Revelar a «Fortuna» de Cada Indivíduo – O Outro Uso da Navamsa


A Navamsa ou D-9 é a varga que amplifica a 9ª casa do horóscopo, uma casa  profundamente associada ao Dharma ou propósito de vida da alma nesta encarnação. É nesse sentido que ela revela a nossa «fortuna« ou a nossa «sorte», para o bem e para o mal.  Navamsa significa «divisão por 9» e refere-se à divisão do Zodíaco por 9, o que dá  9 divisões de 40º que, divididos por 12 dá a fracção de 3º 20’. O navamsa de cada signo repete-se 9 vezes no Zodíaco. 
A 9ª casa é considerada a mais auspiciosa do horóscopo. O seu regente é o maior benéfico na carta. Uma 9ª casa forte pode contrariar muitos outros aspectos maléficos presentes no horóscopo.
No artigo anterior referi a importância desta varga para «descodificar» o casamento e o parceiro de vida. Neste artigo vou explicitar a importância da Navamsa para ajudar a descodificar a «sorte » que nos cabe no percurso da vida nesta existência. 
A varga Navamsa é uma espécie de segunda face do horóscopo natal. Não admira, deste modo, que façamos continuamente um paralelo entre aquilo que cada uma delas mostra, sendo que , o que é revelado pela Navamsa prevalece sobre o que é mostrado pela carta de nascimento. 
Para efectuar previsões, a Navamsa é mais importante;  se existe um yoga (assinatura astrológica) poderoso na carta de nascimento mas um dos  planetas envolvidos está debilitado na Navamsa, esse yoga provavelmente não produz efeitos.
A Navamsa não é uma carta independente por isso deve ser vista em conjunto com a carta de nascimento. 
A carta de nascimento, para ser efectiva na vida da pessoa, deve ser suportada por uma Navamsa forte.  E isso significa que os planetas da carta de nascimento deverão ter força pelo menos equivalente na Navamsa. Se isso não acontece  e se a Navamsa for mais fraca do que a carta de nascimento,( por ex., quando um planeta exaltado ou no próprio signo na carta de nascimento está debilitado na Navamsa)muitos aspectos do horóscopo podem não se manifestar.  Se a Navamsa for fraca, a  pessoa  não consegue manter a posse dos bens materiais que tem.
O signo Ascendente na Navamsa desempenha um papel muito importante, ele indica a parte do nosso carácter que desempenhará um papel essencial nas nossas vidas.
Vamos imaginar que uma pessoa tem, na carta de nascimento, o Ascendente em Sagitário.  Na Navamsa, o Ascendente é Touro.  Vemos em que casa calha o signo Touro na carta de nascimento  e observamos que corresponde à 6ª casa do horóscopo ;  Procuramos seguidamente a posição do regente do Ascendente  na tabela Chave da  Navamsa  para ver  em que divisão (amsa) se situa o regente do Ascendente Navamsa. Vemos que está em  Carneiro, indicando persistência, coragem e determinação nas lutas do dia a dia e ausência de medo em enfrentar o desconhecido. 
Ficamos assim a saber como é que se manifestará a acção do Ascendente Sagitário na vida desta pessoa: Sagitário tem uma orientação filosófica e /ou religiosa e espiritual acerca da vida, buscando valores que lhe permitam entrever uma verdade mais essencial acerca  da vida. E o modo como esta pessoa procura essa verdade tem a ver com os significados da 6ª casa: o serviço, o trabalho, a superação de conflitos e  de obstáculos no dia a dia, a necessidade de lidar com subordinados ou de enfrentar e viver essa condição, a relação com animais domésticos, etc. 
Mas, como a Navamsa não é uma carta independente, vamos ver qual a posição do regente Navamsa na carta de nascimento. Este desempenhará um importante papel na vida da pessoa porque a Navamsa amplifica o papel  deste planeta na carta de nascimento. Observamos que ele está colocado na 1ª casa, do desenvolvimento da identidade e percebemos que todas as lutas diárias desta pessoa, os seus pequenos conflitos  ou os obstáculos do dia a dia se prendem com o objectivo de permitir o crescimento do self individual.  
 O principal objectivo  do destino desta pessoa é trabalhar com paciência e persistência no desenvolvimento de características individuais que ajudem a estabilizar a sua identidade, porventura recorrendo ao estudo , ao discurso, à acumulação de bens (aspectos significados pelo signo de Touro).  A Navamsa revela, deste modo, o propósito da alma para esta vida. 
A carta de nascimento revela as circunstâncias físicas da vida da pessoa e as coisas que se relacionam com a acção da pessoa; a Navamsa mostra a mão do destino  escondida por detrás dessas acções e que decide o resultado dos nossos esforços.
Determinar a força da  Navamsa
A carta Navamsa não é independente e não deve ser vista como um novo horóscopo  da pessoa. O princípio básico a considerar é que esta carta serve para mostrar de forma mais explícita as promessas do horóscopo natal. Porém,o que se torna explícito já tem que estar contido nas promessas do horóscopo natal; se não está lá, não poderá manifestar-se, não importa o quão positivas são as configurações da Navamsa.
·      Ter em conta os regentes dos 9 Navamsas: os regentes dos 1º,4º e 7º representam qualidades de generosidade, poder e riqueza. Os nativos nascidos nestas divisões revelam estas qualidades (Deva); os regentes dos 2º, 5º e 8º representam generosidade de alma, boa reputação e preocupação com o bem estar humano (Nara);
Os regentes  dos 3º,6º e 9º Navamsas representam brigas, violência e egoísmo e pessoas de qualidades negativas (Rakshasha). Quando os planetas «caem» nestes «amsas», adquirem estas conotações.
·         O signo do Ascendente  e o seu regente (da carta de nascimento) não devem estar na casa 6ª, 8ª ou 12ª na Navamsa. Se corresponderem a umsigno cardinal não devem estar localizados no 6º ou 8º Navamsa; se corresponderem a um signo fixo não devem estar no Navamsa; se corresponderem a um signo mutável não devem estar no 2º, 4º e 8º navamsa.
·         Os regentes da 6ª,8ªe 12ª casas do horóscopo não deverão estar associados com o Ascendente da Navamsa nem com o seu regente. Quando isso sucede  os períodos  (mahadasa) desses planetas trazem efeitos negativos  relacionados com os significados das casas e dos planetas envolvidos.
·         Qualquer planeta colocado num Navamsa regido pelo regente da 8ª casa do horóscopo natal diz-se Nidhanamsasthah e é considerado altamente maléfico.
As Bênçãos de Pushkara Navamsa
 
Cada signo tem duas  porções designadas por Pushkara Navamsa, regidos pelos planetas benéficos que permitem prever resultados benéficos. Muito particularmente, quando Júpiter se encontra  no Pushkara traz muitos benefícios e riqueza ao nativo, fazendo-o progredir na vida. 
São os seguintes os  Pushkaramsas (navamsas auspiciosos):
·         Signos de Fogo: grau 21º abrange  navamsa 20º a 23º 20’;
·         Signos de Terra: grau 14º , abrange o navamsa 13º 20’ a 16º 40’;
·         Signos de Ar: grau 24º, abrange o navamsa  23º 20’ a 26º 40’:
·         Signos de Água: grau 7º, abrange o navamsa 6º40’ a 10º.
Qualquer planeta colocado nestes graus tem uma acção poderosamente benéfica. Um planeta maléfico colocado nestes graus perde grande parte do seu carácter maléfico invertendo a sua natureza. Estes pontos são particularmente importantes para determinar os momentos auspiciosos (Muhurta) um ramo importante da Astrologia  Védica/Jyotish  que permite determinar os melhores momentos para efectuar acções ou projectos importantes.

Alguns Navamsas a Ter em conta para Previsões com os trânsitos

Existem quatro Navamsas a ter em conta nas previsões:
·         O 36º Navamsa- Karmabham
·         O 64º Navamsa- Sanghatika
·         O 72º Navamsa- Vainashika
·         96º Navamsa- Manasa
Estes Navamsas contam-se em primeiro lugar a partir do Navamsa da Lua mas podem igualmente contar-se a partir do Ascendente e a partir do Sol. Quando planetas maléficos transitam por estes navamsas esse pode ser um período difícil na vida do nativo, com doenças, perda de riqueza e ausência de bem estar psicológico. 
Quando planetas em trânsito  formam conjunção nestes Navamsas, acontecem eventos de grande importância na vida da pessoa, para o bem e para o mal.  O trânsito de planetas lentos como Rahu e Ketu ou os planetas trans-saturninos também produzem acontecimentos significativos, favoráveis ou desfavoráveis. Nos planetas rápidos, como o Sol, Marte, Vénus e Mercúrio também dão resultados mas de menor magnitude. 
As técnicas de Navamsa são complexas  mas, quando aplicadas rigorosamente, permitem fazer previsões precisas de eventos e mostram com clareza o destino individual.

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário