O Signo Ascendente- Signo Gémeos, Comunicação e Aprendizagem

 
O Ascendente é a 1ª casa  do horóscopo e, por essa razão, cada signo nessa posição determina a matriz geral da nossa vida – cada signo que se segue ao Ascendente produz determinadas características na nossa vida, não sendo indiferente qual o signo que «cai» em cada uma das casas seguintes do horóscopo.
Num outro artigo explicámos o significado geral das casas do horóscopo e,  os que desejam aprender ou, simplesmente, acompanhar melhor estes artigos sobre o signo Ascendente, poderão considerar útil essa leitura.

O signo de Gémeos no Ascendente

Aparência Física

Os nativos com Ascendente no signo de Gémeos   têm altura média ou alta, estrutura dos ossos estreita, tronco esguio e elegante, membros compridos  e postura direita. A face é bem desenhada, com traços suaves  e proporções agradáveis. Os olhos tendem a ser claros – azuis ou cor de avelã- com pestanas longas. O rosto  e o nariz são alongados e o queixo é bem proporcionado. Têm, por vezes, covinhas na face. A aparência é agradável, o sorriso é fácil, o olhar é penetrante e inteligente. As mãos são pequenas, com dedos finos. O cabelo pode ser claro ou mais escuro mas, em qualquer caso, tende a ficar grisalho cedo. A pele é tendencialmente clara , por vezes de tom moreno moderado. Tendem a ter dentes frágeis devido a  problemas na absorção de cálcio.
O corpo, embora pareça frágil, é ágil e firme e estas pessoas aparentam sempre ter uma idade inferior à idade biológica. Habitualmente mantêm-se magros e em boa  forma ao longo do tempo.

Tendências Gerais de Saúde do Ascendente Gémeos

O signo Gémeos é um signo de Ar ; o seu regente, Mercúrio, possui uma energia muito nervosa  e os nativos, embora tenham disposição alegre, são muito irrequietos e suscetíveis de  sofrer de excesso de tensão mental devido à rapidez característica do signo, à sua incapacidade para ficar quieto e à tendência para fazerem várias coisas em simultâneo.  São muitas vezes tomados por ansiedade  e não dormem o suficiente. Isto pode gerar uma sobrecarga que produz esgotamento mental e exaustão física súbitos.  
 O signo Gémeos rege os pulmões e o sistema respiratório; os ombros, os braços, as mãos . Os nativos tendem a sofrer de constipações, gripes e problemas respiratórios, como asma, para além do excesso de stress.
Devido à ocupação da 6ª casa pelo signo de Escorpião, pode haver doenças ou problemas com o sistema excretório, afeções da bexiga e da fístula, febre , etc.
Essencialmente, estes nativos  ganhariam bastante se aprendessem a relaxar e a abrandar o ritmo geral da sua atividade.
 

Características Gerais do Temperamento e da  Personalidade do Ascendente Gémeos

As pessoas que nasceram com o Ascendente no signo de Gémeos têm o propósito de desenvolver, nesta vida, competências que lhes permitam  aprender com a experiência e dominar o meio ambiente através do uso da razão. Porém, Gémeostende a esgotar o seu interesse na própria curiosidade que o leva a explorar o mundo e, por isso, deve desenvolver as características do signo oposto, Sagitário colocando um propósito que dê sentido à sua exploração do mundo e focando-se nos resultados que o próprio conhecimento pode ter para o desenvolvimento de uma compreensão mais abrangente do mundo e do próprio indivíduo. Conhecer por conhecer é desperdiçar alguns objetivos fundamentais de todo o conhecimento: a capacidade transformadora do próprio sujeito que conhece, levando-o a descobrir  gradualmente em si próprio uma dimensão para qual a mente lógica é um portal de entrada mas não o fim último: a dimensão espiritual que é a essência última da realidade e do  homem.
 
O signo de Gémeos  é um signo mutável  e os seus nativos são versáteis, inteligentes e capazes de se dedicar a várias coisas ao mesmo tempo. A curiosidade e a comunicação, falada ou escrita , desempenham um papel importante  nas suas vidas. Estas pessoas estão sempre prontas para se lançar em algo novo e diferente, a sua mente é extraordinariamente ativa e gostam de  estar sempre a aprender. Porém, existe uma dualidade que marca a maneira de ser dos nativos de Gémeos, que são uma espécie de «dois em um», sendo muitas vezes indecisos  devido a conflitos interiores frequentes que os  fazem desperdiçar muita energia sem levar as coisas à conclusão. Esta característica mostra que uma das lições fundamentais  para os nativos de Gémeos é aprender a focar a sua energia em objetivos claros de modo a produzir algo mais duradouro no mundo.
 
A personalidade de Gémeos é muito sociável e amigável;  estas pessoas têm sentido de humor e são normalmente delicadas ao interagir com os outros. O problema está em que não  conseguem focar-se de forma definitiva em nenhum relacionamento, pois precisam de variedade e de mudança e a rotina aborrece -as e não lhes interessa. São comunicadores naturais, adoram conversar e partilhar as suas experiências, tanto em ocasiões sociais como através da escrita e  podem ser escritores talentosos.
Uma outra vertente do signo de Gémeos é a dimensão artística e as artes como a poesia, a música ou a dança podem ter um interesse especial na vida destes nativos.
 
 

O Desenho das Áreas de Vida no Horóscopo com Ascendente Gémeos

A presença do signo de Gémeos na 1ª casa do Horóscopo determina um conjunto de características também em todas as áreas da vida da pessoa, através dos signos que ocupam as  restantes casas do horóscopo a partir do Ascendente:
 
Com a posição de Gémeos na 1ª casa, ficamos a saber que esta pessoa vive as suas experiências principalmente no plano da mente, que é curiosa, entusiasta, agitada na sua abordagem da realidade. Esta pessoa precisa de poder mover-se à vontade, gosta de se envolver na vida social e tem uma postura perante a vida que é de não gostar de assumir preocupações. O seu intelecto está sempre à procura de alguma coisa para  aprender e comunicar. Porém, a força desta 1ª casa depende grandemente, do estado do seu regente, Mercúrio (dignidade– se está exaltado, no próprio signo ou em Mooltrikona,ou se pelo contrário está debilitado, em signo/amigo/ inimigo ou em aspeto com planetas maléficos/benéficos). A colocação de planetas na 1ª casa também pode alterar bastante os significados gerais do signo Ascendente. Finalmente , a colocação do Sol, que é o indicador geral do self também tem grande importância para determinarmos os resultados da 1ª casa.  Se houver maléficos colocados na 1ª casa o nativo pode ser pouco honesto e usar de enganos para atingir os seus fins e a saúde também pode ressentir-se.
 
O  signo Caranguejo está na 2ª casa e   isso significa que a vida familiar, representada por esta casa, sofre flutuações pois esta casa tem regência da Lua, que muda incessantemente . Com o signo Caranguejo  nesta casa, este nativo sente grande proximidade em relação à família e a mãe desempenha um papel importante, podendo ter bastantes posses ou, de algum modo, contribuir para aumentar a riqueza do nativo. A Lua em fase brilhante traz felicidade familiar. Caranguejo dá a estas pessoas grande competência para os negócios e para ganhar dinheiro e também dá dotes de oratória, tornando o nativo num excelente utilizador do discurso. Mas, dada a natureza mutável da Lua, a vida financeira será instável e com altos e baixos, embora a pessoa tenha a capacidade para se erguer de novo quando passa por maus momentos nesse plano. Se a Lua no momento do nascimento  for minguante, porém, as competências do nativo para ganhar dinheiro e para falar e usar do discurso serão diminuídas.
 
 A 3ª casa do horóscopo é ocupada pelo signo de Leão , regido pelo Sol e, por isso, esta pessoa tem uma forma determinada e assertiva de comunicar. O sol forte potencia as capacidades do signo de Gémeos possibilitando uma forma individualizada de comunicar e boa relação com os irmãos mais novos. O nativo tem grande capacidade de iniciativa, vitalidade e  coragem  sendo um líder natural. Se receber a influência de Vénus tem talento artístico. O Sol é temporalmente maléfico  para este Ascendente e, por isso, o nativo estará principalmente focado nos seus próprios desejos e interesses, podendo revelar algum egoísmo e foco nos seus próprios interesses.
 
 
4ª casa do horóscopo é ocupada pelo signo de Virgem, regido por Mercúrio, que é também o regente do Ascendente. Mercúrio  regente desta casa permite uma grande capacidade de auto- análise, havendo uma conexão entre o estado mental e a perceção do bem estar e de felicidade ou contentamento pessoal. A pessoa torna-se capaz de  influenciar a sua saúde através do controlo mental (Mercúrio). A relação com a mãe é habitualmente amigável e a comunicação com ela é fácil e eficaz.  O ambiente do lar é organizado e muito arrumado, desempenhando um papel importante no sentimento de bem estar pessoal e o nativo gosta de estar em casa. Mercúrio é temporalmente benéfico para este Ascendente e, por isso, favorece este bem estar psíquico, ajudando o nativo a relaxar e a sentir-se bem. Mas, se estiver aflito ou mal colocado, produz muita ansiedade e falta de paz mental que podem afetar a saúde. Enquanto benéfico natural, Mercúrio, quando bem colocado, produz inteligência e adaptabilidade.
 
A 5ª casa é ocupada pelo signo de Balança (Libra) regido por Vénus. Vénus dá a estes nativos criatividade natural, dons artísticos e , se tiverem filhos, estes serão dóceis e equilibrados e o nativo dar-lhes-á  uma boa educação. Os nativos têm grande sensibilidade perante a beleza e  têm temperamento romântico. Quando Vénus está bem colocado a pessoa tem elevados dotes artísticos e a criatividade é um fator fundamental no seu modo de expressão. Vénus é um benéfico temporal  e também um benéfico natural para este Ascendente por isso a sua acção é muito positiva  quando está bem colocado.
 
A 6ª casa é ocupada pelo signo de Escorpião com regência de Marte, um maléfico natural e é também  temporalmente maléfico e, por isso, traz muitas lutas e oposições, podendo também gerar muitas dívidas. Marte tende a gerar inimizades e acidentes, e também frustração. Também permite, porém, que a pessoa tenha força para lutar pelos seus objectivos. Por vezes a pessoa pode manifestar algum egoísmo e é capaz de ultrapassar os limites éticos para obter o que deseja e pode ser conflituosa e agressiva. Este nativo é bastante competitivo e tem capacidades físicas que o podem levar a participar de competições desportivas. Tendência para a impulsividade  e irrequietude e gosta de  subjugar os outros.
 
A 7ª casa está  ocupada pelo signo Sagitário, com regência de Júpiter, que inclina para a procura de parceiros independentes, ligados à procura do saber , idealistas e filosóficos ou religiosos, o que pode ser positivo ou negativo de acordo com a posição de Júpiter na carta astrológica.  A casa também tem relação com a carreira, tanto mais que Júpitertambém rege a casa 10ª, da carreira. Se estiver forte e bem colocado, Júpiter  pode proporcionar status e sucesso profissional assinalável. Júpiter também dá competência para estabelecer parcerias profissionais bem sucedidas. O casamento poderá melhorar a situação profissional e o status do nativo. Júpiter é um planeta temporalmente neutro e naturalmente benéfico e pode trazer bastantes oportunidades na carreira e nas parcerias.
 
A 8ª casa é ocupada pelo signo de Capricórnio, com regência de Saturno. Este é o grande maléfico natural mas, sendo o planeta indicador da longevidade, relacionada com a 8ª casa, mostra que este nativo tem habitualmente uma vida longa. Saturno neste Ascendente rege a e a 9ª casas e, sendo a 8ª casa uma casa de crises e de enfrentamento do karma pessoal, indica a necessidade de encontrar um sistema de crenças (através da 9ª casa) que permita lidar com essas crises e enfrentar com sucesso o karma pessoal  através da espiritualidade , da filosofia,  da fé ou da religião. Saturno tende a ser rígido e a tornar-se dogmático nos princípios, por isso, a pessoa com Ascendente Gémeos pode passar por períodos penosos em que vê postas à prova as suas crenças ou a falta delas.
 
 
A 9ª casa é ocupada pelo signo de Aquário, também com regência de Saturno. Como Saturno rege a , que é a casa mais maléfica do horóscopo, pode haver flutuações na sorte individual, sobretudo durante a primeira parte da vida. A relação com pai pode ser problemática. Os pais também podem ter falta de sorte, devido à natureza restritiva do planeta. Mas a 9ª casa é  uma casa  trikona- benéfica-  e o nativo aproveita as crises da 8ª casa para crescer espiritualmente. Estas pessoas precisam de viver algumas experiências penosas antes de encontrarem  o seu «caminho de vida». Saturno é temporalmente benéfico para este Ascendente mas atrasa as coisas e pode indicar que o desenvolvimento espiritual  chega na última fase da vida.
 
A 10ª casa é ocupada por Peixes,  um signo espiritual, que pode inclinar para uma carreira em que  a espiritualidade e os valores são importantes, como: professor, conselheiro, etc. A pessoa deseja ter uma carreira que seja capaz de elevar o seu estatuto e, ao mesmo tempo, seja reconhecida como importante na formação ou na educação espiritual dos outros. O nativo anseia por fazer alguma coisa em que possa transmitir  alguma forma de sabedoria. Se estiver forte e bem colocado, Júpiter traz felicidade no casamento e nas parcerias de negócios e promove a realização das ambições pessoais. Se estiver fraco, revela pouca felicidade conjugal, problemas com os filhos, egoísmo e pouco sucesso.
 
A 11ª casa é ocupada pelo signo de Carneiro (Aries) , que tem regência de Marte. Carneiro é o signo Mooltrikona de Marte e, quando está forte no horóscopo, produz ganhos elevados  e uma boa ligação com os irmãos mais velhos e os amigos. Mas, enquanto o planeta mais inauspicioso para este Ascendente, pode produzir obstruções aos desejos da pessoa e egoísmo, levando à possibilidade do  uso de crueldade para atingir os desejos. Quando Marte    é fraco ,produz poucos rendimentos, disputas com os irmãos mais velhos e com os amigos e falta de saúde. Os amigos ( e até os inimigos) podem ser uma fonte de ganhos para este nativo.
 
A 12ª casa  é ocupada pelo signo de Touro, que  tem regência de Vénus. Como este planeta também rege a 5ª casa , a regência da12ª, que é a casa das despesas, pode indicar despesas devido aos parceiros românticos, aos filhos e à educação. O nativo poderá gastar dinheiro também no prosseguimento de objetivos criativos e ligados com a Arte. O signo de Touro nesta casa fortalece a imaginação e aumenta o potencial criativo e artístico deste nativo, que pode atingir notoriedade em algum campo associado a Mercúrio ou Vénus (escrita, Música, Dança, Pintura, etc).
Planetas Auspiciosos-  Mercúrio, Vénus
Planetas Inauspiciosos- Sol, Marte, Júpiter (Marte é o mais inauspicioso)
Planetas Neutros- Lua, Saturno.

6 opiniões sobre “O Signo Ascendente- Signo Gémeos, Comunicação e Aprendizagem”

  1. Oi Boa Noite,
    Adorei a forma como vocês abordam os temas, e têm me servido de bastante ajuda. Porém, tenho Sol, Vênus, Saturno, Urano e Netuno em capricórnio, e vi que um anula o outro. Tenho consciência de ser uma pessoa muito confusa. Será possível que vocês me deem algum rumo pra tudo isso?? Nasci em 13/01/1989 às 15:45, Belo Horizonte – MG, Brasil. Desde já agradeço!

    1. Deve notar que o que está referido no artigo são tendências gerais, além de que a Lua e planetas colocados na 1ª casa ou em conjunção com o regente do Ascendente, o nakshatra da Lua etc., também influenciam e modificam as características físicas. A análise completa tem que incluir todas essas influências e, por isso, a aparência física é sempre resultado de uma mistura de energias. Não é mentira o que leu, é apenas parcial, não sendo a única influência a ter em conta.

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário