Os Signos do Zodíaco e o Trabalho-Leão, Criatividade e Expressão

 
O signo de Leão é o signo da criatividade e da expressão pessoal. As pessoas que nasceram com o Ascendente, a Lua, o Sol ou muitos planetas neste signo são naturalmente calorosas, sedutoras, magnéticas , generosas e, sobretudo, têm charme e um  talento especial para guiar e inspirar os outros.
 
Leão nasceu para se destacar e, por isso, não é de estranhar que rejeite todas as coisas, incluindo tarefas e empregos, que lhe apaguem  ou diluam a auto-imagem de brilho e de carisma que ele deseja fazer passar em todas as circunstâncias da sua vida. O seu Ego está à procura da excelência e, por isso, não se restringirá a papeis servis ou que apareçam a seus olhos como «inferiores». É que Leão nasceu com um sentido aristocrático inato, ele sente-se como membro integrante do «clube dos melhores» e o seu desejo de status elevado fá-lo lutar  por uma posição de destaque no trabalho e na sociedade, seja qual for o seu background de origem.
 
Para Leão, a imagem é tudo: ele identifica-se com  os papeis  que correspondem às ambições que tem na vida e «mete-se na pele» desses personagens, criando assim de forma viva a realidade com a qual quer coincidir: Veste-se de acordo com a imagem desses papeis, comporta-se de acordo com ela e aguarda que a realidade lhe permita ser quem ele ou ela deseja ser. Por isso estas pessoas apresentam-se sempre impecavelmente vestidas e com aparência cuidada. Na sua consciência são o que essas imagens lhes mostram, a sua identidade é feita desta dinâmica de desempenho de papeis e de imagens , complementada com o reforço da admiração e do reconhecimento  que os outros fazem das suas competências e talentos. Tenham ou não consciência disso, os nativos de Leão «jogam», criando continuamente a sua identidade, como atores que querem coincidir com os papeis que desempenham. Eventualmente, num certo ponto, sintetizam as múltiplas personagens que encarnam, na vida pessoal, social e profissional, até as agregarem num todo único de uma personalidade integrada.
 
A individualidade, a criatividade e a sua expressão são temas centrais na vida destas pessoas. Por isso não se darão bem em tarefas repetitivas e monótonas nas quais não possam mostrar e evidenciar os seus talentos pessoais.  As melhores profissões para eles são aquelas que lhes permitem tirar partido das características pessoais: a aparência sofisticada, o vestuário rigorosamente adaptado a uma certa «personagem» e função, o aspeto imponente e aristocrático, o entusiasmo e a  sincera generosidade com que abordam os outros, de forma calorosa e aberta, cativando com o dinamismo e a sedução natural, a assertividade e a convicção com que falam e comunicam, e que convence os que os ouvem; a enorme criatividade e a vontade  de sobressair pelos dotes de expressão e o desejo de inspirar os outros. Este nativo   está sempre, na sua consciência e imaginação, perante os olhos de uma audiência, física ou figurativamente falando. E é essa perceção de que os outros o observam que o motiva para dar o seu melhor e conseguir realmente destacar-se. Em tudo o que faz, Leão quer mais do que fazer «o que se espera»; ele quer surpreender, quer ir além do comum, pois só assim atinge o ponto simbólico que desafia, no seu íntimo, a ambição de um propósito de vida especial e único.
 
Fala-se muito na vaidade e  no excesso de autoconfiança de Leão mas, por detrás dessa imagem que ele  passa,  está o desejo de não falhar nas expetativas; está o medo mais ou menos subconsciente  de não conseguir atingir o objetivo simbólico de todo o nativo de Leão, que é o de ser bem sucedido na tarefa de se tornar alguém único e especial, capaz de genuinamente, iluminar e orientar os outros. Porque, no âmago de  cada um destes nativos está presente esta necessidade de ser «um farol» que contribui com a sua singularidade, para brilhar e iluminar um pouco mais este nosso mundo.
 
Por isso é tão importante para estas pessoas receberem elogios. Quem os vê, tão aparentemente seguros de si , falando das coisas em que acreditam com convicção e reagindo mal quando recebem críticas, toma por arrogância ou orgulho desmedido esta necessidade de estar no centro das atenções e de receber elogios pelos seus méritos e pelo seu trabalho  mas ignora que Leão representa a criação da  personalidade através da autoexpressão e que essa criação, sem o reforço da aprovação e a admiração dos outros não consegue tornar-se consciente  do próprio valor. Os homens e mulheres de Leão adoram receber elogios e são muito  sensíveis à lisonja, não por pura vaidade mas porque isso é o feedback de confirmação do seu próprio valor: só quando recebem manifestações de confiança e de elogio por parte dos outros é que estas pessoas acreditam verdadeiramente em si próprias e a dúvida, a insegurança disfarçada de orgulho, cede lugar à serena tranquilidade aristocrática que lhes permite mostrar o melhor de si mesmos, sem humildade mas também sem traços de arrogância.
 
É que não podemos esquecer que Leão  é o signo da criança do zodíaco e, como tal, a sua  personalidade é imatura e experimental em muitos aspetos: ele está no caminho da autodescoberta e descobre-se na relação com os outros. Na alma de cada uma destas pessoas está um «Peter Pan» com o seu desejo de não crescer nunca, para não perder esta capacidade de  abertura aos sonhos, à fantasia e ao gosto pelo jogo, pela diversão e pelas coisas que alegram a vida de forma descomplicada. Por isso não admira que eles sejam tão adequados para trabalhar nestas áreas porque mantêm este «lado infantil» que lhes permite acreditar que os heróis da nossa infância existem realmente no reino do nosso coração. E é por isso que, no contacto com os outros, transmitem confiança e levam os outros a gostarem deles, apesar de alguns traços de «autoritarismo», claro ou disfarçado.
 
As melhores Profissões para os Nativos de Leão
Devido ao desejo de se destacar, Leão trabalha melhor em funções em que o trabalho criativo individual pode ser desenvolvido sem muitas restrições ou em posições de coordenação e  de liderança.
Quando trabalha em equipa pode ser inspirador para os outros se estes não desafiarem as suas ideias  ou autoridade e, sobretudo, quando confiam nele e lhe mostram que acreditam nas suas capacidades. Leão  precisa de se sentir alvo de admiração, precisa que o deixem ocupar o centro  do palco. Quando isso acontece, mesmo que desempenhe funções intermédias de coordenação ou de supervisão, o seu entusiasmo e otimismo contagiam todos os que trabalham com ele e torna-se verdadeiramente inspirador.  
 
Quando lidera, tanto em cargos de gestão superior como em cargos intermédios, Leão não admite contestação às sua ordens nem oposição pública.  O seu marcado sentido de hierarquia e a sua consciência de estar «num plano superior» faz com que sinta como uma afronta qualquer questionamento vindo dos «subordinados». A melhor forma de manter  um «chefe» de Leão feliz é mostrar-lhe respeito e submissão hierárquica, aceitando a sua autoridade. Quando isso acontece, é muito caloroso e leal com os que trabalham com ele.
 
Mas não se pense que este nativo  é um chefe ou diretor centralista e  autocraticamente mandão. Na verdade, fazendo jus ao seu caráter aristocrático, Leão gosta de delegar responsabilidades , gerindo a aplicação das sua suas instruções mas  deixando a implementação para os outros. É generoso quando  os subordinados atingem bons resultados com o seu trabalho mas assume a generalidade dos créditos pois é ele que dirige, na cúpula, o que se passa na empresa , departamento, etc.
 
Este é um signo com grande inteligência emocional  e o talento para lidar com o público, a atitude calorosa , exuberante e positiva e o sentido natural do drama e do espetáculo, tornam-no muito adequado  para trabalhar em muitas profissões em que estes talentos são  essenciais:
·        Ator é uma das profissões naturais para este signo. Permite satisfazer o desejo de atenção, o contacto com o público, o receber de aplausos e de admiração, bem como o «jogo» da criação de personagens, tão importante para a autodescoberta  da identidade;
 
·        Agente Artístico,  Apresentador de Espetáculos, Comediante, Designer Gráfico, DJ, Dançarino, Músico, ilustrador, Paisagista,  são outras profissões artísticas muito apropriadas para este signo e que satisfazem a criatividade e a expressão pessoal e permitem atingir a celebridade e estar no centro das atenções e da fama.
 
·        Vendas e profissões associadas como Agente publicitário, criador de anúncios, organizador de eventos, Marketing, consultor de Vendas;
 
·        Relações Públicas e profissões associadas: Porta voz, orador,  permitem-lhe  o contacto com o público e a audiência de que necessita para «fazer show» dos seus talentos para comunicar e interagir com os outros;
·        Estilista de Penteados;
 
·        Gestão de hotéis e serviços e hospitalidade, dono de negócio, personal trainer;
·        Negócio de jóias e ouro, ourives.
 
 
As características pessoais do nativo de Leão exigem algum cuidado quando ele trabalha em equipa  mas, se os colegas lhe permitirem ter o «centro do palco», ele pode ser bastante  nobre, gostando genuinamente de ajudar os colegas a obter bons resultados. Gémeos pode ser um grande colega de equipa, partilhando muitos interesses  e competências. Aquário, o signo oposto, pode ser um bom parceiro nos tipos mais evoluídos; quando isso não acontece, pode haver atrito entre ambos. Balança (Libra) pode trabalhar bem com Leão, pois partilha interesses  e talentos comuns, embora haja diferenças marcadas de personalidade.
Nos signos de Fogo, Carneiro (Aries)  é mais compatível do que Sagitário. 
Os signos de Água têm dificuldade em adaptar-se ao elemento Fogo e à necessidade de «show off» de Leão. Escorpião é o mais difícil de harmonizar pois pode haver luta de egos pela posição dominante e contestação mútua da autoridade.
 
Os signos de Terra são bastante mais discretos mas podem executar bem as ideias desenvolvidas por Leão. Capricórnio pode ser uma mais- valia ao formar parceria com Leão porque a sua ambição e capacidade para levar a bom termo todos os projetos que inicia, associado aos talentos humanos e de criatividade de Leão pode dar excelentes resultados. Mas pode haver conflito pela liderança,  se não distribuírem bem as funções de cada um. Mas, se o fizerem, podem ir longe em conjunto.

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário