O Ciclo Final da Alma -12ª Casa do Horóscopo


Características Gerais da 12ª Casa

A 12ª casa significa simbolicamente o final de um ciclo de desenvolvimento da alma no plano material: esta casa  representa a dissolução dos últimos laços que prendem o ego e a alma emancipa-se, ou para dar por findo o processo de encarnação na libertação final ou para se preparar para um novo ciclo de retorno ao plano material.
Por ser uma casa associada à perda dos laços na Terra, é encarada como «maléfica» (dusthana): representa perdas e impedimentos, limitação e restrição, desperdício, extravagância, despesas que vão além do rendimento disponível, decepção, prisão, hospital, mosteiro, inimigos escondidos, servidão.
Mas também significa conhecimento divino, emancipação final, vida após a morte, liberdade total do ego em relação ao Karma, caridade, ligação a instituições filantrópicas.
É uma casa espiritual (Moksha) que traz experiências de perda ou de solidão no mundo material  para permitir que a alma se distancie dessas coisas e reencontre a sua expressão não material .
Assim, naquelas coisas em  que mais  manifestamos  laços associados ao desejo de viver na Terra, esta casa promove a sua perda: perda financeira de dinheiro e de posição no emprego; perda de objectos como jóias e outros associados ao nosso estatuto social; despesas e gastos contínuos que levam a altos e baixos na vida, podendo oscilar do luxo  à pobreza declarada; perda de saúde com necessidade  de confinamento hospitalar; perda da liberdade com aprisionamento e solidão subsequente; afastamento da terra natal e viagens ou exílio para terras estrangeiras, etc.
A 12ª casa, bem como o regente  e quaisquer planetas aí colocados informam sobre pontos fracos do horóscopo: enquanto a 1ª casa é a casa do self, a 12ª refere-se a tudo o que o self não é e de que não  tem consciência: esta é uma casa da mente subconsciente e das coisas escondidas do eu. É a casa dos sonhos e da imaginação, das camadas profundas da psique que estabelecem laços entre a identidade e um plano mais vasto de tendências e inclinações ligadas ao passado da alma e a anseios futuros por explicitar.

 

A 12ª casa  forma um par com a 6ª casa e deve ser analisada em conjunto com ela para se perceber o seu alcance na vida do nativo: enquanto  a 6ª casa se associa ao serviço, ao trabalho e à saúde do indivíduo na luta diária para manter os seus objetos de desejo na estruturação da vida no plano material, a 12ª casa representa  a dissolução desses laços construídos laboriosamente na 6ª casa, fazendo surgir o desapego ou a perda de tudo o que se criou nessa fase da vida. 
Por essa razão, a 12ª casa está associada a características opostas às da 6ª casa: preguiça, retiro da sociedade e do trabalho, estado de isolamento, problemas crónicos de saúde.
A 6ª casa é a casa «semente da riqueza»: para alcançar riqueza temos que vencer as oposições do mundo, lidar com os inimigos e competidores, enfrentar a doença; a 12ª casa é a casa da «semente da salvação»  iniciando um processo de destruição de toda a riqueza construída e de todos os laços que nos prendem à existência material. A força de cada casa no horóscopo determina qual dos objectivos é predominante na nossa vida e qual deles será mais bem sucedido.
Esta é uma casa secreta, mostra trabalho atrás das cenas, num hospital, mosteiro, asilo, etc. Mas também é uma casa de luxo, paixões e dissipação, prazeres secretos e luxúria sexual. 
Esta casa também representa o passado, mostra o Karma passado ao qual estamos ligados e as influências do passado que nos condicionam agora.
A 12ª casa mostra   o nosso subconsciente , o ponto em que o ego se dissolve dando lugar à fantasia , ilusão, alucinação ou transe.  Como casa de desligamento em relação ao mundo material  esta casa representa a semente de libertação através da renúncia e da aceitação das perdas.
Enquanto símbolo da vida espiritual, esta casa representa a meditação e contemplação; 
Causa isolamento e separação em relação ao mundo externo, indicando a negação do indivíduo pela adversidade  do mundo exterior. Mas a tristeza que se gera  deste modo pode converter-se em paz interior e caminho de iluminação, uma vez aceite essa adversidade.

 

Efeitos da colocação do Regente da 12ª Casa nas outras Casas

A única posição realmente positiva é na própria casa pois facilita os objetivos de libertação dos laços terrenos.
Em todas as outras casas  destrói  os significados dessas casas. Porém, na 4ª, 6ª e 8ª  casas  é favorável à vida espiritual  mas destrói os assuntos materiais dessas casas.
Efeitos da Colocação dos Planetas na 12ª Casa
 
Sol – O nativo vive em reclusão ou isolado da família e amigos. Vive separado ou em conflito com a figura paterna/figuras de autoridade. Mas a posição fortalece os aspetos positivos da casa. Boa saúde , constituição forte e infância feliz. Também propicia os aspetos positivos do signo que ocupa a casa. A vida em geral , incluindo no plano material, pode ser bem sucedida através dos esforços pessoais. o nativo tem capacidade para resistir às adversidades da vida.
LuaO nativo é muito reservado, falando pouco acerca de si. Tem uma abordagem prática da vida. Pode haver separação física e/ou emocional da mãe. Poderá haver restrições e limitações de todo o tipo na vida. Favorece a vida monástica e indica muitas vezes serviço numa instituição fechada como um hospital, uma prisão, etc. A pessoa tem empatia para prestar serviço aos outros. poderá haver uma componente de segredos na vida da pessoa, seus ou de outros. Os relacionamentos amorosos tendem a ser turbulentos e podem ser clandestinos ou secretos.
Marte– Mostra que as acções individuais são a causa do insucesso. Esta posição leva a pessoa a ter consciência dos seus erros por acções passadas.  Conflitos com irmãos. A pessoa deve evitar a impulsividade que traz acontecimentos desafortunados. o nativo pode ser traído, aprisionado ou ferido por inimigos. Por vezes esta posição indica uma vida de pobreza e cheia de dificuldades financeiras. Dificuldade em manifestar força física, inimigos secretos , influência da mente subconsciente. Se está retrógrado, a pessoa sente-se limitada por circunstâncias internas e externas. Deve usar a sua energia de forma construtiva e precisa de aprender a perdoar e a seguir em frente, deixando o passado. 
Mercúrio – O nativo pode ser surdo ou mudo. A comunicação com os outros é restringida. Pode dedicar-se ao estudo do ocultismo. Quando publica o que escreve muitas vezes usa pseudónimo. O nativo gosta de correr riscos  e de enfrentar perigos e aventuras que envolvam aspetos secretos. Esta pessoa tem uma mente subtil, capaz de investigar mistérios e de seguir um lógica pouco convencional. Pode ser demasiado crítica e criar inimigos. Forte poder da imaginação e de visualização. Pode haver problemas neurológicos. Se está retrógrado a pessoa tem uma forte inclinação espiritual e mística. Pode ter talento para a Música.
Júpiter- Impede o crescimento e a expansão da pessoa. Indica pessimismo e possível serviço em instituições de confinamento como asilos e hospitais. Também pode indicar o relacionamento do nativo com gurus espirituais ou ligados ao misticismo. Mas indica grande potencial de estudo de assuntos espirituais ligados à sabedoria arcana . Pode obter ganhos através dos inimigos, quer estes queiram quer não. Se está retrógrado há um questionamento espiritual profundo e o nativo tem facilidade em sintonizar com o seu eu profundo. Pode ter capacidades telepáticas.
Vénus Indica problemas relacionados com amores secretos e clandestinos. Pode indicar dificuldades na vida amorosa, como ciúme, divórcio, escândalos sexuais, etc. Quando bem colocado pode indicar serviço  relacionado com hospitais, laboratórios químicos e outros locais não públicos. O nativo pode casar cedo e, nesse evento, conhecer aqueles que estabelecerão consigo relacionamentos secretos. Os sentimentos do nativo mantêm-se escondidos, o que traz um sentimento de solidão afetiva. Esta posição também pode indicar trabalho em instituições sociais. O nativo pode ser um buscador espiritual. Pode, em alguns casos, ter relações de servidão com outros. Se está retrógrado a pessoa esconde as emoções e pode ter uma ligação excessiva ao passado. Tem criatividade e anseia por liberdade e preenchimento interior.
Saturno   Impele o nativo para o desejo de se libertar de todas as obstruções. Se estiver num signo amigo, Saturno aqui pode indicar  o desenvolvimento gradual de uma postura optimista  e sucesso no trabalho/carreira após dificuldades. Muitas vezes há restrições, limitações na vida e pouca sorte.  O nativo é muito reservado e gosta de solidão. Posição favorável para todo o trabalho secreto. Muitas vezes as circunstâncias obrigam a pessoa a assumir responsabilidades e obrigações. Pode passar períodos longos no hospital por doença. A pessoa pode trabalhar em instituições mentais ou ter um trabalho duro. Se está retrógrado a pessoa é muito introvertida , segue um caminho de procura da verdade e tem grande intuição. 
Rahu A pessoa gasta toda a riqueza que alcançar. Pode haver problemas no ouvido esquerdo . Problemas de visão e perdas acentuadas. Precisa de aprender lições de auto-sacrifício prestando serviço aos menos afortunados.Este nativo é muito organizado e metódico no seu trabalho, sendo prático e eficiente. Na saúde pode ter problemas digestivos  ou de circulação.  Por vezes tem mente instável.

 

Ketu- Uma excelente localização para a vida espiritual. Mas pode ter muitas despesas e dívidas. Pode desperdiçar a riqueza. Problemas no ouvido e olho esquerdos. O nativo sente o impulso para prestar serviço aos outros. Deve aceitar responsabilidades de rotina. No passado estas pessoas viveram isoladas da humanidade, em mosteiros, hospitais, prisões, etc. Essa reclusão pode ter sido forçada ou escolhida. Por isso agora tendem a focar-se em si próprios e precisam de desenvolver um sentido de compromisso para com os outros, relacionando-se com eles com compaixão, afeto e serviço. Se isso não acontece, muitos desenvolvem hábitos escapistas de fuga aos compromissos, através do uso de drogas, álcool, etc. e esperam que os outros cuidem deles, repetindo o passado.
NOTA: Os resultados apresentados são gerais, podendo ser modificados por aspectos recebidos de outros planetas, pela força do regente  do signo Ascendente no horóscopo, etc.

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário