Os signos do Zodíaco e o Amor- Aquário, o Amor Companheiro

 

Características Gerais da Personalidade de Aquário

O Signo Aquário está relacionado com a  identificação com o coletivo e, por esse motivo, os seus nativos só se sentem verdadeiramente eles próprios quando integrados em algum grupo ou rede social. Mas, paradoxalmente, homens e mulheres são profundamente independentes e precisam de se sentir livres em todas as circunstâncias da sua vida.
 
Aquário  é um signo de Ar e, como tal, as ideias e a atividade intelectual  são formas privilegiadas de contacto com o mundo e com os outros. O nativo tem uma mente filosófica e a preocupação constante  de contribuir, com o seu trabalho e pensamento, para melhorar a sociedade e as condições de vida da humanidade. Vêmo-lo muitas vezes como membro de grupos ativistas e  de minorias que lutam pelos direitos – dos animais, dos desprotegidos pela sociedade, por causas que defendem o respeito ambiental, a igualdade entre homens e mulheres,  etc. – para esta pessoa há sempre uma causa que é maior do que a sua vida individual  e ultrapassa os seus interesses pessoais,  e ela  envolve-se  totalmente  nela .
 
Por se focarem normalmente mais nos ideais ou nas  causas humanitárias do que na sua própria vida pessoal, os nativos que têm o Sol a Lua ou o Ascendente (ou muitos planetas) no signo de Aquário-  signo cuja natureza é bastante impessoal –  têm dificuldade em concentrar-se  nas suas próprias emoções, sentimentos ou desejos pessoais. Isto é um pouco estranho porque estas pessoas têm um modo de estar na vida que é vincadamente pessoal e desbravam o seu caminho a partir dos seus valores pessoais muitas vezes contra o que está estabelecido;  mas, quando se trata de exprimir o lado emocional da sua natureza sentem-se desconfortáveis, perdidos e vulneráveis  e tendem a criar uma imagem de distanciamento emocional em relação aos outros.
 
Isto explica porque é que é tão fácil a estes nativos terem centenas ou mesmo «milhares» de amigos e, mesmo assim, parecerem estar sós no meio de uma multidão:  a amizade, sobretudo aquela que une as pessoais pela partilha de ideais ou pela luta por uma causa comum, não exige  necessariamente muita intimidade  pessoal  e os nativos de Aquário estão como peixe na água nesse tipo de relacionamento, que é regido pela razão e pelos valores partilhados; podem ser na verdade muito amigáveis socialmente, muito «companheiros» sem se envolverem nunca emocionalmente a nível pessoal. Combatem por causas que   favor dos outros – a humanidade, os animais, as crianças,  etc -e não por alguma necessidade emocional  íntima  e pessoal.
 
Quando se sentem emocionalmente atraídos por alguém, as coisas complicam-se e estes nativos tornam-se distantes, desligados,  enviam até, muitas vezes ,à pessoa que os atrai, sinais contrários, fazendo-lhe pensar que não gostam particularmente dele/a.  A razão é que existe um «handicap» na expressão emocional destes nativos, que não sabem como aceitar a vulnerabilidade das suas emoções , têm dificuldade em aceitá-las  e temem perder o controlo de si próprios  se deixarem essas emoções fluir à solta na sua vida.
 
Os nativos de Aquário têm uma necessidade inata de liberdade e não suportam sentir-se como  a «posse» de alguém, por mais que esse alguém pareça merecer o seu afeto. Sentem-se confortáveis com a análise racional das coisas e repassam todas as suas experiências pelo crivo da razão; os sentimentos  são uma espécie de «aliens» na sua vida e eles evitam-nos o mais possível, não apreciando expressões emocionais demasiado intensas naqueles que interagem consigo.
 
Assim, Caro Leitor/a: se está apaixonado/a por um/a nativo/a de Aquário ,saiba que a forma de lhe chegar ao coração é através da partilha de ideias e de alguma causa em que ambos acreditam; é tornar-se amigo/a dessa pessoa pois, para os nativos de Aquário, não há relação amorosa que possa manter-se sem uma base forte de amizade mútua. A partilha de ideias e de conceções do mundo pode levar estes nativos a querer partilhar a sua vida consigo; desiluda-se se pensa que a expressão intensa dos sentimentos ou algum outro tipo de excitação emocional pode ter melhores hipóteses de os conquistar: se você não tiver nenhum contributo a dar em termos intelectuais  e não oferecer qualquer estímulo intelectual a estas pessoas, elas não se interessarão por si, pelo menos, não durante muito tempo. Esta pessoa adora conhecer, pensar e estudar formas de ver o mundo que deixem uma marca na humanidade e, se você não partilhar o seu entusiasmo nem for capaz de o acompanhar nas suas lutas, esta não é a pessoa indicada para si.
 
Se você gosta de ser o alvo constante de atenções e  de «mimos» por parte do parceiro amoroso, esta também não é a pessoa certa: jantares românticos com juras de amor e olhares lânguidos não fazem o género destes nativos. É mais provável vê-los excitarem-se com as consequências que a aprovação de determinada lei terá para alguns grupos sociais, os próximos passos a dar para resolver uma crise política ou para acabar com um problema que assola a comunidade do que  repararem na aparência cuidada que você pôs para lhes agradar , ou na sua necessidade de maior proximidade emocional  com ele/a.
Pense bem, por isso, quando se apaixonar por alguém  com forte presença deste signo no seu horóscopo natal:  essa pessoa precisará sempre de total liberdade e não é muito boa  a aceitar compromissos  que a limitem ou restrinjam .Muitos  aquarianos são avessos ao casamento, preferindo as suas miríades de amigos ao risco de se envolverem num relacionamento a dois que seja desafiador em muitos aspetos; outros casam , imbuídos do seu idealismo à  procura  de uma alma gémea mas divorciam-se frequentemente pouco tempo depois, desiludidos com a experiência.
 
Mas os nativos de Aquário  podem assumir um compromisso para a vida com a pessoa que amam, se esta respeitar a sua liberdade e se estabelecer com eles uma base sólida de amizade, sem lhes exigir a todo o momento «provas de amor» que os deixem desconfortáveis. Porém,  o  modo como vivem esse relacionamento pode ser pouco convencional: não é raro que cada um dos parceiros  mantenha  a sua própria casa , mesmo casados, ou que viva cada um a longa distância do outro. Aquário  vive principalmente no plano mental, pelo que , desde que haja  comunicação frequente entre ambos, a relação pode sobreviver  muito tempo com poucos encontros no plano físico. É claro que Aquário também tem fama de apreciar encontros casuais e pode por isso ter relacionamentos   fortuitos em alguma ocasião.
 
Se você é homem e está apaixonado por uma mulher de Aquário precisa de aprender a aceitar a forte personalidade dela, que não aceita subordinar-se nem restringir-se de modo algum e não se comporta como a «boneca» de ninguém : tem a cabeça ocupada  com uma quantidade de assuntos em que a sua inteligência brilhante revela seriedade  e competência, é muito independente  e pensará sempre por si, em todas as ocasiões. E, como também sucede com os homens de Aquário  se sentir que o parceiro lhe faz exigências incompatíveis com o seu  modo de ser independente  e não lhe permite seguir o próprio caminho, vai embora sem  olhar para trás.
 
Finalmente, uma palavra contra a «rotina»: homens e mulheres de Aquário aceitam mal  as rotinas  e a excessiva previsibilidade das coisas no dia a dia. Gostam de fazer coisas diferentes e de serem  surpreendidos com alguma coisa nova de vez em quando. Não precisa de ser dispendiosa, precisa apenas de ser nova e estimulante. E nem uns nem outros são muito apreciadores da «vida no lar». Estão habitualmente demasiado ocupados  com os círculos  de amigos e afazeres sociais quando  estão fora do trabalho e, se tiverem posses, será muito bom ter alguém que cuide dos assuntos práticos da organização da casa, para a qual não são mesmo nada dotados e à qual também não dão particular importância.
 
 

Compatibilidade Amorosa dos Outros signos com Aquário

Os signos que têm características mentais e de comunicação de ideias são excelentes apostas para um relacionamento com Aquário.  Os signos que precisam de liberdade são outra boa aposta. Assim, podemos considerar que os  signos de ar- o seu próprio signo , Balança e Gémeos têm boa compatibilidade: o seu próprio signo porque tem necessidades semelhantes e um modo  de ser semelhante. É claro que esta combinação também tem alguns pontos menos interessantes: ambos os parceiros têm dificuldade na expressão pessoal das emoções e correm o risco de um relacionamento superficial, que não os faz crescer verdadeiramente a partir da relação porque os laços realmente individuais entre ambos podem ser demasiado ténues para firmar um envolvimento que vá muito além de uma amizade verdadeira. Com  Gémeos existe grande estímulo intelectual e muita comunicação, podendo partilhar muitos interesses em comum mas  Aquário é um signo fixo e Gémeos é um signo mutável que se farta  rapidamente de uma experiência para partir para outra e, sem uma estrutura emocional forte entre ambos pode não ser fácil manter uma relação de longa duração; com Balança há também fortes pontos em comum, sobretudo a partilha de muitos ideais sociais mas Balança terá que aprender a lidar com o desligamento e a distância de Aquário , o que é certamente um desafio para este signo.
 
Com os signo de Fogo há grande compatibilidade, sobretudo com Sagitário e Carneiro (Aries), signos com forte necessidade de independência e mentalmente muito estimulantes. Com Leão, o signo oposto , há uma óbvia relação de complementaridade  mas há também o desafio de choque de personalidades. Porém, se ambos quiserem crescer em conjunto, esta é a combinação ideal para que ambos se completem .
 
Os signos de Água e de Terra são menos compatíveis, embora isso dependa da composição global dos horóscopos – nenhum de nós mostra a expressão pura de cada signo – o nosso horóscopo é uma combinação das várias energias dos planetas e dos signos, razão pela qual, para uma verificação da compatibilidade entre os parceiros, devem ser analisados os horóscopos na sua totalidade. 

5 opiniões sobre “Os signos do Zodíaco e o Amor- Aquário, o Amor Companheiro”

  1. Quero saber!!como um Homem de Aquário reage quando é fisgado pra valer…estou falando de amor verdadeiro mesmo,porque aqui pra nos quando o amor chega,não adianta.não tem orgulho,não tem frieza não há nada que transforme uma pessoa quanto o amor….me respondam por favor!!

          1. Sem querer contradizer a sua opinião, lembro que muitos autores têm feito referência a um tipo de «amor altruísta, que não se baseia na paixão mas no respeito pela liberdade do outro: ama sem esperar nada em troca, sentindo-se feliz pela oportunidade de experimentar tão belo sentimento que, de tão grande, chega para encher a alma. Se gostar de filosofia, experimente ler o filósofo Emanuel Lévinas , um dos que defendem que amar não é possuir o outro como se este fosse um objeto, é considerá-lo sempre como transcendência, como uma realidade absoluta que não se tenta subjugar . Nós acreditamos sinceramente que tal sentimento é possível e é real.

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário