O Signo Ascendente- Leão


O Ascendente é a 1ª casa  do horóscopo e, por essa razão, cada signo nessa posição determina a matriz geral da nossa vida – cada signo que se segue ao Ascendente produz determinadas características na nossa vida, não sendo indiferente qual o signo que «cai» em cada uma das casas seguintes do horóscopo.
Num outro artigo explicámos o significadogeral das casas do horóscopo e,  os que desejam aprender ou, simplesmente, seguir melhor estes artigos sobre o signo Ascendente, poderão considerar útil essa leitura.

O signo de Leão no Ascendente

Aparência Física

Os nativos com Ascendente no signo de Leão   são habitualmente altos, com estrutura óssea larga, ombros largos, proporções harmoniosas , parte superior do corpo bem formada; têm pernas longas, pele dourada, cabelo claro por vezes ondulado, por vezes louro ou ruivo;  os homens têm tendência para a calvície. A cabeça é arredondada, a testa ampla, o rosto oval e, no conjunto, têm uma aparência vistosa e dominadora, muitas vezes reforçada com o uso de joias, adornos e o uso impecável de roupas de bom gosto. Destacam-se facilmente pela presença firme  e majestosa, pelo tom autoconfiante e pela impressão de classe e de nobreza que transmitem.

Tendências Gerais de Saúde do Ascendente Leão

O signo Leão  é um signo de Fogo ; o seu regente, o Sol, dá aos nativos uma grande robustez e vitalidade. No entanto estas pessoas ficam ansiosas com medo de ficar doentes pois receiam a fraqueza. Porém, quando ficam doentes recuperam habitualmente de forma rápida.
O signo Leão  rege o coração, a espinha, as costas e os nervos.  As doenças que afetam estas pessoas estão relacionadas com estas partes do corpo: doenças do coração, como aterosclerose, tensão arterial, febre reumática, meningite espinal,  tensão nervosa que provoca palpitações, dores nas costas, problemas na coluna, por vezes problemas de visão.
Essencialmente, estes nativos  precisam de combater a ansiedade e cultivar um estilo de vida saudável sobretudo ao nível do exercício físico e da alimentação para conservarem a saúde.

Características Gerais  da  Personalidade do Ascendente Leão

As pessoas que nasceram com o Ascendente no signo de Leão têm o propósito de desenvolver, nesta vida, competências criativas que lhes permitam explorar  o seu potencial como indivíduos, exprimindo-se de forma única e de maneira a poderem inspirar outros. Mas, evolutivamente, os nativos de Leão devem desenvolver as características do signo oposto, Aquário, de modo a colocarem as suas capacidades criativas ao serviço da humanidade em geral, e não apenas para satisfazer os seus propósitos particulares. Precisam  ainda de aprender a descentrar a existência  da sua personalidade, partilhando os seus dons com os outros. O que criarem só terá valor duradouro se eles conseguirem criar algo que inspire e beneficie outros, o que trará maior sentido e realização pessoal às suas vidas.
O signo de Leão  é um signo fixo  de elemento Fogo que está diretamente ligado com uma ideia de magnificência, poder, status e inteligência e não admira, por isso, que  os nativos com Ascendente Leão  tenham uma presença natural majestosa e sejam extrovertidos , carismáticos, líderes que transmitem uma autoridade natural. Precisam de estar no centro das atenções, chamando a atenção de todos sobre si e sobre os seus talentos e cultivam uma imagem  de dignidade e de «realeza», recebendo com naturalidade os elogios e a submissão dos outros. Apresentam-se sempre de forma cuidada e impecável, escolhendo roupas com estilo  e de grande qualidade pois só se contentam  com o que há de melhor  em todas as áreas de vida.
Os nativos de Ascendente em Leão  evidenciam autoconfiança e isso faz com que os outros se rendam naturalmente à sua «superioridade». Possuem firmeza nas atitudes, são corajosos e vigorosos mas também podem ser bastante teimosos quando defendem os seus pontos de vista, podendo zangar-se facilmente quando são contrariados. Felizmente passa-lhes depressa. Porém, são oponentes de respeito em qualquer debate ou argumentação pois possuem excelentes capacidades comunicativas e conseguem habitualmente sair vencedores e ter a última palavra, o que, como é de esperar, lhes alimenta bastante o orgulho e a vaidade pessoal.
Habitualmente, estes nativos são estáveis mas, por vezes, sofrem de excesso de confiança e podem ser precipitados nos juízos. O excesso de confiança em si mesmos pode levá-los a ser arrogantes e a ter uma atitude de rejeição perante outras opiniões diferentes: sofrem facilmente  do complexo de «dono da verdade».
Leão é um signo que, por natureza, aprecia a diversão por isso não admira que estes nativos estejam sempre prontos para se divertirem, rodeados de um séquito de amigos e de seguidores que são a sua audiência. Mas são generosos e fazem tudo para que os outros também se divirtam, afinal é a sua reputação de anfitriões que está em jogo!
Apesar deste lado «frívolo» e algo superficial destes nativos, que dão tanta importância às aparências e à sua imagem cuidadosamente calculada e construída para seduzir e maravilhar, para levar os outros a admirá-los, alimentando desse modo a necessidade do seu ego, estas pessoas têm também um lado humanitário, gostando de ajudar os outros, o que fazem de modo sincero. Quando sentem que falham na projeção da sua imagem de poder, os nativos de Leão tornam-se desanimados e muito inseguros e podem sentir-se muito infelizes e frustrados.
Podem ser muito impacientes quando exprimem as suas crenças e estas recebem alguma oposição pois tendem para uma certa rigidez em relação a essa matéria.
Estes nativos precisam de se sentir livres para serem felizes e são capazes de criar o seu destino pessoal  pois o regente do seu Ascendente dá-lhes a intuição necessária para brilharem e criarem a sua própria existência com uma marca pessoal.

O Desenho das Áreas de Vida no Horóscopo com Ascendente Leão

A presença do signo de Leão na 1ª casa do Horóscopo determina um conjunto de características também em todas as áreas da vida da pessoa, através dos signos que ocupam as  restantes casas do horóscopo a partir do Ascendente:
Com a posição de Leão na 1ª casa, ficamos a saber que esta pessoa  é muito autoconfiante e transmite uma sensação de poder e de magnetismo para os outros. O Sol dá-lhe uma personalidade inspiradora e uma imagem de vitalidade e de força. Estas pessoas precisam de se sentir livres para poderem exprimir todo o seu potencial criativo. O Sol permite-lhes atrair naturalmente o seu destino de acordo com a sua própria inspiração. Quando o Sol está bem colocado e é forte, aumenta o poder individual e dá uma boa posição na carreira; dá vitalidade física  e uma presença muito magnética para os outros. A saúde será boa e o nativo não terá problemas cardíacos ou de tensão arterial. Se, porém, o Sol estiver fraco no horóscopo, todos esses significados sofrem: pode haver problemas de saúde, dificuldade para alcançar a posição que se deseja na vida, problemas com o pai.  O sol é um benéfico natural para este Ascendente.Como maléfico natural, o Sol pode produzir uma personalidade muito autocentrada nos seus próprios interesses e objetivos. 
O  signo Virgem está na 2ª casa. Mercúrio  é o regente e tem a particularidade de também reger a 11ª casa dos ganhos o que faz deste planeta um planeta de riqueza ou «dhana yoga». Mercúrio, se bem colocado, permite ganhar dinheiro, nome e reputação através  dos talentos de Mercúrio, ligados ao uso do discurso e da comunicação. Estas pessoas têm um talento natural para o comércio e os negócios, para as profissões que assentam no uso da comunicação  e, geralmente, para ganhar dinheiro precisam de fazer uso destas competências.  Porque também rege a 11ª casa que está associada ao egoísmo na realização de todos os desejos, Mercúrioé um maléfico funcional para este Ascendente. Porém, como benéfico natural, dá competências práticas e talentos para ganhar riqueza  e alcançar o que se deseja.  Virgem colocado na 2ª casa dá uma  capacidade de planificar e definir as melhores estratégias para ganhar dinheiro. Como a 2ª casa também rege a família, estes nativos podem ser bastante calculistas nas relações familiares:tendem a ser menos espontâneos  pois estão sempre a pensar nas estratégias que lhes poderão trazer maior vantagem em termos de aquisição de riqueza e de ganhos financeiros.
A 3ª casa do horóscopo é ocupada pelo signo Balança (Libra). Com regência de Vénus, a casa do relacionamento com os irmãos mais novos  e da comunicação, é fácil compreender  que este nativo é muito sedutor e encantador a interagir e a comunicar. Consegue convencer qualquer pessoa daquilo que lhe interessa e a sua simpatia  é contagiante. É agradável e um excelente negociador. O relacionamento com os irmãos mais novos, se os houver, é também harmonioso e agradável. A 3ª casa  é a casa da iniciativa e da coragem, do espírito empreendedor e, se Vénusestiver forte no horóscopo, este nativo vê as suas iniciativas terem sucesso  e os seus desejos dirigirem-se para a concretização. Se Vénusestiver fraco, pode haver iniciativas e empreendimentos mal sucedidos e infelicidade com o cônjuge (no caso de um mapa masculino pois Vénus simboliza o cônjuge) e com os irmãos mais novos.
A 4ª casa do horóscopo é ocupada pelo signo de Escorpião, regido por Marte.  Este planeta é um yogakaraka para o Ascendente Leão e é o mais auspicioso do horóscopo. Estes nativos têm uma atitude protetora em relação ao lar e são reservados em relação aos assuntos que envolvem a sua felicidade pessoal. Têm uma ligação forte com a mãe que pode ser intensa e algo turbulenta e têm necessidade de controlar o ambiente  doméstico e/ou  os bens e propriedades familiares e a vida familiar em geral. Este aspeto é esclarecido pela posição do planeta Marte no horóscopo.  Marteé um planeta maléfico natural  e, por isso, dá tendência para o conflito e para a agressividade. A impaciência pode gerar falta de bem estar emocional.
 A5ª casa é ocupada pelo signo de Sagitário, regido por Júpiter. Este é o signo Mooltrikona de Júpiter, que, se estiver bem colocado, pode dar ao nativo boa sorte na especulação e nos investimentos, um intelecto forte, filhos que serão  motivo de felicidade. Num mapa feminino, Júpiter simboliza o cônjuge e significa um cônjuge bem sucedido e com boas qualidades. Mas se  Júpiterestiver fraco no horóscopo, pode indicar perdas através dos investimentos, problemas com os filhos ou impossibilidade de os ter, problemas de fígado ou diabetes. Num mapa feminino, o esposo pode ter um ego inflado e ser ambicioso mas ter pouco potencial de realização. Nesta casa Júpiter também dá criatividade e uma inteligência para o conhecimento profundo da realidade. Os nativos com este Ascendente procuram uma educação que dê aos filhos mais do que um saber instrumental e lhes ensine uma filosofia de vida que os inspire de modo a dar à existência um significado espiritual.
A 6ª casa é ocupada pelo signo de Capricórnio com regência de Saturno, um maléfico natural que também rege a 7ª casa . A 6ª casa é a casa do serviço, das dívidas e do divórcio e, sendo Saturnoo planeta do karma, as pessoas de Ascendente Leão têm como uma das lições do destino experimentar muitas oposições na vida encontrando muitas pessoas que os desafiam e são seus competidores.  Saturnoé  um grande inimigo do Sol  e a regência  de Saturnoda casa dos inimigos torna esta uma das  áreas mais difíceis da vida destas pessoas.  O karma destas pessoas pode indicar que elas têm dívidas que precisam de pagar à Sociedade ou a um parceiro e os nativos poderão ter que prestar serviço quer queiram quer não pois serão empurrados para situações em que terão que o fazer. Mas a 6ª casa é uma casa de crescimento (upachaya)  e, à medida que o tempo vai passando, isto tende a melhorar.
A 7ª casa está  ocupada pelo signo Aquário, com regência deSaturno,  e esta é a outra área de vida problemática para estes nativos. Ao partilhar a regência da e da 7ª casas, Saturno pode trazer para a existência do nativo parceiros em relação aos quais terá que pagar alguma dívida kármica. A área das parcerias é uma área de grande insegurança para estes nativos e eles terão que confrontar essa insegurança aqui, tanto ao nível das parcerias de negócios como com o cônjuge. Este é habitualmente uma pessoa madura, pela idade biológica ou psicológica, é uma pessoa séria e distante e  tende a não satisfazer as necessidades emocionais do nativo. Há tendência para este casar com alguém que não é muito emotivo e casou para satisfazer algum objetivo prático: por dinheiro, por pensar que o nativo pode ajudá-lo nos negócios, para ter segurança, etc. Não significa que o nativo não possa ter um bom casamento mas este terá uma vertente pouco emocional e será orientado por objetivos práticos, como referido. Se Saturno  estiver forte no horóscopo pode haver uma relação de profunda lealdade com o cônjuge e boas parcerias de negócios.  Mas, se estiver fraco, separação e engano dos parceiros  podem ocorrer.
  A 8ªcasa é ocupada pelo signo dePeixes,com regência de Júpiter. Este é o grande benéfico natural  e, regendo também a 5ª casa, Júpiter tende a inclinar o nativo para partilhar o seu conhecimento com os outros. Um Júpiter forte pode dar riqueza súbita através da especulação embora a regência da 8ª casa torne a sorte instável e o nativo possa perder o que ganhou. A partilha da regência destas duas casas faz com que Júpiter traga crises e períodos de transformação em que o nativo obtém inspiração e conhecimento. Júpiteré um benéfico natural e um benéfico funcional para este Ascendente e muitas vezes produz ganhos ,embora a regência da 8ªcasa possa de vez em quando levar a perdas mas, nesse caso traz alguma lição que aumenta a compreensão do nativo.  Peixes nesta casa também produz um gosto pelo conhecimento esotérico e metafísico. O nativo gosta de temas espirituais   e pode estudar e conhecer bastante sobre isso.

 

A 9ª casa é ocupada pelo signo de Carneiro (Aries), com regência de Marte, um planeta forte para este Ascendente. Este signo na casa do conhecimento superior e dos grandes princípios ou crenças pode produzir uma atitude rígida e muito determinada em relação às crenças pessoais, levando a nativo a aceitar aquilo em que acredita como sendo verdade absoluta que não aceita ver discutida por ninguém. Marte é o guerreiro  e esta pessoa está pronta para lutar por aquilo em que acredita não tendo flexibilidade para aceitar que alguém ponha essas crenças em causa. Se está forte no horóscopo , Marte dá boa sorte ao nativo, pois esta é também a casa da sorte nesta vida. O nativo terá acesso a uma boa educação  e o pai também  terá sucesso. Quando Marte está fraco no horóscopo traz dificuldades à prosperidade do nativo e  obstruções ou problemas para o pai.
 A 10ª casa é ocupada por Touro,  com regência de Vénus que também rege a 3ªcasa. Estas pessoas precisam de uma carreira que lhes traga visibilidade pública e Vénus, ao reger a 3ª casa da comunicação e dos Media leva estas pessoas a procurarem uma carreira em que estejam no centro do palco podendo trabalhar na indústria do entretenimento- cinema, Radio, TV – onde podem satisfazer o gosto de serem notados.  Vénus dota estes nativos de um talento dramático e fá-los preferir uma profissão ou carreira onde o trabalho não exija muito esforço, sobretudo físico. 
A 11ª casa é ocupada pelo signo de Gémeos , que tem regência de Mercúrio. Isto torna a vida social destas pessoas muito ativa. A regência partilhada da2ª casa e da 11ª faz com que estes nativos associem comunicação com os ganhos e com a realização dos seus desejos. Precisam de usar o discurso para ganhar. Como a 10ª casa é regida por Vénus,  que também simboliza a área do entretenimento, estes nativos são muito criativos e são uns verdadeiros artistas no domínio da palavra, conseguindo «vender» o que quer que seja. 
A 12ª casa  é ocupada pelo signo de Caranguejo, que  tem regência daLua. Esta é a casa das perdas e das despesas e ,por isso, a Lua traz flutuações a este nível para este Ascendente. Mas, se estiver forte e bem colocada, traz menos perdas emocionais e menos separações. Uma Lua fraca (por ex., na fase minguante, entre outros aspetos) pode trazer perda do cônjuge, da mãe, perda de estabilidade mental, etc). As pessoas  com Ascendente Leão têm muitas vezes inseguranças escondidas e emoções alvoroçadas, causadas pelo movimento rápido daLua pelos vários signos. Mas, habitualmente, são problemas de curta duração porque a Lua permanece pouco tempo em cada signo.  Com esta posição na 12ª casa,  os nativos com Ascendente Leão precisam de se retirar das atividades mundanas por alguns períodos, ficando a sós consigo próprios para manterem o bem estar mental e emocional. Por detrás da imagem glamorosa que mostram ao mundo, estes nativos têm sentimentos e emoções escondidas, inseguranças e preocupações que os impelem para o desejo de descansar e, para os mais espirituais, para a atividade meditativa . A Lua é funcionalmente neutra para este Ascendente, Se estiver brilhante permite que o nativo mantenha a sua atividade social típica do Ascendente. Se estiver minguante provoca maior introversão e necessidade subjetiva. 
Planetas Auspiciosos-  Sol, Júpiter, Marte (Marte é o mais auspicioso)
Planetas Inauspiciosos- Mercúrio, Vénus, Saturno (Saturno é o mais inauspicioso)
Planetas Neutros- Lua.

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário