Os Signos do Zodíaco e o Trabalho- Aquário, Visionário e Inventivo

 
O signo Aquário é um signo de elemento Ar e de natureza fixa.  É um signo que se foca no plano coletivo e  universal, tendo mais facilidade em lidar com conceitos e ideias abstratas do que  com a realidade concreta. O distanciamento do signo em relação à realidade imediata exige algum cuidado na escolha da profissão e da carreira para que os seus nativos se sintam satisfeitos  com esta área da sua  vida.
 
Como signo de elemento Ar ,Aquário tem uma natureza fortemente intelectual, social e comunicativa. A mente das pessoas nascidas com o Sol a Lua ou o Ascendente  no signo Aquário tem uma componente fortemente lógica, com grande capacidade para dominar o pensamento abstrato e que  precisa de ser constantemente estimulada para pensar. Para estas pessoas, experienciar o mundo é pensá-lo, categorizá-lo e classifica-lo; é procurar os fundamentos de tudo  de modo a poder  apreender uma visão global do mundo onde vivem. Esta característica torna-os adequados para as profissões científicas com uma carga teórica importante, bem como para todos os campos de investigação  em que seja importante lidar com e testar teorias abrangentes acerca da realidade.
 
Outro traço característico dos nativos de Aquário  é o estarem normalmente sempre na vanguarda das suas áreas de interesse: eles parecem ter dons proféticos e vislumbrar ideias e áreas que podem resultar no futuro, por isso são elementos importantes em todas as áreas em que a inovação e a criatividade são essenciais. Este interesse pelo «futuro» dá-lhes um gosto marcado pelas tecnologias , sobretudo as relacionadas com a comunicação: gostam de todos os gadgets de última geração que permitem comunicar com formas novas, rápidas e que alcancem as massas. Têm por isso também grande interesse pelos computadores e, sem dúvida, são grandes apreciadores de tudo o que a Internet permite na globalização das formas de  interação e de comunicação. Esta área, incluindo a programação de software, pode ser outra boa opção de carreira.
 
As pessoas com o signo Aquário  forte no horóscopo têm uma vincada identificação com o coletivo da humanidade. Mais ainda do que serem sociais (pois muitas vezes transgridem ou ignoram os padrões aceites pela sociedade), os nativos de Aquário identificam-se profundamente com a essência do humano, ao ponto de poderem ignorar as suas próprias necessidades individuais em nome do «bem comum» ou dos interesses maiores que envolvem a humanidade no seu conjunto. Isto torna-os idealistas e preocupados com todos os males que afetam a humanidade, integrando muitas vezes grupos de ativistas, de voluntários, de defensores dos direitos das camadas mais desfavorecidas da sociedade, etc. .É por isso que também podem desempenhar profissões relacionadas com a assistência social e humanitária.
 
Mais do que uma profissão ou um meio de sustento, os nativos de Aquário  precisam de ter causas por que lutar, pondo em prática os princípios em que acreditam. Aliás, muitos deles, se tiverem outros meios de sustento, poderão dedicar grande parte do seu tempo a trabalhar como voluntários em alguma causa humanitária ou de defesa de alguns valores fundamentais. E mesmo os que precisam de ganhar a vida com o seu trabalho envolvem-se também na defesa de alguma causa para defenderem os ideais em que acreditam e  que, quase sempre, se relacionam com a defesa dos direitos e interesses de alguma camada menos favorecida da sociedade.  O modo de ser dos nativos de Aquário  é distante e impessoal por natureza, eles não se identificam normalmente com as pessoas  concretas   e, por isso, não são muito afetivos na forma de interagir com os outros. Mas possuem um inato desejo de justiça para todos, um desejo de «agir bem» de acordo com os  interesses de todos e não apenas com os seus próprios interesses e este altruísmo natural faz com que desempenhem bastante bem todos os cargos de assistência aos outros. São sempre corteses, interessados  e gentis, apesar de não afetivamente envolvidos.
 
Estes nativos têm um profundo sentido de cidadania e , por essa razão, intervêm ativamente na vida da comunidade, tanto no plano privado como através do envolvimento na vida política, atentos ao seu desenrolar  e  ao exercício dos poderes eleitos. Muitos deles seguem carreira nesta área.
 
Estas são pessoas muito independentes que precisam de se sentir livres em todas as áreas da sua vida. Por isso não se dão bem em ambientes de trabalho em que tenham que se circunscrever a regras muito rígidas feitas por outros e onde não exista  espaço para «ser diferente». É que, por estranho que possa parecer , os nativos deste signo (um dos que  mais são  capazes de «anular»  a sua individualidade) precisam de uma profissão que os deixe usar toda a sua originalidade e capacidades pessoais. Quando isso acontece, trabalham em prol do que é melhor para aqueles que beneficiam dos resultados do seu trabalho; mas, quando se sentem «oprimidos» por um excesso de supervisão ou de regras, ou ainda quando são obrigados a repetir as mesmas tarefas vezes sem conta sem qualquer novo estímulo que lhes alimente o entusiasmo, nessa altura está na hora de mudar de emprego pois sentem-se morrer num ambiente que não lhes ofereça a mínima novidade nem a  possibilidade de fazer coisas novas.
 
Estas pessoas são muitas vezes imprevisíveis e, se não se sentirem bem num local de trabalho, não têm problema nenhum em abandonar subitamente aquilo que seria para muitos outros um «emprego seguro» e  fazer outra coisa qualquer como trabalhar num bar ou qualquer outra coisa sem muito compromisso que lhes apareça, até encontrarem um emprego mais substancial. De resto, preferirão trabalhar em «biscates» mas de forma livre e descomprometida, ganhando menos dinheiro, do que num emprego mais estruturado que  os force a abdicar da sua querida liberdade e auto- expressão.
 
Isto deve-se ao facto de os nativos de Aquário  possuírem um espírito de rebeldia  que tem sempre uns laivos de revolucionário. Ao contrário de muitos, não precisam de nem desejam uma vida muito estruturada, preferem ir vivendo cada dia e ver «o que aparece no dia seguinte». Não ambicionam riquezas nem posição social , movem-se por princípios  e estes nunca se separam do desejo de uma vida descomprometida no que se refere a restrições ou deveres práticos. Também não têm, habitualmente, a conceção de uma família muito estruturada e formal, preferindo um relacionamento dentro da família  que foge muitas vezes aos papeis geralmente aceites pela sociedade. Não admira por isso que muitos nativos com este signo forte prefiram profissões que não são valorizadas  ou que são consideradas «menores»  pelos  nativos de signos mais ambiciosos .
 
 
Os nativos de Aquário podem trabalhar bem em grupo mas, como nem sempre é fácil para os outros entender as suas abordagens inovadoras ou diferentes, por vezes isto não resulta muito bem. É que estes nativos não gostam de ser contestados nas suas ideias e podem reagir de forma bastante rude quando são contrariados; e, quando querem fazer uma tarefa a partir da sua «visão», é bom que os outros a aceitem ou ele abandona  a tarefa. Em certos casos será melhor ele trabalhar sozinho  na concretização embora precise – e muito!- de colaboradores com uma visão prática, caso contrário será muito fácil ultrapassar o orçamento previsto para qualquer projeto porque Aquário   liga pouco ao dinheiro quando estão em causa valores e «uma visão» que, na ótica dele, fará toda a diferença e beneficiará todos.
No que se refere ao local de trabalho, os nativos de Aquário  são dos menos exigentes; podem trabalhar em qualquer lugar, abstraindo-se com uma facilidade espantosa do meio envolvente concreto quando estão absorvidos nas suas tarefas.
 
As Melhores Profissões para o Signo Aquário
As competências extraordinárias no plano intelectual e no domínio dos conceitos fazem destes nativos excelentes em várias profissões intelectuais:
Professor, Cientista, Investigador, Filósofo, Engenheiro Eletrónico, Inventor, Programador de Software, Escritor, Ensaísta –  em qualquer destas carreiras a mente muitas vezes brilhante deste nativo, a sua capacidade para compreender  conceitos e teorias complexas; a sua aptidão para se colocar no futuro é excelente para fazer  previsões que são fundamentais em todos os campos científicos. Estas carreiras também lhe permitem explorar o seu lado idealista e filosófico, alimentando ainda o desejo de contribuir para a melhoria geral das condições de vida da humanidade.
 
A identificação com a humanidade no seu conjunto e o desejo de aperfeiçoamento e  de reforma das condições de vida sociais tornam-no num bom candidato para o trabalho social e Político:
Assistente Social e Humanitário, Voluntário, Mediador, Ativista Social e Político, Dirigente Sindical, Dirigente Político , Político de Carreira.
 
Os nativos de Aquário gostam de traçar o seu próprio caminho à medida que vão vivendo e o desejo de liberdade pode levar muitos deles a gostar de mudar de residência e de local de trabalho, de viajar, etc. o que permite mudar de ambiente e manter viva a sua curiosidade natural . Algumas profissões podem por isso ser interessantes para eles:
Arqueólogo, Arquiteto, Astrólogo, empregado sazonal (em qualquer parte onde estão), empresário (neste último caso convém complementar as suas qualidades inovadoras e intelectuais com parcerias que ajudem a planificar  e concretizar os aspetos práticos do projeto).
 
Existe uma vertente artística em muitos nativos de Aquário  embora mais conceptual do que emocional, muitos deles poderão ser bons em áreas como :
Fotografia, Paisagismo, Publicidade e Marketing, Desenho Gráfico, etc.

1 opinião sobre “Os Signos do Zodíaco e o Trabalho- Aquário, Visionário e Inventivo”

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário