A Minha Transformação e Regeneração- 8ª Casa do Horóscopo



Caracterização Geral da 8ª Casa do Horóscopo

Esta  é considerada a casa mais maléfica do horóscopo. É a casa que encerra os grandes mistérios da vida e da morte. É a casa do «resultado da salvação» (moksha)  e pode destruir tudo o que adquirimos nesta vida. É por isso a casa das conclusões.
Porém, esta casa tanto pode dar recompensas como castigos kármicos, tanto pode fazer-nos perder tudo como trazer um golpe de sorte na nossa vida.
 
Pode indicar desonra e destruição, doenças crónicas severas , acidentes súbitos, ferimentos, morte súbita e perdas súbitas,  todos aqueles que iremos perder nesta vida pela morte. Também pode mostrar o lado violento ou criminoso da mente, escondido da superfície.
Planetas colocados nesta casa tendem a causar sofrimentos inesperados relacionados com os seus significados.
Quando dá recompensas kármicas  pode trazer riqueza inesperada e não ganha por nós sob a forma de uma herança ou legado.
Esta casa pode dar capacidades psíquicas . Pode também favorecer a inteligência. Mostra a propensão para os estudos  do oculto.
Numa dimensão mais negativa esta casa indica a ligação ao lado escuro da vida  e pode reflectir o mal da nossa natureza bem como a dependência de drogas  e a habilidade de manipular os outros.
É a casa da  longevidade indicando a duração da nossa vida e a natureza da nossa morte. É a casa da transformação última e os seus aspectos positivos e negativos determinam o significado da nossa vida.
Esta casa pode indicar mudanças súbitas, intensas  e dramáticas. Pode fazer-nos perder tudo o que amamos e valorizamos:a  saúde, a riqueza, o emprego, aqueles que amamos.
A 8ª casa é uma casa «dusthana» isto é, difícil. De todas as «dusthanas»-6, 8 e 12-, a 8ª é a pior de todas porque é a 12ª a partir da 9ª casa que é a casa da sorte. A 8ª é a casa da perda da sorte, ou seja, da «má sorte».  Mostra morte, obstáculos, desapontamentos, reviravoltas, escândalos, doenças crónicas.
Mas a 8ª casa tem funções importantes do ponto de vista evolutivo da alma.  As casas maléficas obrigam-nos a confrontar com experiências desagradáveis, numa libertação do karma negativo que acumulamos mas se enfrentarmos essas dificuldades com sucesso saímos dessas experiências mais maduros, renovados e  conscientes.
Se permanecermos numa atitude de recusa em relação às experiências difíceis da 8ª casa, perdemos  o objetivo essencial desta casa,  que é a transformação espiritual.
Tal como a 4ª e a 12ª casa, está é uma casa de libertação  dos laços materiais(Moksha). A sua função é a de permitir a libertação emocional de todos os aspectos que não nos deixam crescer e nos fazem continuar agarrados a aspectos da nossa vida passada que nos causam sofrimento interior e estagnação espiritual. 
 A 8ª casa leva-nos ao limite em que, num lado temos o desespero e a morte sem esperança e no outro  temos o renascimento e a regeneração. É uma casa de transição de um estado que deixou de ter dinamismo e se esgotou para um outro que é uma nova criação e a possibilidade de novo crescimento.
A 8ª casa  representa o momento em que se dá a luta entre o nosso ego material e ligado ao mundo e a alma que anseia por libertar-se dele. Na 12ª casa o processo iniciado aqui, de  dissolução do ego fica completo no final de um ciclo.
Mas é na 8ª casa que cada um de nós enfrenta os seus demónios para se libertar de todas  as compulsões e de todos os medos, obsessões e fobias que nos impedem de prosseguir a viagem da alma.  E quando essa luta é bem sucedida e os demónios são controlados, pode dar-se a iluminação e o apaziguamento espiritual

Quando nos recusamos a este processo duro de regeneração, as experiência das 8ª casa podem provocar grande revolta e sofrimento e auto-negação. Esta casa indica o que deve ser mudado e, se não mudamos de livre vontade, mudamos forçados pela mão do «destino» que nos priva de tudo a que nos agarramos e amamos.
A 8ª casa é a casa de todas as coisas escondidas,tanto materiais, como riquezas escondidas como mentais- perturbações psicológicas, por ex.,- e também pode indicar doenças sérias. É uma casa secretiva que se relaciona com investigação e com os processos da inteligência que se relacionam com a transformação da consciência.
Esta casa, em conjunto com o regente, com a posição deste no horóscopo e eventuais planetas associados mostra o ponto mais fraco e vulnerável do nativo. Também indica a longevidade e a nossa morte pois é aqui que enfrentamos os nossos acabamentos e inseguranças e exploramos os aspectos mais profundos da nossa identidade escondida ou inconsciente.
Esta casa rege no corpo os órgãos genitais.
A 8ª casa tem analogia com os lugares associados à morte– cemitério, casa mortuária- e perdas de riqueza (por oposição à 2ª casa)- tribunal de insolvências,  lugares escuros, masmorras, zona de desastre.
Refere-se às experiências da nossa máxima vulnerabilidade e mostra como respondemos à mentira, à traição e, em geral, a todos os processos escuros da psique que resultam da morte das ilusões nascidas na relação com o outro: muitas das nossas ilusões e desilusões mais profundas vêm da relação com o outro, na 7ª casa.
 
Essas ilusões são destruídas na 8ª casa e isso pode gerar obsessões, medos, estados de negação. A análise da 8ª casa mostra  o modo como reagimos a essas experiências.
Saturno é o principal planeta indicador da 8ª casa.
A 8ª casa forma um par dialéctico com a 2ª casa e deve ser analisada em conjunto com esta: na 2ª casa desenvolvemos a estrutura material da riqueza e das competências para podermos agir com sucesso no mundo e cumprir a nossa vocação para esta existência; 

Na 8ª começamos o processo de dissolução dos nossos apegos a tudo o que conquistámos no mundo material para que a alma possa continuar a sua jornada evolutiva. Para que esta seja possível, a pessoa tem que ter condições para experienciar  a sua existência no plano material; mas, após  esta concretização, é preciso que a alma retorne ao objectivo essencial de prosseguir caminho num  outro ciclo desligando-se dos laços momentâneos que formou.


Efeitos da colocação do Regente da 8ª Casa noutras Casas

 Colocação na 1ª casa- Mostra muitos obstáculos na vida. Afecta a saúde de modo adverso, excepto se estiver no signo de exaltação,  próprio signo ou signo amigo, caso em que os efeitos maléficos são atenuados.

Colocação na 2ª casa- Prejudica a vida familiar e as finanças. Indica uma separação ou barreira psicológica entre marido e mulher que dá origem a desentendimentos. Mostra problemas de saúde  em relação com a boca e a garganta , de origem física ou alimentar.
Colocação na 3ª Casa- Indica possíveis disputas entre irmãos, particularmente com irmãos mais novos. O nativo pode ter problemas no ouvido direito, incluindo surdez. 
Colocação na 4ª Casa- Afecta severamente a paz mental e o sentimento de felicidade. Também mostra problemas em relação aos bens familiares, móveis e imóveis.  Indica infância problemática e pouco feliz.
Colocação na 5ª Casa- Prejudica a relação com os filhos, influenciando negativamente a sorte do filho mais velho que pode ter problemas psicológicos ou ter tendências criminosas. 
Colocação na 6ª Casa-  Dá bons resultados pois anula os efeitos adversos da 6ª casa  favorecendo a aquisição de riqueza. Mas pode afectar a saúde, diminuindo a força de vida. A pessoa pode ter tendência para adoecer facilmente. Também pode perder propriedades e bens. Mas os inimigos não levarão a melhor.
Colocação na 7ª Casa- Colocação negativa  para o parceiro de vida, que pode ter saúde má. Também é mau para a saúde do nativo. Pode haver problemas nos órgãos genitais durante os períodos  destes planetas.
Colocação na 8ª Casa- Desde que o regente da 8ª não seja mais forte do que o regente do signo Ascendente, pode ser uma boa colocação.  Assegura uma vida longa com a perspectiva de ganhos materiais durante os períodos do planeta regente da 8ª casa.(se não receber aspectos maléficos). Esta é uma posição perigosa para o pai durante os seus períodos pois a 8ª é a 12ª a partir da 9ª que representa o pai.
Colocação na 9ª Casa- É preciso ter em conta se o significador do pai na carta natal (sol) é forte ou fraco. Se for fraco com esta posição a vida do pai corre risco durante os períodos e subperíodos destes planetas. A relação paternal também não é boa e a pessoa não tem sorte,  não lhe aparecendo  boas oportunidades facilmente.
Colocação na 10ª Casa- Esta colocação danifica consideravelmente a possibilidade de reconhecimento podendo haver descrédito ou desgraça pública com  períodos de pobreza através da vida. Mesmo que a pessoa tenha sucesso este demora muito a chegar. 
Colocação na 11ª Casa- Os ganhos, amizades e relações com os irmãos mais velhos, bem como os desejos da pessoa, são prejudicados. A relação com  irmãos mais velhos é problemática.
Colocação na 12ª Casa- Embora possa haver deterioração dos aspectos financeiros nos períodos dos planetas, se o regente da 8ª não estiver aflito, as influências negativas da 8ª são anuladas. Mas pode haver efeitos mistos, pois durante os períodos planetários podem surgir inimigos (a 12ª é a casa dos inimigos escondidos).  Também devem ser vistas a 4ª, 5ª e o Ascendente para determinar se a pessoa não tem tendências criminais, uma vez que esta colocação pode confirmar essas tendências.


Efeito dos Planetas colocados na 8ª Casa

Sol-  Não favorece a saúde. O nativo revela interesse pelo oculto e misticismo.  Laços emocionais e sexuais intensos. Longevidade pode ser afectada. indica morte sem doença prolongada, podendo acontecer por falha cardíaca, pelo que o nativo deve prevenir este aspeto. Possível benefício de herança ou legado. Os assuntos financeiros do parceiro tendem a correr bem.

Lua-  Sorte através do parceiro de vida e ganhos através dele. Longevidade da esposa ou da mãe pode ser afectada. A morte do nativo poderá ser pacífica e devida a causas funcionais. Pode haver ganhos de legados ou de presentes inesperados. o parceiro e o público darão apoio. Se receber bons aspetos pode receber uma grande herança.

Marte –  Não favorece a vida conjugal. Causa um «dosha»(dificuldade) que põe em risco a vida da esposa. Favorece a ganho de riqueza por herança. a morte pode ser violenta ou súbita e resultar de ferimento ou cirurgia.  Indica problemas com o parceiro de vida ou de negócios. Estes podem ser extravagantes e levar a grandes perdas financeiras. Se receber bons aspetos pode haver ganho de herança ou legado. Se receber maus aspetos haverá disputas com o parceiro de vida/negócios por causa de dinheiro. Se está retrógrado a pessoa pode sofrer uma transformação espiritual se sintonizar com as energias mais positivas e construtivas dos outros e aprenderá muito acerca da natureza do desejo, seu e dos outros.

Mercúrio-  Vida conjugal confortável. Mas o nativo tem medo de falar em  público . Interesse por misticismo. A pessoa  ganhará riqueza. A morte poderá ser causada por falha no sistema respiratório ou problemas no sistema nervoso. Também pode ser causada ou estar associada a viagens. Durante a sua vida deparar-se-á com situações em que  terá que lidar com a morte dos outros. isto poderá acontecer devido à sua área de trabalho ou de negócio (funerais, testamentos, etc). Esta relação com a morte influenciará bastante a sua abordagem da vida. Pode haver ganho ou perda de dinheiro através de contratos, títulos de herança, etc (dependendo da natureza dos aspetos que  forma). Se está retrógrado a pessoa tem grande capacidade para pensar de modo profundo acerca das coisas e precisa de questionar e transformar o seu sistema de valores espirituais.

Júpiter-  Ganhos financeiros. Indica boa saúde e vida longa. Pode herdar herança ou receber dinheiro que estava escondido. A morte ocorrerá por causas naturais. O parceiro terá capacidade para lidar com dinheiro . Também pode ganhar através de amigos e do círculo familiar. Se precisar, obterá apoio financeiro dos outros, se receber bons aspetos (caso contrário pode haver litigações por causa de propriedades). Se está retrógrado a pessoa precisa de independência nos negócios e pode ter boas capacidades para compreender os outros e a realidade em geral. Anseia por transformar os outros.

Vénus –  torna a pessoa muito emocional, podendo ser muito possessiva e causar problemas na vida conjugal. Pode atrasar o casamento. Indica ganhos financeiros a partir de parcerias  que incluem o casamento. a morte do nativo será pacífica e relacionada com causas naturais, podendo ter relação com a garganta ou com os rins. Favorece o ganho através de herança ou legado ou pelo casamento. O parceiro será honesto e partilhará os seus recursos com o nativo e a vida financeira correrá bem, desde que o planeta esteja bem colocado.  Se está retrógrado haverá uma associação negativa com o amor, causa de amargura e de raiva reprimida. O impulso sexual pode ser rude e marcado pelo excesso da necessidade de posse.

Saturno-  A pessoa pode ter muitas mudanças de emprego e ter uma carreira incerta. O sucesso vem depois de muito esforço e persistência. Pode ter uma vida de luta com poucos amigos. Não favorece a saúde do nativo e pode prolongar os períodos de doença. Pode indicar doença crónica. Esta posição não ajuda a receber heranças e legados ou, se estes forem recebidos estarão ligados a obrigações e responsabilidades. O parceiro de casamento ou de negócios pode ser fonte de preocupações. O parceiro tem competência para gerir o dinheiro  mas tende a não partilhar os benefícios que retira disso. Pode haver morte difícil ou violenta. Falta de apoio financeiro por parte dos outros. Se está retrógrado a pessoa é prática e tem jeito para os negócios. Pode haver problemas na expressão da sexualidade.

 Rahu- Destrói a felicidade e a vida familiar. Pode haver separação do cônjuge  se Rahu estiver em signo inimigo. a pessoa é forçada a aceitar ajuda financeira de outros. Obtém dinheiro através das parcerias. Pode receber herança. Ao longo da vida tem que aprender a aceitar coisas de outros. o nativo tem forte interesse pelo oculto e pelo lado escondido das coisas. Também terá que aprender lições relacionadas com a morte e e a regeneração. Se está aflito pode haver perdas financeiras, medo da pobreza e alguma fraqueza física de acordo com o signo que ocupa a 8ª casa.

 Ketu- Torna a pessoa muito materialista. Prejudica a felicidade doméstica e causa separações familiares. a pessoa sentirá necessidade de desenvolver os talentos pessoais  para os partilhar com um parceiro ou grupo. Deve desenvolver o seu potencial  e não depender de outros no plano financeiro e dos recursos. Não deve relacionar-se com os outros impedindo-os de desenvolverem os seus próprios recursos pessoais, deverá haver partilha igualitária nos seus relacionamentos, permitindo-se que cada um seja uma pessoa autónoma e auto- suficiente, embora contribuindo ambos para a relação.
NOTA: Os resultados apresentados são gerais, podendo ser modificados por aspectos recebidos de outros planetas, pela força do regente no horóscopo, etc.

8 opiniões sobre “A Minha Transformação e Regeneração- 8ª Casa do Horóscopo”

  1. Para isso precisa de conhecer a sua carta natal e saber a posição dos planetas e das casas- não é nada difícil, isso está lá indicado. existem muitos sites na Internet onde é possível obter gratuitamente a carta natal. um deles é o site www. cyberastro.com
    é possível imprimir a carta. Depois é ir estudando, comparando, etc, sem esquecer que a carta é um todo e não se resume a aspectos isolados. Mas depois de começar,tem início uma fascinante autodescoberta… Boa sorte!

  2. Eu no caso tenho 4 planetas na casa 8: Sol, Saturno, Júpiter e Marte, todos posicionados em touro. Aconteceram muitas mudanças espirituais na minha vida, a primeira eu tinha 16 anos… Sou xamânica. Só que não tenho tantas dificuldades assim, de emprego, parceiros… isso pode ser por estar em touro? Já que é um signo de estabilidade financeira, emocional…

    1. A análise global do horóscopo é necessária para responder á sua questão cara Marília. Mas se tem vários planetas na 8ª casa, realmente precisa de aprender a canalizar toda a imensa energia que a envolve. E de a usar para se transformar. Mas só vendo a dinãmica dos aspeos e da força dos planetas e das casas se pode discernir o tipo de efeitos que podem causar na sua vida. Veja onde está Vénus o regente do AScendente e da 8ª casa, se recebe aspetos benéficos, ou forma bons yogas, se tem aspeto com o AScendente, etc..

      1. sim sim, compreendo. Eu não tenho mal aspectos nesses planetas posicionados na casa 8.. o que me intriga é o posicionamento de Vênus e o regente do meu ascendente Virgem, mercúrio, em Áries na casa 7.. Então o meu mapa é divido em fogo e terra, alternados nas casas 8 e 7… E eu nasci na cúspide Áries-touro. Tenho muito pouco conhecimento teórico da astrologia, ainda estou fazendo meus estudos, mas intuitivamente sempre achei muito peso Mercúrio e Vênus na minha vida, tanto pessoal quando social. O posicionamento de escorpião na minha lua intensifica muito a impulsividade amorosa, que é uma grande dificuldade que enfrento dentro da espiritualidade para vencer….

          1. Legal!!! Com certeza irei explorar bastante, principalmente seu site.. Mas fiquei com uma incógnita: Porque só ascendentes? e os solares?

          2. Cara Marília aquilo a que chama «signos solares» e que é uma «moda» que surgiu no sec 20, encontra no nosso site no menú «signos». Lembro que, segundo a tradição, o signo Ascendente e o signo da Lua são fatores essenciais para compreender, em conjunto com o signo do Sol, a personalidade encarnada na Terra. Encontra-os todos no menu do nosso site.

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário