A Minha Felicidade, o Meu Lar e os Meus Confortos- Significados da 4ª Casa do Horóscopo


Características Gerais da 4ª Casa

A 4ª casa corresponde ao signo de Caranguejo regido pela Lua. Na Astrologia Jyotish a Lua  corresponde à deusa Parvathi, razão que levou os antigos sábios a relacionar a 4ª casa com a «mãe».
A 4ª casa é uma das 4  casas angulares ( com a 1ª, 7ª e 10ª) do horóscopo (Kendra).  As casas angulares são os pilares que sustentam a carta  e são elas que representam a estrutura de vida da pessoa. São estas casas que dão força e poder ao horóscopo. Essa força é positiva quando há  planetas benéficos aí colocados; é negativa quando há  planetas maléficos lá colocados.
Se Júpiter ou Vénus estiverem colocados nestas casas, isso só por si pode minimizar outros efeitos negativos indicados, ao mesmo tempo que fortalece os efeitos positivos. Nesse caso oferecem protecção geral para a saúde,   progresso na vida, o carácter  da pessoa
A presença de planetas maléficosinfluencia de forma negativa a saúde, o carácter, a relação com os outros, etc.
Os planetas colocados nas casas angulares são geralmente fortes e activos. Estas casas têm características semelhantes aos signos cardinais: dão poder para realizar e completar. 
A 4ª casa representa o ambiente doméstico , o lar e a felicidade que temos nele, a residência,os assuntos privados e secretos , os segredos do nativo, as condições gerais da última parte da sua vida.
Esta casa mostra a propriedade terras, de imóveis, veículos, posses em arrendamento. Indica se o nativo terá veículo seu ou se usará um veículo de terceiros; as posses permanentes, construções, jardins, campos e pastos, casas antigas, antiguidades, bens imóveis em geral. Também influencia  assuntos como agricultura, colheitas, certificando se um dado empreendimento será levado à conclusão.
A 4ª casa é importante para determinar todos os processos de conclusão ou terminação de todos os empreendimentos do nativo
Representa a propriedade paterna, a descoberta de propriedade escondida que foi roubada, abundância de cereais (comida), a entrada em buracos ou cavernas, tesouros escondidos debaixo da terra. 
A 4ª casa representa a propriedade do pai, a virtude, lealdade, amigos, confortos, gado,cereais, inteligência, poupanças, quinta e agricultura, colheitas, relacionamentos secretos, vida secreta, falsas acusações, fé, popularidade, parentes, fama.
 
A Lua e Vénus são os significadores naturais desta casa: a Lua para a mãe e a mente/emoções; Vénus representa os veículos que podemos ter.
A 4ª casa explica o relacionamento com os membros da família, principalmente a mãe mas também com o tio materno e o sobrinho. 
A 4ª casa representa as seguintes partes do corpo: peito, coração, pulmões, vasos sanguíneos, diafragma, estômago, narina direita, parte direita do corpo e coxa direita. 
Para analisar o potencial de felicidade de uma pessoa, o astrólogo analisa:  o estado da 4ª casa e a sua força; o regente da casa, os significadores da 4ª casa- Lua e Vénus- e ainda Júpiter como o grande benéfico .
Habitualmente, quando  pretendemos saber se a pessoa obterá confortos na vida, veículos, bens materiais  mas também paz mental , analisamos a 4ª casa. Esta casa também indica a pureza interior da pessoa.
O stress mental ou falta de contentamento geral na vida  são indicados pelo aspecto de planetas maléficos à 4ª casa.  Se a Lua está mal colocada no horóscopo, a  mãe  dará pouco apoio ao nativo o que pode causar angústia. A Lua mal colocada indica a ausência de felicidade para a mãe, ou más condições de saúde, etc.  Uma mãe doente ou infeliz torna-se incapaz de nutrir e proteger e isso repercute-se no estado mental do filho.
Quando a Lua e Mercúrio(significadores da mente e das emoções)  estão muito fracos e aflitos, a pessoa pode entrar em stress profundo ou até mesmo ser atingida por insanidade. A 4ª casa indica o  nível de segurança material e emocional: revela a nossa natureza básica emocional, o nosso «coração» em termos afectivos.
A 4ª casa  mostra a  capacidade para relaxarmos e sermos felizes no nosso ambiente  íntimo e exterior. É a casa psicológica do horóscopo. Quando recebe maus aspectos causa desassossego e frustração  muito difíceis  de ultrapassar.
Esta casa   indica  também a nossa fé e o contexto religioso da nossa família.Indica a nossa capacidade para a contemplação e a descoberta espiritual. Esta casa é o ponto mais baixo da carta  natal invisível aos olhos dos outros e , por isso, indica o que é interno, privado e pessoal. Os planetas aqui colocados favorecem a vida espiritual.
Esta casa forma um par com a sua oposta, 10ª casa.  A 4ª casa é uma casa que despoleta a necessidade de uma vida espiritual  (moksha) ; a 10ª casa é uma casa       que despoleta a procura de riqueza e reconhecimento no mundo material e social (Artha). 
 
Estabelece-se assim  uma luta entre o nosso estatuto mundano e profissional e, por outro lado, a nossa necessidade de paz, contentamento e segurança emocional e material  no lar e no ambiente familiar.
Na 10ª casa estamos lançados  no mundo e buscamos ser reconhecidos pelo nosso trabalho e pelo nosso contributo para a sociedade, na vida  social e profissional; na 4ª casa buscamos a segurança, a felicidade  e o conforto da vida privada e afectiva junto da família.  Estas duas áreas deverão ser equilibradas na nossa vida.
Os resultados da 4ª casa deverão ser vistos em conjunto com a análise da 10ª casa.

Os Aspectos à 4ª Casa e ao seu Regente

A relação entre o regente da 4ª casa e o regente da 5ª  casa torna a pessoa muito inteligente, educada e com muita sorte com os filhos.
A relação entre o regente da 4ª  casa e o regente da 6ª casa indica problemas de saúde, e falta de saúde da mãe e ainda outros problemas na vida.
A relação entre o regente da 4ª e o regente da 7ª casa é um excelente indicador da felicidade com o parceiro de vida. Também indica felicidade com outros elementos da família  e posse de bom veículo.
A relação entre o regente da 4ª e o da 8ª casa  indica boa vida familiar e boa relação com os pais.
A relação entre o regente da 4ª e o da 9ª casa indica felicidade familiar e no casamento, possíveis estudos nos estrangeiro.
A relação entre o regente da 4ª casa e o da 10ª casa  indica acumulação de muitos bens e veículos.  A pessoa fará dinheiro a viajar para o estrangeiro.
A relação entre o regente da 4ª e o da 11ª casa mostra uma excelente relação com a mãe, indica propriedade de veículos e viagens para o estrangeiro.
A relação entre o regente da 4ª e o da 12ª casa indica muitos problemas na vida; má saúde da mãe e muitas perdas financeiras, despesas, etc.

Os Aspectos dos Planetas  à 4ª Casa

·         De modo geral, a pessoa terá felicidade, paz mental e uma vida confortável caso a 4ª casa e o seu regente estejam livres de maus aspectos.  Para analisar isto os planetas Lua, Mercúrio e Marte são muito importantes. Lua e Mercúrio adversos no horóscopo podem produzir grande stress mental ; se  Marte está aflito colocado na 4ª casa a pessoa não terá felicidade nem paz mental e poderá perder as propriedades.
     Júpiter e Vénus em aspecto com esta casa aumentam o optimismo e contentamento da pessoa e favorecem os significados positivos.
·      O Sol     colocado nesta casa produz ansiedade mental, inimizade com  familiares e tem maus efeitos para a mãe. A  vida familiar e os assuntos domésticos terão um papel fundamental na vida do nativo, para o bem e para o mal. Terá que dedicar bastante tempo e atenção aos assuntos familiares. Favorece a aquisição de propriedade . Revela o modo como os esforços desenvolvidos ao longo da vida afetarão a última parte da vida. O nativo deverá manter a vitalidade e a  energia  ao longo da vida.
·         A colocação da  Lua nesta casa não é boa para a mãe mas favorece a aquisição de propriedades e de veículos pelo nativo. O nativo tem laços profundos com a mãe, de quem é muito próxima. Há um forte desejo de manter o bem estar no lar , numa atmosfera de conforto e tranquilidade. Quando o ambiente doméstico não oferece estas características, o nativo sofre de depressão. Os últimos anos de vida serão especialmente importantes  para esta pessoa. A família será uma influência constante. O nativo será ativo até ao final da vida. Terá apego ao lugar onde nasceu.
·         A colocação de  Marte nesta casa tende a causar perturbações na vida familiar.  Pode haver relacionamento conflituoso com os familiares próximos, nomeadamente os pais. Haverá desejo de conforto e o nativo usará a sua casa como local de onde dirige os assuntos relativos ao mundo exterior pois sente uma forte ligação ao lar e à família. Porém, muitas vezes a pessoa tem que abandonar o lugar onde nasceu. Se está retrógrado, a pessoa tenderá a querer dominar na família ou um dos pais é particularmente dominador. Este nativo precisa de aprender a abandonar os aspetos destrutivos deste tipo de relacionamento. Também precisa de abandonar  sentimentos profundos e inconscientes de dependência em relação à família.
·         A colocação de Mercúrio  nesta casa favorece a inteligência, as capacidades de discurso, uma educação esmerada e a aquisição de propriedades. O ambiente doméstico e familiar  repercute-se diretamente na disposição mental do nativo: se é positivo ele será capaz de desenvolver uma abordagem positiva da vida e terá sucesso nos seus empreendimentos.  Mas se houver desarmonia no lar, o nativo terá dificuldade em afirmar-se , tanto na vida privada como social e profissional.  O nativo pode nascer numa família com forte pendor intelectual e  será bastante influenciado por ela na maneira de pensar. Se está retrógrado a pessoa é muito influenciada pela sua infância e precisa do ambiente familiar para se sentir em segurança.
·         A colocação de Júpiter nesta casa favorece a mãe e indica uma boa educação , a propriedade de uma boa casa e de veículos. Existe bom ambiente familiar  e a família, ou pessoas que fazem parte do círculo familiar, beneficiarão o nativo. A última parte da vida será feliz (se não receber maus aspetos) e com conforto material. Haverá eventos felizes relacionados com a influência da família, ou da mãe e uma casa com confortos ou mesmo luxo. Se está retrógrado o nativo tem uma emotividade muito pronunciada e tende a perder-se em considerações acerca do passado, o que pode perturbar o seu funcionamento geral na vida.
·         A colocação de Vénus nesta casa favorece a mãe e traz riqueza, propriedades móveis e imóveis, aquisição de jóias, etc. Se Vénus estiver  no signo de exaltação ou no próprio signo forma-se um yoga Maalavya, que é muito auspicioso. A vida familiar tende a ser feliz e pacífica. O nativo pode ganhar a vida com assuntos relacionados com o lar. A família também pode ser fonte de ganhos financeiros, sobretudo a partir das mulheres da família. A vida conjugal tende a ser feliz. Haverá fortes laços com a mãe e um ambiente doméstico harmonioso. Se está retrógrado o nativo relaciona o amor com a proteção parental e familiar.
·         A 4ª casa é uma casa angular (kendra) e, sendo a 4ª a partir do signo Ascendente, a colocação  aqui de planetas   no signo de exaltação ou no próprio signo  produz as seguintes assinaturas  (yogas) muito auspiciosas  para o nativo:  Marte produz um Ruchaka Yoga; Mercúrio produz um Bhadra yoga; Vénus produz um Maalavya yoga; Júpiter produz um Hamsa yoga; Saturno produz um Sasa Yoga. Todas estas assinaturas aumentam os efeitos positivos dos planetas colocados nesta casa.  
·         A colocação de Saturno nesta casa, à excepção de quando  forma o yoga referido no ponto anterior (em que permite fama e riqueza mas não garante a felicidade da pessoa) não dá bons resultados para os assuntos da casa nem favorece a mãe nem a felicidade ou paz mental do indivíduo.  É uma posição bastante difícil, pois é uma energia  que  ameaça fortemente a possibilidade de felicidade individual. A infância pode apresentar problemas e obstáculos e o nativo pode ter que assumir responsabilidades familiares muito cedo. Isto pode interferir com o casamento que pode nunca ter lugar e, se acontecer, pode haver problemas financeiros e na profissão que negam a felicidade pessoal. Pode haver problemas com os pais como a morte prematura da mãe  com dificuldades de subsistência a nível material. se está retrógrado, a pessoa é introvertida e melancólica, virada para o passado. Precisa de aprender a viver no presente.
·                   Rahu     colocado nesta casa produz efeitos semelhantes aos de Saturno, excepto quando está no signo de exaltação. Pode haver benefício recebido de um dos pais, sobretudo a mãe. Por alguma razão o lar tem um significado importante no destino da pessoa. Normalmente há desequilíbrio na relação com os pais, ou porque há a perda ou separação de um deles cedo na vida ou o afeto recebido ou dedicado a um deles é diferente. A carreira tende a ficar para segundo plano, o nativo tende a não obter uma posição de relevo a esse nível porque precisa de dedicar grande parte das suas energias à vida familiar e ambiente doméstico.

·      Ketu colocado nesta casa favorece a educação do nativo e o desenvolvimento da espiritualidade mas pode ser causa de ansiedade mental . Não favorece os assuntos da mãe. O nativo deseja alcançar proeminência numa determinada carreira ou profissão mas, inconscientemente procura muitas vezes refúgio no lar e no ambiente doméstico  mas a vida forçá-lo-á a dedicar as suas energias principais no desempenho de funções profissionais e sociais. O seu trabalho a esse nível é importante para a comunidade e é aí que ele realizará do seu destino, numa vida pública e visível para beneficiar outros.
A força da 4ª casa (determinada pelos métodos quantitativos da Jyotish), do seu regente, o estado  dos planetas significadores da casa  e a sua colocação, os planetas colocados na casa e as suas regências,  aspectos e associações determinam a efectividade da 4ª casa na vida da pessoa.

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário