A Correspondência entre Signos e Casas do Horóscopo- O Signo Carneiro e a 1ª casa

ari

A Astrologia é um sistema simbólico baseado na analogia. Tal como a antiga máxima hermética nos diz: «Assim como é em cima, é em baixo», existe uma correspondência  entre os signos e as casas do Zodíaco. Tal correspondência, no entanto, não significa que os signos e as casas são «o mesmo» significa que são inseparáveis e que são as duas faces da mesma realidade que liga a energia vital e as suas formas de expressão no mundo.

A maior parte do público centra-se nos signos e não dá muita importância à relação natural de correspondência entre estes e cada uma das doze casas do Zodíaco. No entanto, para nós que vivemos aqui na Terra, compreender claramente essa relação de correspondência  é vital para entendermos melhor o «nosso signo» e o nosso horóscopo de nascimento.
A fim de chamar a atenção para esta importante relação , inicio hoje a apresentação de alguns aspectos relevantes para compreender esta matéria e tornar deste modo mais clara a compreensão da linguagem astrológica a todos aqueles que gostam de Astrologia.
O Zodíaco simboliza o ciclo das modificações anuais da «força vital» que rege os organismos vivos da Terra. Cada signo e cada um dos  trinta graus de um  signo representam um «modo» dessa força vital 
As casas do horóscopo são secções do espaço por referência ao local de nascimento. Na carta astrológica, cada casa  relaciona-se com uma área particular da nossa vida na existência aqui na Terra. Cada casa mostra um tipo específico de experiências e, pelo seu estado, pelos planetas que a ocupam, etc. mostra como é que essa área particular da nossa vida vai decorrer, neste espaço da existência que é o ambiente concreto do meio em que vivemos

o signo que  preenche  cada  casa mostra o modo como a energia vital se exprime nessa  área de vida-  quais as qualidades que a energia cósmica assume nessa área da nossa vida; 

 os planetas e os aspetos que  estes lançam para as casas do horóscopo mostram, por seu lado, quais as dimensões da nossa personalidade e do nosso destino que se desenvolverão  em cada uma dessas áreas da nossa vida. Eles sublinham cada área da nossa vida com um tipo de experiências que nos vão  marcar em especial, para o bem e para o mal e indicam também quais as áreas da nossa vida que terão uma ênfase maior.

Os seres humanos vivem num mundo concreto e espacial,é através dos significados das casas que os significados dos planetas e dos signos adquirem a sua verdadeira substância. Os signos, só por si, são meras ideias, só adquirem substância quando «encarnam» nas várias casas do Zodíaco.
A Correspondência entre o Signo Carneiro / 1ª Casa do Horóscopo
O signo Carneiro representa a atividade auto-motivada, o impulso para novos começos, o irromper espontâneo e impulsivo da vida nas suas primeiras manifestações; é o início de um novo ciclo, o nascimento de algo, o entusiasmo puro e sem controlo, a expressão imediata da natureza , a primeira explosão da vida, a vontade forte, poderosa e assertiva, o entusiasmo pelo acontecimento do momento mas sem conservar esse interesse por muito tempo; a curiosidade, o espírito aventureiro e pioneiro, a energia do guerreiro que se impacienta se tem que cooperar com os outros;
É o líder auto-suficiente para quem é indiferente obter aprovação ou evitar o desagrado dos outros, a revelação de si próprio sem dissimulação, o espírito honesto e franco, o impulso imediato para a acção, a inteligência orgulhosa , a primeira expressão do espírito no plano físico.
O planeta regente é Marte.
Significados de  Marte: é o «comandante chefe» do exército celeste. Significa a energia, coragem, os irmãos mais novos (e irmãs), as forças armadas, forças policiais, comandantes, administradores, homens em posições ilustres , Terras, engenharia, metais, agentes imobiliários, cirurgia. A sua cor é vermelho, a direcção é o Sul.
A 1ª casa é a casa do self,o Ascendente. Explica em primeiro lugar os aspectos físicos e a saúde da pessoa.
A 1ªcasa  é considerada a mais importante do horóscopo.Representa a estrutura e a compleição física do sujeito, a sua figura e forma, altura, a saúde, vitalidade e tendências naturais com as quais cada um nasce. Mostra a personalidade, o carácter moral, o temperamento, a possibilidade de atingir a fama, o propósito de vida, o nível de sucesso que alcançará a partir do seu próprio esforço, a longevidade e o período do começo da vida (infância). Esta casa mostra a origem, o impulso gerador da motivação, mostra como a alma encarnada se projecta no mundo para conquistar uma identidade pessoal; o projecto de vida que exterioriza os impulsos internos da vontade para dar forma à existência no mundo.
A 1ª casa  indica , no corpo, a cabeça e o cérebro.
Quando esta casa e o seu regente são afectados por planetas maléficos, a saúde e a longevidade e todos os aspectos que têm a ver com a nossa expressão bem sucedida no mundo sofrem. Uma 1ª casa benéfica ajuda a pessoa a atingir o sucesso na vida.
Pelo que foi dito fica clara a correspondência entre o signo Carneiro, o seu regente, Marte, e a1ª casa. Todos se relacionam com o impulso energético originário que inicia, origina, começa a agir: é a energia representada pelo signo Carneiro,fogo enérgico e impulso para a acção que a identidade de cada um de nós pode começar a construir-se no mundo delineando-se num propósito de vida. E, nesse início, as qualidades representadas pelo planeta Marte são essenciais: energia e coragem, bravura para enfrentar o desconhecido, vontade de explorar e de abrir novos caminhos são o único guia que temos quando aparecemos neste mundo e o queremos dominar. E a 1ª casa, representando as nossas qualidades inatas revela a capacidade que teremos para fazer face a todos os desafios que se colocarão à nossa frente.
Apesar desta correspondência, no entanto, não se pode dizer que cada um destes elementos é o mesmo que os outros; na verdade, os signos e as casas são semelhantes analogicamente falando, isto é, ambos partilham significados semelhantes mas expressos numa ordem diferente: as casas são o espaço terrestre onde se desenrola nossa vida; o signos são as «modalidades» da energia de vida que preenchem as casas vitalizando-as com a sua energia. 
 

 

Os signos e ascasas complementam-se e não podem  podem existir, no plano concreto, separadamente. E correspondem-se do mesmo modo que, como diz a máxima, «tal como é em cima, é em baixo».
1ª casa é forte quando:o seu regente está presente na casa ou tem aspecto com ela ou é forte; quando tem planetas benéficos ou recebe aspeto de planetas benéficos ou está rodeada de planetas benéficos (que estão localizados na 12ª e na 2ªcasas).
A 1ª casa é fraca quando:planetas maléficos estão nela colocados, ou têm aspecto com ela, ou está rodeada por planetas maléficos (colocados na 12ª e na 2ª casas) ou quando o seu regente é fraco.
O regente da 1ª casa é forte quando: está colocado na casa que rege ou em signo de exaltação/ mooltrikona ou signo amigo; quando está em aspecto com planetas benéficos ou rodeado de planetas benéficos, quando está colocado em signo amigo na Navamsha.
O regente da 1ª casa é fraco quando: está debilitado, com planetas inimigos, conjunto com planetas maléficos , colocado na3ª 6ª 8ª ou 12ª casas ou em signo inimigo na  Navamsha.
Os trânsitos e a 1ª casa a mudança de um planeta da 12ª casa para a 1ª significa sempre um novo começo e um novo ciclo no mundo exterior, relacionado com os significados do planeta em causa.
Os trânsitos na 1ª casa influenciam e modificam a nossa forma de expressão no mundo , o nosso auto-conceito (identidade pessoal) e o significado que atribuímos à nossa vida e aos nossos projectos pessoais. Indicam por isso muitas vezes uma nova direcção na vida ou o início de novos interesses pessoais.

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário