Os Signos do Zodíaco na Amizade e no Lazer- Virgem, Pragmatismo e Confiança

 
O signo Virgem é um signo de  elemento Terra  e, como tal, tem uma abordagem da realidade essencialmente prática. Tem regência de Mercúrio um planeta associado ao pensamento lógico, o que faz com que essa abordagem seja mediada pela razão e pelo crivo do pensamento crítico. Os nativos que têm o Sol, a Lua ou o Ascendente no signo Virgem manifestam estas características em todas as áreas da sua vida, incluindo as interações de amizade e as atividades de lazer.
 

O Signo de Virgem e a Amizade

As pessoas que têm o signo Virgem forte no horóscopo  são reservadas e tímidas, têm dificuldade em exprimir o que sentem, quando estão perante pessoas que não conhecem bem. Isto significa que levam o seu tempo até formar verdadeiras relações de amizade –  o hábito é aqui um auxiliar precioso para o  seu juízo pois só após um certo tempo a observar, de forma silenciosa e crítica o comportamento geral de uma pessoa, é que estes nativos decidem se ela é ou não confiável e lhes merece a confiança.
 
Mas não basta passar «tempo» a observar alguém para que estas pessoas formem relacionamentos de amizade. A pessoa visada deverá ter determinados traços de caráter, pois os nativos de Virgem são bastante seletivos: não apreciam pessoas que precisam de fazer muito «ruído» à sua volta; ou que chamem a atenção sobre si de forma exuberante; ou que sejam incapazes de respeitar horários e compromissos (a falta de pontualidade é uma das características que mais irritam estes nativos); ou que falem  com linguagem menos polida e se vistam de modo pouco convencional;  ou que sejam rudes e incapazes de manter uma conversa inteligente sobre qualquer coisa.
 
Pois é, não é fácil agradar ao sentido perfecionista de Virgem! Mas quando finalmente alguém passa neste «exame prévio»  e é aceite como amigo pelo nativo – homem ou mulher- de Virgem, pode contar com um amigo leal, sempre pronto para ajudar  e para ser útil e durante toda a vida.
 
Para Virgem, a amizade é um relacionamento que implica um envolvimento prático, como todas as outras componentes da sua vida. Por isso, estes nativos estão sempre prontos para serem úteis na vida dos  que fazem parte do seu círculo fechado de amizades: sempre que é preciso ajudar, em qualquer área, eles estão presentes e nunca falham, o que os torna os melhores amigos em momento de dificuldades na vida. Não são muito alegres nem espalhafatosos, não exprimem sentimentos ou emoções com facilidade, não são a melhor companhia para ir a uma festa mas são leais e as pessoas  certas em quem se pode confiar pois estarão ao nosso lado sempre que precisamos.
 
Virgem tem uma personalidade que aprecia a tranquilidade e a serenidade em todas as manifestações humanas. A sua ligação com a racionalidade torna estes nativos contidos parecendo, aos olhos de muitos, como distantes e frios mas, na verdade, o que são é pessoas muito disciplinadas mentalmente falando e que moldam o seu comportamento a partir de valores que buscam a perfeição em todas as áreas da vida. E gostam muito de conversar sobre alguma coisa que considerem importante com um/a amigo/a que sentem que os compreende totalmente  e que partilha da sua visão do mundo e dos mesmos valores. É preciso que alguém tenha uma natureza semelhante à do nativo de Virgem para que este  se abra para um relacionamento de amizade com ele. Se esta pessoa  sentir que não existe essa similitude no modo de ser e de pensar do outro, fecha-se totalmente na sua reserva.
 
Não admira, por isso, que os nativos de Virgem não tenham um círculo  muito grande de verdadeiros amigos. Devido à sua personalidade, só se abrem verdadeiramente e só confiam naqueles que sentem ter uma afinidade completa com eles, embora possam sentir uma atração momentânea por tipos que manifestam traços opostos de personalidade –  mas essa atração tem as marcas da irracionalidade e não resiste ao sentido de autocrítica destes nativos, que são tão críticos em relação a si próprios como em relação aos outros e reprimem todos os sentimentos e comportamentos que escapam à sua lógica do «que deve ser».
 
É claro que o caráter duradouro de uma amizade também depende do «merecimento» do amigo em quem o nativo de Virgem deposita a sua confiança e a quem dá tudo de si quando é necessário: qualquer falha de lealdade, ou ausência na retribuição quando a pessoa de Virgem passa, ela própria, por momentos de necessidade, será fatal para o futuro do relacionamento: o sentido crítico e o ressentimento que o nativo de Virgem sente na ocasião ditam o  fim fatal da amizade. Este nativo adora sentir-se útil e faz tudo o que for necessário pelos seus amigos mas deseja ver retribuído todo esse esforço e lealdade em relação a si próprio sempre que for necessário.
 
As  Melhores Atividades de Lazer para o Signo de Virgem
É difícil encontrar um nativo de Virgem sem nada para fazer, quer esteja  no emprego ou nos seus tempos livres. Tende a estar sempre ocupado e a única diferença entre os momentos do «emprego» e os de «lazer» é que estes últimos não são remunerados e o nativo  «trabalha» para si ou para ajudar algum amigo.
 
Deste modo, não é difícil concluir que estas pessoas têm alguma dificuldade em perceber o conceito de «diversão»: fazer qualquer coisa sem alguma finalidade «útil» parece-lhes uma perda de tempo e uma inutilidade. Porém, mesmo as pessoas de Virgem sentem, em alguns momentos, necessidade de descontrair, fazendo algo menos formalmente identificado com trabalho. Mas, geralmente, tudo o que fazem nos seus tempos livres tem a marca da utilidade e é raro vê-los fazer alguma coisa que não tenha alguma finalidade desse tipo.
 
Outra característica  marcante destas pessoas é a orientação intelectual: apesar de terem uma mente  orientada para o estudo dos «factos» e o domínio do meio empírico, gostam mais de se ocupar com atividades mentais do que com atividades físicas.  Não gostam muito de desportos que exigem muita força física embora se  interessem por atividades relacionadas com a manutenção da forma física e da saúde  em geral: podem gostar de ginástica e de jogos como  basquete , golf, snooker e semelhantes.
 
 
Todas as atividades que permitem um auto-aperfeiçoamento são objeto de interesse, uma vez que a dinâmica deste signo é esse desejo íntimo de perfeição. E uma das coisas que mais gostam de fazer nesse sentido relaciona-se com alguma aprendizagem prática: podem aprender técnicas de relaxamento e de meditação para melhorar a saúde mental e o sentimento interior  de bem estar ; aprender a tricotar, bordar, costurar, cozinhar e outras artes manuais  de caráter prático e útil tornando-se mais autos-suficientes em vários aspetos.
 
O signo de Virgem é um signo bastante ligado à terra e, por isso,  as atividades que trabalham a terra como manter uma pequena horta com vegetais saudáveis e biológicos e trabalhar no jardim podem ser bastante interessantes para estas pessoas. Gostam de flores e esmeram-se em manter o jardim  em ordem.
 
Apesar de também poderem gostar de estar ao ar livre, sentindo o ar do campo e o contacto com a natureza, em passeios que gostam de fazer com a família ou o grupo de amigos, estes nativo gostam bastante de estar em casa. E aí podem dedicar boa parte do tempo a fazer trabalhos manuais e, se forem mulheres, há sempre imensas coisas que podem ser feitas para embelezar o lar e torná-lo mais confortável: costura, crochet, bordado, tecelagem, etc, são atividades que agradam muito a estas pessoas e que, ao mesmo tempo, contribuem para  personalizar o lar e fazer algo útil.
 
Apreciam ver TV, mas não perdem tempo com programas que «puxam» pelas emoções, como as novelas. Preferem documentários, sobretudo sobre a Natureza, ou outros que «ensinam a fazer» diversas coisas,  programas de saúde e nutrição, etc. Muitas vezes preferem jogar videojogos a qualquer programa de televisão.
 
 A atenção aos pormenores e o gosto pela ordem fazem deles adeptos de «puzzles», decifração de  enigmas, palavras cruzadas ou Sudoku e, com os amigos, gostam de jogos de tabuleiro, como as Damas ou o Xadrez.
Outra atividade que apreciam é a Internet, gostando de ter computadores com a  última tecnologia . Podem passar bastantes horas a jogar na Internet sem sentir falta de mais ninguém para se distraírem.
 
Também gostam de pesquisar sobre qualquer assunto que  tenha motivado o seu interesse. A leitura é outro dos seus interesses, sobretudo a associada a aspetos úteis e pesquisas documentais. Também apreciam um bom   romance policial, sobretudo daqueles em que há um enigma para decifrar.
Quando estão com os amigos apreciam uma ida ao cinema, ao teatro ou a algum espetáculo ao vivo.
 
Gostam de ouvir música, muitas vezes como «fundo» para a realização de outras tarefas. E, finalmente, sem dúvida  que uma das atividades preferidas  é a crítica : têm sempre algo para criticar  em relação a uma quantidade enorme de assuntos e de  situações. Convém não os incentivar nesse ponto quando  você é o  alvo a  atingir!

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário