Os Meus Parceiros nos Negócios e na Vida-7ª Casa do Horóscopo


Características gerais da 7ª Casa do Horóscopo

Na Astrologia Hindu a 7ª casa é bastante importante em termos mundanos. É a casa de todas as parcerias, dos negócios  e do casamento
O casamento é visto pela análise da 7ª casa. Os planetas aqui situados, o regente desta casa os aspectos e associações  que recebem permitem ver o potencial de felicidade da vida conjugal. (para além da  análise da  9ª carta divisional  ou Navamsa).
Para uma vida conjugal feliz o regente da 7ª casa não deve estar colocado na 6ª, 8ª ou 12ª a partir da 7ª.  Também  deve existir uma relação harmónica entre o regente do signo Ascendente  e o regente da 7ª casa. 
Para analisar o casamento  num horóscopo, para além da 7ª casa também  vemos a 2ª casa e a 11ª: a 2ª casa significa a família do nativo e o cônjuge é uma adição na família. O cônjuge é também alguém que significa amizade e laços afectivos  relativamente aos filhos simbolizados pela 5ª casa.
 Assim, a análise complementar das casas 2, 7 e 11 permite encontrar elementos adicionais em relação à origem familiar e qualidades do cônjuge: se estas casas recebem aspectos de planetas benéficos, o cônjuge vem de uma família respeitável e é uma pessoa com qualidades virtuosas que permitem prognosticar possibilidades de  um casamento feliz.
Esta casa  indica que as  parcerias  são necessárias para realizarmos os nossos desejos: é a casa do companheiro, do parceiro.  É a casa do amor e da paixão  formalizados e os planetas aqui colocados têm uma forte conotação sexual. 
Enquanto a 5ª casa mostra as paixões românticas que  podem ser pouco duradouras e que implicam um menor nível de compromisso pois não assumem a dimensão institucional formal, a 7ª casa representa as relações de maior duração, tanto a nível afectivo- as relações que se institucionalizam no casamento– como no plano dos negócios: enquanto os negócios de curta duração são significados pela 11ªcasa que se refere aos ganhos (ou 12ª, se o ponto de vista for o dos gastos), os negócios significados pela 7ª casa são aqueles que duram no tempo e se institucionalizam.
As relações da 7ª casa assumem um domínio que ultrapassa a esfera informal para se tornarem públicos e institucionalizados. Assim, nesta casa lidamos com todas as parcerias de longo termo.
A 7ª casa mostra também, pelo que foi dito, aspectos da nossa natureza social , revelando a dimensão interpessoal das nossas interacções no local de trabalho. Revela a nossa capacidade para afectar e ser afectado pelos outros num relacionamento com objectivos comuns.
A 7ª casa é  a casa dos laços terrenos. Representa todos os laços legais, comerciais ou de negócios etc. Também mostra o tipo de negócios a que se dedica o marido e o grau de sucesso alcançado por ele.
Sendo a casa oposta à 1ª, da individualidade, esta casa também significa todos aqueles a quem o nativo se opõe ou  aqueles que se opõem a ele, discussões, litigações, etc. 
Esta casa indica todos aqueles com quem o nativo tem alguma transacção  ou relação . É a casa dos relacionamentos regulados por regras e por leis, contratos, etc.
A 7ª casa pode assim representar os relacionamentos profissionais , as trocas de dinheiro (que emprestamos ou pedimos emprestado) e os relacionamentos pessoais institucionalizados a nível familiar do casamento.
Quando há bons aspectos aos planetas colocados na 7ª casa ou à  cúspide  da casa a pessoa tem um potencial favorável de relacionamentos e de ganhos públicos
Quando existem planetas maléficos na 7ª casa, o nativo deve acautelar-se com a sua exposição pública  durante os períodos planetários desses planetas, uma vez que poderão ser  acentuados os conflitos ou inimizades declaradas nesses períodos.
A 7ª casa também está relacionada com viagens. Enquanto a 3ª casa tem a ver com viagens curtas e a 9ª significa viagens longas, a 7ª casa significa viagens ao estrangeiro« com quebras», isto é, uma viagem com visitas a vários lugares na mesma viagem.
Se há planetas na 7ª casa, o nativo pode efectuar viagens ao estrangeiro com frequência
A 1ª casa  mostra aspectos relacionados com a longevidade. A 7ª casa, que se lhe opõe, é  «Maraka», de perigo para a longevidade. A 8ª casa, 3ª e 1ª  revelam a longevidade do  nativo e a sua análise permite ter uma ideia geral acerca da duração da vida de cada um. A 12ª casa a partir de uma outra revela a negação ou perda do significado que lhe está  associado.  A 7ª  casa é a 12ª a partir da 8ª, a 2ª é a 12ª a partir da 3ª e ,por  isso, estas casa devem ser  analisadas, bem como a 12ª (que é a perda da vitalidade geral representada pela 1ª casa) para se analisar este aspecto. Estas casa, pelo facto de denotarem a morte, chamam-se «maraka sthanas».
A 7ª casa também permite averiguar as mudanças de residência: a 1ª casa mostra as rotinas diárias  da pessoa, o seu  lugar permanente de residência. A 7ª, que se lhe opõe,  mostra as mudanças dessa residência habitual. Para analisar esta questão não basta no entanto, a análise da 7ª casa. É preciso também analisar a 3ª que se refere às mudanças em geral e  ao movimento.
Na Astrologia Mundana ou Política, a 7ª casa relaciona-se com as relações internacionais, Guerra, negócios estrangeiros, comércio internacional, condições gerais sobre as mulheres, leis sobre o casamento e o divórcio, encontros públicos, alianças e tratados, conflitos abertos.
A 7ª casa, sendo a 3ª após a 5ª, revela o   segundo irmão mais novo do nativo. Sendo a 4ª casa a partir da 4ª indica a propriedade da mãe, os seus veículos, imóveis, etc. Também representa filhos adoptivos
Os principais significadores naturais desta casa são Júpiter para um horóscopo feminino– indica o  marido;Vénus para um horóscopo masculino- indica a esposa.
A 7ª casa forma um par com a sua oposta 1ª casa.  A 1ª casa representa o despoletar da vocação manifesta (dharma); a 7ª representa o despoletar do desejo manifesto (Kama). Na 1ª casa focamo-nos no eu e no propósito de vida de  modo a podermos realizar a nossa vocação no mundo;
Na 7ª  casa sentimos o desejo de formar uma unidade com um outro, compreendendo que a nossa vocação só pode realizar-se se cooperarmos e desenvolvermos um sentido de identidade que ultrapassa o «eu» para formar o «nós».O outro começa por ser uma realidade oposta e antagónica, podendo contrariar a realização dos nossos intentos no mundo. O «nós» começa a desenvolver-se quando deixamos de nos opor ao outro e aprendemos a cooperar com ele para enriquecer a nossa identidade. A compreensão da 7ª casa implica   assim  a análise da 1ª e vice versa.

Efeitos da Relação entre o Regente da 7º casa e os Regentes de outras Casas.

A relação com o regente da 8ª casa é muito inauspiciosa para o parceiro de vida da pessoa. Pode ser indicação da sua morte. Também significa muitas dificuldades na vida familiar do nativo.
A relação com o regente da 9ª casa mostra uma vida conjugal feliz  e sucesso nos negócios e na profissão. Também mostra  qualidades espirituais no nativo e no seu parceiro.
A relação com o regente da 10ª casa indica que o nativo recebe benefícios tanto do parceiro de vida como do parceiro de negócios.
A relação com o regente da 11ª casa  indica um parceiro que dá apoio ao nativo e sucesso nos negócios sobretudo  se ligado ao comércio com o estrangeiro.
A relação com  o regente da 12ª casa é inauspiciosa. Pode haver perda do parceiro de vida e abandono  por parte do parceiro de negócios. O nativo  pode casar no estrangeiro, viajar muito  e ter muitas despesas por causa do seu parceiro.
Se o regente da 7ª casa ou a 7ª casa estiverem relacionados com a 2ª ou 11ª casas, a pessoa adquire uma sólida posição depois  do casamento.
Se o regente da 7ª estiver colocado na 3ª, 6ª , 10ª ou 11ª casas a pessoa é afortunada após o casamento.
Se o regente da 7ª casa estiver no signo de debilitação isso indica qualidade pobres do parceiro de vida.
Quando um planeta lento se encontra situado na  7ª casa ou se o regente da 7ª está conjunto com um  planeta lento, isso indica casamento tardio.

Efeitos  da colocação do Regente da 7ª Casa noutras Casas

 
A colocação nas casas 1, 2, 4, 5, 9, 10 e 11 é favorável para os significados associados à 7ª casa e a cada uma das casas referidas.
A colocação na 3ª casa favorece os assuntos da 3ª casa  mas  destrói os aspectos positivos  associados com a 7ª casa, não favorecendo a vida conjugal.
A colocação na 6ª casa, 8ª casa e 12ª casa destrói os significados positivos da 7ª casa, trazendo discórdia conjugal ou divórcio e associa os significados negativos de cada uma das casas referidas.

Efeitos da Colocação dos Planetas na 7ª Casa

Sol-  Mostra  a possibilidade de problemas na vida conjugal . O parceiro pode ser muito ambicioso ou orgulhoso e demasiado preocupado com o seu estatuto social. Poderá ser de condição social mais elevada do que o nativo que poderá elevar-se socialmente através do casamento. A pessoa poderá casar 2 vezes. Por outro lado, esta posição é boa para o desenvolvimento emocional do nativo,   que deve aprender a aceitar os seus parceiros próximos como são, aceitando as diferenças que podem existir entre si e eles. O casamento pode trazer benefícios materiais e desempenhará um papel muito importante no destino individual.
Lua- Indica uma esposa bela e de bom carácter num horóscopo masculino.  Casará cedo. Indica prosperidade e ganhos materiais e de reputação. Esta posição mostra uma vida doméstica tranquila com um (a) parceiro(a) com boas qualidades, capaz de conduzir a vida familiar de forma eficaz e carinhosa, caso a Lua esteja bem colocada. Também indica boas parcerias nos negócios e cooperação frutuosa  em atividades financeiras. Dependendo dos aspetos recebidos pela Lua, a pessoa pode ter uma ligação muito forte com o parceiro ou , inversamente, ter vida solitária.  Emocionalmente, há mudança de estados emocionais, tendência para seguir os comportamentos dos parceiros, grande influência destes  e do público.
Marte-  Nesta posição pode afectar o casamento mais do que qualquer outro planeta.  A pessoa pode ter um relacionamento de paixão mas terá muitos problemas familiares. A esposa pode ficar doente. Poderá  haver dois casamentos. O nativo com esta colocação de Marte é um «Manglik». O grande desafio desta posição é adaptar-se ao modo de ser do parceiro sem se deixar anular ou manipular por ele. O parceiro pode ter mau génio e mau caráter. Pode indicar parceiro agressivo ou agressividade do nativo em relação a ele; esta posição também leva o nativo a estabelecer contacto com o público e com assuntos sociais. Se Marte está retrógrado pode haver violência en relação ao parceiro ou uso das parcerias para atingir fins egoístas.Haverá desconfiança em relação aos outros e a pessoa tem necessidade de equilibrar as suas energias nas interações com os outros. Se está retrógrado pode haver violência em relação ao parceiro ou uso das parcerias  para atingir objetivos egoístas. Pode haver desconfiança em relação aos outros e a pessoa pode ser magoada. Precisa de aprender a equilibrar as energias e perceber como estas afetam a sua vida e a dos outros.

Mercúrio- Indica uma esposa bela e de bom carácter num  horóscopo masculino. O nativo gosta de livros e de estudar/conhecer. Mas pode ser dada a discussões e não haver muita atracção física entre ambos. Esta posição também indica boas capacidades intelectuais do nativo. O parceiro de vida pode ter uma atividade profissional pela qual realizará muitas pequenas viagens. O nativo tem uma capacidade inata para persuadir os outros a fazerem o que pretende e pode ter talento literário. Quando está retrógrado, o nativo tem que desenvolver a responsabilidade e honestidade nas interações próximas e de negócios. A carreira estará ligada ao público. Se está retrógrado o nativo tem que desenvolver honestidade e sentido de responsabilidade nas parcerias. A carreira/ profissão terão uma relação com o público.
Júpiter-  Indica um bom cônjuge , afectuoso e com grandes qualidades. Indica um nativo com boas qualidades e capaz de alcançar a  prosperidade. Nesta posição Júpiter traz muitos benefícios através do casamento ou das relações de negócios. Também pode indicar casamento com estrangeiro ou de outra «raça». A pessoa ganhará através dos negócios ou do cônjuge. Poderá ter uma posição de autoridade em relação ao público e à sociedade podendo ocupar uma posição de autoridade.Casamento feliz e popularidade. Quando está retrógrado mostra uma excessiva preocupação pelo modo como os outros o veem. Deve aprender a aceitar as diferenças no modo de ser de cada um. Se está retrógrado a pessoa dá muita importância ao modos como os outros a veem e pode comportar-se de forma artificial para corresponder ao que acha que os outros desejam ver de si. Deve aprender a aceitar a singularidade e diferença de cada pessoa.
Vénus-  Indica um nativo romântico e apaixonado que dá grande importância ao casamento e aos  amigos, gosta de viajar, de contacto social. Pode ter sucesso financeiro através do cônjuge. Esta posição é boa para o casamento. Intensifica as energias sexuais e a duração da vida sexual do nativo. O sucesso social e público é uma possibilidade real.Mostra capacidade para cooperar em interesses comuns  e adaptabilidade social e política. Também indica sucesso nos negócios e nos empreendimentos financeiros. A associação com mulheres trará benefícios. Se receber bons aspetos, indica um bom casamento e relacionamentos, popularidade e sucesso social e financeiro.Quando está retrógrado, indica grande susceptibilidade em relação aos ambientes e tendência para se esbater na relação com os outros, aspeto que deve aprender a equilibrar. Se está retrógrado o nativo é muito permeável  aos ambientes, tendendo a perder de algum modo a sua identidade pelo desejo de fusão com o parceiro. Precisará de equilibrar esta característica, aprendendo a ser mais autónomo.

Saturno-  o nativo pode alcançar fama e popularidade mas não terá o conforto familiar. O companheiro poderá ser leal  mas terá dificuldade em exprimir afecto e pode ser mais velho ou pouco atraente.Pode acontecer que o cônjuge seja mais velho. Pode haver atraso no casamento ou dificuldade em  encontrar um bom parceiro para casar. O cônjuge poderá ser agarrado ao dinheiro , evitando ao máximo gastar, o que pode prejudicar a harmonia conjugal. Se mal colocado pode indicar má saúde do cônjuge. Quando está retrógrado, a pessoa sente-se limitada pelos parceiros mas deverá fazer um esforço para crescer conjuntamente com eles de forma harmoniosa. Se está retrógrado a pessoa sente-se limitada pelos parceiros. Precisa de aprender a harmonizar-se com os outros e a crescer na cooperação com eles.
Rahu- Pode causar problemas no casamento devido a uma necessidade constante de novos relacionamentos  e aventuras sexuais com impulsos  difíceis de controlar. Cria  uma espécie de «complexo de D. Juan». O casamento e as parcerias desempenharão um papel muito importante no destino pessoal. O parceiro de casamento terá mais maturidade do que o nativo. A cooperação em parceria é uma aprendizagem fundamental para o crescimento individual. Revela charme e boas capacidades para lidar com o público. Se receber maus aspetos pode indicar separação ou divórcio , processos judiciais, eventos que afetam a reputação da pessoa. Pode haver queda súbita de posição. Ketu no Ascendente prejudica a saúde.
Ketu- Não favorece a vida conjugal, o parceiro pode ser doente, fraco, ou ter carácter duvidoso. O nativo é atraído por mulheres licenciosas.O nativo sente a necessidade de aprender a ser mais independente. Anteriormente o nativo permitiu que outros tomassem decisões por si  e deve agora aprender a estabelecer relações igualitárias com o(a) parceiro(a). A sua aprendizagem nesta existência consiste em desenvolver a sua própria abordagem da vida não permitindo que outros o manipulem e decidam por si.
NOTA: Os resultados apresentados são gerais, podendo ser modificados por aspectos recebidos de outros planetas, pela força do regente no horóscopo, etc.

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário