Ícones da Cultura Popular- Walt Disney, um Mundo de Imaginação

 

dinsWalt  Disney
5 de Dezembro 1901, 0H 35 M
Illinois Chicago, US 41N 51 ; 87W 39
Timezone: CST 6H W (standard time)
(Espólio de Lois Rodden)
O nome de Walt Disney evoca, no imaginário de jovens e adultos, um mundo inesquecível de maravilhamento e de fantasia. Nascido numa família pobre e tendo passado dificuldades  de todo o tipo, incluindo  uma infância de maus tratos devido ao  pai, sempre pronto a usar a vara nos filhos, Disney desenvolveu um sonho e conseguiu, com a ajuda do irmão, levá-lo a cabo: em 1928 criou o Mickey Mouse que se tornou o personagem de cartoon mais famoso de sempre em todo o mundo; foi o primeiro a juntar música e efeitos a um cartoon, conjuntamente com a animação e, logo que tecnicamente o som se tornou disponível, os seus cartoons animados e musicais – de que Fantasy , uma interpretação visual de música de orquestra, é a máxima expressão- conquistaram a admiração do público. A chegada da tecnologia «techicolor» foi outro trunfo importante. Disney dirigiu uma equipa de jovens criadores que levaram os seus estúdios de cinema a tornarem-se na maior produtora de entretenimento familiar a nível mundial. Outros trunfos se juntaram, como os parques de diversões «Disneylândia». Disney foi o primeiro magnata de Hollywood a aderir à televisão, com documentários sobre a natureza e séries familiares. Tudo isto torna-o um ícone incontornável da cultura popular  do sec. XX.

A Identidade Básica : Ascendente Virgem, Lua Virgem e Sol Escorpião

O Ascendente Virgem   indica geralmente uma pessoa alta e elegante, ativa e que  mantém uma  aparência jovem. Tem um olhar franco e aberto, penetrante e inteligente e olhos muitas vezes azuis, na população caucasiana.

Os nativos de Virgem são moderados e equilibrados, com grande capacidade de perceção acerca de si próprios , mente aguçada e uma capacidade muito grande de análise e de  atenção aos pormenores. Uma das experiências mais importantes dos nativos com Ascendente Virgem é o equilíbrio entre a mente e o corpo pelo que é habitual ver estas pessoas serem cuidadosas com a alimentação e com a saúde.
Os nativos de Virgem são sensíveis e delicados, dominam bem a linguagem e procuram conhecimentos práticos que possam ajudá-los a organizar sistematicamente o seu ambiente. A sua grande capacidade de discriminação pode, quando levada ao extremo, tornar-se em atenção excessiva aos detalhes e gerar um criticismo que não facilita a vida daqueles que trabalham ou cooperam com o nativo. No caso de Disney, é sabido que os seus empregados, geralmente, consideravam-no uma pessoa difícil, muito exigente e inflexível, traços que não é difícil encontrar nos nativos de Virgem, pois  estes tendem a  constituir um sistema de princípios e valores e estes guiam a sua perceção do mundo de forma muitas vezes rígida: tudo o que não se coaduna com essa ordem  é excluído. Virgem é muito perfecionista mas tem uma ideia formada sobre o que é a «perfeição» e tudo tem que coincidir com ela.
A Lua em Virgem  associada ao Ascendente Virgem  acentua as características práticas do nativo. O signo Virgem tem elemento Terra e  a sua energia é mutável. A mente deste nativo tem uma aptidão natural para aprender qualquer assunto ou competência, aspeto observável na história de Disney que começou a trabalhar aos 10 anos, saiu de casa aos 16 e frequentou  várias escolas para dominar as competências de que precisava para realizar os seus objetivos: desenho, animação, design de parques etc. Esta flexibilidade para aprender tudo o que era necessário para construir o seu  império de entretenimento é exemplo claro das capacidades do signo Virgem.
O Sol em Escorpião tem elemento Água e a sua energia é fixa. Os elementos Água e Terra misturam-se harmoniosamente, combinando-se numa nova expressão de energia. E se a Lua em Virgem  pode ser pouco ambiciosa , o Sol em Escorpião está decididamente envolvido no projeto de adquirir influência e poder. Assim, ao mesmo tempo que a personalidade com esta combinação é reservada, discreta e mesmo secreta, não se revelando abertamente  nas interações com os outros, possui uma determinação inabalável e um sentido muito forte de direção, sabendo muito bem para onde deseja ir. As característica combinadas de Virgem e Escorpião uma capacidade de planificação e de organização que levam as ideias à sua concretização, de forma determinada. Disney era um conservador em muitos aspetos mas apostou fortemente no seu sonho, correu riscos financeiros grandes em todos os seus empreendimentos mas a fortíssima intuição catapultou-o sempre para  mais sucesso ,  influência e  poder.

As Assinaturas Específicas do Destino no Horóscopo

A Lua está colocada na 1ª casa, em signo amigo.  Esta posição da Lua indica uma mente bastante subjetiva  e com alguma dificuldade para se distanciar do objeto do seu pensamento. Por outro lado, está em Virgem, indicando capacidade de organização, esquematização e atenção aos pormenores. Revela também uma pessoa bastante  focada nas suas experiências pessoais, mais do que no mundo exterior.  A Lua rege a 11ª casa do horóscopo, a casa da realização dos desejos e esta posição indica que o nativo realizaria os seus desejos e ambições. A 11ª casa também significa o irmão mais velho e, mais uma vez, este foi decisivo para o sucesso de Disney e a  sua acumulação  de riqueza.
O Sol  está bem colocado na 3ª casa, em conjunção com o regente do Ascendente , Mercúrio formando o yoga Nipuna, que indica talento, inteligência e motivação ao serviço da realização das ambições pessoais. A colocação na 3ª casa indica lutas e muito esforço pessoal até atingir o sucesso mas, sendo uma casa upachaya (de crescimento) o sucesso acabaria por chegar. O Sol rege a 12ª casa e a sua presença aqui mostra uma enorme intuição acerca dos procedimentos certos para atingir a visibilidade e o sucesso e Mercúrio, sendo regente da1ª e da 10ª casas é um planeta yogakaraka, impelindo para o sucesso e para as realizações no mundo, embora para isso tenha exigido grande aplicação dos esforços pessoais.
A 4ª casa do contentamento  e felicidade pessoal contém o regente do signo, Júpiter  mas também Marte e Saturno, dois grandes maléficos. Júpiter é também um yogakaraka pois rege a 4ª e a 7ª casa duas casas kendra e exerce um papel protetor ao nível dos bens e das propriedades. Saturno rege a 5ª casa  e, enquanto tal, mostra sorte em obter bens e propriedades devido a créditos trazidos para esta existência, inteligência, grande facilidade em aprender; mas, enquanto regente da 6ª casa indica conflitos familiares, pouca felicidade e doença no final da vida. Disney faleceu na sequência de uma operação cirúrgica a um tumor cancerígeno. O planeta  Marte também produz danos nesta casa pois  é um «grande inimigo» para o Ascendente Virgem  por ter a regência de duas casas maléficas, a  3ª e a8ª  e também indica um final da vida com doença.
Vénus  na 5ª casa  em signo amigo indica grande desejo de sucesso e capacidade para usar a inteligência e a criatividade para o alcançar. Além do mais,Vénus rege a 9ª casa  do horóscopo, a que se refere à  sorte ou o que está destinado nesta vida e também rege a 2ª casa  da acumulação de riqueza. Esta é uma das melhores posições de Vénus  indicando também que o sucesso estará ligado a um dos temas da 5ª casa  como a arte, a representação, o entretenimento.
Os nodos estão no eixo2ª /8ª  casas . Rahu na 2ª casa  pode indicar um desejo insaciável para acumular riqueza e Ketu na8ª pode indicar grande materialismo. Seja como for,  a pessoa pode alcançar muita riqueza mas a sua felicidade pessoal sofrerá bastante.Ketu na 8ª casa também prejudica a saúde, a felicidade conjugal  e a longevidade. Esta colocação dos nodos indica que a pessoa deve aprender o carácter temporário de todas as posses e a importância do desenvolvimento espiritual, o único a poder conferir serenidade interior.
Entre as assinaturas (yogas) salienta-se: o Gaja-kesari formado pela posição em kendras mútuas da Lua e de Júpiter e que favorece a fama e o sucesso; o Rajayoga  entre Júpiter e Marte  e que indica sucesso e altas realizações; 3 yogas Raja Sambandha envolvendo Mercúrio (dispositor do amatya karaka é também o regente da 10ª casa) e  Júpiter e Saturno– Júpiter é oplaneta atmakaraka  e Saturno é  o seu «ministro executor», o amatya karaka e estão em conjunção. Êstas assinaturas revelam que o nativo se tornaria uma pessoa importante e influente na sociedade.Marte, Júpiter e  Saturno  estão também colocados na 2ª casa  a partir do Sol formando o yoga Vesi, que indica uma pessoa de princípios e fiel àquilo em que acredita. Júpiter  colocado no próprio signo em casa kendra forma o yoga Hamsa que indica que a pessoa tem interesses espirituais e será respeitada. Etc
Confirmação pela Navamsha
O Ascendente da  Navamsha «cai» na 5ª casa do horóscopo natal, revelando a importância dos créditos de sorte trazidos para esta existência e a importância do mundo da criatividade e do entretenimento para a realização do destino individual. O regente do Ascendente desta varga está na 10ª casa da visibilidade pública e da fama. Está acompanhado por Júpiter  regente da3ª  e da 12ª casas. Enquanto regente da 12ª Júpiter indica que a projeção pública pode ser ensombrada com alguns momentos de ausência de reconhecimento que trazem um sentimento de solidão. Disney foi, segundo alguns biógrafos, várias vezes alvo de acusações sem fundamento mas que foram notícia, como a acusação de antissemitismo e de racismo, além de outras coisas.
A presença do Sol na12ª casa revela o sentimento de isolamento interior, ao mesmo tempo que mostra a possibilidade de prestar serviço aos outros como missão na vida. E, sejam quais forem as características da personalidade deste homem,  o mundo extraordinário de fantasia que ele criou e fez viver alegrou e ajudou  várias gerações de seres humanos a crescer com um sentimento de harmonia que o autor nunca teve na sua infância. Isso é serviço incontestável à humanidade por muito que ele também tenha ganho materialmente com isso.
O regente da 9ª casa que é também o regente do Ascendente do horóscopo natal, Mercúrio, está localizado na 8ª casa da Navamsha o que  é significativo, dados os problemas de Disney com o pai, sempre pronto a usar de violência com os filhos e nada dado a acarinhá-los. Marte está também em conjunção com Mercúrio na 8ª casa; não favorece  a concórdia conjugal nem a felicidade das parcerias em geral. A Lua regente da 7ª casa da Navamsha, está colocada na 6ª reforçando este aspeto na vida de Disney. Ele foi um defensor compulsivo dos valores tradicionais, ao ponto de deixar de falar com o amigo, o ator Spencer Tracy, quando este, continuando casado, iniciou uma relação  extra-conjugal com a atriz Katherine Hepburn, mas todos os indícios astrológicos da sua carta indicam pouca felicidade no plano afetivo ao longo da vida. Muitos yogas de sucesso no plano material asseguram riqueza, poder e influência mas não necessariamente felicidade e contentamento pessoal.
Nos anos da sua  maior criatividade- e que, segundo os críticos que analisam o contributo de Disney foram  os anos 30 e 40 do sec. XX – estava ativo o período principal – mahadasha- de Júpiter ,planeta yogakaraka no seu horóscopo. No final do sasha seguinte, de Saturno- de  29 Novembro 1947 a 29 de Novembro de 1966, adoeceu e descobriu-se que tinha um tumor num pulmão. O período dasha  de Mercúrio, o planeta  regente do seu Ascendente começou em 29 de Novembro de 1966. Apenas alguns dias depois, no sub-período também de Mercurio, a 15 de Dezembro, faleceu com hemorragia massiva após uma intervenção cirúrgica. Mercúrio rege o sistema respiratório e os pulmões e , na carta natal de Disney, rege o Ascendente que representa  o corpo físico: uma vida a fumar 3 maços de tabaco por dia  fê-lo colapsar subitamente por motivo de doença:  este significado  também é partilhado pelo facto de Mercúrio reger, na Navamsha, a 6ª casa ,relacionada com obstáculos e  com a doença.

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário