Correspondência entre o Signo Gémeos, Mercúrio e a 3ª Casa do Horóscopo

compu

Continuamos a mostrar a correspondência entre os signos e as casas do horóscopo. Pode ler uma introdução ao tema no 1º artigo.

Significados do Signo Gémeos:

O signo de Gémeos nos escritos antigos está associado aos  dois pólos da energia criativa divina, feminina e masculina, polaridade negativa e positiva ou macho e fêmea diferenciados. É esta energia polarizada que torna possível todo o desenvolver da criação da vida como a conhecemos. Os escritos esotéricos também se referem a estas energias  primordiais como sendo purusha  (consciência) e prakrity(energia material).  Na mitologia grega, este signo está associado a Castor e Pólux. Esta associação com os gémeos representa uma natureza dual, tanto na mente como no carácter. 
O signo Gémeos é positivo, masculino, mutável. Representa o intelecto, a versatilidade e adaptação, o movimento e a atividade, o espírito inquisitivo, brilhante, criativo, charmoso, cortês, generoso, romântico e otimista; indica extravagância, um espírito livre, desejo de atenção, um modo de ser teatral e brincalhão, espírito aventureiro , sentido de humor, bravura, liderança e diplomacia, gosto pela conversa e pelas interações humanas; mas também, pelo lado negativo significa : temperamento instável e de pouca confiança, enganador e trapaceiro, com fome de adulação, gosta de jogos mentais, briguento, narcisista, egoísta, infantil, rebelde, nervoso, impulsivo, demasiado falador, inconsistente, astuto. 
Os nativos deGémeos são mentalmente muito rápidos a compreender e a aprender, captam facilmente todas as subtilezas de raciocínio, são eloquentes, adaptáveis e diretos, possuem abordagens inovadoras e criativas e  um excelente sentido de humor. Vivem cada momento ao máximo mas são pouco focados e nada pacientes; querem ver o resultado de um projeto ou ideia logo de imediato senão aborrecem-se; são artísticos  e têm  o dom  do discurso, da comunicação oral e escrita, talento e gosto da música, etc.
Gémeos simboliza a rapidez e o movimento, a aprendizagem e a curiosidade para aprender e conhecer;  o amor pelo conhecimento imediato, a mudança e a diversidade em todas as áreas da vida.
 
Significados de Mercúrio
Mercúrio representa a sabedoria e a educação, os amigos, os negócios e as trocas comerciais, a Matemática e o conhecimento científico, o discurso, a escrita e  a impressão, o ensino, a rapidez do espírito, o sentido de  humor. É o indicador dos mercadores.
De acordo com o Linga Purana Mercúrio é filho da Lua e da esposa Rohini. Não tem sexo por isso é neutro: ele muda de acordo com os planetas com os quais está conjunto e a casa em que se encontra. Enquanto a Lua representa a mente espontânea e subjetiva, inseparável das emoções, Mercúrio representa a mente discriminativa e lógica, que nos torna sujeitos de conhecimento opostos a objetos conhecidos. É o intelecto discriminativo de Mercúrio que desenvolve o pensamento moral distinguindo entre o bem e o mal , o benéfico e o maléfico e que  decide de acordo com o seu juízo.
Mercúrio rege os escritores e os leitores, a edição, os  homens de negócios, a inteligência e o discurso, a autoconfiança, o sentido de  humor, a Astrologia e a Matemática, as viagens curtas. É um indicador (Karaka) da inteligência, do comércio, da educação, da comunicação escrita  dos livros e  dos estudiosos; dos ladrões que usam a astúcia para enganar. Esta associação justifica-se porque  é apenas quando a mente é capaz de distinguir o bem do mal que pode fazer escolhas verdadeiramente livres e tomar decisões com caráter moral, para o bem e para o mal.
Mercúrio tem duas faces e confere duas naturezas ao nativo fazendo-o vivenciar  o conflito de forma contínua.  Dá uma aparência física agradável.
Os seus melhores resultados são sentidos  entre os 32 e os 35 anos de idade.
Rege a direção norte .  A sua pedra é a esmeralda.
Significados da 3ª casa 
A 3ª casa tem uma correspondência natural com os significados deMercúrio e do signo Gémeos. É uma casa de Ar, por isso tem uma  relação profunda com o ser humano. Ela refere-se à nossa energia, coragem, aptidões agressivas para dominar o ambiente próximo; representa a escrita, o pensamento, a fala, a educação, a comunicação, as viagens de curta distância; a exposição a novos estímulos e a novas coisas. Os irmãos e  irmãs mais novos também são mostrados por esta casa, bem como aqueles amigos que são como irmãos para nós. E mostra a assistência ou falta dela por parte dos nossos irmãos mais novos.
A 3ª casa mostra o nosso intelecto e disposição, a nossa coragem para alcançar as coisas que desejamos e as capacidades que temos para isso; mostra  a nossa competência para levar até ao fim as tarefas que iniciamos; a nossa força e coragem, longevidade, as complicações mentais e capacidades mentais, a memória, se temos  mente estreita, o esforço e a motivação para realizar qualquer tarefa: a coragem, o espírito, talento e determinação, empreendedorismo, iniciativa para se auto promover, a aptidão para ouvir e o movimento .
A 3ª casa mostra o ambiente próximo e, assim, também revela as relações que temos com os vizinhos, as comunicações e os transportes, a correspondência e a escrita, a mudança de residência, os contratos e os acordos; também indica  a escrita de cartas, as  mudanças em geral, compromissos, contas, ciclos, matemática, editores, notícias e mensageiros, TV, correio, caixas de correio, telégrafo, telefone, computadores e todos os gadgets de comunicação tecnológica, publicações, jornalismo, correspondência, etc. 
A 3ª casa  indica todas as tarefas manuais, desde as associadas às artes que usam as mãos à capacidade para lutar e  para coordenar, a música cujos instrumentos são tocados com as mãos; as massagens terapêuticas; as artes femininas tradicionais. Gémeos e a 3ª casa têm uma relação próxima com as artes pois Gémeos rege as mãos; por outro lado, a 3ª casa, Mercúrio e Gémeos têm relação próxima com o comércio e com  os negócios. A 3ª casa mostra os negócios que se fazem através das trocas e da comunicação, incluindo os transportes e as viagens curtas e frequentes.
Marte é o planeta karaka (indicador geral) da 3ª casa pois é ele que simboliza a coragem e os irmãos mais novos.
No corpo, a 3ª casa rege a garganta e parte baixa do pescoço, as clavículas e omoplatas, o sistema nervoso, sistema respiratório, braços, a parte superior do peito, os ouvidos (especialmente o direito), glândula tiroide.
A 3ª casa é forte quando: o seu regente está em aspeto com ela; quando o seu regente está colocado no signo de exaltação/mooltrikona, próprio signo, signo amigo ou recebe aspecto de planetas benéficos. Quando existem planetas benéficos colocados na 3ª casaA existência de  muitos planetas na 3ª casa só por si não significa que ela seja forte significa que esta área de via da pessoa terá uma ênfase especial.  Uma 3ª casa forte revela que o nativo tem boas capacidades sociais e competências para ser um membro ativo  da sociedade ,capacidades para lidar com as pessoas e  aptidão para o comércio. Também indica boas relações com os irmãos mais novos e com os amigos próximos.
A 3ª casa é fraca quando: não recebe aspeto do seu regente nem de planetas benéficos; quando o seu regente está no signo de debilitação ou signo inimigo; quando recebe aspetos de planetas maléficos ou quando estes estão aí colocados. Se o regente da 3ª casa está relacionado com casas maléficas (8,12).
Pelo exposto fica muito clara a relação de correspondência entre os significados da 3ª casa,  de Gémeos e de Mercúrio. Todos se relacionam com  o surgimento no mundo das primeiras aptidões humanas diferenciadas para controlar o ambiente usando as capacidades mentais e discursivas da mente humana : o intelecto é uma poderosa ferramenta de apropriação e de organização do ambiente próximo; ele permite transformar experiência em conhecimento e inovação levando o homem a transformar o mundo natural num mundo construído e dominado pela técnica e pelo conhecimento.
Neste sentido, a comunicação , as viagens, o comércio e o uso das artes , da escrita e dos conhecimentos lógicos e matemáticos são as marcas específicas da criação humana do mundo civilizado e regido pelas normas científicas , pelo domínio das artes e do discurso que implantam a estrutura da vida coletiva e das interações sociais. É este mundo social que é resultado da ação de Mercúrio e representado pela 3ª casa e pelo signo Gémeos.

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário