A Minha Identidade e Expressão no Mundo- A 1ª Casa do Horóscopo


 

A Minha Identidade e Vocação : A 1ª Casa do Horóscopo

O Ascendente ou primeira casa mostra a orientação da Terra no lugar e no tempo do nascimento. Por isso ele determina os limites da nossa vida e acção no mundo material
O Ascendente mostra como exprimimos a relação entre o corpo, a mente e a alma no mundo ao longo da nossa vida. 
A 1ª casa tem um significado analogicamente semelhante ao do 1ª signo, Carneiro.  Ela mostra a cabeça, o ego e o self.  Esta casa é o  indicador mais preciso da nossa personalidade  e natureza e mostra como os outros nos vêem. Também mostra como nos projectamos no mundo material.
A 1ª casa mostra a orientação global que temos para a vida como um todo. Mostra  qual é o nosso propósito essencial ou vocação para esta vida. Todas as casas  do horóscopo se relacionam com um dos propósitos de vida. A 1ª casa relaciona-se com o propósito Dharma ou vocação.  Revela quem somos, qual é a nossa vocação na vida e como no exprimimos em geral no mundo.
 
Para deixarmos uma impressão forte no mundo precisamos de uma 1ª casa forte. Quando esta casa é forte,( determinamos essa força com os métodos quantitativos da Jyotish) e quando o regente está bem colocado  sem receber aspectos adversos de outros planetas, dá bons resultados, de acordo com os trânsitos e os períodos planetários operantes (Maha Dasa).  A 1ª casa e o seu regente podem influenciar todos os aspectos da nossa vida.
A 1ª casa é uma casa de Dharma. Em conjunto com 5ª e a 9ª casas  formam as casas trinas (trikona) que são muito auspiciosas  no horóscopo.  Estas casas  estão relacionadas  com o sentido ou direcção da nossa missão na vida, com o modo como a alma  progride na sua evolução espiritual , com a nossa filosofia de vida,  a nossa religião e espiritualidade.
Estas casas indicam as nossas aprendizagens relacionadas com os altos princípios e  valores morais e as pessoas que nos orientam e inspiram na obtenção desses conhecimentos. Esta casa mostra o nosso carácter moral, o nosso temperamento, a nossa abordagem geral da vida.
As casas Dharma são auspiciosas porque indicam o bom Karma do passado e como este afecta a vida presente. Nesse sentido mostram a nossa «sorte» associada ao bom Karma de que temos crédito nesta vida.  Os planetas  aqui colocados e as casas que regem tendem a dar resultados auspiciosos  na vida e mostram de que modo  a pessoa está a progredir  espiritualmente e a criar bom Karma  para o futuro.
A primeira casa representa o nosso nascimento,  a nossa aparência física, as nossas inclinações, a nossa vitalidade e também a nossa longevidade.  Mostra a saúde geral e, de acordo com a sua força e a força do seu regente, o sucesso que alcançaremos nesta vida, as honras, fama  e dignidade que receberemos. Também mostra o nosso começo de vida (infância).
A 1ª casa rege a cabeça, o crânio, o cérebro, o pescoço, cabelo, pele, parte superior da face. O  regente  desta casa é  sempre considerado  benéfico.
O planeta indicador (Karaka) da 1ª casa é o Sol pois ele representa a alma. A Lua está associada a esta casa como representando o corpo.Marte é o indicador do crânio e do cérebro.
Quando  a 1ª casa é fraca, ou tem planetas mal colocados, isso pode conduzir a muitos problemas  que se reflectem na saúde, na carreira, no bem estar do indivíduo e na sua capacidade de se relacionar.
As casas  do horóscopo desenvolvem relações dinâmicas com a casa que se lhe opõe e que forma com ela um par dialeticamente relacionado:
A 1ª casa, do desenvolvimento individual e da vocação na vida faz par com a 7ª casa, dos relacionamentos e das parcerias. Uma 1ª casa aflita por maus aspectos repercute os seus resultados não apenas ao nível dos significados da casa mas também nos da casa 7.Nesta dialéctica a 1ª exerce a função de despoletar da vocação e a 7ª representa o despoletar do desejo.
 A  vocação desencadeada na 1ª casa  põe a claro  quais as competências que precisamos de desenvolver para realizar a nossa missão no mundo  e quais as estratégias que temos que usar para realizar as nossas acções; o desejo representado pela 7ª casa significa que, para atingirmos a  nossa missão na vida precisamos de desenvolver parcerias, desenvolver ideias e estratégias comuns que ultrapassem a esfera individual.
Também significa que, para construirmos  uma identidade real, precisamos de nos descobrir através do outro, também a nível dos desejos e dos afectos. É a relação com o outro que nos torna mais criativos e férteis ,  permitindo-nos superar  a oposição entre nós e os outros e entre nós e o mundo.
A análise da 1ª casa permite saber informações precisas acerca da saúde e do corpo físico.  Esta casa indica o vigor e a vitalidade da pessoa. 
Pela análise da 1ª casa avaliamos a capacidade do nativo para pensar, a sua disposição natural,   a personalidade, a  luta na vida , as possibilidades de sucesso ou fracasso, a sorte ou a má sorte.
A 1ª casa é o indicador geral de todos os aspectos da vida da pessoa. Deste modo, descreve a sua posição na vida, o seu status e honras a sua dignidade, o seu bem estar geral e a sua coragem e determinação para seguir em frente na vida. 
A 1ª casa indica as mudanças que provavelmente uma   pessoa sofrerá na vida. Os planetas presentes na casa e os aspectos que recebem ajudarão a determinar estes aspectos. Também é um bom indicador geral da felicidade ou infelicidade da pessoa.
A 1ª casa é o primeiro indicador que deveremos analisar para determinar a longevidade da pessoa, em conjunto com as casas mais directamente relacionadas com isso (2ª, 3ª. 7ª, 8ª – e ainda a 10ª e a 12ª).
 Também podemos recolher outra  informação adicional: a análise desta casa permite avaliar  as vantagens e proveitos a que o irmão mais novo ou amigos têm direito; o nome, fama, reputação e património da mãe; as viagens longas, estudos superiores, residência  durante a concretização desses estudos, as ligações a estranhos e estrangeiros com os filhos (em especial o 1º), as tendências do carácter na maneira como o nativo  lida com os outros, a doença ou ausência dela, a morte do parceiro, os objectivos de lazer e as especulações do pai, informação acerca dos avós paternos de ambos os lados, etc.

Força e Fraqueza da 1ª casa   e do seu Regente  

 
A 1ª casa é forte  quando há  planetas benéficos aí colocados; quando recebe aspectos de planetas benéficos ou quando está cercada por  planetas benéficos. Também é forte quando o seu regente  lança sobre ela um aspecto  ou está nela colocado.
A 1ª casa é fraca quando nela estão colocados planetas maléficos, ou recebe aspectos de planetas maléficos ou quando está  cercada por planetas maléficos.
O regente do ascendente é forte quando colocado no próprio signo, no signo de exaltação, conjunto com planetas amigos, cercado por planetas benéficos, em aspecto com planetas benéficos,ou colocado na 11ª casa. Também é forte quando  na navamsa  está em aspecto com um benéfico, em signo amigo ou numa casa angular (kendra) ou trina (trikona).
O regente do Ascendente é fraco quando  está num signo  inimigo, conjunto com planetas maléficos ou colocado na 3ª casa, 6ª casa ou 8ª casa ou 12ª casa ou  cercado por planetas maléficos ou no signo de debilitação ou ainda se , na navamsa, está em signo inimigo ou em aspecto com signo inimigo. 

Resultados da colocação do Regente do Ascendente nas Casas do Horóscopo

 
·        Colocação na 1ª , 2ª, 3ª, 4ª, 5ª 7ª, 9ª 10ª e 11ª casas: Indica um bom começo de vida, uma infância normalmente feliz, uma saúde forte, uma família  rica ou refinada,  respeito dos outros  e  boa longevidade. O nativo terá uma boa educação, será proprietário de bens  móveis e imóveis, recebe propriedade  da família,  alcança respeito e um bom estatuto social. Possui boa longevidade, tem acesso a uma educação cuidada e tem boa saúde.
·        Colocação na 6ª, 8ª e 12ª casas: A colocação nestas casas  do horóscopo nega os significados positivos da 1ª casa: Falta de sorte e de felicidade, saúde frágil, longevidade  curta, pouco reconhecimento na vida profissional e social, sofrimento e dificuldades para singrar na vida, com obstáculos e pouca auto confiança . A pessoa não alcança um bom nome ou reputação e pode ter uma vida de lutas  com dificuldade para encontrar o seu lugar no mundo
         Resultados da colocação dos Planetas na 1ª Casa

       Sol-  Esta posição fortalece a vitalidade física e os significados desta casa. Indica boa saúde, uma constituição forte e uma infância feliz. Acentua os significados positivos do signo que ocupa a 1ª casa e indica sucesso material e espiritual na vida. a pessoa será forte perante as adversidades e de temperamento alegre.
Lua- Nesta posição indica uma natureza emocional forte. O nativo é sensível e pode ser tímido. Sofrerá muitas mudanças na vida e as viagens terão papel importante na vida. Causa algum stress na personalidade devido a alguma instabilidade e necessidade de adaptação a mudanças ao longo da vida.
Marte- O nativo possui muita energia física, coragem e um temperamento impulsivo. Há tendência para a agressividade. temperamento entusiasta e otimista. Pode ter talento para o desporto. Tende a ser dominador. Quando está retrógrado a pessoa pode ter excesso de confiança e ver o mundo exterior numa perspetiva de confronto com a sua dimensão pessoal, tornando-se agressiva para os outros.
Mercúrio- Aumenta a capacidade comunicativa das ideias e pensamentos do nativo.É uma posição muito favorável intelectualmente e o nativo tem necessidade constante de comunicar as experiências e as ideias com os outros. Pode realizar um grande número de viagens. Tem um temperamento irrequieto  e mutável e muitas vezes a comunicação é uma parte importante da vida destas pessoas, inclusive a nível profissional.
Júpiter- Esta é sempre uma posição muito afortunada pois Júpiter é o significador geral da sorte e nesta posição traz muitas oportunidades de proteção em relação aos aspetos gerais da vida. Ajuda a ter uma disposição confiante e alegre e, se não receber maus aspetos, o nativo terá sorte na vida. Quando está retrógrado o nativo deseja melhorar e aperfeiçoar-se. foca-se no futuro e naquilo que é novo, querendo ser um pioneiro na sua área de atuação.
Saturno- Esta posição não é boa para a saúde nem para a disposição mental do nativo, pois tende a deprimi-lo.  O nativo é cauteloso, sério e tem uma excelente capacidade de reflexão e de pensamento acerca das coisas. Esta posição traz restrições ou obstáculos e atrasos nas experiências da vida. a pessoa tem uma grande capacidade de trabalho. Quando está retrógrado a pessoa pode sentir que está separada do mundo por uma barreira difícil de transpor  e deseja ser independente e dona de recursos próprios. Tem dificuldade em mostrar a sua sensibilidade aos outros.
Rahu- A pessoa está centrada em si mesma, colocando os outros em segundo plano. Precisa de aprender a ser autónoma e a fazer as coisas por si mesma e pela sua iniciativa, de desenvolver o poder pessoal de realização. As atividades de parceria e cooperação são obstrutivas para o seu desenvolvimento e crescimento e, por isso, podem colocar-lhe obstáculos frequentes na vida, que o destino lhe põe à frente para aprender lições importantes que obriguem a confiar na  sua própria iniciativa.
Ketu- Com esta posição o nativo sente necessidade  de cooperar com os outros. É  muito independente e tende a ver tudo em termos das suas vantagens pessoais . Gosta de usar os recursos pessoais mas precisa de aprender a  cooperar de modo igualitário, superando o egoísmo dos interesses próprios exclusivos.
NOTA: Os resultados apresentados são gerais, podendo ser modificados por aspectos recebidos de outros planetas, pela força do regente do Ascendente , etc.

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário