A Correspondência entre a 8ª Casa do Horóscopo, o Signo Escorpião e o Planeta Marte

Os Significados Gerais da 8ª Casa do Horóscopo
A 8ª casa do horóscopo tem uma dupla dimensão: material e espiritual. É uma casa que encerra muitos aspetos complexos e difíceis de entender porque é uma casa de transição, de transformação e de recomeço no desenvolvimento do self.
A manifestação pujante da vida individualizada no plano terreno, iniciada com o signo de Carneiro (Aries), e continuada com o signo de Touro, que permitiu o desenvolvimento de recursos para dominar o mundo material e desenvolver nele todo um conjunto de experiências físicas e sensoriais, encontra no signo de Escorpião uma crise, correspondente à necessidade de rever o processo de autodesenvolvimento feito até então e questionar a existência material nos seus objetivos e todos os laços que, emaranhados no desejo, impedem a continuação do crescimento: todos os prazeres e poder alcançado no mundo são também grilhões que glorificam o nosso ego mas assentam na ilusão de que toda a realidade acaba aí.
As experiências da 8ª casa, com súbitas reviravoltas e inversões na vida da pessoa servem para catapultar o indivíduo para o questionamento de todas as limitações que ele deixou que se agarrassem ao seu ser e que não o deixam crescer mais. Nesta casa do horóscopo estão sintetizadas as experiências que os místicos tantas vezes designaram como a «descida aos infernos» da alma,- a «obra ao negro»- para que esta perca as ilusões acerca de todas as posses adquiridas no mundo material e compreenda que há outras experiências- experiências da alma- que só podem desenvolver-se operando uma transfiguração no modo de ser. É preciso que cada um de nós se dê conta da condição mortal do corpo e de todas as posses deste mundo para começar a entrever uma outra realidade escondida e que tem uma causa mais essencial.
A 8ª casa  é uma casa de morte -literal e simbólica- de mudanças drásticas , intensas e súbitas. As suas experiências são ativadas pelo dasha do planeta regente (ou dos planetas nela colocados) e pelos trânsitos, sobretudo dos planetas lentos.Quando esses trânsitos são referentes aos planetas maléficos (Saturno, Marte, Rahu/Ketu), libertam na nossa vida eventos associados ao nosso Karma negativo.
A 8ª casa é  dusthana, isto é, maléfica e, sendo a 12ª (perda) a partir da9ª  (sorte) é considerada uma casa de infortúnio. Mas isto é assim essencialmente no plano material porque traz muitas vezes perdas, obstáculos, morte, desapontamentos, reviravoltas e inversões do destino, escândalos, divórcio, doenças crónicas…. mas encerra também o significado espiritual de descoberta da realidade mais essencial e imortal que jaz no nosso ser. Infelizmente esta descoberta parece estar sempre associada, na vida humana, ao sofrimento e à dor. Por alguma razão a felicidade parece impelir-nos para o prazer do gozo material e é a experiência da dor que nos acorda para a espiritualidade.
A 8ª casa é também  «moksha»isto é, de salvação. E este significado corrobora exatamente o que acabámos de escrever: as experiências desta casa fazem-nos chegar ao limite do que podemos suportar em alguma área da nossa vida, ativando medos e inseguranças mas é também uma casa de transição que nos mostra que, chegados ao extremos da dor e da perda, há um reverso de renascimento e de recomeço.
Neste sentido, a 8ª casa simboliza o início do processo de retorno ao plano espiritual: após todas as experiências de exploração e usufruto do mundo material, iniciadas com a encarnação da alma, esta tem que voltar a lembrar-se de qual é a sua origem , deve começa a aspirar novamente ao plano da espiritualidade, levando consigo o bem inestimável de todas as experiências no plano material, agora fecundadas com uma nova capacidade de compreensão, que é simultaneamente sensorial e espiritual: Com o signo de Touro teve início o desenvolvimento de recursos para o homem conseguir dominar e sobreviver no plano sensível da vida terrena; com Escorpião tem início o processo de desenvolvimento de recursos para viver o plano espiritual.
Quando o regente da 8ª casa ou algum planeta lá colocado iniciam o seu período dasha, sentimos inexoravelmente alguma perda ou mudança drástica na nossa vida : pode ser no emprego, no casamento, na morte de alguém chegado… mas, inevitavelmente, tudo isso se reflete em mudanças profundas no interior de nós. Esta casa simboliza a morte do ego, a luta entre o eu mundano que se habituou aos prazeres deste mundo e as necessidades mais profundas da alma. E, para que estas sejam reconhecidas, o ego tem que ser muitas vezes humilhado ou derrotado.
A 8ª casa também significa os bens do outro, qualquer outro, embora também muito particularmente do outro que é o cônjuge ou nosso parceiro de negócios. Por essa razão está também associada a heranças ou legados, testamentos, seguros, etc. Também mostra a capacidade do nosso cônjuge para lidar com o dinheiro.
A relação desta casa com a morte torna-a também uma casa que permite analisar a longevidade, o tipo de morte destinada, etc. a relação com as reviravoltas e os «golpes de sorte», também associa esta casa a recebimento de dinheiro inesperado. Outros significados associados a esta casa são: transformação e regeneração, derrota, insultos, sexualidade, dinheiro não ganho , assuntos ocultos e morte.
No corpo a 8ª casa rege a glândula da próstata, os órgãos reprodutores e o cólon.
Os significados da 8ª casa  notam-se em primeiro lugar na família a que pertencemos e relacionam-se com a escuridão no íntimo de nós que precisa de ser transformada e curada. Esta casa remete para a dimensão da psique inconsciente, onde guardámos as experiências que nos fizeram sentir impotentes, envergonhados e sem esperança e que precisamos de trazer à superfície para superarmos. Tal como acontece com o animal que dá nome ao signo que corresponde a esta casa, as suas experiências significam um ponto onde já não pode haver recuo: ou nos transformamos e seguimos em frente ou destruímo-nos.
Significados Gerais do Signo Escorpião
Escorpião é um signo irrequieto, embora isso não seja visível à superfície :  luta intimamente com a intensidade das suas paixões e desejos; mas exteriormente aparenta a mais completa imobilidade. Este signo é o signo da paixão, do mistério e do segredo: sente o impulso para ir às profundezas e trazer à superfície o que está escondido.
O elemento de Escorpião é a Água, profunda e escura, simbolizando as poderosas forças que atuam na psique , cuja natureza é profundamente emocional e que são em parte inconscientes, embora capazes de abalar as estruturas do ego com a sua intensidade.
Escorpião cria um sentimento de descontentamento interior que surge a partir das conquistas no mundo material e que impulsiona a pessoa, através de estados de tensão, a procurar a regeneração.
Escorpião é um signo secretivo, apaixonado, magnético e vigoroso, intenso, muito competitivo e motivado para a luta, podendo orientar-se para o exterior e desenvolver uma luta de vontades com os outros ou virar-se para o seu interior e operar uma transformação no seu modo de ser.
Nas características psicológicas do signo notamos uma mente aguçada e rápida, inteligência e intuição profunda, determinação que se transforma muitas vezes em obstinação, ideias, fixas, dificuldade em aceitar a influência de outros, rejeição de todas as imposições externas, auto- confiança, perspicácia e sagacidade, resistência, carisma, orgulho e possessividade, independência, espírito competitivo, orgulho, postura sarcástica e muitas vezes agressiva perante os outros, criticismo e ciúme em relação aos outros; pelo lado positivo, indicamos a lealdade e generosidade para com os que ama, energia e coragem.
É possivel encontrar dois tipos, como em geral em todos os signos mas notadamente em Escorpião : um mais evoluído , controlando os sentidos e revelando capacidade para se transformar, espiritual e com mente inquisitiva, interessada pela investigação em áreas científicas, sobretudo a Química, ou por qualquer campo de atividade associado à investigação de mistérios, etc. É uma pessoa que se faz a si própria e desenvolve uma visão muitas vezes mística ou espiritual sobre a vida. Não gosta de mexericos nem de conversa vazia, é frugal mas capaz de apreciar todos os prazeres da vida. É verdadeiro, leal e de confiança ( a menos que seja traído) ; o menos evoluído pode ser rude, orgulhoso , cruel, tirânico,ansiando sempre controlar os outros com quem interage, extremista, manifestando fortes «gosto» e «não gosto» e incapaz de cooperar, manipulador emocional nato e criando uma má reputação nas interações que vai formando. Revela mau génio, podendo irritar-se com grande facilidade e, em caso de traição ou desconsideração, revela-se vingativo e cruel.
A experiência essencial de Escorpião é a da transmutação do ego – do modo  sensorial para o  espiritual- através da libertação de todo o descontentamento e emoções recalcadas ou mantidas inconscientes mas que vão gerando , num nível mais profundo, sentimentos de ressentimento e de  sofrimento emocional. O signo significa o enfrentar de todos esses fatores da psique de modo a libertá-los para seguir em frente numa nova etapa de desenvolvimento pessoal.
Escorpião está associado a sorte financeira embora os nativos sejam incapazes, habitualmente, de poupar. No corpo Escorpião rege os órgãos reprodutores e o ânus.
 
Significados Gerais de Marte em Escorpião
Marte é o planeta que simboliza a energia, a coragem, a paixão, a ação, o sentimento de preenchimento e contentamento quando completamos uma tarefa na qual nos empenhámos e investimos todo o nosso esforço; é uma energia agressiva mas, quando está colocado positivamente, permite-nos focar a energia para realizarmos os nossos objetivos; se mal colocado, produz ferimentos e acidentes.
A energia de Marte não é má em si mesma, ela é fundamental porque sem ela a ação não seria possível: é ela que nos dá a motivação, a estamina e o entusiasmo para passarmos das intenções às acções; dos projetos idealizados para aqueles que são concretizados.
Marte está associado à energia motivacional da ação e significa terras e propriedade imobiliária, afetando todos os assuntos relacionados. Também se relaciona com o fogo e com os processos de destruição/ regeneração: a sua energia é tanto a da arma que fere para matar como a do bisturi que fere para curar; Marte é uma energia capaz de ser aplicada no imediato, por isso rege a emergência e a urgência; é agressão mas também resistência, persistência e capacidade de concretização.
Marte representa um tipo de energia que precisa de ser orientada por propósitos e objetivos. São estes que definem valorativamente essa energia, que tanto pode ser usada para o bem como para o mal. Mas isso é por escolha do indivíduo.
Marte é o guerreiro, é a raiva mas também a paixão, a capacidade para agir rapidamente, salvando uma situação; é o desejo que nos dá força para prosseguir com uma ação, a ferida que nos magoa mas também nos pode curar. É a vitalidade do sangue que espalha a vida e fortalece os músculos do corpo, o espírito de convicção, a energia sexual , o fogo , a raiva e a arma do criminoso mas também a coragem e a bravura que agem rapidamente para salvar uma vida que está em perigo.
Pelos significados exposto, compreende-se a associação de Marte com a casa e o signo da transformação e da mudança radical nas nossas vidas: Marte, como símbolo da iniciativa e da coragem, indica que qualquer transformação só pode ter lugar com um corte ou rotura com algo que existia antes e só acontece quando o indivíduo se empenha ativamente na mudança; a 8ª casa é uma casa de batalha do indivíduo com os seus demónios interiores ou do indivíduo com os seus parceiros no mundo. E a força que move todas as batalhas é a força de Marte.

1 opinião sobre “A Correspondência entre a 8ª Casa do Horóscopo, o Signo Escorpião e o Planeta Marte”

  1. Boa noite,

    Conheço 4 indivíduos com marte em escorpião, todos eles são homens de negócio e nenhum deles tem uma personagem vincada. Para além disso todos eles têm um factor em comum: o de serem reconhecidos socialmente pelo seu êxito. No entanto, o seu êxito se deve ou à exploração de mão-de-obra barata ou mantêm uma relação porque visam um determinado fim: o aumento do seu rendimento pessoal.
    São essencialmente pessoas com pouca ética e escrúpulos, onde a acção é sempre feita de forma velada e sem lançar suspeitas, os inimigos são marcados mas o ataque e subreptício deixando sempre em dúvida se houve ou não “falcatrua” da parte deles pois nada disso pode “transpirar” cá para fora. Pessoas com marte em carneiro e capricórnio é que lindam bem com este tipo de personalidades que odeiam a frontalidade e rectidão de carácter.

    Sinto que, apesar de marte reger escorpião, este não é um bom posicionamento, isto porque de todos os signos do zodíaco, a energia de escorpião para ser expressa é necessário que o nível de consciência seja mesmo muito elevado. Marte nesta posição parece-me melhor para renovação interior do que para áqueles que se preocupam essencialmente, em acções e empreendimentos mundanos… Já conheci, infelizmente, muita gente medíocre com este aspecto..

    Para além disso, tenho vindo a concluir que a mapas natais que parecem prometer um grande potencial de crescimento,o rasi chart está “recheado” de assinaturas,de yogas, planetas exaltados que favorecem o carácter e o sucesso mundano mas depois são pessoas preguiçosas ,fleumáticas e com pouca concretização na vida. O excesso de aspectos benéficos tornam-nas inertes… Há poucos desafios e há demasiadas bênçãos.. Acho isso estranho e incrível ao mesmo tempo!

    Ás vezes a intuição sobrepõem-se ás técnicas de análise, a Astrologia não é uma linguagem linear mas inspirada…

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário