A Força do Meu Desejo para Agir no Mundo- a 3ª Casa do Horóscopo


Significados Gerais da 3ª Casa 

A 3ª casa é uma casa  que exprime  o propósito de vida  do desejo(Kama).  As casas   associadas com este propósito são as que nos impelem para a acção no mundo, para a procura de objectos que satisfaçam o nosso desejo  sensual   e também as que nos dão o impulso criador , a procura do Belo, etc. 
As casas do desejo – 3ª, 7ª e 11ª– representam o  impulso para  realizar  as nossas aspirações. Todos os desejos  e ambições, tanto os mais  sensuais  como os mais espirituais são expressão de «Kama».
Estas são casas sociais. Têm a ver com relacionamentos, comunicação, redes sociais. Quando existem planetas nestas casas, o nativo terá fortes desejos para se relacionar, para se envolver socialmente, para ter uma boa rede de contactos.  Gostará de partilhar informação, de trocar ideias. Pode ser pouco estável, devido aos desejos que se cruzam na  sua mente em várias direcções.
A 3ª casa significa aprendizagem  e comunicação. Significa os irmãos e irmãs mais jovens, o relacionamento com eles (quando existem) e a relação com os amigos e companheiros. Mostra aquelas pessoas com quem gostamos de fazer coisas em conjunto e como cooperamos e nos comportamos  em grupo. Indica a nossa capacidade para nos tornarmos líderes  de um grupo. 
A 3ª casa mostra as alianças e contratos que fazemos para atingir objectivos particulares. É uma casa de acção, iniciativa e esforço. Ela mostra a nossa energia básica na vida, os impulsos e intenções, as paixões a coragem e determinação  que por  vezes se tornam agressividade e impulsividade.
Esta casa do horóscopo mostra os nossos principais interesses e iniciativas, sejam físicas ou mentais, aquilo que realmente gostamos de fazer. Planetas bem colocados nesta casa ajudam-nos a focar numa dada orientação ou iniciativa com sucesso
Exprime os processos mentais do nativo, a sua força mental, a educação até ao ensino superior, o modo como o nativo se relaciona com os outros durante este período da sua formação.
Mostra o gosto pela escrita, a habilidade para usar as mãos, documentos e contratos  assinados, as ambições, viagens curtas, ornamentos e roupas, heroísmo, a saúde do irmão mais novo e o sucesso ou fracasso dele. Revela a nossa valentia perante os obstáculos, a nossa força, coragem e firmeza em relação aos desafios  da vida.
A 3ª casa rege a inclinação intelectual da pessoa e  a sua capacidade de memorização. Mostra as propensões da mente  e do intelecto e indica a inclinação para o estudo (enquanto a 9ª casa representa a educação superior, a investigação, as tendências filosóficas…).
A 3ª casa indica movimentos e viagens, por isso também significa os meios de transporte; significa comunicação e mensagens por isso também representa os serviços de correios,  a televisão, sinais, telecomunicações e, em geral, tudo o que se liga com a  criação e circulação de mensagens: publicações escritas, livros, publicidade, reportagens, etc.
A 3ª casa forma um par com a 9ª casa.  Este par significa a luta para decidir se utilizamos os nossos desejos , iniciativas e coragem  para a satisfação imediata do prazer sensual ou  se as dirigimos para a realização da nossa missão de vida. A 3ª casa representa a «semente do desejo» e a 9ª representa a semente «dharma ou vocação».  A interpretação da 3ª casa deve ser vista em conjunto com a 9ª casa.
A 3ª casa indica mudança de residência, irrequietude mental e desejo de paz, mudanças, movimento, processo de transição, bibliotecas e armazenamento de livros e informação, arquivo de histórias, assinaturas, assinatura de contratos, etc.
Se a 3ª casa ou o seu regente são governados pela 2ª, 6ª ou 10ª casas, a pessoa pode ter uma profissão  ou meio de vida associados aos assuntos da 3ª casa: corretor, publicitário, repórter ou jornalista, mensageiro, mediador , representante, etc.
Se o regente da 3ª casa for um benéfico natural  colocado na 2ª casa de uma carta feminina, isso indica  que a pessoa possui e usa  muitas jóias.
A  3ª casa é  uma casa cadente (apoklima). Isto significa que tem uma natureza semelhante à dos signos duais ou mutáveis. É ainda considerada uma casa de crescimento (upachaya). Estas casas dão sensibilidade mental , criatividade e adaptabilidade geral.  Também tendem a produzir instabilidade e inconsistência  e podem causar insegurança mental e problemas nervosos no nativo.
As casas upachaya ou de crescimento (3,6,9 e 12)  são habitualmente melhores   do que as angulares (Kendra- 1,4,7,10) para o desenvolvimento criativo e espiritual. Se não houver planetas nas casas cadentes não é possível o desenvolvimento espiritual da pessoa.
Marte é o planeta significador da 3ª casa: energia, acção, iniciativa, irmãos. É bom para os assuntos da casa que o planeta  significador esteja em  aspecto com  essa casa. Mas é mau  que  esteja lá colocado.
A 3ª casa rege, no corpo, a omoplata, clavícula, sistema nervoso, braços, garganta, mãos, ouvido direito.

Aspectos à 3ª Casa e ao seu Regente

 
A colocação de planetas nas casas cadentes, de que faz parte a 3ª, torna-os fracos, incertos ou com a acção pouco visível. 
O regente da 3ª casa  indica a natureza dos irmãos do nativo e descreve a probabilidade de o nativo realizar os seus maiores desejos. Se estiver bem colocado, os desejos da pessoa realizar-se-ão.
Habitualmente, planetas maléficos colocados numa casa afectam adversamente a parte do corpo  que essa casa representa. Quando Ketu ou Rahu estão em  conjunção com Marte ou com o regente da 6ª casa  e estão colocados na 3ª, a pessoa pode ter doença nos ouvidos.
 
Porém, a presença de  planetas maléficos nestas casas do horóscopo dá em geral bons resultados, favorecendo o crescimento gradual da pessoaque  melhora ao longo do tempo.
Se o regente da 10ª casa estiver colocado  na 3ª casa isso indica que o nativo conseguirá um bom emprego.
A colocação de Saturno nesta casa influencia o modo com a pessoa mostra a sua iniciativa e coragem pessoal: Saturno, neste caso, torna a pessoa muito cautelosa, nunca agindo com impulsividade em nenhuma situação, medindo sempre muito bem todos os riscos antes de se lançar em qualquer iniciativa ou acção.
A colocação de Marte nesta  casa torna a  pessoa muito audaz, impulsiva  e até, eventualmente, agressiva nas suas respostas  aos desafios do mundo exterior.  Mas a coragem reforçada ao extremo da temeridade, pode revelar-se contraproducente.
De modo geral,  os planetas colocados nesta casa, se não  receberem aspectos adversos  de  outros planetas, produzem resultados satisfatórios a nível material embora possam dar alguns efeitos adversos ao nível da vida familiar e do bem estar psicológico, especialmente no caso da Lua, se mal colocada.

 

Efeitos da colocação do Regente da 3ª Casa nas outras Casas do Horóscopo

 
Colocação na :
1ª casa: Talento e possível carreira artística; a pessoa vive e ganha pelos próprios esforços. Revela grande coragem. Os assuntos relacionados com a saúde e outras indicações da 1ª casa não são favorecidos.
2ª casa: A pessoa acumula riqueza trabalhando pelos seus esforços, arduamente. Os assuntos relacionados com a vida familiar e com os irmãos mais novos não são favorecidos.
3ªcasa: A colocação do regente da casa na própria casa favorece os assuntos da casa. A pessoa revela talento artístico, tem uma relação feliz com os irmãos, se os houver, estes são felizes e prósperos. O nativo tem uma boa voz, competências de comunicação, podendo desenvolver uma carreira de sucesso nesta área. Revela coragem e uma personalidade firme. Realizará os seus desejos.
4ª casa:  Os principais esforços da pessoa  relacionam-se com a propriedade familiar, terras, imóveis, veículos, etc. Pode haver grande proximidade com a mãe e herdar propriedade familiar. Os irmãos podem estar envolvidos com negócios imobiliários, terras, etc.
5ª casa: Resultados semelhantes aos da colocação na 3ª.
6ª casa: Esforços do nativo estarão relacionados com a área da saúde e com um emprego  na área dos serviços. Os desejos da pessoa realizar-se-ão lentamente e após trabalho árduo. Mas pode acumular riqueza. Possíveis problemas com irmãos que melhorarão com o tempo. Os irmãos podem estar envolvidos em Medicina ou na saúde.
7ª casa: Não favorece a vida conjugal mas indica realização dos desejos e muitas aventuras sexuais. Os irmãos podem residir no estrangeiro.
8ª casa: Indica ausência de coragem e muitos obstáculos na realização dos desejos pessoais. Não indica boa sorte para os irmãos que podem ter saúde fraca e viver com dificuldades. Também podem estar envolvidos em assuntos ou sociedades secretas. O nativo e os irmãos podem interessar-se pelo oculto.
9ª casa: Esta colocação mostra sorte, coragem realização dos desejos. Viagens longas permitirão viver aventuras excitantes. Talento artístico e vocal. Os irmãos podem ser próximos do pai ou ser religiosos, aventureiros, etc.
10ª casa: A pessoa trabalha duro na carreira e tem boas capacidades para ganhar dinheiro. É corajosa e aventureira e tem talentos artísticos.
11ª casa: Semelhante aos resultados da  3 e 5.
12ª casa: Resultados semelhantes aos da 8ª. Acresce que a pessoa poderá viajar para lugares distantes e desconhecidos. Os irmãos podem estar confinados (prisão, mosteiro, etc) e a pessoa tem perdas  financeiras por causa dos irmãos devido a maus conselhos.

Efeitos da Colocação dos Planetas na 3ª Casa do Horóscopo

Sol:O nativo sente grande desejo de estabelecer contactos com pessoas de alta posição. Há também vontade de viajar . O nativo é ambicioso e orgulhoso e muito motivado para atingir o sucesso. Dedica grande importância às atividades intelectuais e ao estudo e estas áreas podem desempenhar papel importante no modo de ganhar  a vida. 
 
Lua: O nativo viajará bastante, sobretudo pequenas viagens. Pode haver dificuldades com a educação na infância. Existe uma forte ligação com os irmãos  e muita recetividade aos ambientes próximos. a imaginação é poderosa e o nativo aprende com grande facilidade. O signo que ocupa a casa dá indicações sobre a área preferida de estudo. Os dons da escrita e para ensinar são favorecidos.
 
Marte: O nativo gosta de viajar mas esta posição torna-o propenso a acidentes, sobretudo quando viaja de carro. gosta de se colocar em risco, de velocidade, de aventura . A mente é enérgica e por vezes agressiva . Se está retrógrado o nativo tem uma abordagem direta dos outros, por vezes agressiva. Precisa de aprender a distanciar-se do ambiente próximo e a não querer fazer parte de tudo o que se passa à sua volta.
 
Mercúrio: O nativo anseia por novos estímulos e gosta muito de viajar, tanto no país como no estrangeiro. Tem interesses variados e capacidade para aprender assuntos diferentes. pode no entanto dedicar um interesse superficial àquilo que estuda, não formando  conhecimentos sólidos acerca desses assuntos. Favorece profissões como jornalista, escritor ou editor, etc.  Se está retrógrado a pessoa precisa de desenvolver uma mente analítica  e tem uma mente muito ativa, pois necessita de ser compreendido.
 
Júpiter: Aumenta o desejo de fazer viagens para lugares distantes. a pessoa gosta de aventura e de explorar o mundo. Tem natureza otimista e alegre. Favorece os estudos e a capacidade para escrever e aprender. As pessoas do seu círculo dão apoio ao nativo e as relações com a família são também favorecidas.Sorte com as viagens curtas.Se está retrógrado a pessoa viaja continuamente e é um eterno aprendiz. É sincero e sensato.
 
Vénus:Uma boa posição para os relacionamentos familiares e com  a vizinhança. Há gosto pelo estudo da arte e da literatura, e talento para ensinar, para a escrita e para a oratória. Pode obter benefícios de pequenas viagens.A pessoa gosta de se rodear de beleza. se está retrógrado há tendência para a análise minuciosa dos relacionamentos, pois a pessoa precisa de compreender os fundamentos das relações que o unem aos outros.
 
Saturno:Aumenta  a capacidade de reflexão e de concentração mental do nativo. Se receber maus aspetos há tendência para a depressão.Os aspetos relacionados com o ambiente próximo como famílía e vizinhos são fonte de preocupação e de tensão. Familiares podem causar problemas que limitam a liberdade individual e aumentam as responsabilidades do nativo. O crescimento na infância e adolescência pode ter tido um ambiente demasiado sério ou rígido. As viagens são limitadas ou restringidas a questões profissionais. Se retrógrado pode haver um desligamento entre a mente mais profunda e a consciência superficial, podendo haver uma abordagem das coisas limitada aos aspetos superficiais ou convencionais.
 
Rahu: Bom relacionamento com irmãos e irmãs, benefícios de viagens curtas.Abordagem da mente pode ser pouco usual. Se estiver aflito, as pequenas viagens podem ser frustrantes.Pode desenvolver ideias muito próprias acerca da atividade social e política. 
 
Ketu: O nativo sente necessidade de fundamentar filosoficamente a realidade podendo interessar-se bastante por filosofia ou religião. As viagens são uma forma de alargar a compreensão acerca das coisas. Pode experienciar dificuldades relacionadas com os familiares e vizinhos até encontrar princípios próprios de vida, desenvolvidos por Rahu na 9ª casa. Alguns nativos podem mergulhar tão profundamente na rotina de todos os dias que se esquecem de questionar a realidade para a compreenderem melhor. Outros podem tornar-se defensores rígidos e dogmáticos de alguma filosofia ou religião. 
NOTA: Os resultados apresentados são gerais, podendo ser modificados por aspectos recebidos de outros planetas, pela força do regente  no horóscopo, etc.

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário