Os Signos do Zodíaco e o Amor- Carneiro (Aries) , Excitação e Aventura

 

Características  Gerais da Personalidade de Carneiro (Aries)

As pessoas que nasceram com o Ascendente, a Lua ou o Sol  no signo de Carneiro (Aries) têm um espírito jovem. Este signo representa a vida pujante de  excitação e de entusiasmo, de energia e de desejo para se aventurar pelo mundo. Seja homem ou mulher, não é possível mantê-lo(a)  numa vida rotineira e repetitiva por muito tempo: rapidamente  fartar-se-á e seguirá  o seu próprio caminho,  sem hesitação e com um enorme suspiro de alívio.
 
Carneiro  é um signo de Fogo e, por isso, é determinado , ambicioso e direcionado; e é um signo cardinal, isto é, um signo de iniciativa e de ação. Por isso é difícil ter estas pessoas paradas ou vê-las assumir papeis apagados ou subordinados: gostam de liderar, de ser os primeiros,  de sentir e testar as suas capacidades para singrar na vida. São entusiásticos, impulsivos, agressivos, excitam-se com qualquer novidade que lhes permite fazer coisas  novas, são brincalhões e têm energia para dar e vender, numa expressão que pode ser muito física.
 
Carneiro é um signo inteligente e espirituoso: os nativos gostam de brincar, de fazer piadas, de manter o entusiasmo que exprimem usando a palavra , nem sempre com grande tato, em relação aos outros mas sem intenção maliciosa. Manifestam assim o otimismo e a  alegria  geral de viver que os caracteriza no seu melhor. Muitas vezes dominadores e «mandões» (ambos os sexos) são na verdade como crianças no ímpeto da sua força de vida, desejando obter a aprovação e a apreciação dos outros.
 
As pessoas deste signo  são francas e diretas, podendo parecer  agressivas ou rudes aos olhos dos outros, sobretudo dos signos de Água (principalmente Caranguejo e Peixes). Isto é fruto , na maior parte das vezes, da exuberância natural do signo mas também se explica pelas características de narcisismo e egocentrismo  comum no signo e que leva estes nativos a centrarem-se mais nas suas próprias necessidades e interesses do que nas dos outros, que passam para segundo plano ou são, muitas vezes, esquecidas. Este aspeto é natural, se atendermos à simbologia do signo que representa a descoberta do self nas suas primeiras manifestações no mundo. Daí que a liberdade e a independência sejam fatores muito fortes na sua  motivação interior .
 
Os nativos de Carneiro precisam de atividade constante nas suas vidas por isso, se você é daqueles que  idealizam uma vida «estável e segura» e um cenário em que  a vida do lar é o seu paraíso,  pense duas vezes se  a paixão  o (a) fizer cruzar-se com uma pessoa de  Carneiro na sua vida:  a estabilidade é o primeiro passo para matar de aborrecimento estas pessoas.
 
Os nativos de Carneiro gostam de viver a vida espontaneamente: não entendem as «garantias de segurança» de que outros precisam, nem os planos que traçam repetidamente em relação ao futuro: gostam de se lançar de cabeça logo que alguma situação os faz saltar de entusiasmo e de desejo de agir. Precisam de se  aventurar pelo desconhecido, de provar as suas qualidades de coragem, determinação, etc. Carneiro é um signo regido pelo planeta Marte, o príncipe dos guerreiros e cada nativo sente em si esta necessidade de provar o  seu valor, de  forma que põem à prova muitas vezes a coragem e mesmo a força física. É por isso que tantas pessoas com este signo forte no horóscopo estão ligadas ao atletismo, a forças de segurança e militares, etc. Quando a vida explode com a sua energia no mundo a sua natureza  é muito física e é isso que é denotado por este signo de Carneiro  embora também se trate de um signo que «vive na cabeça» conhecido pela racionalidade e pela criatividade intuitiva. Nasceu para liderar e para  gerir e pode ser muito dominador(a), mas é igualmente uma personalidade magnética e encantadora, fazendo amizades com grande facilidade (mantê-las é que é mais difícil).
 

Os Nativos de Carneiro (Aries) e o Amor

Carneiro possui uma grande exuberância na manifestação das emoções e sentimentos, sobretudo quando estas se relacionam com a diversão e com o seu desejo constante de excitação.
O nativo de Carneirocomo os signos de Fogo em geral, é um sonhador. Precisa de ter algum objetivo ou sonho para realizar, para vivenciar interiormente uma espécie de batalha em que ele pode «fazer a diferença» e espalhar a luz pelo mundo. Na sua alma é uma espécie de« D. Quixote» que  acredita estar numa missão em que é o herói que salva a (o ) amada(o) de infames dragões.  Assim, a primeira lição a aprender para alguém que deseja conquistar o amor de um nativo de Carneiro é perceber que o seu entusiasmo e alegria de viver são alimentados pelos seus sonhos: em cada nova paixão, Carneiro vive uma fantasia que nasce dentro e que ele projeta para o mundo exterior sob a forma de entusiasmo e de alegria.  Neste sentido, o pior que lhe pode acontecer é um(a) parceiro(a) sempre a chamá-lo à «realidade» e a querer envolvê-lo (a) nos pequenos problemas  e preocupações que povoam o dia a dia. Fugirá dessa situação sem hesitar na primeiríssima curva que encontrar  para manter viva a chama que faz a sua alma viver.
 
O nativo de Carneirohomem ou mulher, pode ser bastante autocentrado e egocêntrico mas também é amigável, gentil e encantador, devolvendo ao (à) parceiro(a) toda a gentileza e cuidados de que é alvo. É que, na dinâmica do signo de Carneiro, está o signo oposto, Balança (Libra) e o inerente desejo de relacionamento: Carneiro deseja ser amado e apreciado ,não é um asceta, precisa de amor para se sentir equilibrado. E pode dizer-se que, quando está apaixonado transforma-se num  poeta cheio de entusiasmo e de espírito, apreciando os rituais de corte, que são a parte dos relacionamentos que mais o (a) entusiasmam. É capaz de ser muito carinhoso e de mostrar consideração pelas necessidades do (a) parceiro (a). Mas exige o mesmo em troca,  sentindo-se bastante infeliz quando as suas necessidades  são negligenciadas. Para este signo a conquista do outro é uma parte muito importante da experiência amorosa por isso  uma forma inteligente de suscitar o seu interesse é  fazer-se um pouco  «difícil»: a aceitação sem luta do outro às suas investidas pode bem acabar com o seu entusiasmo inicial. Carneiro é dominador mas não sente entusiasmo nenhum por pessoas submissas. Em grande parte a corte é um ritual  de «caça» e ele precisa do entusiasmo da perseguição e da luta  da qual sai vencedor, para se sentir realizado na relação.
 
Carneiro apaixona-se facilmente mas o difícil é manter o interesse e o entusiasmo inicial. Se a relação cai rapidamente na rotina o mais provável é que ele perca o interesse e vá embora. Para que um relacionamento  com um nativo de Carneiro tenha boas hipóteses de se manter, é preciso um parceiro ativo e que esteja disposto a embarcar na aventura: viagens, muitas vezes decididas no momento, respeito pelas fantasias e  «romantismo» muito próprios do nativo, variedade e criatividade, esforço físico (atividade ao ar livre, disponibilidade para exercício, incluindo a prática de desporto, encorajamento do espírito de competição etc).
 
O espírito competitivo e a tendência para considerar as experiências de vida como uma luta e um teste às suas próprias capacidades, bem como o desejo de ser um vencedor fazem com que o nativo de Carneiro tenha dificuldade em ser abandonado pelo parceiro. Se é ele a deixar o outro (ou outra) não se detém muito a pensar na possibilidade de esse gesto poder ser causador de sofrimento emocional; mas se é o outro a deixá-lo (a) a situação  transforma-se numa luta ou competição de que ele pretende sair vencedor e pode tentar convencer o outro(a) a ficar consigo.
 
 É preciso ter um espírito semelhante ao deste nativo para aguentar  toda a necessidade de excitação de que ele necessita para permanecer na relação quando esse momento inicial de paixão desaparece. E é aqui que, por vezes, a falta de maturidade deste nativo o leva a procurar um novo relacionamento em vez de amadurecer numa relação que passa das emoções desenfreadas iniciais para uma outra mais consistente construída através das experiências partilhadas que geram sentimentos mais duradouros.
Compatibilidade Astrológica  Amorosa com o Signo de Carneiro
Para alguns signos é estonteante o ritmo e a excitação de que este nativo precisa para se sentir «vivo» numa relação. Pode ser muito desgastante tentar agradar aos nativos deste signo, a menos que você seja do mesmo signo ou tenha uma presença forte de signos de Fogo nos elementos básicos do seu horóscopo.
Os signos de Água ,particularmente, sentem-se atordoados com a brusquidão, rapidez e exuberância do signo  Carneiro, que sentem muitas vezes como falta de sensibilidade ou agressividade.
Os signos de Terra são demasiado práticos e têm um ritmo muito lento para se poderem adaptar a este signo: gostam de rotinas, são conservadores e gostam pouco ou nada de mudanças.
Com os signos de Ar,  Carneiro partilha o gosto pela liberdade, a independência, a verbosidade e o espírito social, havendo boa compatibilidade.
 
Com os signos de Fogo há partilha de natureza e de modos de expressão havendo um bom entendimento embora, claro está, também possa haver luta de vontades e oposição de vaidades pessoais (por ex., na relação entre  Carneiro e Leão) mas os nativos destes signos compreendem bem  as necessidades um do outro.
 
Mas o grande desafio para qualquer nativo de Carneiro é mesmo o de conseguir manter  relacionamentos duradouros e bem fundados emocionalmente, nos quais não se sinta limitado e constrangido pelo parceiro.
Nota:  Por favor note  que ninguém exprime as qualidades puras de um signo uma vez que a personalidade de cada um é sempre constituída por uma mescla de influências entre vários signos. As referências dadas devem por isso ser vistas como tendo caráter geral.

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário