Os signos do Zodíaco e o Amor- Balança (Libra), Igualdade e Cooperação


O signo Balança é o signo dos relacionamentos por excelência.  Os nativos sentem-se compelidos para procurar a companhia de um parceiro ou de um  pequeno grupo de amigos chegados para se sentirem bem e poderem funcionar.

As pessoas nascidas com o Sol, a Lua, o Ascendente ou muitos planetas no signo de Balança são diplomatas e têm  a aptidão imediata para criar empatia com os outros; são excelentes ouvintes e argumentadores e foram feitos para socializar: os seus modos gentis e abertos, a delicadeza, o gosto com que se vestem e cuidam da aparência, o seu estilo refinado, tornam-os  naturalmente atraentes para os outros.
Balança é um signo com regência de Vénus e este é o planeta da beleza, do amor , do gosto pela arte e pela harmonia e estas pessoas exprimem tudo isso na maneira de ser e de estar.

Para um nativo de Balança a aprendizagem essencial é descobrir-se a si mesmo através do espelho dos outros: o parceiro de vida, o amigo, mas também o parceiro de negócios, o concidadão… esta característica tem vantagens mas também tem o seu lado menos bom: os nativos deste signo podem tornar-se tão dependentes dos outros, de quem necessitam para se sentirem completos, que podem condescender com a manipulação e  o abuso de terceiros, pelo menos até não conseguirem aguentar  o desequilíbrio entre aquilo que dão e aquilo que recebem.
Balança é um signo muito racional e que ama a verdade. Mas é também excecionalmente polido e escrupuloso, não gostando de magoar os outros. A sua capacidade natural para  percepcionar os pontos sensíveis daqueles com quem interage leva-o muitas vezes a «dourar a pílula» , quando discorda das opiniões ou  de algum outro assunto relacionado com os outros. Pode por isso contemporizar, não exprimindo o que verdadeiramente pensa porque detesta conflitos e não quer fazer sofrer os outros. Há assim alguma contradição no comportamento destes nativos em relação à «verdade» mas que eles justificam na sua consciência como sendo «por uma boa causa»! (a consideração que têm pelos outros, afirmam eles- e o desejo de manter a paz e a ausência de discórdia, dizemos nós).

 

Os Nativos de Balança (Libra) e o Amor

Os homens e mulheres de Balança são amigos e amantes honestos e leais mas a sensualidade natural do signo de Vénus fá-los sentir necessidade  de estarem sempre  bonitos e atraentes e, como precisam que os outros lhes devolvam uma imagem positiva de si próprios, é fácil perceber que estão sempre  a postos  para um bom flirt. Gostam de seduzir e de ser seduzidos, adoram os rituais de «fazer a corte» ,  precisam de sentir  que são atraentes para os outros e desejáveis. Por isso tratam  a sua aparência com grande cuidado e são conhecidos pelos  seus modos afáveis, projetando uma imagem de charme e  de simpatia.
Este é umsigno de Ar , o que significa que estas pessoas têm uma abordagem bastante mental  e social da realidade e o amor não é exceção: apesar de serem capazes de sentir forte paixão, por vezes apaixonam-se mais pela ideia do amor do que pelas relações concretas e, se a pessoa que amam tem comportamentos rudes ,deselegantes, modos menos cordiais ou uma linguagem muito básica, o mais provável é afastarem-se de imediato, horrorizados. É que este signo simboliza todos os refinamentos culturais da vida «civilizada» e todas as regras relacionadas com o «viver em sociedade» são muito importantes para estas pessoas.

Assim, se você está apaixonado por um nativo que tem o Sol,o Ascendente, a Lua ou muitos planetas no signo de Balança (ou na casa que corresponde ao signo, a) saiba que estas pessoas, homens e mulheres, têm gostos refinados e gostam de pessoas com um elevado nível de sofisticação, tanto na apresentação física – que deve ser muito cuidada- como no comportamento, que deve ser «civilizado» com atitudes  refinadas e polidas. Por isso assegure-se de que lida com  a pessoa de Balança com respeito e delicadeza em todas as circunstâncias e lhe mostra a devida consideração.
Estes nativos são movidos pelo desejo de igualdade em todos os aspetos de uma relação. Tratam os outros sempre com deferência e  respeito e esperam receber tratamento igual. Quando não o recebem, o desejo de estar  com a pessoa que amam pode levá-los a ignorar as faltas de atenção por algum tempo mas a natureza racional do signo obrigará a que, num dado momento, se torne insuportável o desequilíbrio entre o que dão e o que recebem, e vão embora.

Assim, se você quer manter uma pessoa do signo  Balança feliz  comece por assegurar-se de que tem as qualidades requeridas por estes nativos: honestidade , delicadeza e companheirismo, como qualidades básicas; depois, revele-se um(a) conversador(a) inteligente, dominando vários assuntos e capaz de brilhar na argumentação (os nativos de Balança adoram uma boa discussão temática, embora o façam por prazer intelectual e não para competir pois detestam conflitos e perturbações da «paz»). Lembre-se de que este é um signo muito social  e floresce no contacto com os outros, tendo sempre um círculo de amizades de que não abdica. Não pense em separá-lo(a) desse grupo de amigos pois isso seria roubar-lhe uma parte de si mesmo.

Na alma de cada nativo de Balança está a necessidade de se ver refletido nos outros. Ora, como estes nativos querem o melhor para si próprios, também desejam o melhor para os outros, tendo uma consciência social muito forte. Isto torna-os grandes líderes da sociedade quando escolhem esse caminho de realização. E, no plano pessoal, não há nada que um homem ou mulher deBalança negue àqueles que ama: a sua generosidade não tem limites e ele ou ela adapta-se ao que o ser amado deseja procurando responder a todas as suas expetativas. Infelizmente, quando se depara com parceiros manipulativos ou desonestos, esta característica coloca-o(a) à mercê  de todos os abusos e manipulações. E estes nativos podem sofrer bastante por causa disto pois, quando profundamente envolvidos num relacionamento,têm tendência  para  fazer  tudo o que podem para ele dar certo ; o pânico de ficarem sozinhos, sem a outra pessoa que eles pensam que os completa, é enorme. Só após um grande desgaste emocional, durante o qual o(a) parceiro(a) desonesto ou manipulador tira vantagem da generosidade e da insegurança de Balança é que o trabalho da razão e a consciência da «injustiça» do relacionamento lhes dá força para ir embora.

Talvez seja por causa desta vulnerabilidade  aos abusos dos outros que os nativos de Balança demoram  tempo para  assumir compromissos e não gostam de ser apressados nesse sentido. É que, quando estão  apaixonados, vivem para a relação, para agradar e  para mimar o ser amado, dão-se completamente ao ponto de poderem apagar a sua personalidade para agradar ao parceiro mas o sofrimento quando não recebem  o mesmo por parte do outro é extremo e abala profundamente a sua identidade.
Balança não consegue projetar um futuro harmonioso sem um companheiro para amar. Esta é uma característica básica. A sua imagem só se completa através do relacionamento com o outro. Por essa razão, os nativos podem experimentar múltiplas relações durante um bom tempo, à procura da sua alma gémea. Estes nativos são profundamente idealistas e românticos e, na alma de cada mulher está a imagem de um gentleman cheio de qualidades e  de charme ; e, na de cada homem, está a imagem de uma mulher bela e refinada que lhes encherá o coração para sempre. E estes nativos agarram-se a esta ideia, não desistindo de querer realizá-la, pelo que têm um bom histórico de desapontamentos até ,eventualmente, acertarem na «cara metade» certa que os (as) fará felizes.

Para se sentirem bem numa relação, as pessoas de Balança precisam de se sentir belas, atraentes, desejadas. A natureza sensual do signo revela-se muito claramente neste aspeto. De modo que, se o parceiro não as faz sentir desse modo, inevitavelmente olham para outro lado, à espera que  outro reflita este seu desejo. Assegure-se por isso de que  você mostra claramente ao seu parceiro deBalança que ele (ou ela) está a 100% na sua vida e que ele  é basicamente o seu mundo (porque , não tenha dúvidas, você é o seu mundo). E, sobretudo , ajude-o a desenvolver a autoestima que o tornará menos dependente e hesitante, não permita que o seu  parceiro de Balança  se «apague» para lhe agradar até a identidade dele ou dela se confundir com a sua.
 Fortalecer a identidade dele(a) como algo valioso por si mesmo é a única maneira de conseguir que  um parceiro de Balança seja mais do que uma «extensão» da pessoa que ama e se  torne mais autónomo e independente. O difícil é fazer isso sem lhe dar a uma pessoa mais  autoconfiante também ajuda a melhorar a própria qualidade da relação.

 

Compatibilidade  com o signo Balança

Este signo é naturalmente dotado para se dar bem com todos os outros signos mas nem todos têm o mesmo potencial para  fazê-lo feliz. Em primeiro lugar lembremo-nos de que, para Balança uma relação feliz baseia-se  na igualdade entre os parceiros, na «justa medida» entre o dar e o receber que devem ser equilibrados em ambos os lados: um não deve dar mais do que o outro sob pena de se tornar uma relação injusta e desequilibrada a seus olhos.
Sendo um signo de Ar, este signo tem afinidade natural com os outros do mesmo elemento, principalmente Aquário com quem partilha muitos ideais, a natureza social e mental; é claro que esta não é uma relação perfeita, Aquário pode ser muito desligado e  pode não perceber a necessidade de proximidade de Balança ; e pode também não responder bem à tendência para excessiva  dependência deste parceiro. Mas pode ajudarBalança a crescer como pessoa e a tornar-se mais autónomo. Gémeos também é uma aposta possível, sobretudo quando ambos têm necessidade de forte estímulo intelectual: nunca se cansarão de debater e discutir temas interessantes de todo o tipo.

Depois, os signos de Fogo, também harmonizáveis pelo elemento: Carneiro (Aries)  é o signo oposto de Balança e, se ambos estiverem dispostos a crescer juntos, pode ser uma excelente combinação pois completam-se. No entanto, para os que são menos evoluídos, pode ser uma batalha constante e uma relação em que  a harmonia é  impossível.
Os signos de Terra são menos harmonizáveis pelo temperamento, embora o signo de Touro, com regência de Vénus que também rege Balança, possa ser uma possibilidade pois ambos partilham muitas necessidades afetivas; mas é uma relação menos conseguida no plano intelectual e Balança é um s igno que precisa de estímulo mental.
Os signos de Água também não se harmonizam em termos de elementos embora possa haver atração  entre estes signos e Balança devido à natureza emocional destes signos e as necessidades de relacionamento deste signo . Poderá haver grande satisfação emocional  e sexual nos relacionamentos com estes signos, embora  os aspetos da comunicação e da natureza social de Balança possam ter menor expressão. Caranguejo é talvez a melhor aposta, atendendo a que Peixes é um signo que também tende a tornar-se dependente do parceiro e que Escorpião pode ser bastante manipulador. Mas tudo depende dos outros elementos do horóscopo das pessoas envolvidas e da capacidade de cada uma para se adaptar às necessidades da outra. Afinal, um amor para a vida merece sacrifícios mútuos!

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário