As Minhas Competências e a Minha Riqueza- a 2ª Casa do Horóscopo

Características da 2ª Casa do Horóscopo

A 2ª casa indica as riquezas que acumulamos na vida, os bens materiais, espirituais, ou conhecimentos ou competências. Tudo o que pode ser acumulado  e guardado, incluindo a família, é significado  por esta casa
A 2ª casa indica os esforços para implementar a nossa vocação ou dharma.  Relaciona-se com os ganhos, a capacidade para acumular lucros depois das despesas e gastos.
A 2ª casa mostra a aparência da nossa face, podendo indicar  beleza e significa a boca, indicando o nosso apetite, hábitos de alimentação e estilo de vida. Também representa  as bochechas, a garganta, a língua, queixo, os olhos.
Mostra a nossa habilidade para comunicar através do discursoe a nossa qualificação educacional. Mostra como agimos e nos exprimimos no dia a dia para comunicar. Também indica o período da infância.
A 2ª casa é conhecida como uma casa «panfar»- casa seguinte a uma casa angular; também é designada como «casa maraka»- relacionada com  a morte do nativo; casa da riqueza e do discurso (fala). 
Entre os significados da segunda casa  salientamos dinheiro, discurso, família, visão, olho direito,  motivo da morte do parceiro, ideias, poupanças,  face,  bem estar físico, professores, advogados, banqueiros, mercados bolsistas, vizinhos, documentação, assuntos de dinheiro, esforços próprios, acumulação, recibos para 2ª casa, ouro, prata, rubis, pérolas, propriedade acumulada, nariz, educação.
Júpiter é o significador desta casa  para o dinheiro e os assuntos de família. Mercúrio é o significador para o discurso. Os olhos são regidos pelo Sol e pela Lua.
 A análise da 2ª casa permite explicar os assuntos familiares– o ambiente doméstico– , as finanças. As prendas recebidas de um irmão mais novo  também  são significadas por esta casa.
A 2ª casa forma um par dialéctico com a 8ª casa; por isso, o significado de cada  uma deve ser visto em complemento com o significado da outra: a segunda casa é a casa do desenvolvimento individual  das competências e da acumulação de riquezas conforme explicado; a casa representa a acumulação a partir da interacção com o parceiro de vida, significa os bens dele e, por causa disso, também  os bens obtidos por  herança. Também significa a possibilidade de perda dos bens e riquezas materiais acumulados na 2ª casa.
Mas estas casas também podem ser vistas segundo outro ponto de vista: na 2ª casa  adquirimos meios para garantir a existência no mundo material;  estamos mergulhados no mundo material  e, como tal, o foco da nossa vida é desenvolver ao máximo a nossa capacidade para acumular bens neste plano de existência para cumprirmos a nossa vocação de vida;
Na 8ª casaatingimos o pico do desenvolvimento material e precisamos de  regenerar os nossos esforços num sentido já não material mas espiritual:  precisamos de compreender que os bens materiais têm a função de nos permitir cumprir a missão de vida tal como ela é apontada pelo Karma individual mas não são um fim em si mesmo, são um meio para o desenvolvimento da missão do self nesta vida e, tal como a expressão física do self tem que morrer, todas as nossas posses terrenas estão destinadas a desaparecer ou, pelo menos, a nossa posse em relação a elas tem uma duração determinada e finita no tempo.Assim, na 8ª casa aprendemos a desvincular-nos dos bens materiais que acumulamos pela 2ª casa e descobrimos que a nossa expressão essencial não se reduz  a eles.

Os Aspectos à 2ª Casa  e ao seu Regente e o seu Significado

Quando  Mercúrio está conjunto com a Lua ou com Júpiter  na 2ª casa  o resultado é benéfico em termos financeiros.
Quando o regente da 2ª  e o regente da 3ª casas estão relacionados, forma-se uma «assinatura astrológica »* designada por  Khal Yoga que provoca altos e baixos na vida da pessoa, pode provocar crises financeiras, desvios morais, etc. 
A relação entre os regentes da 2ª e da 4ª casas forma um yoga auspicioso  que favorece a educação, o suporte familiar e a herança de riqueza material.
A relação entre o regente da 2ª  e o da 5ª casa   forma um Dhana Yoga, e a vida financeira é altamente favorecida,  indica que a pessoa pode ter uma família numerosa, apoio da família e filhos obedientes.
A relação  entre o regente da 2ª e da 6ª casa   indica que a pessoa tem interesse por assuntos de saúde, é beneficiada no emprego e tem um companheiro  com boa saúde.
A relação entre o regente da 2ª e da 7ª casas repercute-se nas parcerias, que são vantajosas para o nativo . Esta assinatura mostra que o companheiro de vida é leal. Pode haver também um apoio positivo dos cunhados, se estes existirem.
A relação entre o regente da 2ª casa e o da 8ª forma um  Dur yoga. Trata-se de uma assinatura desfavorável  que pode produzir problemas financeiros e familiares e problemas de saúde envolvendo os olhos e os dentes.
A relação entre o regente da 2ª e da 9ª casa  forma um Dhana Yoga . Esta assinatura melhora muito o estatuto financeiro da pessoa. Pode receber dinheiro do pai, do governo e/ou do estrangeiro. Esta situação é mais evidente a partir dos 32 anos.
A relação entre o regente da 2ª e o da 10ª  casa também produz benefícios financeiros. Mas, se a 10ª casa  for fraca, a pessoa pode usar meios impróprios para ganhar dinheiro.
A relação entre o regente da 2ª e o da 11ª casa  forma  o mais poderoso Dhana Yoga e é  muito auspicioso em relação ao ganho de dinheiro e à riqueza. Os negócios da pessoa florescerão. Estes aspectos poderão ser ainda mais favoráveis após o casamento.
A relação entre o regente da 2ª e o da 12ª  casa dá benefícios tanto em relação aos rendimentos como aos negócios. Favorece um negócio construído no estrangeiro. Mas se ambas as casas forem fracas a pessoa pode ter problemas nos olhos e viver afastada da família.

Efeitos da Colocação do Regente da 2ª  Casa nas Outras Casas

Se o regente da 2ª  está na 1ª casao nativo ganha riqueza pelo seu próprio esforço. A pessoa tem uma vocação ligada ao dinheiro, ao uso do discurso, à educação, conhecimento, etc.
A colocação do regente da 2ª casa na própria casa favorece todos os assuntos relacionados com essa casa. A pessoa ganha riqueza sem esforço. Pode ter uma carreira na Educação ou na área  financeira. Tem excelentes capacidades de orador, uma forte imaginação. Possui um rosto bonito. É geralmente uma pessoa com bastantes conhecimentos e instrução.
A colocação na 3ª casa  traz benefícios financeiros e   favorece a fama através de um irmão mais novo (se existir), ou através das artes. A pessoa é motivada para atingir a fama.
A colocação na 4ª em conjunção com o regente dessa casa favorece os ganhos de dinheiro e a aquisição de propriedades e outros bens como veículos terras, imóveis, etc.
A colocação na 5ª com o regente dessa casa indica dinheiro relacionado com assuntos intelectuais, inteligência ou educação, e indica um filho respeitador dos pais.
A colocação na 6ª conjunto com o regente dessa casa indica inimizade com pessoas influentes e/ou ricas.
A colocação na 7ª com o regente dessa casa indica riqueza recebida após o casamento , por influência dos familiares do marido.
A colocação na 8ª conjunto com o regente dessa casa mostra que  pessoa é astuta e inteligente mas incapaz de pagar as suas dívidas. Também indica um companheiro não saudável .
A colocação na 9ª  conjunto com o regente da casa indica um pai abastado e honesto, amigo de pessoas sábias ou religiosas.
A colocação na 10ª casa conjunto com o regente dessa casa indica  o potencial para atingir uma elevada posição na vida. 
A colocação na 11ª casa conjunto com o regente dessa casa é uma poderosa indicação de riqueza e mostra que a pessoa tem o potencial para ficar rica muito rapidamente.
A colocação na 12ª casa indica dívidas e grande quantidade de despesas com dificuldade para controlar os gastos. A vida familiar pode ser perturbada. Pode haver problemas com o olho direito. A pessoa não conseguirá acumular riqueza de forma estável.
Efeitos da colocação dos Planetas na 2ª Casa
 
Sol- Indica pelo menos algum sucesso nos assuntos financeiros. Obterá rendimentos pelo próprio esforço e obterá  o reconhecimento de pessoas em posição importante e influente. Atingirá uma posição de autoridade e de alguma importância e receberá respeito e prestígio.
 
Lua: Os assuntos financeiros e a gestão do dinheiro e assuntos relacionados terão papel importante na vida da pessoa. A vida financeira e o  rendimento sofrerão flutuações  e o mesmo acontecerá  com as despesas.Se a Lua receber bons aspetos, haverá grandes ganhos de dinheiro; se receber maus aspetos poderá haver despesas pesadas. A segurança material é um aspeto fundamental para a segurança emocional da pessoa. o nativo pode ganhar a vida através da  prestação de serviço público ou de cuidados aos outros.
 
Marte: o nativo tem capacidade para ganhar dinheiro pelo próprio esforço e será um trabalhador esforçado. Tem tendência para gostar de correr riscos financeiros e pode ganhar através da especulação mas também tende a gastar muito. Possui talento para fazer dinheiro e aplicará boa parte da sua energia nessa tarefa. Se estiver retrógrado o nativo tem desejos muito fortes. Precisa de aprender a lição de estabilizar a vida financeira e os seus princípios/valores  na vida.
 
Mercúrio: Os assuntos financeiros e o modo de ganhar a vida estão ligados ao  plano mental e intelectual: tem excelentes capacidades de memória e de concentração e é bom a fazer dinheiro. Pode haver ganhos através do comércio, viagens, escrita, ensino, locução e discurso. Se está retrógrado a pessoa tende a ter um sistema rígido de valores e precisa de aprender a ser mais flexível e a ter a mente aberta para aprender com a experiência.
 
Júpiter: Traz sorte aos assuntos financeiros se receber bons aspetos; se receber maus aspetos produz grandes perdas e falta de sorte.O nativo tem uma natureza generosa e simpática, talento para ganhar dinheiro e sorte nesta área de vida (quando está bem colocado). Se está retrógrado o nativo tem uma visão hedonista da vida e foca-se demasiado nos aspetos físicos e materiais da vida.
 
Vénus: A vida financeira está de alguma forma ligada aos assuntos femininos. Se Vénus recebe bons aspetos, essa influência permitirá ganhar bastante dinheiro. O nativo pode ter uma orientação bastante materialista e sensual da vida. Pode ganhar a vida com atividades relacionadas com a moda, a beleza, cosméticos, entretenimento, assuntos relacionados com mulheres. Se está retrógrado o nativo é materialista, pode ter talento artístico e também tende a ser forreta.
 
Saturno:As responsabilidades e deveres financeiros podem ser causa de muita ansiedade na vida da pessoa. O nativo terá que desenvolver os seus recursos e aprender a geri-los com maturidade.Sofrerá atrasos e fracassos financeiros no início. A pessoa tem uma visão séria dos aspetos financeiros mas pode enfrentar problemas financeiros e será mal paga pelo seu trabalho, embora também possa adquirir bens duradouros. Se está retrógrado a pessoa tem que aprender lições sobre as posses e só se sentirá realizada se aprender a dar mais valor aos aspetos espirituais do que aos materiais.
 
Rahu:A pessoa pode ter um modo de ganhar a vida pouco comum incluindo diversas formas de «fazer dinheiro fácil». A lição de Rahu nesta casa é que o nativo tem que aprender a desenvolver os seus próprios recursos e a depender de si próprio para se sustentar na vida. no passado foi demasiado dependente de outros no plano financeiro e precisa de aprender a ser independente a esse nível. Se Rahu recebe maus aspetos a pessoa pode ter flutuações com períodos de entrada de dinheiro e outros com bastante escassez pelo que necessita de aprender a fazer investimentos seguros . Deve afastar-se o mais possível do crédito e do dinheiro dos outros.
 
Ketu: Nesta posição indica a necessidade de mudar uma visão demasiado materialista da vida que cultivou no passado. Precisa de aprender  a cooperar com outros em objetivos comuns que lhe permitam descobrir os aspetos espirituais da vida. A sua lição fundamental é mudar o excessivo amor pelas posses materiais que trouxe para esta vida e reavaliar os seus valores desenvolvendo recursos espirituais que permitam encarar as posses materiais como recursos que melhoram a nossa vida mas em que a vida mas é mais do que isso.

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário