Os Signos do Zodíaco e o Amor- Sagitário, o Amor Livre

 

Características Gerais da Personalidade de Sagitário

Os homens e mulheres de Sagitário são as pessoas mais otimistas do Zodíaco. Amigáveis e abertos, estão sempre  prontos para descobrir o melhor nos outros. São idealistas e sonhadores, românticos e apaixonados, embora ,por vezes, tendam a apaixonar-se  pelo ideal de amor  mais do que a agarrar-se a um relacionamento concreto.
 
Estas pessoas são filósofos naturais, a sua visão do mundo é profunda e cheia de lições de sabedoria, que partilham de forma espontânea e convicta, acreditando que elas podem contribuir para melhorar os outros (em cada nativo de Sagitário existe a convicção profunda de que toda a gente pode aperfeiçoar os traços do seu comportamento e do  seu caráter, de modo que nunca perdem a fé em relação à possibilidade de uma pessoa que costuma fazer más ações poder corrigir-se).
 
Esta é a razão pela qual estas pessoas perdoam facilmente  e não guardam rancor: consideram que cada vida individual é um processo de aperfeiçoamento  e de aprendizagem, com avanços e recuos  e, desde que seja vivida de forma sincera e honesta, não há como esse processo acabar por  ser mal sucedido. A Esperança é a grande força motivadora do signo Sagitário: ele acredita, no fundo de si mesmo, que «tudo se decidirá pelo melhor». Em alguns casos, esta espontânea vontade de acreditar no melhor das pessoas e da realidade pode virar-se contra ele na forma de abusos e de manipulações traiçoeiras de que a ingenuidade natural deste signo muitas vezes não se apercebe, apesar da inteligência e das qualidades intelectuais da sua mente.
 
Os nativos de Sagitário são «brutalmente honestos»: dizem a verdade e aquilo que pensam em cada momento e circunstância, sem se preocuparem com subtilezas nem jogos de «entrelinhas». Esta característica faz com que pareçam, por vezes, ásperos ou duros na forma como falam com os outros mas a ingenuidade espontânea com que o fazem impede que os outros  vejam, na sua atitude, qualquer malícia, razão pela qual este signo não cria grandes inimigos. Por outro lado, os tipos astrológicos que jogam habitualmente com as subtilezas do discurso e retiram vantagens pessoais disso (Escorpião, por ex.,)  têm dificuldade em perceber este comportamento de Sagitário porque, para eles, é impensável alguém dizer, de forma clara e simples, exatamente o que pensa sem «esconder nada»( veem isso como uma fraqueza que nunca cometem). Mas Sagitário não procura vantagens para si próprio, diz a verdade mesmo que ela seja contra si: a forma como encara essa questão transcende os interesses pessoais, ele gosta de se colocar   no plano da «verdade universal ,única, válida para todos pois é a «verdade do ser».
 
Outra característica essencial de Sagitário é o amor pela liberdade e pela independência: faça o que fizer na vida,  jamais abdica da sua liberdade, aconteça o que acontecer. Por isso  não é boa ideia tentar colocar-lhe uma cerca feita de imposições , exigências e limitações pois a resposta imediata será, sem dúvida, «pôr-se ao fresco» o mais depressa possível. É que, por mais que goste de alguém ou de um contexto em que viva, Sagitário agarra-se com unhas e dentes aos seus ideais, os que povoam o seu espírito e o fazem avançar para a frente em cada dia e nada se interpõe  entre esta aliança e permanece para contar a história. Porque a vida é aventura  e exploração e, a cada momento, o nativo de  Sagitário quer manter intactas todas as suas possibilidades de ser: é por isso que aceita o mínimo possível de condições que podem limitar-lhe essa liberdade, tanto na vida geral como no amor.

 

O nativo de Sagitário e o Amor

Antes  de mais convém dizê-lo: estas pessoas são românticas incorrigíveis: aspiram a viver uma história de amor absoluto que lhes permita descobrir a identidade profunda de cada um dos parceiros, num encontro idealizado em que ambos partilham um mundo à parte perfeito e não contaminado pelas quezílias do quotidiano. A natureza generosa de Sagitário fá-lo esperar o melhor do parceiro, leva-o a ver o seu potencial positivo e a esquecer os pormenores que teimam , no dia a dia, a assomar em sentido contrário (pelo menos no começo).
 
Dito isto,Sagitário não é  feito para uma vida rotineira e feita de hábitos estruturados, precisa de aventura, de ir além do conhecido em cada dia, de descobrir coisas novas sobre o parceiro, que vê como uma realidade transcendente fascinante  e que ele anseia por ir  desvelando durante o relacionamento. Na descoberta do outro, Sagitário vai aprendendo algo sobre si e vai cimentando laços de união através das experiências mútuas de partilha e de exploração conjunta da realidade.
 
Não é raro que estes nativos escolham locais diferentes sempre que marcam um encontro com o/a  amado/a. De cada vez que o cenário externo muda, aquilo que se descobre internamente sobre ambos também é diferente. Não esqueçamos que Sagitário é o signo que une o material e o espiritual, o visível e o invisível por isso, em cada viagem  ou itinerário que escolhem, estes nativos procuram sempre a união entre a paisagem ou local com os valores, os costumes e os significados, juntando isso à experiência que estão a viver. A melhor forma de manter o interesse de uma relação com nativos deste signo é, por isso, variar os locais dos encontros. Ficar em casa não é opção para estas pessoas.  Surpreendê-los com  um novo itinerário é unir a história, o ambiente e a  aparência desse local às experiências que unem os dois parceiros e esse alargar de horizontes fascina e mantém estes nativos satisfeitos com a relação. Uma viagem partilhada, grande ou pequena, é uma das melhores formas de criar laços duradouros com pessoas de Sagitário.
 
Este é um signo de Fogo  e, como tal, apaixona-se com grande facilidade, pois é excitável e entusiasta, além de também ser um romântico incurável. Mas, Caro Leitor(a), há algumas coisas que precisa de saber, antes de se apaixonar por uma pessoa que tenha o Sol, a Lua , o Ascendente ou muitos planetas neste signo: um homem ou mulher de Sagitário vai enriquecer a sua vida trazendo-lhe  afeto, calor humano e muita sabedoria mas precisa de manter intacta a sua liberdade e, provavelmente, vai resistir tenazmente àquela palavra que é tão confortante para outros signos mas que faz Sagitário correr a sete pés, horrorizado: compromisso, casamento. (a menos que tenha no horóscopo signos de Terra e Água com bastante peso).
 
Sagitário é um solteiro por convicção e, para ele, o amor e o casamento são coisas bastante distintas: ele adora viajar, decidir de um momento para o outro fazer aquela viagem maluca à volta do mundo  ou deambular durante três meses pelas selvas da Ásia e quer estar leve, sem limitações para poder partir de imediato. Ora, um casamento, família, contas para pagar  no dia certo e outros compromissos tornam isso bastante difícil ,por isso, se o parceiro lhes coloca alternativas impossíveis do tipo «ou casamos ou….» ele não hesita, parte de imediato.
Não é que Sagitário não ame os seus parceiros, porque ama, mas se tiver que escolher entre ficar com um parceiro que o limita  ou manter a liberdade, por mais que a separação o faça sofrer, não hesita um segundo em partir. A exceção a esta regra geral só pode ocorrer quando a pessoa de Sagitário tem uma influência forte de signos de Água no horóscopo, caso em que a separação deixa fortes cicatrizes emocionais e o nativo pode hesitar em dar esse passo. Mas, mesmo que não o dê, pelo menos de imediato, não consegue ser feliz sem se sentir livre. Por isso, se você é daqueles (ou daquelas) que precisa de controlar muito bem a pessoa que ama para se sentir seguro (a)   os nativos do  signo de Sagitário não são a pessoa indicada para si.
 
Porque estes nativos transportam o desejo de liberdade e de aventura na alma, precisam de alguém que goste de ser tão livre como eles e que os acompanhe vivendo cada dia como sendo único, para aprenderem em conjunto e partilharem experiências novas.
 
Os nativos de Sagitário precisam de manter o seu espaço sem que o companheiro lhes faça constantes exigências ou lhes imponha um monte de regras totalmente inúteis. Muito se fala da «infidelidade» de Sagitário. Esquece-se que este signo é profundamente motivado para a honestidade e para  a procura da verdade. Por isso, a generalidade destes nativos não trai o parceiro, diz-lhe exatamente  o que pode esperar dele sem reticências nem calculismo. Sagitário odeia a trapaça e a mentira e, se o parceiro lhe permitir a liberdade  e a exploração da realidade de que necessita , poderá manter uma relação duradoura e fiel durante muito tempo, não precisando, para isso, de qualquer contrato de casamento (embora também possa casar, não há nenhum anátema absoluto para estes nativos em relação ao casamento).Precisará sempre, no entanto, de uma relação aberta para poder «respirar».
 

Compatibilidade  Amorosa dos outros signos com o signo Sagitário

A natureza afável do signo faz com que os nativos do mesmo signo, Sagitário ,sejam uma excelente aposta de relacionamento. A compatibilidade também é boa com os outros signos de Fogo, principalmente Carneiro (Aries); com o signo  Leão, há apenas que ter algum cuidado com o auto-centramento deste signo, que gosta de se destacar e de liderar, o que pode gerar alguma falta de paciência por parte da pessoa de Sagitário.
 Os signos de Ar  são  também excelentes candidatos para um relacionamento bem sucedido: com Gémeoso signo complementar há muito em comum na maneira de encarar os relacionamentos, que são essencialmente uma experiência gratificante para os nativos, sendo ambos avessos à ideia de «compromisso»; com Aquário  há uma compatibilidade mental e intelectual profunda, e uma camaradagem inegável entre ambos que pode ajudar a formar laços duradouros; o mesmo sucede com o signo de Balança (Libra)embora este signo possa sofrer com a incapacidade para formar compromissos formais e com o «excesso» de liberdade de Sagitário. 
 
Os signos de Terra (Touro  Virgem e Capricórnio) são demasiado pragmáticos e  precisam de uma vida estruturada e «segura» e, a menos que uma pessoa desses signos tenha também forte presença de Fogo e Ar no seu horóscopo, esta combinação não é muito compatível, a não ser para relações breves.
 
O mesmo pode dizer-se em relação aos signos de Água, (sobretudo Caranguejo e Escorpião) embora Peixes, que tem a regência do mesmo planeta, Júpiter, seja mais compatível, pois ambos os signos têm características comuns. Mas, a longo termo, é provável que a «língua direta» de Sagitário, acabe por levar a alguns ressentimentos por parte da pessoa de Peixes que pode ficar magoada com a honestidade áspera de Sagitário.
Nota:  Por favor note  que ninguém exprime as qualidades puras de um signo uma vez que a personalidade de cada um é sempre constituída por uma mescla de influências entre vários signos. As referências dadas devem por isso ser vistas como tendo caráter geral.

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário