O significado do Ascendente no Horóscopo Natal

Segundo os Vedas, a criação  na Terra   fez-se a partir da interação  entre cinco elementos (Pancha Bhoota’s):  fogo, ar, terra , água e uma matéria  invisível designada por éter ou  espaço (akasa).
Os signos zodiacais e os planetas representam  estes elementose as suas qualidades.
Mas, em toda essa complexa rede de relacionamentos energéticos e materiais, três factores compõem a trindade básica  da compreensão astrológica da realidade humana na Terra:
·          A Lua o significado da lua na Astrologia Jyotish
O  signo Ascendente
O Sol
Explicarei hoje um pouco melhor o papel do Ascendente na carta natal.
  
Embora a  Astrologia Jyotish considere  vários tipos de  ascendente, para o propósito desta mensagem vou considerar o ascendente designado por «Janma Lagna», que é aquele a que vulgarmente chamamos o signo ascendente da carta  natal.
 
No momento em que nascemos, num certo lugar da Terra, o ponto a erguer-se a Este durante a rotação diária do nosso planeta em torno do seu eixo é o Ascendente. Em 24 h, todo o Zodíaco se eleva gradualmente a Este e se põe a Oeste. 
O Ascendente representa  a entrada da alma no corpo encarnado, neste planeta em que vivemos. Ele simboliza o modo  espontâneo como expressamos o nosso corpo, a nossa mente e a nossa alma desde o momento em que respiramos pela primeira vez e ao longo de toda a nossa existência terrena.
O Zodíaco é composto por 12 signos e por isso são 12 as possibilidadespara cada um de nós, ao nascermos, de ter este ou aquele signo a ascender. E, nesse preciso momento,  a nossa existência fica marcada por uma matriz de interacções, pois é a partir do signo ascendente que se desenham na carta natal as restantes posições dos planetas e das diversas áreas da nossa vida.
O Ascendente é a primeira casa do horóscopo. Esta primeira casa representa a pessoa: a personalidade, a aparência física, os padrões de pensamento são muito influenciados pelas características do signo ascendente e pelo seu regente.
O  signo ascendente exprime a nossa personalidade externa, os nossos atributos e aparência física, fruto do nosso ambiente próximo, num ponto determinado da Terra. Por isso ele influencia grandemente a nossa vitalidade a força física e   a nossa saúde.
O signo presente no ascendente determina as qualidades com que nascemos.complementarmente com  os significados da Lua e do sol ele refere-se à nossa herança genética e   psíquica,  às raízes familiares ancestrais e sócio-culturais.
O Ascendente é o principal indicadordo horóscopo quanto às possibilidades dedesenvolvimento  do indivíduo. O seu estudo mostra até que ponto uma dada pessoa terá uma vida bem sucedida: em termos da longevidade física e biológica, do seu sucesso material e social, etc.
Assim, uma das coisas mais importantes na interpretação da carta natal é avaliar  o estado e a força do  signo Ascendente natal.
Como referi, o  signo Ascendente representa o próprio nativo; as restantes 11 casas do horóscopo representam aspectos particulares da vida  da pessoa, o ascendente representa a própria pessoa. 
Para garantir uma vida boa, o Ascendente tem que ser forte.  Um ascendente forte faz sobressair  todas as assinaturas positivas da carta natal (yogas) enquanto um ascendente fraco reduz as possibilidades de estas  frutificarem e afecta  a saúde e a própria longevidade da pessoa.
Podemos deste modo considerar que o poder dos vários planetas na carta natal depende da força que tiver o signo ascendente.
Para  determinar a força do Ascendente  consideramos:
·     1.A colocação por signo e casa do regente do Ascendente e qual  a sua «dignidade»: se está em      estado de exaltação, debilitado, etc;
·     2.  A colocação de outros planetas no Ascendente ;
·     3.  Os aspectos de outros planetas  para o Ascendente;
·     4. A colocação do Sol enquanto significador geral do self por casa e por signo e os aspectos que recebe.
A análise do Ascendente permite-nos ter uma ideia muito clara acerca dos padrões gerais de comportamento de uma pessoa.
A Astrologia védica/Jyotish,  analisa um conjunto  muito amplo de cartas natais (vargas)    o que lhe permite obter previsões  rigorosas e pormenorizadas acerca das várias áreas da vida de uma pessoa   mas dá importância especial à análise  de três delas, devido à sua importância na análise global da vida do nativo:
1.   A carta natal do ascendente, que é a mais vulgarmente conhecida por carta natal;
2.  A carta  natal da Lua, cuja importância se vê pelo facto de os trânsitos dos planetas  terem por       referência  a posição da Lua no horóscopo;
3.   A carta  natal do Sol,  o  indicador fundamental do self.
 A análise destes três  elementos constitui, para os  astrólogos védicos,  o  ponto de referência básico para efectuar previsões astrológicas privilegiando-se a carta natal que se mostre mais forte entre as 3 e cujo ponto de vista se torna, por isso, dominante na vida da pessoa.

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário