Os Signos do Zodíaco nas Amizades e no Lazer – Carneiro (Aries), o Gosto por ser o Primeiro

 
Os amigos e as atividades de lazer são uma parte importante na vida de todos nós. Contribuem para o equilíbrio e o sentimento subjetivo de felicidade pessoal. E cada signo tem as suas tendências específicas nestas áreas da vida.
 
Começamos a analisar essa tendências, com o signo de Carneiro (Aries)
O signo de Carneiro exprime a espontaneidade da vida, cheia de entusiasmo e de força inicial; autoconfiante e energético, tem-se a si próprio como primeiro interesse fundamental. É verdade, este signo é bastante egocêntrico e pode ser até, de vez em quando, egoísta e algo mesquinho. Mas precisa de se relacionar com os outros para se sentir equilibrado e bem com a vida.
 
Como signo cardinal e de elemento Fogo, é orientado para a ação; a coragem e determinação que o caracterizam tornam-no bastante agressivo e autoritário. Mas é também caloroso, espontâneo, intuitivo e dotado de uma qualidade excelente que é a honestidade, condição sem dúvida necessária para formar relações de amizade duradouras.
 
O Signo de Carneiro (Aries) como Amigo
As pessoas nascidas com o Sol o Ascendente, a Lua ou muitos planetas no signo de Carneiro são dinâmicas e o seu entusiasmo é contagiante para os outros; são honestas e verdadeiras; apaixonadas e impulsivas, defendem energicamente aquilo em que acreditam, sem hesitar e sem qualquer tipo de calculismo; são inteligentes e cheias de humor, com tendência para serem sarcásticas, apanhando facilmente os «tiques» e as fraquezas dos outros e não hesitando em fazer piadas sobre isso para evidenciar a sua inteligência perante eles (a humildade não é, decididamente, a sua melhor qualidade). Porém, não existe malícia neste comportamento, que tem mais a ver  com a sua vaidade pessoal do que com alguma  intenção sombria para magoar os outros.  O problema é que os nativos de Carneiro pensam pouco nos outros, centrando-se mais em si próprios, nas suas motivações e desejos.
 
No seu modo de ser, estes nativos não têm  preconceitos, a sua orientação natural é para buscarem  o novo, a «experiência daquilo que ainda não foi feito nem descoberto» de modo que podemos dizer que eles possuem uma inocência evidente no impulso espontâneo para se afirmarem na ação e nas relações com os outros. E, nessa inocência, acham natural serem considerados  líderes incontestados e «os primeiros». Quando isso sucede, são generosos e encantadores, «apenas»  não suportam  que o seu papel de   líderes seja contestado ou não reconhecido.
 
Nas relações de amizade, os homens e mulheres do signo de Carneiro não estabelecem relações de igualdade: eles são os «guias», hierárquica e tacitamente aceites como «acima» do outro, seja pela sua coragem, inteligência e saber, etc; são quem orienta, quem  aponta o caminho, quem arranja soluções.  A amizade pode ser forte e duradoura mas não é, nestes casos ,uma relação entre «iguais». E, embora este nativo seja de uma lealdade total, exigindo o mesmo da outra pessoa, esta é, claramente, uma relação entre «mestre e discípulo» e Carneiro assume, nesta circunstância, o papel de apoiar e  de orientar o seu amigo em qualquer situação. Por isso, não forma amizades «relativas»: ou ele é o primeiro amigo e  o fundamental amigo de alguém, ou simplesmente não é amigo.
 
O problema   que se coloca habitualmente de permeio nas amizades de Carneiro é a dificuldade que este signo, dada a sua natureza competitiva,  tem de aceitar  que outros  são «tão bons como ele»: estes nativos  sentem-se ameaçados nessa situação  e tendem a competir com a outra pessoa e a  fazer tudo «para mostrar que são melhores do que ela, o que é evidentemente um problema para as relações de amizade que pretendem ter uma base duradoura.  Inevitavelmente surgem ciúmes e o temperamento sarcástico do nativo pode levá-lo a tentar «diminuir» o valor do outro até uma dimensão que seja «suportável» para ele( inferior à sua). Quando a outra pessoa envolvida aceita este «desnível» hierárquico, o nativo de Carneiro pode explorar a sua faceta generosa de guiar e de descobrir o melhor caminho e  as melhores soluções e pode existir uma relação duradoura e muito leal: todas as relações existentes entre um «mestre» e um «discípulo» encaixam bem nesta dinâmica do perfil do nativo de  Carneiro: ele é a pessoa que age, decidido , sem medo e que leva o outro a acompanhar os  seus passos e a executar as suas soluções. E, neste sentido, pode ajudar aqueles que não se atrevem  a prosseguir um caminho novo sem um guia ou orientador, a tentar novas experiências que dificilmente viveriam sozinhos.
 
 

O signo de Carneiro e o Lazer

 
Carneiro é um signo que adora competir, percorrer caminhos que ninguém se atreveu ainda a tentar percorrer. Assim, as suas preferências nas atividades de lazer refletem estes traços do seu caráter. Está sempre pronto para a ação e o impulso para testar a sua coragem leva-o a querer percorrer novos territórios. Neste contexto, se há  atividades que atraem o seu interesse são os desportos radicais que soltam  a adrenalina para superar o medo e testar a coragem;
Outras  atividades adequadas são as que incluem a exploração e a superação de obstáculos reais: escalada, (de montanhas  ou outras versões «citadinas»); caminhadas, viagens do tipo que aspira a constar  no Guiness  por proezas de pioneirismo , estar no «topo» e  mostrar coragem;
 
Nas atividades mais «vulgares» encontramos os desportos competitivos futebol, etc), as corridas de automóveis, bicicleta, atletismo, etc.
Os passatempos militares são outra opção interessante e, de uma maneira geral, todas as atividades que põem à prova as qualidades de afirmação pessoal.
 
Os nativos de  Carneiro precisam de excitação para se divertirem por isso, tal como em outras áreas da vida, atividades que não coloquem algum desafio ou teste que lhes permita aferir as características com as quais se identificam,  não têm qualquer interesse para eles.  Na vida real ou nos jogos de «realidade virtual», precisam de sentir a adrenalina a aumentar-lhes o batimento cardíaco e o arrepio que desafia  os seus mais secretos medos; e, finalmente, precisam da competição, do combate, de um certo nível de confronto e ganham com a prática sistemática de algum desporto que lhes permita sentir tudo isso.
Outra particularidade destas pessoas é uma inegável vaidade pessoal pelo que gostam de exibir os «troféus» que comprovam o seu valor pessoal. Por isso gostam de mostrar o que valem ao volante de um  potente carro desportivo (e muito facilmente a estrada se torna numa pista onde eles adoram sentir o frenesim da velocidade).
 
Quanto aos signos mais compatíveis com Carneiro na amizade, sem dúvida de que  o signo Balança pode permitir um crescimento pessoal mútuo muito interessante, devido à complementaridade entre os signos.
O signo de Sagitário pode ser um excelente companheiro de aventuras, partilhando muitas das motivações básicas do signo  Carneiro embora seja mais problemático manter uma relação de pura amizade, pois Sagitário não se presta a  ficar em segundo plano para deixar Carneiro a liderar. Com o signo Leão há o confronto constante entre os egos de ambos.
Os signos de Ar admiram o entusiasmo de Carneiro mas não lhe deixam espaço suficiente para ele «ser o primeiro», em qualquer relação no entanto podem ser oponentes  de respeito e ajudar a manter uma vida de excitação para este nativo.
Os signos de Água são os menos compatíveis.
Nota:  Por favor note  que ninguém exprime as qualidades puras de um signo uma vez que a personalidade de cada um é sempre constituída por uma mescla de influências entre vários signos. As referências dadas devem por isso ser vistas como tendo caráter geral.

 

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário