Alfred Hitchcock, A Arte do Lado Sombrio do Ser Humano

 
Alfred Hitchcock
13 Agosto 1899, 3h 15 (hora sem confirmação)
Londres, Inglaterra, 51N 30; 0º10’ W
Timezone : Standard Time
(Espólio de Lois Rodden)
Alfred Hitchcock tornou-se um ícone cultural do sec. XX. A sua maestria no cinema, a capacidade para envolver o espetador nas cenas do grande écran e para conduzir a câmara a partir das emoções e do suspense de quem está a ver o filme foi pioneira e inimitável na História do Cinema. A sua maneira de filmar fez escola e ninguém mais do que  ele contribuiu para fazer do cinema uma arte e não apenas uma indústria. Ao longo da sua longa carreira (de 60 anos) produziu e realizou mais de 50 filmes, alguns considerados dos melhores de sempre. Foi um estudioso da alma humana, dissecando em cada filme alguns dos mistérios que conduzem os seres humanos pelos caminhos do «mal», do crime, do engano e do embuste. Os seus filmes mostram as teias do medo, da dissimulação  e do crime, no desejo de mostrar que, na vida, muito daquilo que parece não é e muito daquilo  que não parece, é.  Os filmes de Hitchcock não perdem atualidade nem interesse, envolvendo-nos e enganando-nos, fazendo-nos mudar de perspetiva e de significados, obrigando-nos a olhar para as zonas mais sombrias da psique e do comportamento humano.

A Identidade Básica- Ascendente Caranguejo, Lua Balança (Libra) e Sol Caranguejo

Com o Ascendente  e o Sol no signo Caranguejo este nativo possui uma forte natureza emocional e uma ligação muito forte às raízes familiares. Curiosamente, Hitchcock abandonou  a Grã Bretanha, seu país natal, para viver nos US, tendo-se naturalizado cidadão americano em 1955. Mas o amor pelo «lar» típico do signo Caranguejo  manifesta-se claramente  na compra de uma propriedade de grandes dimensões, nas montanhas de S.ta Cruz na Califórnia, em 1940, logo depois de ter chegado aos US, tendo feito desta propriedade  a sua residência permanente  pelo resto da vida, embora tenha mantido outra casa no bairro de Bel Air.  O rancho também mostra o gosto pela proximidade da terra, visível nestes nativos.
Os nativos deCaranguejo precisam de um espaço de reserva que lhes proteja o mundo interior e, ao mesmo tempo, lhes ofereça segurança material e emocional. O lado introvertido do signo, centrado na família e nas  suas necessidades  também é visível na preferência  de Hitchcock por viver nesta propriedade que é um mundo à parte, fora dos «ruídos» do mundo exterior.
O  signo Caranguejo  também é muito empreendedor, com grande intuição para compreender os segredos da psique humana, os recônditos mistérios que estão por detrás dos comportamentos «maus» do homem e a exploração desta capacidade intuitiva para percepcionar os mistérios da natureza humana fez a diferença na vida deste grande realizador de cinema.
Mas, para além da influência deCaranguejo, Hitchcock mostra também um lado mais social e amigável, com marcado sentido estético , produzido pela Lua em Balança (Libra) .O desejo de justiça, os valores éticos como parte fundamental das mensagens dos seus filmes, os sentimentos humanos e as suas alegrias e desapontamentos,  a importância do casamento como instituição reguladora da vida sexual e emocional do ser humano, são temas fundamentais para o signo Balança.
A associação entre  Caranguejo e Balança  na identidade básica de Hitchcock explica bem o seu interesse essencial: os seres humanos, as suas escolhas e ações, os comportamentos justos e injustos, corretos e incorretos e as motivações que se escondem atrás deles, estes são os temas dos filmes de Hitchcock e são temas centrais para estes dois signos.
As Assinaturas Astrológicas que revelam  o «Destino» de Hitchcock
Quando olhamos para a carta  de nascimento deste nativo deparamo-nos com alguns aspetos que explicam o seu enorme sucesso e o alcançar de fama na vida: o Sol  está na 1ª casa em conjunção com  Vénus  que, por sua vez, está em receção mútua com a  Lua . O Sol  na 1ª casa dá uma personalidade com grande capacidade de afirmação, e desejo de sobressair pelo cumprimento de um destino notável, compensando a natural hesitação da  Lua em Balança e   um sentido de propósito inabalável, pelo que a pessoa sabe muito  bem o que quer da vida e luta para o alcançar. A conjunção com Vénus  , regente da  11ª casa  da realização dos desejos e dos ganhos forma um Dhana Yoga  poderoso, ou seja, é uma forte  assinatura de riqueza, pois o sol rege a 2ª casa  associada à acumulação de riqueza. Ao mesmo tempo, segundo a Astrologia Jyotish, o Sol e Vénus são inimigos pelo que talvez esta conjunção no Ascendente que rege o corpo) explique  o problema de obesidade de que Hitchcock  sofreu desde criança.
ALua está colocada na4ª casa, que corresponde ao signo que rege, e está em conjunção com  Júpiter formando um yoga Gaja Kesari potenciador  da sorte, da fama, dos ganhos de riqueza e protetor da vida individual. O planeta Marte , yogakaraka por reger a 10ª e a 5ª casas está bem colocado na 3ª casa indicando grande potencial de desenvolvimento, sucesso , fama e riqueza, através da realização dos desejos e esforços pessoais. A 3ª casa é uma casa upachaya (de crescimento) pelo que a situação do nativo melhorará ao longo do tempo. E a  longa carreira de Hitchcock assim o comprova, com o sucesso a chegar nos anos 50, prolongando-se pela década seguinte e até à sua morte. Quando adoeceu no final da vida estava a trabalhar num projeto para um filme que a morte não permitiu que se concretizasse, aos 80 anos.
Mercúrio está localizado na  2ª casa,  indicando ganhos através do trabalho intelectual  mas, como regente da  12ª casa, indica que o nativo ganhou muito dinheiro mas também teve grandes despesas ou gastos filantrópicos.
Os nodos estão bem colocados, com Rahu na  6ª casa ajudando a realização de todos os desejos pessoais e permitindo atingir a fama e a riqueza. Ketu na 12ª casa predispõe para a espiritualidade e para uma interpretação do mundo baseada em valores espirituais.  Mas estão no signo de debilitação, o que pode ter sido desfavorável para a saúde e para a tranquilidade interior ou a paz mental.
Saturno  retrógrado na  5ª casa  também não favorece a tranquilidade mental indicando tendência para alguma melancolia ou depressão.  Mas, sendo regente da  7ª casa  colocado na 5ª  indica bom karma no casamento e uma esposa devotada com felicidade no nível afetivo e também vinda dos filhos.
Podemos ainda referir outras assinaturas presentes na carta astrológica natal: o yoga Vesi formado  pelo facto de Mercúrio estar colocado na  2ª casa a partir do Sol e que indica uma pessoa equilibrada e verdadeira; o yoga Bheri, formado pela Lua, Júpiter e  Vénus (Júpiter Vénus e regente do Ascendente em kendras mútuas e regente da 9ª casa forte) que indica riqueza e felicidade familiar; o yoga Duradhara, formado por  Saturno e Marte  (respetivamente na  2ª casa e na  12ª casa  a partir da Lua) e que indica que «gozará de confortos como um rei»; e ainda os yogas Parvata, (formado pela Lua,  Júpiter e Vénus  em casas kendra e sem maléficos nas casas 7 e 8) e Kaahala formado por  Júpiter e Vénus  Júpiter e o regente da  4ª casa em kendras mútuas  e o regente do Ascendente é forte), ambos indicando fama, altas realizações, riqueza e bom caráter. No mesmo sentido vão os yogas Kalpadruma/Parijata (envolvendo a  Lua, Vénus ,Júpiter); Pushkala (formado pela  Lua e Vénus); Raja/Lakshmi (formado pela Lua e Júpiter ) etc.
Confirmação pela Navamsa
O  ascendente da Navamsha cai» na 4ª casa do horóscopo de nascimento, mostrando a importância do ambiente doméstico, a vida familiar e os aspetos relacionados no destino de Hitchcock. O regente do Ascendente Navamsa está colocado na  3ª casa desta varga, indicando a importância  dos esforços individuais e dos desejos e ambições  no sucesso pessoal. Esta casa também se relaciona com o amor pelas artes e pela comunicação. Júpiter e e Lua continuam em conjunção, na  4ª casa e, apesar de Júpiter  estar debilitado em Capricórnio , o yoga Gaja Kesari é uma assinatura fortemente protetora pelo que se manteve o sucesso na carreira e a proteção da vida familiar.
Saturno também reforça os seus significados da carta de nascimento, por estar colocado em  Aquário ,o seu signo Mooltrikona. Esta posição favorece o sucesso alcançado pelo trabalho árduo, embora seja habitualmente menos positiva para a vida amorosa e para a relação com os filhos. O  Sol  está colocado na  6ª casa, indicando mais uma vez sucesso na vida material.
Mercúrio  e  Marte  estão bem colocados por signo, pois estão no próprio signo . Mas, se no caso de Mercúrio a colocação na 9ª casa é indicadora de sucesso, mostrando que o nativo terá todas as ferramentas intelectuais necessárias para ter sorte nos seus empreendimentos e  será uma pessoa espiritualmente orientada, a colocação de Marte na  7ª casa indica perturbações na vida conjugal. Esta posição, aliada à de Saturno que está em aspeto com Marte, indica fortes laços kármicos nesta área da  vida pessoal, bem como nas parcerias de negócios. Os nodos estão reposicionados, na Navamsa, no eixo 8ª /2ª com Rahu  na 8ª casa , posição que também não favorece a felicidade familiar, embora esteja em signo amigo. Indica crises pessoais , reviravoltas no destino, necessidade de ir para além dos objetivos materiais da vida.  Pouco tempo antes de morrer Hitchcock exprimiu a sua devoção  pela esposa, Alma, que considerou uma das pessoas mais importantes da sua vida e com a qual esteve casado desde 1926  e até à sua morte, uma expressão bastante compreensível dada a forte presença do  signo Caranguejo na sua  personalidade.

Quando Hitchcock atingiu a fama estava operante o Dasha de Mercúrio 17 -1-1946 até 18 -1-1963); quando adoeceu e morreu, devido a falha renal , em 29 de Abril de 1980, estava operante o Dasha de Vénus regente do seu Ascendente Navamsha e o Antardasha (sub período)de Júpiter , regente da 6ª casa tanto no horóscopo natal como na Navamsha e associada à doença. Balança rege o funcionamento dos rins.

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário