A Minha Profissão e o meu Estatuto Social-10ª Casa do Horóscopo


 

Características Gerais da 10ª Casa do Horóscopo

 
A 10ª casa é a segunda casa mais importante do horóscopo, logo a seguir à 1ª casa. É uma casa de acção ou Karma e indica  o nosso potencial para gerar influência no mundo.
Esta casa é o ponto zénite da passagem do sol pelas 12 casas.Ora, o sol é o «Atma Karaka» isto é, representa a alma e, deste modo, simboliza a máxima visibilidade que teremos no mundo  durante a existência. 
A 10ª casa é uma casa «Artha» ou de riqueza. Representa o nosso valor individual enquanto estamos na Terra. Esse valor é medido pelo trabalho ou serviço que desenvolvemos e que nos permite ganhar dinheiro e sustentar a nossa vida ao mesmo tempo que contribui para o bem colectivo.
Deste modo, a 10ª casa representa a nossa identidade social e o reconhecimento do colectivo pelo serviço que prestamos- o Status  ou estatuto social. Esta casa também mostra que as nossas acções afectam os outros e projectam no mundo uma série de efeitos. É por isso que ela é também a dimensão onde geramos o nosso Karma futuro.
Analisamos  o efeito da 10ª casana vida do nativo começando  por ver qual a  força da casa  de acordo com o método quantitativo de Ashtakvarga. Uma pontuação baixa mostra que é  difícil a  pessoa tornar-se visível no mundo. 
O signo que ocupa a 10ª casa, os planetas aí colocados, o dispositor e os seus aspectos e associações, influenciam muito o tipo de emprego ou carreira que se tem. Também se deve analisar complementarmente as casas 2, 7 e 11. A 2ª casa representa a riqueza do nosso signo Ascendente, as competências que nos permitem ganhar dinheiro; a 6ª casa, outra casa artha, mostra a actividade diária no emprego, a natureza do nosso trabalho diário. 
 A 10ª casa mostra os que têm autoridade sobre nós, como o governo, o patrão, etc. E, para alguém que tem um emprego, a 10ª  casa mostra o reconhecimento pelo trabalho que realizamos e pelo qual adquirimos o nosso estatuto. 
Mas, para os que preferem um negócio em vez de um emprego,  a 11ª casa é a que permite diagnosticar  os ganhos de dinheiro, ao mesmo tempo que  essa  actividade  profissional é melhor analisada através da 3ª e da 5ª casas: estas mostram  iniciativa, autonomia, criatividade.  Para estas pessoas a 10ª casa continua a ser muito importante para explicar a relação social e pública do nativo mas já não é tão relevante em termos profissionais.
A 10ª casa é a casa do estatuto social. Se está forte o nativo terá uma posição reconhecida. A 11ª casa, que mostra a influência que alcançamos  sobre os outros, complementa esta informação. 
 A 10ª casa é uma casa angular (Kendra), e é a mais forte das angulares. Estas casas  são a estrutura básica do horóscopo, representando a dinâmica fundamental da existência: a 1ª e a 7ª casa significam a interacção entre o «eu» e o «não-eu» ou o outro, no pilar fundamental da construção da identidade; a 10ª casa e a 4ªcasa simbolizam o outro pilar que é o da vida privada, a herança genética e ancestral do indivíduo-4ª casa- e a vida pública e social, a exposição colectiva do seu esforço e  o ponto mais elevado da sua visibilidade no mundo- 10ª casa. A procura de fama, nome, reputação, só é permitida pela 10ªcasa. Esta casa mostra, no seu culminar, que é apenas quando se projecta no mundo e na comunidade colectiva que cada indivíduo realiza o seu potencial da existência e o seu propósito de vida (e cujos frutos recolhe depois sob a forma de ganhos, na 11ª casa.)
Para além de ser uma casa de riqueza (Artha), angular (Kendra) esta casa é também uma casa de crescimento (upachaya) indicando movimento e crescimento através do esforço individual no tempo: o reconhecimento para a  maioria de nós vem após anos de desempenho da uma profissão ou actividade no mundo. Alguns, no entanto, que gozam de sorte excepcional mostrada pela sua 9ª casa, podem obter esse reconhecimento sem grande esforço.
O sol é o significador da fama e do estatuto . Mercúrio e Júpiter são os significadores  da profissão:Mercúrio revela a capacidade de comunicação  e as competências intelectuais; Júpiter revela a sorte, o crescimento, a riqueza que alcançamos com o nosso trabalho.
Seja qual for o nosso trabalho no mundo, altamente qualificado ou humilde, a 10ª casa mostra sempre  o nível de reconhecimento pela nossa contribuição para o todo. 
Se uma pessoa tem uma 10ª casa fraca e um regente dessa casa também fraco, por ex., debilitado, a sua acção no mundo torna-se invisível para os outros, e ela não alcança um status social satisfatório. 
Se por outro lado a 10ª casa é forte e o regente está bem colocado e também é forte, se há planetas na casa, a sua acção no mundo  adquire uma grande proeminência. Os yogas (assinaturas astrológicas) mais poderosos são os que envolvem a 10ª casa e o seu regente, são mais fortes do que os que envolvem a 4ª e a 10ª casa.
A 10ª casa indica as inclinações da pessoa para um determinado tipo de profissão. Também é possível ver quais as profissões favoráveis e desfavoráveis para uma pessoa. 
A 10ª casa está associada com os  seguintes significados: honra, dignidade, apreço público, nome, fama, prestígio e poder,  crédito e bom trabalho e conduta, sucesso e estatuto, respeito, ambição e autoridade, actividades mundanas, responsabilidades, permanência no serviço, promoção, profissão, governo, etc.

Efeitos da Colocação do Regente da 10ª Casa Noutras Casas

A colocação nas casas 1,2,3,4,5,7,9,10, 11 é auspiciosa e favorece os significados positivos da 10ª casa   e de cada uma das casas em que o regente da 10ª  casa está colocado.
Se o regente do Ascendente está colocado na 10ª ou se o regente da 10ª casa  está colocado no Ascendente, isso  determina que a pessoa terá um negócio seu em vez de um emprego subordinado. A colocação na 4ª também é especialmente auspiciosa.
A colocação na casa 6ª casa não nega os ganhos mas torna lento o processo da sua aquisição e existem altos e baixos na vida profissional. 
A colocação na 8ª  e na 12ª casas é particularmente desfavorável, desperdiçando os bons significados da 10ª casa e manifestando os aspectos negativos dessas casas.

Efeitos da Colocação dos Planetas na 10ª Casa

 
Sol-  O nativo obtém um emprego de prestígio e terá influência uma vez que o Sol aqui tem força direccional. Mas terá que trabalhar muito para ter sucesso. Pode ter carreira na Política. Pode ter sucesso com um negócio pessoal.  Terá boa reputação. Grande capacidade de liderança e de organização.
Lua-  O nativo tem uma natureza virtuosa. Terá mudanças na vocação e fará vagens. Será perito em vários campos. Indica vida longa e confortável. Adquirirá riqueza. a vida pública e a Política são áreas em que pode ter sucesso. Esta posição também favorece os negócios individuais ou a formação de uma pequena empresa. As atividades com o público trazem sucesso. A vida quotidiana decorre com harmonia e tranquilidade. Pode haver interesse pela agricultura e sucesso nesse empreendimento. A profissão provavelmente terá uma relação com o público. Os pais podem influenciar a vida profissional.  
Marte- O planeta tem aqui força direcional. Favorece a liderança. A pessoa tem uma grande energia. Vencerá obstáculos e prosperará. A saúde da mãe pode ser má. Pode ter carreira ligada à Arquitetura, Engenharia, Medicina ou Cirurgia, Química. O nativo tem um espírito muito empreendedor mas deve evitar riscos desnecessários. o caráter impulsivo pode ser causa de problemas. Há um desejo muito forte de sucesso e de provar o valor pessoal. Se está retrógrado a carreira é o foco fundamental da existência. Terá que aprender a equilibrar os vários aspetos da vida.
Mercúrio-  A carreira está ligada à realização académica. A pessoa é um especialista na sua área. Obterá sucesso, fama e respeito e adquirirá riqueza.Poderá ter sucesso em funções executivas ou administrativas e em áreas associadas à escrita e edição, jornalismo, ensino e comunicação. A profissão estará ligada ao trabalho intelectual. O nativo tem uma atitude direta e honesta nos negócios e desenvolve as suas atividades de forma eficaz e responsável. pode existir interesse e ligação com a Política e os assuntos governamentais. Se está retrógrado a pessoa tem necessidade de impressionar os outros mostrando a sua competência intelectual.
  Júpiter-   Obterá sucesso e realização profissional. Os aspectos da carreira e do estatuto social são altamente favorecidos, bem como os assuntos relacionados com o pai. Existe interesse pelos aspetos legais e as profissões associadas à lei podem ser uma escolha de carreira. Pode haver sucesso financeiro no estrangeiro. A profissão e a carreira podem melhorar a posição social do nativo . Esta posição traz circunstâncias e oportunidades felizes e bom relacionamento com pessoas  em posição de autoridade. Se está retrógrado a pessoa divide-se entre o desejo de sucesso na carreira e o amor pela liberdade. Será um buscador de sabedoria.
Vénus- Carreira associada à Arte e à criatividade. Sucesso, reconhecimento e prestígio. há muita atração pelas áreas artísticas, podendo haver ligação com a dança, a música ou a representação dramática. Também pode haver sucesso na área da contabilidade e na atividade bancária, na moda, beleza ou arte. O prestígio e o sucesso são favorecidos.  Também receberá apoio de mulheres e, se receber bons aspetos, as relações com elas serão felizes.Se está retrógrado, intensifica a sensibilidade perante os valores sociais e pode haver bastante criatividade pessoal.
Saturno-  A juventude pode não ser fácil mas na meia idade ganhará fama, popularidade e segurança financeira. Mas pode cair depois de ter ascendido ao topo do sucesso. Instabilidade profissional mas ganhos nos negócios. Os aspetos de outros planetas decidem os efeitos. Bons aspetos trazem grande sucesso no plano social e dos negócios. Pode haver relação com o comércio com o nativo a desempenhar funções de gestão ou administração. Assumirá funções de autoridade e de responsabilidade. Trabalhará muito mas poderá obter grandes resultados, se bem colocado. Se está retrógrado a pessoa dá muito valor ao seu status social e à  sua imagem pública  mas é responsável e tem forte sentido de dever em relação à sociedade.
Rahu- Uma das melhores posições de Rahu. Indica fama, carreira poderosa, a pessoa é capaz de influenciar as massas. O nativo  terá uma ambição insaciável a nível de carreira. Haverá no entanto altos e baixos em relação nesta área de  vida. A pessoa segue a sua vocação e por vezes a vida doméstica é sacrificada. A profissão tem uma dimensão pública  e a pessoa obterá reconhecimento pelo seu desempenho . Prováveis dificuldades na infância devido a um dos pais complicados.  A 1ª parte da vida é menos feliz do que a 2ª. Quando Rahu recebe maus aspetos outros tentarão atacar a sua reputação
Ketu-  Dá bons resultados para a carreira se não estiver em signo inimigo. Favorece o interesse pelos conhecimentos espirituais. A pessoa precisa de desenvolver bases emocionais seguras na sua identidade com base nas experiências do ambiente doméstico. Estas pessoas no passado tiveram poder e prestígio público mas agora precisam de desenvolver o crescimento interior ao invés do crescimento no mundo externo. Por vezes estes nativos procuram as luzes da ribalta mas, enquanto não desenvolverem  os alicerces da sua identidade interior a vida negar-lhes-á o sucesso no mundo público.
NOTA: Os resultados apresentados são gerais, podendo ser modificados por aspectos recebidos de outros planetas, pela força do regente  do signo Ascendente no horóscopo, etc.

6 opiniões sobre “A Minha Profissão e o meu Estatuto Social-10ª Casa do Horóscopo”

  1. Boa noite.
    Tenho 19 anos e nasci em governador Valadares Minas Gerais, ao 12:10 de 15/11/1995.
    A casa 10 se repete 4 vezes no meu mapa.
    Sol, ,venus, Marte e Plutão.
    Isso é um aspecto favorável?

    1. Não sei exatamente o que quer dizer com «a casa 10 repete-se 4 vezes» no horóscopo. Tem esses planetas todos na 10ª casa? A Astrologia Jyotish não tem em conta os planetas exteriores como Plutão mas a presença de todos esses planetas na 10ª casa indica uma grande ênfase nos aspetos da carreira, profissão e vida social, status, fama,reconhecimento público, etc. Para juízos de valor objetivos, no entanto, é necessário analisar o horóscopo como um todo.

        1. Gratos pela sua amabilidade, fazemos o nosso melhor para dar de forma gratuita os conhecimentos que permitem a todos nós ter mais consciência da nossa realidade espiritual. Esta não tem preço e o que ensinamos também não mas é sempre muito agradável receber o feedback positivo dos leitores, o nosso obrigado.

  2. ola.Sou carioca.De 18/4/90 às 5h25 am.Sou de areis na casa 1 e marte na casa 11.Mas sou fortemente aspectada por saturno no mapa astral.Que força capricorniana é essa?

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário