A Personalidade Básica com Ascendente em Leão, Lua em Aquário, Sol em Virgem


Quando o Ascendente está no signo de Leão , um signo de elemento Fogo e  relacionado com o desenvolvimento das aptidões criativas e a  expressão personalizada , o nativo é capaz de criar  um modo de ser único  mas inspirador para os outros. O elemento Fogo é muito assertivo e determinado e isso nota-se no entusiasmo destas pessoas e na necessidade que têm de não passar despercebidas.

O signo de Leão representa o nascimento da individualidade e a exploração das capacidades individuais criativas e, por esta razão, os nativos  têm necessidade de ser alvo da admiração  dos outros. O Sol, que rege o signo, dá uma personalidade forte e, se estiver bem colocado, produz grande vitalidade física, boa saúde e permite que o nativo tenha visibilidade suficiente para  criar o seu destino de acordo com os seus desejos; permite-lhe  atingir um elevado  status e ter sorte para conseguir os meios necessários que lhe permitam viver de forma confortável. E este é um ponto muito importante para os  nativos de Leão: gostam de luxo e de conforto, de usufruir das melhores coisas que a vida pode oferecer e não são capazes de ser poupados, podendo exceder-se facilmente nos gastos se os recursos forem escassos.

 Este nativo tem o Sol colocado no signo de Virgem, que ocupa a sua 2ª casa, sendo por isso de esperar que seja mais contido do que é habitual nos nativos com este Ascendente.  Esta colocação foca os interesses da pessoa no desenvolvimento de competências, de recursos e na  aquisição de riqueza, mas de forma calculada, planeada e não impulsiva: este nativo pode mesmo guardar boa parte dos seus ganhos  sob a forma de  poupança e uma parte importante do desenvolvimento da sua identidade está relacionada com as matérias da 2ª casa: conquistar poder material e desenvolver competências para triunfar através do esforço pessoal e do trabalho.

Estas pessoas precisam de estar no centro das atenções e  gostam de ter um público que lhes transmita um «feedback» positivo da sua imagem para manterem a auto- estima. Apesar de serem autoconfiantes e terem uma presença forte, podem facilmente ser tomadas  por dúvidas acerca de si  próprias se os outros as criticarem  ou não lhes mostrarem o devido apreço.   Por isso procuram a admiração dos outros, porque precisam de vivenciar a construção da sua identidade e esta é inseparável do modo como os outros nos veem e reagem a nós.

A posição do Sol  e os aspetos recebidos mostrarão  a possibilidade de sucesso geral dos nativos, dando também informações preciosas acerca da saúde e do destino em geral. 
A aparência física destas pessoas é normalmente vistosa e imponente, mesmo que não tenham uma altura elevada pois brilham facilmente e  destacam-se da multidão, com os seus gestos aristocráticos ,a sua  aparência impecável no que se refere ao vestuário e aos adornos pois  escolhem roupas de qualidade e de bom gosto. A presença da Lua no signo de Aquário dá-lhes uma aura de mistério ou de extravagância, podendo parecer bastante excêntricos.

A  sua personalidade pode ser desarmante na sua vivacidade quase infantil, que gosta de se divertir e de  animar festas e eventos; porém, estas pessoas são também capazes de manifestar, em outros momentos, se o Sol estiver forte, uma presença dominadora e mesmo autoritária, impondo-se facilmente aos outros pela inteligência e não admitindo qualquer crítica.

Quando ao Ascendente  em Leão se associa a Lua em Aquário, o signo oposto de Leão, observamos que estas pessoas têm a oportunidade de desenvolver, mais facilmente, uma personalidade que integre fatores equilibrados e complementares entre si: a Lua em Aquário revela que este nativo tem uma consciência social  significativa, gosta de discutir causas sociais e de estudar temas que vão para além das frivolidades mundanas  e dos acontecimentos sociais  que também aprecia mas que não esgotam os seus interesses. Esta é uma pessoa que tem consciência individual marcada e que pode ser bastante excêntrica mas que também é capaz de se distanciar de si própria e de pensar nos interesses dos outros , identificando a sua missão de vida com um trabalho que seja útil não apenas para lhe trazer conforto e riqueza individual  mas que também beneficie  a sociedade e  a comunidade em geral.


ALua em Aquário tem natureza fixa e elemento Ar, encontrando grande satisfação em pensar filosoficamente ou espiritualmente temas que  podem ir da Política à Metafísica ,à Arte,à  Filosofia e à Religião. Trata-se de um signo intelectual com grande capacidade de pensamento abstrato e estes nativos podem ocupar bastante tempo a  estudar e a pensar, muitas vezes de forma original e orientada para o  «dever ser» com que gostam de sonhar o futuro.  A associação entre  este Ascendente e a Lua Aquário pode envolver algumas contradições ao nível da personalidade e do comportamento, com a pessoa a oscilar entre a demarcação pessoal e a necessidade de se destacar da maioria, impondo traços pessoais da sua maneira de ser e de pensar e, em outras vezes,  o apagamento da personalidade quando  o nativo defende teorias e princípios em que acredita e que considera serem positivas para o todo coletivo. Pode haver também talento artístico ou, pelo menos , grande sensibilidade artística.

 Ao nível dos elementos, o Fogo e o Ar misturam-se harmoniosamente mas os regentes dos signos- o Sol e Saturnosão grandes inimigos pelo que é de esperar que esta pessoa tenha facetas bem diversificadas da sua personalidade, muitas vezes difíceis de integrar para ela própria, o que se deve ao facto de estes dois signos serem opostos. Mas os nativos conciliam deste modo a inteligência abstrata com a inteligência emocional, que lhes dá uma compreensão mais abrangente da realidade.

A Lua em Aquário está localizada, para este Ascendente, na 7ª casa do horóscopo o que coloca grande parte do sentimento pessoal de segurança emocional nos relacionamentos  pessoais, tanto no plano dos negócios como das parcerias amorosas (casamento). Estas pessoas podem casar cedo, já que o casamento desempenha  um papel importante nas suas vidas, representando, aliás, uma das experiências kármicas mais importantes da sua existência.

O Sol no signo de Virgem traz um fatorprático  ao modo de ser desta pessoa, ligando-a ao mundo concreto e ajudando-a a perder o ar ligeiramente alienígena que acompanha os nativos que têm o Sol, o Ascendente ou a Lua no signo de Aquário.

O signo de Virgem  tem elemento Terra e natureza fixa, como o Signo Leão. Esta pessoa agarra-se às suas convicções e, apesar da sua mente aberta, devido à Lua em Aquário, pode ter um sistema de crenças rigidamente determinado que se mantém na sua vida como a «verdade que ela alcançou» e que não gosta de ver desafiada. Aquáriotanto pode ser um revolucionário como um fundamentalista, se estiver racionalmente convencido de que tem razão. E, apesar de poder mudar de opinião com argumentos racionalmente aceitáveis, pode agarrar-se às suas convicções, sobretudo se estas tiverem uma carga ideológica e valorativa  na qual alicerçou a sua visão do mundo.

Mas o signo de Virgem tem o efeito positivo de deixar este nativo com os pés bem assentes na terra e de  exigir uma fundamentação das suas crenças que resista  ao exercício da crítica, uma vez que, para Virgem,  a «verdade» tem que ser fundamentada e comprovada metodicamente e com provas credíveis no plano dos factos. Virgem não se agarra a ideias que não possam dar provas da sua validade e cuja natureza seja meramente teórica: as ideias têm que «funcionar» no plano da realidade, caso contrário serão descartadas como inúteis.


E esta é uma das consequências  da associação do signo de Virgem com o signo de Leão e de Aquário na personalidade:  estes últimos são profundamente criativos mas Leão cria por puro prazer da contemplação e do gozo que lhe dá essa criação no plano pessoal; perde-se muitas vezes na fantasia e no desejo de pura diversão; Aquário , por sua vez, anseia por compreender os fundamentos da realidade de modo a substituir a realidade atual por outra que seja melhor para a humanidade e para a comunidade em que vive. Quer deste modo criar coletivamente uma realidade humana melhor do que a que existe num dado momento do tempo e projeta-se no futuro que ainda não existe.

Porém, é o signo Virgem que foca a vida desta pessoa no aqui e agora e nas necessidades atuais que é preciso satisfazer através  do trabalho e do serviço prestado aos outros. Este signo não se deslumbra com «amanhãs que cantam» nem com sonhos de grandeza que acometem o signo de Leão: trabalha esforçadamente para equilibrar todos os lados da sua natureza, o sonhador e o altruísta, o trabalhador e o perfecionista, de modo  a poder conviver com todos eles sem perder a unidade interior.

E vai descobrindo como pode aperfeiçoar a sua natureza, unindo a sua excelente capacidade discriminativa e reflexiva à inteligência prática e emocional , podendo realizar um progresso individual verdadeiramente assinalável, se Mercúrio, o regente de Virgem e planeta dispositor do Sol, estiver forte e não aflito no horóscopo. E , provavelmente, como mostrámos  no artigo sobre o Ascendente em Leão,  o seu crescimento espiritual far-se-á através da prestação de serviço aos outros, e também ao seu parceiro de vida. Crescerá através desse serviço e relação. O papel de Saturno,dispositor da Lua, e a sua colocação e estado no horóscopo, dirão em que medida este destino individual será  ou não cumprido com sucesso.

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário