Os Signos do Zodíaco e o Amor- Escorpião, Intensidade e Paixão

 

Características Gerais da Personalidade de Escorpião

O signo Escorpião é o mais apaixonado e intenso do Zodíaco. Os seus nativos não conhecem meios termos, seguem habitualmente  uma lógica do «tudo  ou  nada» e esta tendência para os extremos não lhes  facilita a vida  e perturba, muitas vezes, as interações com os outros.
 
A abordagem intensamente emocional da realidade leva-os a serem desconfiados e a desenvolverem um trabalho prévio de «investigação secreta» de indícios que lhes permitem saber com o que contam, sobretudo quando estão interessados numa pessoa para potencial parceiro. Fazem-no para se precaverem em relação à dor  e ao sofrimento emocional que sentem quando os seus sentimentos são magoados ou traídos. Mas ,quando se abrem aos outros,  ligam-se profundamente e, por isso, todos os nativos deste signo têm grande dificuldade em terminar um relacionamento e «seguir em frente»: ficam agarrados aos estilhaços da dor que sentem e a remoer ressentimentos e mágoas até  que a dor acaba por os transformar e levar para um novo patamar de experiências.
 
O signo Escorpião está ligado à 8ª casa do horóscopo, aos mistérios da vida e da morte, da transformação espiritual e da sexualidade. Para os nativos deste signo os relacionamentos são a experiência básica que está na origem das suas crises e transformações e são eles que lhe permitem crescer através dos tumultos emocionais e das crises pessoais que os nativos atravessam ao longo da vida.
 
Na simbólica deste signo está o desejo profundo de encontrar a expressão essencial da identidade pela união  entre o corpo e o espírito e com um parceiro que personifique a alma gémea que cada uma destas pessoas anseia por encontrar.
 
Mas faz parte da simbólica de Escorpião a união paradoxal entre  os opostos: o prazer e a dor, a vida e a morte, a matéria e o espírito… é por isso que, normalmente, estas pessoas procuram experiências que lhes permitem  vivenciar estes opostos, não sentindo atração pelas situações «declaradamente fáceis e felizes»: a sua motivação inconsciente é para experimentarem a crise e o conflito pois são estes que podem ajudá-los a crescer e a desenvolver o seu propósito de vida , baseado na transformação do ego. Por isso é vê-los serem atraídos para parceiros «complicados» ou que mostram, à partida, desdém ou falta de interesse por eles, frieza, etc. Adoram a experiência de os conquistar, com o seu jeito manipulativo e insinuante, até eles caírem sob o seu domínio.
 
Estas pessoas passam por «muitas vidas numa só», pois geralmente têm a sua quota parte de crises emocionais e existenciais que arrastam perdas e sofrimentos vários para, após superarem cada uma delas, se levantarem com os pés assentes nas suas cicatrizes, renascidos e com nova força, conferida pela transformação alcançada e prontos para iniciarem uma nova etapa, esquecidos do passado.
Com o seu temperamento secreto e desconfiado, silenciosamente recolhendo «dados» dos que os rodeiam, prontos para vencer qualquer conflito que desafie a sua autoridade e expressão de poder a cada momento, não é fácil Escorpião ter amigos profundos ;ele cultiva mais uma dinâmica de «aliados» e «inimigos», declarados ou não. Mas pode ser muito leal quando se dá aos outros e estes respondem com a mesma lealdade e interesse e a sua generosidade é enorme nessa situação.
 

Os Nativos de Escorpião e o Amor

Para os nativos de Escorpião, homens ou mulheres, não há diferença entre amor e paixão: estes confundem-se numa mesma dinâmica pois a paixão é a forma pela qual este nativo  manifesta o seu amor; paixão que é como quem diz, sexualidade, intensa, profunda, e que é muito mais, para estas pessoas, do  que algo fortuito e meramente físico: para eles trata-se da experiência mais espiritual de todas, através dela procuram a fusão espiritual com o parceiro, na ânsia de atingir a unidade absoluta entre as suas identidades.  Escorpião não gosta de experiências superficiais , ele está orientado para procurar as profundezas de si  próprio e, por isso, a paixão  e a sua expressão fazem parte da busca pela essência anímica que ele deseja sentir  com a máxima intensidade.

Mas esta identificação com o parceiro, pelo qual se sente apaixonado, faz com que o veja como uma parte de si mesmo. Não admira pois que ele seja terrivelmente ciumento e possessivo quando pensa que o parceiro «escapa ao seu controlo» ou corre o perigo de deixar de lhe pertencer: perdê-lo é perder uma parte de si mesmo, alcançada na transmutação da união com ele. Escorpião ama com todas as partes de si mesmo: corpo, alma e mente, numa entrega total de si .
Ele pode então iniciar esquemasmanipulativos e controladores, vigiando, observando, limitando o espaço do outro até que a situação se torna muitas vezes insustentável e explode em discussões violentas e acusações de traição, muitas vezes totalmente infundadas. A intensidade deEscorpião é total e dramática em todas as áreas da vida. E pode ser uma experiência arrasadora para nativos de signos menos emocionais no modo de ser ou que precisem de mais espaço e independência.Por isso, Caro(a) leitor(a), pense bem antes de se envolver com um homem ou mulher com o Sol, o Ascendente, a Lua ou muitos planetas no signo Escorpião : se o que você procura é um romance tórrido, intenso até ao limite do que a paixão pode permitir, este signo oferece-lhe tudo o que você deseja; mas se você precisa de espaço para a sua auto-expressão; se é independente e não gosta de ser controlado, conte até 100 (ou até 1000) antes de dizer «sim» ao convite insinuante e feito com a voz e o gesto de uma intimidade como você nunca conheceu e que nenhum outro signo é capaz de criar como Escorpião: é que, se você disser «sim», o mais certo é ficar preso(a) para sempre. Porque, apesar do temperamento difícil destes nativos, a verdade é que há qualquer coisa neles de muito magnético a que é muito difícil resistir.

Se você está apaixonado(a) por uma pessoa deste signo, permita-lhe alguma luta:os nativos de Escorpião não gostam de pessoas previsíveis e «fáceis» ou superficiais; mostre-lhe a sua inteligência, crie algum mistério à sua volta e suscite a sua curiosidade e desejo de conquista evidenciando alguma frieza e distância ( mas deixando-lhe ver nas entrelinhas que a «história» tem muito mais que se lhe diga). Escorpião  é um signo que adora desvendar mistérios, a começar pelo mistério de si próprio e não vai resistir a querer conhecer o mistério de quem o atraiu. Não tarda, vai vê-lo a insinuar-se, secretivo e íntimo, à procura de uma brecha no seu espaço pessoal por onde ele possa entrar para o(a) encontrar.

Este  é um signo de Água e, como sucede nestes signos de natureza emocional, muitas vezes são dados a períodos de depressão. Por isso, há momentos em que eles se retiram do mundo e, sem explicação, afastam-se para um mundo à parte. Se isso suceder com o seu (sua) parceiro (a) de Escorpião, não se preocupe: é um momento natural na dinâmica de funcionamento dele ou dela e, rapidamente voltará para junto de si, com nova força e entusiasmo, preparado (a) para o recompensar pela sua lealdade e dedicação.
Os nativos de Escorpião demoram a entregar-se a alguém por quem se sentem atraídos pois primeiro têm que testar se é merecedor(a) das suas atenções mas, uma vez desfeita a fase de teste , envolvem-se totalmente na relação e podem ser muito generosos com o parceiro, oferecendo prendas e mimando-o para o verem feliz. É claro que, como transportam o conflito na alma, podem passar rapidamente de um registo «doce» para outro tumultuoso e irritado se alguma suspeita, infundada ou não, assoma de súbito num indício qualquer. Vendo pelo lado positivo a sua vida nunca será monótona nem chata com uma pessoa de Escorpião. De qualquer modo, um seguro de recheio da sua casa é sempre uma boa aposta.

Compatibilidade dos Outros Signos com o Signo Escorpião
Devido à natureza intensamente emocional de Escorpião ,os  signos de Ar e Fogo são menos compatíveis à partida pois  os  signos de Ar são demasiado mentais e frios para este signo e os de Fogo  são apaixonados mas de forma bastante diferente da dos signos de Água, não sendo capazes de se apegar de forma tão profunda como Escorpião necessita.
 
O signos de Água, Caranguejo, Peixes ou Escorpião podem ser boas apostas, se bem que Escorpião,  pela semelhança dos aspetos positivos mas também dos negativos, pode dar algum trabalho (duas pessoas igualmente manipulativas e controladoras pode ser uma luta cansativa);
 
Os signos de Terra, sobretudo Virgem e Capricórnio, também têm bastante compatibilidade ,completando-se em muitos aspetos e, uma vez conquistada a confiança mútua, podem crescer bastante juntos.  Com Touro, que é o signo complementar, há muito potencial de crescimento mútuo mas também de luta de vontades igualmente possessivas e ciumentas. Mas, se as pessoas forem evoluídas pode existir um relacionamento muito promissor.
Nota:  Por favor note  que ninguém exprime as qualidades puras de um signo uma vez que a personalidade de cada um é sempre constituída por uma mescla de influências entre vários signos. As referências dadas devem por isso ser vistas como tendo caráter geral.

 

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário