceitável considerar a referência isolada ao  Nakshatra natal da Lua como um fator absoluto capaz de produzir  efeitos tão inauspiciosos  se estes não forem confirmados por  outros elementos  que apoiem essa interpretação.
Existe uma outra  corrente teórica que considera que certos padas de alguns Nakshatras  podem ter  efeitos adversos nos nativos porque estão na confluência, simultaneamente, de dois signos e de dois Nakshatras.  São os seguintes:
·         O 4º Pada de Revati; o 1º Pada de Ashwini; o 4º Pada de Ashlesha; o 1º Pada de Magha; o 4º Pada de Jyestha; o 1º Pada de Moola.
 A esta configuração chama-se Gand Mool . Considera-se que, no ponto exato onde um signo termina e outro começa e um Nakshatra termina e outro começa (quando estes dois fatores se dão em  simultâneo)   produz-se uma mistura de energias que causa dissonâncias que podem afetar  o nativo .  Esses efeitos, no entanto, não podem ser determinados a priori.
É  preciso assim considerar outros fatores antes de  tirarmos uma conclusão  sobre a natureza desses efeitos:  é preciso ter em conta não apenas o  Nakshatra da Lua mas também o signo e a casa em que a Lua está colocada, o seu significado específico numa dada  carta natal e quais os planetas que  lhe estão associados ou lhe lançam aspetos. E ainda se esses aspectos são auspiciosos ou inauspiciosos.  

 E  não perder de vista  uma visão global das «promessas natais» da carta de nascimento.

Só então se pode formular algum juízo fundamentado acerca dos efeitos desta configuração Gand Mool .

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário