O signo Ascendente- Touro, Segurança Material e Procura do Prazer

 
O Ascendente é a 1ª casa  do horóscopo e, por essa razão, cada signo nessa posição determina a matriz geral da nossa vida – cada signo que se segue ao Ascendente produz determinadas características na nossa vida, não sendo indiferente qual o signo que «cai» em cada uma das casas seguintes do horóscopo.
Num outro artigo explicámos o significado geral das casas do horóscopo e,  os que desejam aprender ou, simplesmente, seguir melhor estes artigos sobre o signo Ascendente, poderão considerar útil essa leitura.

O signo de Touro no Ascendente  

Aparência Física

Os nativos com Ascendente no signo de Touro  têm aparência robusta e são em geral bastante fortes e saudáveis. A estrutura do corpo é  sólida, com o tronco largo e as pernas comparativamente mais pequenas mas, no geral, o corpo é bem desenvolvido.  A estatura é média ou um pouco abaixo da média. A estrutura óssea é grande, com ombros largos. O rosto é atraente, a cabeça redonda  rosto por vezes quadrado, queixo muitas vezes com uma covinha, testa alta e larga, orelhas pequenas e juntas à cabeça, olhos grandes e expressivos, olhar afetuoso . O nariz é pequeno e arrebitado. O pescoço é curto e grosso revelando força física e vitalidade.  A voz é bonita e revela muitas vezes talento musical. Possuem uma presença física sólida, com tendência para engordar. Globalmente, estas pessoas transmitem uma imagem de tranquilidade e de força, parecendo sempre serenas. Podem apresentar marcas de nascença nas costas ou nos lados.

Tendências Gerais de Saúde do Signo Touro

O signo Touro é um signo muito terrestre e forte, mantendo geralmente uma grande vitalidade até bastante tarde na vida. Parece muitas vezes mais velho durante a primeira metade da vida mas, ao envelhecer, acontece o contrário, possuindo um vigor invejável até muito tarde.
Apesar da sua robustez, que o prepara para o trabalho duro, mesmo  aquele que implica o uso das mãos e dos braços, estas pessoas tendem a ser indulgentes com aquilo que lhes dá prazer – e uma dessas coisas é a comida- pelo que precisam de vigiar o peso ao longo da vida para não se tornarem obesas.
Estes nativos têm abundante energia de vida mas, do mesmo modo que são muito sensíveis ao prazer, também temem a dor . O signo Touro rege o pescoço, a face, a garganta e os problemas de saúde mais comuns estão relacionados com estas áreas: laringite, anginas, inflamação  da garganta, problemas nas amígdalas, difteria, doenças da boca ; doenças do pescoço incluindo a coluna cervical; papeira, bócio, otites etc.
 

Características Gerais do Temperamento e da  Personalidade do signo Touro

As pessoas que nasceram com o Ascendente no signo de Touro têm o propósito de desenvolver, nesta vida, competências que lhes permitam lidar com o mundo à sua volta  de forma eficaz, ao mesmo tempo que acumulam bens e  recursos que lhes dão segurança: em primeiro lugar a segurança material sob todas as formas, segurança que lhes permite sentir prazer com a vida terrena; depois, evolutivamente, deverão desenvolver a capacidade de se sentirem seguras também no plano interno e emocional, tal como exprime  o seu signo oposto,Escorpião.
Há nestas pessoas uma bonomia e vontade de simplificar a relação com o mundo e com os outros que as torna calmas, simpáticas, carinhosas e pacientes. Não gostam de complicar a vida, preferindo uma abordagem que não lhes traga grandes preocupações.
O signo de Touro  é um signo fixo e estas pessoas detestam mudanças. Normalmente adotam um conjunto de atitudes e de  princípios que mantêm, podendo ser muito obstinadas e teimosas quando desafiadas em relação àquilo em que acreditam. Esta característica pode torná-las  preconceituosas, pois resistem a todas as evidências  que colocam em causa as  suas ideias e  visão do mundo. Mas são em geral justas, não prejudicando deliberadamente os outros.
 
Estas pessoas são trabalhadoras árduas, ambiciosas e com   um desejo natural para acumular dinheiro e todas as riquezas que lhes permitem viver uma vida cheia de prazer e de conforto. Trabalham porém seguindo as  suas próprias regras e objetivos, sendo praticamente impossível apressá-las ou demovê-las de fazer algo depois de elas se convencerem de que é o que pretendem.
Como todos os signos de elemento Terra , este signo tem uma abordagem da realidade essencialmente prática e muito dirigida para os objetivos  imediatos da vida e das suas necessidades. A sua experiência está relacionada com a atribuição de valor através das experiências vividas e tendem a privilegiar os aspetos materiais da vida pois a expressão  deste signo é essencialmente física, ligada ao  uso do corpo e dos sentidos  e instintivamente ligada à Terra. Naturalmente procuram tudo o que dá prazer – daí a sua associação com uma forte sensualidade-  e a evitar a dor. Por isso o desenvolvimento destas pessoas faz-se principalmente procurando as coisas que permitem uma segurança física, conforto  e bem estar. É com essa dimensão da realidade que se identificam e que consideram importante. Esta a razão, também, pela qual estas pessoas concentram tanto tempo na vida a ganhar dinheiro porque, na cultura que construímos, é impossível gozar as boas coisas da vida sem  ele.
 
Estes nativos são constantes, perseverantes e conservadoras por natureza. Gostam de um mundo previsível e com regras estáveis e simples,  que possam manejar no dia a dia evitando surpresas e stress desnecessário. Habitualmente são amáveis, mas  podem zangar-se muito se  as suas crenças são desafiadas , se o orgulho for ferido ou se alguém trair a sua lealdade, sendo muito difícil  de superar esse estado de  zanga. Mas não guardam rancor por muito tempo pois não gostam de gastar energias com excesso de preocupações.

O Desenho das Áreas de Vida no Horóscopo com Ascendente Touro

A presença do signo de Touro na 1ª casa do Horóscopo determina um conjunto de características também em todas as áreas da vida da pessoa, através dos signos que ocupam as  restantes casas do horóscopo a partir do Ascendente:
Com a posição de Touro na 1ª casa, ficamos a saber, de imediato, que esta pessoa vai gastar muita da sua energia, ao longo da vida, a procurar o sucesso material e a ganhar dinheiro: acumular bens que tenham valor e valorar a partir da experiência, é um propósito importante para estas pessoas.
Porém, o signo Gémeos está na2ª casa e  este é um signo mutável, o que pode trazer flutuações na aquisição de riqueza, com alguns momentos de crise nesta área de vida. Mas convém não esquecer que, para este Ascendente, Mercúrio, regente de Gémeos, rege a e a 5ª casas do horóscopo, o que  faz dele um planeta que forma uma assinatura de riqueza (Dhana yoga)pelo que, se este planeta estiver forte, o nativo terá grande capacidade de fazer dinheiro através do seu trabalho (2ªcasa) ou da especulação (5ªcasa). O nativo possui uma mente prática e eficiente, jeito para os negócios, capacidade para ter sorte porque toma decisões inteligentes. A 2ª casa também significa, na Astrologia Jyotish, a vida familiar e esta pode ser causa de alguma tensão porque os nativos de Touro gostam de estabilidade e de poucas mudanças mas, com o signo Gémeos  nesta casa, pode haver demasiadas flutuações na vida familiar.
 
A 3ª casa do horóscopo é ocupada pelo signo de Caranguejo , regido pela Lua e, dependendo do seu brilho,  podemos inferir diversos aspetos: uma Lua brilhante (crescente ou cheia) e não aflita permite boas capacidades de comunicação, com uma abordagem suave e gentil, com capacidade de iniciativa e coragem.  A relação com a mãe tende a ser positiva. A natureza volitiva da pessoa muda constantemente e o nativo num momento pode considerar algo muito importante mas, num momento seguinte  está focado noutra coisa qualquer. A relação com os irmãos, sobretudo mais novos, pode assumir um papel importante na vida desta pessoa. Embora seja temporalmente maléfica para este Ascendente , é um benéfico natural, ajudando a pessoa a realizar os seus desejos.
 
A 4ª casa do horóscopo é ocupada pelo signo de Leão, regido pelo Sol, símbolo do self individual  e, nesta posição, indica que este nativo poderá ter que assumir responsabilidades familiares, tendo que desempenhar o papel de alguém que toma conta da família, tanto emocionalmente, como a nível financeiro. A pessoa tem os pés firmes na Terra mas pode adotar atitudes rígidas. O sol é um maléfico natural embora seja temporalmente neutro. Se estiver aflito pode indicar problemas com os pais, perda de bens e de conforto e dificuldades em prosseguir com a educação superior. Se estiver forte e positivo indica pais influentes, aquisição de propriedades e  bens , conforto e uma boa educação, favorecendo todos os significados da 4ª casa.
 
A 5ª casa está ocupada pelo signo de Virgem, regido porMercúrio. Este  é o signo Mooltrikona de Mercúrio  e, se não estiver combusto nem aflito por maus aspetos de outros planetas,  produz capacidade para fazer bons investimentos, inteligência acima da média, criatividade no uso do discurso- pode ser um poeta ou escritor. Mercúrioé auspicioso para este Ascendente, favorecendo a criatividade, a relação com as crianças  e os ganhos através de atividades especulativas. Quando está fraco pode haver perdas financeiras devido a maus investimentos, dificuldade em lidar com crianças ou até mesmo em ter filhos, mente receosa, nervosismo, etc.
 
6ª casa é ocupada pelo signo de Balança( Libra), com regência de Vénus, que também rege a 1ª casa e, sendo um planeta que inclina para o conforto e para o amor pelo luxo, indica tendência para a autoindulgência e   gosto por uma vida fácil e luxuosa. O destino individual nesta existência é mostrado pela ação deste planeta, pois é o regente do Ascendente, dando desse modo pistas  sobre as orientações gerais da existência. Enquanto regente da 6ª casaé  maléfico temporal e, embora promova as suas significações naturais, se estiver em aspeto com outros planetas prejudica as áreas de vida associadas aos significados destes e às casas que eles regem.  A co-regência da 6ª casaindica que o  nativo enfrentará obstáculos, lutas ou atrasos na realização dos seus propósitos de vida mas, como a 6ª casa é uma casa de crescimento (upachaya) isto melhorará gradualmente ao longo da vida. Mas Vénus é também um planeta  benéfico natural e, por isso, ajuda a alcançar o que se pretende depois de trabalhar para isso.
 
A7ª casa está  ocupada pelo signo Escorpião, com regência de Marte, o que indica poderosa natureza emocional e sexual, um parceiro que exprime emoções de forma intensa e que, (devido à co- regência da 12ª casa) pode ser a origem de despesas e perdas consideráveis. A pessoa será atraída por parceiros emocionais e intensos.  Marte é um planeta muito agressivo e indica que os relacionamentos amorosos serão marcados pela paixão, possivelmente também pelo conflito e pela agressividade. Marte é temporalmente neutro para este Ascendente mas é um maléfico natural por isso esta será uma área de vida que é potencialmente problemática.
 
A 8ª casa é ocupada pelo signo de Sagitário, com regência de Júpiter. Este é o grande benéfico natural mas , pela regência simultânea da e 11ª casas torna-se um maléfico funcional. Se estiver forte no horóscopo, no entanto, Júpiter dá a capacidade para ganhar através das perdas e das dificuldades. Mas pode gerar extrema ganância e um espírito oportunista. Como a 11ªcasa é a casa dos ganhos e Júpiteré o indicador da riqueza, indica que a pessoa ganhará dinheiro e bens mas, como a 8ª casa é a casa das perdas , poderá não conservar esses bens e riqueza de forma duradoura.  Se estiver bem colocado por casa potencia os seus bons significados, favorecendo a ambição, o sucesso, a educação. Mas, sendo temporalmente maléfico para este Ascendente,prejudica todos os significados dos planetas  aos quais lança aspeto. Pode trazer fracassos financeiros para o pai e perda de herança. E, quando em trânsito, os aspetos que lança para outros planetas podem causar dificuldades e obstáculos nas áreas por eles regidas, incluindo o casamento.
 
A 9ª casa é ocupada pelo signo de Capricórnio, com regência de Saturno que também rege a 10ª casaIndica que a pessoa prossegue uma educação essencialmente prática e ligada aos  negócios e à conquista de uma boa posição social.  Os objetivos da pessoa são essencialmente materiais e ligados à carreira e ao trabalho. Os seus valores e princípios são de ordem prática , não havendo grande interesse por especulações abstratas.
 
A 10ª casa é ocupada por Aquário,  o signo Mooltrikona de Saturno. Saturno é um planeta yogakaraka para este Ascendente e, por essa razão, o  trânsito deste planeta é habitualmente auspicioso para estas pessoas trazendo bons eventos, e ensinamentos, e também protege a saúde das articulações  e os ossos, quando é forte. Mas, se estiver fraco, os significados da e 10ª casassofrem : pode haver atrasos na educação, fracassos e obstruções na vida profissional e problemas de saúde. Este signo na 10ª casa indica também que os nativos têm uma relação melhor com o pai do que com a mãe.
 
A 12ª casa , como referido, tem regência de Marte e os seus efeitos dependem da força do planeta: um Marteforte aumenta a  vitalidade  e a energia pessoal e pode neutralizar a tendência para as perdas no plano financeiro e nas parcerias , incluindo conjugais. Se estiver fraco, pode causar bastantes problemas nessas áreas de vida.
Planetas Auspiciosos-  Mercúrio, Vénus, Saturno ( Saturno é o mais benéfico)
Planetas Inauspiciosos- Lua,Marte, Júpiter (Júpiter é o mais inauspicioso)
Planetas Neutros- Sol

 

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário