O Signo Ascendente – Caranguejo

 
O Ascendente é a 1ª casa  do horóscopo e, por essa razão, cada signo nessa posição determina a matriz geral da nossa vida – cada signo que se segue ao Ascendenteproduz determinadas características na nossa vida, não sendo indiferente qual o signo que «cai» em cada uma das casas seguintes do horóscopo.
Num outro artigo explicámos o significado geral das casas do horóscopo e,  os que desejam aprender ou, simplesmente, seguir melhor estes artigos sobre o signo Ascendente, poderão considerar útil essa leitura.

O signo de Caranguejo no Ascendente

Aparência Física

Os nativos com Ascendente no signo de Caranguejo   têm habitualmente altura média  ou um pouco abaixo da média. O corpo possui formas arredondadas, com tendência para ganhar peso a partir dos 30 anos. Alguns nativos giram o corpo com movimentos bamboleantes ao andar. O rosto é arredondado, com bochechas cheias, queixo arredondado. Os olhos são grandes e expressivos, muitas vezes de cor clara ou extremamente luminosos; o peito é largo e às vezes volumoso, as pernas mais magras, mãos e pés pequenos; nariz pequeno, cabelo escuro por habitualmente fino; a pele é tendencialmente clara. Os lábios são cheios e sensuais.  As expressões e atitudes exprimem delicadeza, um temperamento sonhador e algo misterioso e inspiram confiança pelo seu aspeto protetor. Os olhos exprimem todas as nuances das emoções do nativo.
 

Tendências Gerais de Saúde do signo Caranguejo

O signo Caranguejo é um signo de Água, considerado de constituição frágil devido à volatilidade da Lua que muda muito rapidamente de signo, o que  origina a tendência para um sistema imunitário fraco e, por isso, é essencial que Júpiter,o regente da 6ª casa relacionada com as doenças e a Lua, regente do Ascendente  e, por isso, do corpo,  estejam fortes no horóscopo. Quando isso acontece, a saúde é boa.  Normalmente têm uma saúde mais frágil na infância e juventude mas esta melhora à medida que o indivíduo vai envelhecendo. Saturnorege a 8ª casa das doenças crónicas e é o planeta da longevidade e estas pessoas têm habitualmente uma vida longa, quando Saturno está bem colocado.
 O signo Caranguejo rege a caixa torácica, o peito, o coração, os pulmões, os seios, a zona digestiva. A Lua também rege a mente na sua qualidade emocional ; por isso, os problemas de saúde mais comuns têm a ver com o  stress mental ou com  dores de cabeça, falta de paz mental, doenças do peito e do coração, problemas epigástricos ou do sistema linfático, problemas respiratórios e pulmonares como pleurisia, tosse, gripe e afeções da garganta, dispepsia e flatulência, cálculos biliares. O stress e a tendência para o nervosismo e as preocupações podem ter um impacto negativo na saúde. Para manter a saúde, os nativos devem a prender a controlar o excesso de nervosismo, os medos e  as preocupações, cuidar da alimentação e evitar o álcool.
 

Características Gerais  da  Personalidade de Caranguejo

 
As pessoas que nasceram com o Ascendente no signo de Caranguejo têm o propósito de desenvolver, nesta vida, competências que lhes permitam desenvolver a capacidade para compreender os seus sentimentos mais profundos e a relação destes com as suas necessidades. A descoberta da interioridade mais profunda e a sua ligação com as necessidades  da vida  terrena  ,como forma de constituir o seu reduto de segurança, material e emocional, é o que mais motiva estas pessoas. Evolutivamente precisam de desenvolver as características do signo oposto, Capricórnio,  tomando a iniciativa de  concretizar no mundo material ações que levem a equilibrar as necessidades interiores de segurança e bem estar emocional com as necessidades materiais de reconhecimento e de sucesso na vida pública e social.
Os nativos de Caranguejo são ligados à família e ao lar, a natureza cardinal do signo faz com que apreciem novidades e mudanças . Mas o caráter extremamente mutável daLua, que muda de signo de dois em dois dias e meio, atravessando, desse modo, muitas vezes –embora por pouco tempo – todos os signos, faz com que os  efeitos sobre a vida destes nativos também sejam muito variáveis: tão depressa a Lua está no signo de exaltação como está no da sua debilitação; num momento recebe aspetos benéficos  mas  a seguir entra em aspeto com um planeta maléfico; num momento está forte porque está brilhante, no momento seguinte  enfraquece quando fica minguante.  Isto tem vários efeitos nas vidas destas pessoas: antes de mais na sua personalidade e  no humor: torna -os inconstantes, muito mutáveis e revelando instabilidade mental: explodem muitas vezes em surtos de maus humor mas, no momento seguinte, já esqueceram tudo e mostram-se alegres e aparentemente despreocupados.  Pode ser um bico de obra lidar com as mudanças emocionais destas pessoas! Depois, também no «destino» destas pessoas se observam flutuações e altos e baixos, sobretudo nos primeiros 30 a 35 anos. Podem mudar várias vezes de posição e de ocupação profissional. Não são mudanças súbitas, trata-se de processos lentos, tanto nas quebras como na recuperação. Mas a partir de meados dos 30 anos a situação melhora e começam a atingir resultados mais estáveis.
Estas pessoas têm uma excelente memória, acompanhada por uma imaginação poderosa e são principalmente emocionais na sua abordagem da vida. Têm um temperamento romântico e faculdades psíquicas desenvolvidas, podendo mesmo chegar à mediunidade. São leais e responsáveis nos relacionamentos , excelentes anfitriões dos seus amigos, gostando de os receber em casa e de lhes oferecer a melhor hospitalidade. Gostam de intensidade nas interações amorosas. Nos negócios são empreendedores e têm talento para acumular riqueza pelo próprio esforço.  A sua sensibilidade e disponibilidade para os outros pode granjear-lhes sucesso numa carreira social e política. Tendem a ligar-se profundamente aos que amam, tornando-se por vezes demasiado dependentes deles. A sua devoção ao lar e à família é total, sendo capazes de fazer muitos sacrifícios por ela.
Quando a Lua está bem colocada na carta astrológica dá boa presença, tornando a pessoa encantadora, mesmo quando tem excesso de peso. Dá influência, boa saúde e reconhecimento público; quando está fraca e quando recebe maus aspetos produz sofrimento mental, doenças do corpo, constituição física fraca e não permite a visibilidade do nativo negando a concretização dos seus objetivos de vida.
Saturno e os nodos são maléficos funcionais para este Ascendente e, como são planetas lentos, isso significa que estas pessoas podem experienciar alguns períodos difíceis ou eventos infelizes que são de longa duração. Mas a Lua,sobretudo se estava brilhante no nascimento (fase crescente ou Lua cheia) e Marte , se estiver bem colocado, sendo um yogakaraka, pode dar grande força a este Ascendente, ajudando a anular ou minorar  os maus efeitos de Saturno.

 

O Desenho das Áreas de Vida no Horóscopo com Ascendente Caranguejo

A presença do signo de Caranguejo na 1ª casa do Horóscopo determina um conjunto de características também em todas as áreas da vida da pessoa, através dos signos que ocupam as  restantes casas do horóscopo a partir do Ascendente:
Com a posição de Caranguejo na 1ª casa, ficamos a saber, de imediato, que esta pessoa tem uma natureza profundamente emocional, impressionável, sensível, muito protetora em relação aos que lhe são próximos e centrando na família o ponto principal da sua vida. Com esta posição do Ascendente, as emoções do indivíduo e a sua auto estima desempenham um papel fundamental no seu bem estar e sucesso: este depende do modo como o nativo se vê a si próprio: se é confiante e acredita em si mesmo, o sucesso ocorre naturalmente; mas, se é alvo de dúvidas acerca do seu próprio valor e é inseguro, acontece muitas vezes ser vítima de depressão  e de doenças associadas à imagem negativa que tem de si próprio. Como a Lua é um benéfico natural e também é um planeta benéfico temporal para este Ascendente, permite geralmente que o indivíduo encontrar o seu lugar, de modo a alcançar conforto e sucesso no mundo. Se estiver muito aflita e fraca não permite, no entanto, obter a felicidade.
 
O signo Leão está na 2ª casa e  , como o Solsignifica o self, o indivíduo identifica-se profundamente com as suas posses, a família, a reputação ou nome dos ancestrais. Alguns nativos podem mesmo seguir a escolha do pai, do avô etc., na determinação da carreira e do seu modo de vida, para continuar o que eles fizeram. Para este Ascendente o Sol é temporalmente neutro. O sol também simboliza o governo,  a autoridade, o pai, bem como a criatividade, pelo que estas pessoas podem seguir o caminho da Arte ou da Política como forma de ganhar a vida. Porque a 2ª casa simboliza a família, mesmo que não tenham consciência disso, estas pessoa sentem-se impelidas a seguir e respeitar o legado familiar. O Sol , quando está bem colocado, traz autoridade, estatuto e ganhos. Significa grande vitalidade  e pode indicar que a família do nativo pode ter influência e/ou riqueza. Também indica harmonia na vida familiar. Quando o  Sol  está fraco indica muitas vezes perda de riqueza e de estatuto, perturbações na vida conjugal e dificuldades para o cônjuge.
 
A 3ª casa do horóscopo é ocupada pelo signo de Virgem , regido por Mercúrio  que também rege a 12ª casa e esta dupla regência faz com que os nativos sejam excelentes ouvintes mas sejam secretivos, resistindo em dar a sua opinião de forma aberta. Mercúrio  dá a estes nativos talento para iniciativas de negócios , muitas vezes relacionadas com viagens ao estrangeiro. Este  é um planeta maléfico temporal para este Ascendente mas dá astúcia e discernimento ao nativo, tornando-o  capaz de atingir o que deseja. Mercúrio bem colocado indica que há uma relação boa com a família e irmãos mais novos  e o nativo pode ser muito generoso com eles. Pode no entanto haver afastamento em relação à família se o nativo não se sentir devidamente apreciado.
 
Na 4ª casa do horóscopo está lo signo Balança (Libra), regido por Vénus, que indica o amor pelo luxo e pelo conforto , sobretudo em relação ao lar.  Este signo na 4ª casa indica, se Vénus estiver forte, que o nativo terá uma educação esmerada e a sua disposição será tendencialmente feliz ou de contentamento. Também indica uma boa relação com a mãe e reforça a importância do lar para o contentamento geral e a felicidade pessoal. Se Vénus estiver aflito, haverá problemas em prosseguir com a educação superior, problemas para a mãe e pouca paz mental, pouca felicidade e conforto.
 
A5ª casa está ocupada pelo signo de Escorpião, regido por Marte. Este planeta é muito auspicioso para este Ascendente, sendo um yogakaraka pela regência da 5ª e da 10ª casas. Revela uma mente discriminativa aguçada, grande determinação mental. O nativo é muito inteligente e essa inteligência é usada de forma criativa que ajuda muito a implementar a sua carreira. Estas pessoas são também capazes de conhecimento intuitivo e capacidade para lutar pela carreira e  pelos filhos, se os tiverem. O nativo é muito empreendedor e cria as suas próprias oportunidades de sucesso.  Um Marte forte dá vitalidade e  boa fortuna.
 
 
A 6ª casa é ocupada pelo signo de Sagitário, com regência de Júpiter,  que também rege a 9ª casa. A 6ª casa é a casa dos inimigos e mostra a capacidade para aprender com os inimigos e as dificuldades, desenvolvendo assim maior compreensão acerca da vida. Um Júpiterbem colocado ajuda a proteger a saúde do nativo e também protege a pessoa das oposições e disputas, bem como a vida financeira. Quando Júpiter está fraco no horóscopo produz perdas financeiras, dívidas, problemas com filhos do sexo masculino; adicionalmente, haverá inimigos escondidos e a saúde pode ser afetada.
 
A7ª casa está  ocupada pelo signo Capricórnio, com regência de Saturno, um planeta de movimento lento que significa atrasos. Acontece frequentemente com as pessoas com este Ascendente, quando casam cedo, que o casamento termine em separação e divórcio. Estes nativos sentem-se atraídos por parceiros mais velhos do que eles e, invariavelmente, procuram, muitas vezes inconscientemente, que o parceiro lhes traga segurança emocional e material. O casamento é muitas vezes visto como a forma de trazer um lar que seja confortável , bem estar e posses materiais (começando com  uma casa grande e confortável). Os relacionamentos amorosos e as parcerias de negócios tornam-se mais bem sucedidos à medida que a pessoa amadurece. Estas pessoas deviam casar apenas após os 32 ou 35 anos. Saturno é um planeta de privação  e restrição e, por isso, indica que a pessoa passará por lutas até conseguir um relacionamento capaz  de corresponder às suas expetativas.  O nativo pode ter ganhos financeiros a partir do parceiro mas terá que pagar um preço emocional por isso. Estas pessoas precisam de aprender a tornar-se mais seguras através da experiência dos relacionamentos. Esta é uma área importante do seu karma pessoal.
 
A 8ª casa é ocupada pelo signo de Aquário, com regência de Saturno. A 8ª casa, que tem a ver com doenças crónicas , é a outra área na qual muitos destes nativos sentem o karma desta existência. Os nativos que sofrem com esta área têm normalmente doenças associadas aos fatores emocionais. Ao reger a e a 8ª casas, Saturno torna-se um poderoso «maraka e pode trazer eventos difíceis  de experienciar nos seus trânsitos e períodos dasha/anthardasha. Mas, por outro lado, Saturno rege a longevidade e, como regente da 8ª casa que  a simboliza , indica que o indivíduo terá habitualmente , vida longa. Por ser o planeta mais maléfico para este Ascendente, Saturno dá melhores resultados quando não está em  aspeto com outros planetas. Caso contrário, pode prejudicar os significados dessess planetas , encurtando o tempo de vida e conduzindo a obstruções e a  acidentes,  a perda de herança e a muitas restrições na vida do nativo. Quando está bem colocado por casa  e  é forte indica herança, longevidade e uma    mente focada.
 
A 9ª casa é ocupada pelo signo de Peixes, com regência de Júpiter. Esta  colocação dá aos nativos a capacidade de perdoar e permite que a pessoa use o conhecimento para superar as dificuldades. O nativo tem uma mente espiritual e generosa e o seu trabalho árduo compensa, alcançando ganhos com ele. Estas pessoas podem não ser muito religiosas mas  têm necessidade de encontrar um fundamento espiritual ou filosófico para a sua compreensão da realidade. São adaptáveis e geralmente capazes de modificar as suas crenças  de acordo com as situações novas e  novas maneiras de compreender a realidade.
 
A 10ª casa é ocupada por Carneiro (Aries)o signo Mooltrikonade Marte que  é um planeta yogakaraka para este Ascendente . Marte é o significador da carreira   e tem uma relação de amizade com o regente da 2ª casa, o sol, relacionada com o desenvolvimento de competências e aprendizagens. Um Marte forte impulsiona fortemente a carreira e dá ao nativo grandes capacidades executivas e de liderança e pode  ajudar a ocupar uma posição de autoridade. Há coragem, iniciativa e pode haver boa relação com o pai. A regência simultânea da 5ª casa  e da 10ª por Marte  permite transpor as capacidades criativas do nativo (5ª casa)para a carreira (10ªcasa). Como os signos envolvidos- Carneiro e Escorpiãoe ainda Leão, na 2ª casa predispõem para a iniciativa pessoal , e liderança, a coragem e o gosto pelo risco, as carreiras associadas ao uso do poder e do empreendedorismo na área dos negócios são adequadas para estes nativos, que também  podem ter sucesso em carreiras associadas à medicina e cirurgia.(Marte).
 
A11ª casa é ocupada pelo signo de Touro, com regência de Vénus. Esta é a casa dos ganhos e da satisfação dos desejos  e Vénus dá a estes nativos charme nas interações sociais. Estas pessoas ocupam um tempo considerável a socializar, sentem-se bem com os amigos. Têm tendência para mostrar orgulho pelas suas posses  e títulos, pela sua origem etc. Vénus como benéfico natural tende a permitir que estas pessoas alcancem o que desejam, apesar de, pela regência da 11ªcasa, associada com o egoísmo, Vénus seja considerado um maléfico temporal para este Ascendente.  O nativo tira partido das suas competências sociais para obter ganhos. Se Vénusestiver forte no horóscopo estas pessoas têm muita sorte na vida
 
12ª casa , é ocupada pelo signo de Gémeos  e tem regência de Mercúrio. Gémeos é um planeta de comunicação e a sua colocação na casa 12 do inconsciente e do segredo entra em conflito com a natureza do signo e do seu regente, associados à exteriorização. Por isso não é fácil para estes nativos manter um diálogo interior consigo próprios e refletirem sobre si mesmos de modo a desenvolver uma perceção mais espiritual dos seus objetivos de vida. Mas a presença deste signo na 12ª casa, que é também uma casa de «prazeres sexuais» dá a estes nativos  uma perceção do amor que é simultaneamente sinónimo de paixão (Escorpião ocupa a 5ª casa, do namoro e é um signo muito sexual). Pode haver, deste modo, uma natureza muito dada ao flirt e à multiplicidade de parceiros  sexuais com este Ascendente, pelo menos na juventude.
 
Planetas Auspiciosos-  Marte, ( Marte  é o mais benéfico), Lua,Júpiter
Planetas Inauspiciosos- Mercúrio, Vénus, Saturno (Saturno é o mais inauspicioso)
Planetas Neutros- Sol.

2 opiniões sobre “O Signo Ascendente – Caranguejo”

  1. Na astrologia ocidental meu ascendente é leão e me identifico muito com a forma física de como eles descrevem, já na astrologia védica meu ascendente é caranguejo e não me vejo em nada que você descreve acima, por que isso?

    1. Provavelmente porque se habituou a identificar com as características do signo da Astrologia ocidental. Isso é normal e também funciona, no mesmo modo que, quando começar a aprofundar o horóscopo segundo a Astrologia Jyotish, verá que tem tudo a ver consigo também!

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário