O signo Ascendente- Signo Carneiro (Aries),Iniciando um Novo ciclo de vida

 
 
Num artigo anterior explicámos o significado do signo Ascendente. Hoje começamos a explicitar as características do Ascendente por signo, começando com o signo de Carneiro (Aries). Ascendente é a 1ª casa  do horóscopo e, por essa razão, cada signo nessa posição determina a matriz geral da nossa vida – cada signo que se segue ao Ascendente produz determinadas características na nossa vida, não sendo indiferente qual o signo que «cai» em cada uma das casas seguintes do horóscopo.
Num outro artigo explicámos o significado geral das casas do horóscopo e,  os que desejam aprender ou, simplesmente, seguir melhor estes artigos sobre o signo Ascendente, poderão considerar útil essa leitura.

O signo de Carneiro (Aries) no Ascendente

Aparência Física

A 1ª casa do horóscopo rege, entre outras coisas, o corpo e, por isso, determina parcialmente a nossa aparência física, bem como a saúde e a longevidade. A aparência física também é influenciada pelo signo da Luae  pelo Nakshatra  que ela ocupa no momento do nascimento, bem como por  planetas colocados na 1ª casa ou por aspetos que lançam  para esta casa pelo que as indicações seguintes devem ser vistas como genéricas , podendo ser modificadas por esses fatores referidos.
Muitos nativos com oAscendente no signo de Carneiro têm um sinal que pode fazer lembrar uma ferida ou cicatriz na cabeça (faces ou têmporas). A estatura é mediana, mas com uma presença majestosa; têm olhos arredondados e com expressão penetrante mas não agressiva; as sobrancelhas são bem marcadas, o pescoço e o rosto são alongados com tendência para estreitar junto ao queixo. O cabelo pode ser castanho, por vezes ruivo, geralmente ondulado. As formas do corpo são bem proporcionadas, com veias que podem ser salientes; os músculos são bem desenvolvidos, num corpo  geralmente sem excesso de gordura. A pele é espessa e tende a ser avermelhada. Os dentes são certos e regulares. Os joelhos e as unhas podem ser fracos e os ombros tendem a curvar-se ligeiramente, apesar do  caminhar direito e enérgico deste nativo que parece estar sempre com pressa.

O Ascendente Carneiro e a Saúde

O signo Carneiro simboliza o impulso inicial da vida , espontâneo, entusiasta e enérgico, sendo movido pelo fogo da paixão em tudo o que faz. Isto dá uma característica «quente» a estas pessoas que sofrem de stress facilmente  e podem ter períodos em que a sua mente fica instável. Sendo um signo que rege a cabeça, pode ser afetado por doenças do cérebro  e da cabeça; pode sofrer de doenças nervosas  ou ter problemas de saúde mental devido ao stress. Se o sol está colocado na 1ª casa, pode haver problemas de circulação do sangue e palpitações.   Devido à atitude geral perante a vida – agir primeiro e pensar depois – e a necessidade de provar a sua coragem em qualquer desafio, pode ser colocado em perigo de acidentes, precisando de disciplinar a sua impulsividade como forma preventiva para evitar tais situações.

 

Características Gerais do Temperamento e da  Personalidade do Ascendente Carneiro (Aries)

Uma característica chave da personalidade destas pessoas é a competitividade. Para darem o seu melhor precisam de ser estimulados por algum desafio e de testar as suas capacidades em relação aos outros – o desejo de provar que «são melhores do que qualquer outro» está-lhes no sangue e dirige todas as suas iniciativas no mundo.
Estas pessoas estão a iniciar um novo ciclo de auto – expressão. Isto torna-as fisicamente muito ativas, movidas pelo impulso apaixonado de se lançarem na vida de forma espontânea  e entusiasta, a fim de poderem descobrir  todas as suas potencialidades neste confronto com o mundo e com os outros. Para estas pessoas a vida é descoberta e exploração e eles são os heróis que a vão preencher com o seu cunho pessoal  e a sua marca singular. São atletas naturais, parecendo gerar força pelo simples facto de se entusiasmarem com alguma coisa. E entusiasmam-se muito facilmente, embora  esse entusiasmo nem sempre se aguente mais do que o fogacho que dura o interesse pela descoberta: Carneiro é um criativo, pode ter uma ideia fantástica, mas falta-lhe a paciência para a preencher com os pormenores concretos  da sua realização, que lhe fazem perder o interesse facilmente – precisa por isso de trabalhar com pessoas que acabem o que ele criou, e que tenham um espírito bem pragmático que falta a este nativo.
Coragem , bravura e capacidade de liderança são outros traços marcantes desta personalidade; esta é uma pessoa independente e que faz as próprias regras, não obedecendo a indicações nem a ordens de ninguém: segue sempre «o seu próprio caminho», singular e intransmissível ,embora precise do confronto com os outros para se testar.  Grande parte da sua energia vital é gasta à procura do seu lugar no mundo.  E a atitude geral que adota é aquela que caracteriza o carneiro quando se depara com algum obstáculo: as hastes lançadas para a frente até que o obstáculo ceda ou caia – a diplomacia não é o forte destas pessoas e elas podem explodir com razoável facilidade. A boa notícia é que  não maltratam ninguém intencionalmente, podendo mesmo revelar grande compaixão perante o sofrimento dos outros.
O caráter destas pessoas é geralmente ardente e fogoso ; são muito impulsivos e apaixonados e o espírito competitivo pode dar-lhes um ar de arrogância que se impõe aos outros. Mas são muito carismáticos  e conseguem impor-se pela inteligência e pela liderança natural. São otimistas  e geralmente amigáveis (embora tenham o gosto da sátira e não se cansem de ser sarcásticos com os outros).
Gostam de  enfrentar desafios difíceis, sobretudo quando incluem alguns riscos. Como este signo simboliza a força da vida que procura  um primeiro impulso de individualização, muitas vezes são auto-centrados e costumam ser acusados de egoísmo, provavelmente devido à sua tendência dominadora.
A atitude destas pessoas é enérgica, orgulhosa das suas capacidades pessoais, heróica, sempre a caminho para realizar algum desejo pessoal, independente, ambicioso e empreendedor. As regras feitas não lhes dizem nada e eles infringem-nas se não concordarem com elas, sem se preocuparem  com as consequências.  Podem ter surtos de cólera quando são contrariados embora não guardem ressentimento nem nutram sentimentos de vingança, apesar do seu espírito muito marcial que facilmente se torna agressivo. Possuem uma grande força de vontade, que usam para alcançar os objetivos significativos para  sua vida a título pessoal.
O  raciocínio destas pessoas é inteligente e racional, embora não gostem de planear as coisas com antecedência, preferindo descobri-las na espontaneidade da própria vida.  Podem ser pioneiros que apontam novos caminhos e fazem novas descobertas que  depois  outros aprofundam e desenvolvem.
Quando  este nativo se apaixona é intenso e muito apaixonado e, apesar do espírito independente, pode ser muito fiel à pessoa que ama embora precise de uma vida estimulante que fuja à rotina e à repetição.
Em termos de desenvolvimento pessoal , os nativos com Ascendente em Carneiro precisam de desenvolver as características do  seu signo oposto, Balança(Libra) aprendendo a cooperar com o parceiro e a desenvolver o sentido de equilíbrio entre os desejos pessoais  e as necessidades dos outros. Um dos grandes desafios para estas pessoas é desenvolver a virtude da paciência e da perseverança nos propósitos, tornando o seu esforço de agir mais duradouro e pragmático.
 

 Desenho das Áreas de Vida no Horóscopo com o  Ascendente Carneiro

O signo Carneiro é o primeiro do Zodíaco, pelo que , ao ocupar a primeira casa do horóscopo, as outras casas adquirem os significados gerais normalmente atribuídos  e os signos que ocupam as restantes casas definem atitudes e condições gerais das várias áreas de vida desta pessoa.
O signo de Carneiro na 1ª casa indica paixão e energia em tudo o que se faz na vida, rapidez de movimentos e impulsividade, com pouca paciência para lidar com alguns eventos da vida.
O signo Touro ocupa, para este Ascendente, a 2ª casa da acumulação de riqueza e do desenvolvimento de competências gerais para a vida. Como tal, esta pessoa gosta de uma vida confortável e dedicará tempo e trabalho a ganhar dinheiro para usufruir de uma vida confortável e de luxo. O signo Carneiro aprecia a arte e a beleza, aspeto reforçado pelo signo que ocupa a 2ª casa e que mostra que este nativo gostará de viver rodeado de coisas belas e de gozar de todos os prazeres da vida, ao mesmo tempo que dará importância à segurança material.
Gémeos é o signo que corresponde à 3ª casa, ligada à coragem, à comunicação, à  aprendizagem e à escrita. Deste modo, este Ascendente produz um excelente comunicador, com espírito curioso e vivo, um escritor de talento e uma pessoa que gosta de  conhecer os meandros do ambiente próximo. Também será um leitor assíduo de livros, revistas, etc.
Caranguejo ocupa a 4ª casa, que rege a mãe, o lar, as propriedades imobiliárias , os veículos, etc. Este Ascendenterevela por isso uma ligação emocional  forte com a mãe e com o lar. Este nativo também pode gostar de viver próximo da água e, como Caranguejo é um signo cardinal, pode mudar de residência várias vezes.
Leão ocupa a 5ª casa, indicando uma pessoa romântica, corajosa e  criativa. A relação entre o Ascendente Carneiro e a 5ª casa  ocupada pelo signo de Leão indica um temperamento intenso, fogoso e dominador nos relacionamentos pessoais e amorosos.  Não existe timidez na sua abordagem amorosa e este nativo procurará sempre dominar na relação.
Virgem ocupa a 6ª casa  das dívidas, das doenças, dos inimigos e do trabalho. Este signo indica a necessidade de aprender a servir e a desenvolver capacidades de planeamento, antevisão das consequências dos seus atos, etc, obrigando a moderar as qualidades demasiado impulsivas  de Carneiro.
Balança, o signo oposto, ocupa a 7ª casa. Os nativos com Ascendente Carneiro normalmente escolhem parceiros atraentes e elegantes, polidos e refinados, amantes das artes, etc. O signo Balança (Libra) rege  os negócios pelo que os parceiros destas pessoas também podem ter  uma ligação forte ao mundo dos  negócios.
O signo de Escorpião está na 8ª casaEscorpião tem regência de Marte, o mesmo regente de Carneiro e, por isso, este planeta tem efeitos positivos para este Ascendente . A 8ª casa rege a cirurgia e estas pessoas podem ser excelentes cirurgiões, e ainda investigadores, detetives, polícias, etc. Mas, como Saturno rege a 10ª casa(ocupada pelo signo de Capricórnio), podem passar por obstáculos na carreira e demorar a  atingir o topo.
A 9ª casa é ocupada pelo  signo de Sagitário, revelando o  amor por ideais elevados, o gosto  pela Filosofia e pela Religião, regendo a sua vida por princípios éticos e/ou religiosos. Atribuem um lugar importante à sorte na sua vida.
A 10ª casa  é ocupada pelo signo de Capricórnio  o signo do trabalho e da ambição. Estes nativos são trabalhadores árduos e ambiciosos, gostando de obter reconhecimento e visibilidade pública pelo trabalho realizado.
A 11ª casa corresponde  ao signo de Aquário, indicando que os nativos com Ascendente Carneiro têm sensibilidade social , sendo capazes de cooperar para o bem geral, com criatividade e idealismo. A posição de Saturno no horóscopo fornece indicações adicionais.
Na 12ª casa encontramos o signo de Peixes, o signo das perdas, dos gastos  e da libertação em relação ao mundo material. A posição de Júpiter(o seu estado) no horóscopo indica as áreas de vida onde se poderão dar essas perdas ou gastos, ou, no caso de estar positivo, se elas serão anuladas.
 

Planetas Auspiciosos , Inauspiciosos e Neutros para o Ascendente Carneiro

Planetas Auspiciosos-  Sol, Lua,  Marte, Júpiter
Planetas Inauspiciosos- Saturno, Mercúrio, Vénus
Planetas Neutros- Não  há.

1 opinião sobre “O signo Ascendente- Signo Carneiro (Aries),Iniciando um Novo ciclo de vida”

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário