O signo Ascendente- Virgem

 

O Ascendente é a 1ª casa  do horóscopo e, por essa razão, cada signo nessa posição determina a matriz geral da nossa vida – cada signo que se segue ao Ascendente produz determinadas características na nossa vida, não sendo indiferente qual o signo que «cai» em cada uma das casas seguintes do horóscopo.
Num outro artigo explicámos o significado geral das casas do horóscopo e,  os que desejam aprender ou, simplesmente, seguir melhor estes artigos sobre o signo Ascendente, poderão considerar útil essa leitura.

O signo de Virgem no Ascendente

Aparência Física

Os nativos com Ascendente no signo de Virgem    são habitualmente altos , magros  e elegantes embora  também possam encontrar-se alguns de altura mediana ou com excesso de peso.  Mas a tendência geral é para uma aparência geral atraente e discreta mas muito elegante. Têm a voz fina, por vezes um pouco aguda, sobrancelhas bem marcadas , pele tendencialmente clara, por vezes com sardas; muitos têm olhos claros, grandes, por vezes azuis. A figura é bem proporcionada e  graciosa, caminham com passo rápido. A cabeça é pequena mas bem proporcionada, o rosto tem os traços bem marcados, o olhar é intelectual e penetrante, revelando grande inteligência; os lábios são cheios e delicados, os dentes  são regulares e a pele é geralmente sensível. Globalmente, estes nativos têm um ar  jovial e dinâmico, uma  expressão  contida e uma atitude de eficácia «pronta para agir».
 

Tendências Gerais de Saúde do signo Virgem

Osigno Virgem é um signo de Terra e, por isso, estes nativos têm robustez física, apesar de a regência de Mercúrio produzir irrequietude e nervosismo que podem afetar a saúde, sobretudo ao nível do estômago. Porém, a natureza controlada, disciplinada e sempre à procura de melhoria em todas as áreas da vida ajude a manter a saúde devido aos cuidados com a manutenção da forma e à adoção de uma dieta habitualmente saudável. O «pecado» deste nativos  é gostarem muito de doces, podendo dessa forma, quando se excedem, afetar a saúde. A necessidade de equilíbrio que sentem em todas as áreas de vida pode ajudá-los  a manter a moderação. Os nativos de Virgem podem preocupar-se muito em relação à saúde, mesmo sem razão, pois são um pouco hipocondríacos e as perturbações de caráter psicossomático não são raras nestas pessoas. Mas mantêm o aspeto jovem ao longo da vida , que é habitualmente longa e aparentam ser mais jovens do que são.
O signo Virgem rege a região abdominal umbilical, os intestinos, o mesentério, a vesícula biliar. Os nativos deverão ter cuidado, à medida que envelhecem, com os cálculos biliares e com perturbações intestinais. Ao longo da vida, deverão cultivar atividades de relaxamento do stress pois tendem a adoecer devido a sobrecarga nervosa relacionada com os deveres familiares e profissionais, associados  com o estudo e a educação (deles e dos filhos) etc.
 

Características Gerais do Temperamento e da  Personalidade de Virgem

As pessoas que nasceram com o Ascendente no signo de Virgem têm o propósito de desenvolver, nesta vida,  capacidades para transformar o ambiente caótico e desorganizado, transformando-o de forma metodicamente controlada.  A sua natureza analítica e discriminativa leva-os a procurar a perfeição em  si mesmos e no ambiente à sua volta. Estas pessoas sentem que o modo como agem no mundo tem repercussões diretas na sua definição como pessoas e, por isso, sentem-se impelidas a realizar o que é bom e correto e sentem um grande sentimento de dever  que as leva a querer prestar serviço para serem úteis aos outros. Esta consciência do dever , motivada por se guiarem pela razão na maior parte das circunstâncias, pode gerar, de vez em quando, tensão nervosa causada pelo peso das responsabilidades que assumem e que, a limite, pode fazê-las duvidar da sua capacidade para gerir os seus muitos afazeres. Estas pessoas raramente relaxam e a  necessidade de trabalhar e de analisar criticamente a realidade  pode ser demasiado  imperativa por isso  nem sempre  descansam o suficiente.  A motivação para o trabalho pode pressioná-las de tal modo que o resultado é o desânimo perante a possibilidade de não serem eficazes na realização do que esperam fazer bem. A sua máxima motivação é para produzirem resultados que sejam úteis no mundo material.
 
Evolutivamente precisam de desenvolver as características do signo oposto, Peixes,  e compreender que todas as ações humanas, para além de uma  dimensão prática e utilitária , arrastam com elas valores espirituais; precisam de aprender que , para lá do plano dos factos e do trabalho que afeta o estilo de vida e o conforto ; para além das lutas e das oposições daqueles que, diariamente, competem para  obter melhores condições materiais de vida, há um plano espiritual do nosso ser que se alimenta ou  que se esmaga com o peso do que fazemos ou do que omitimos nas ações diretas sobre o mundo. O mundo empírico não é  um fim em si mesmo e a razão maravilhosamente discriminativa que possuímos é uma ferramenta útil mas não  exclusiva da nossa capacidade de compreensão e de aquisição de sabedoria em relação ao  mundo.  Em suma, estes nativos precisam de aprender, com o signo oposto, Peixes, a crescer espiritualmente ao mesmo tempo que se tornam eficazes ao agir no mundo.  
Os nativos de Virgem  precisam de aprender, nesta existência, a encontrar o equilíbrio interior e a estabilidade , missão nada fácil devido à regência de Mercúrio do Ascendente pois este é um planeta muito mutável e com excesso de energia nervosa. Por outro lado, acontece numa grande percentagem de casos que Mercúrio é fraco no horóscopo devido a estar demasiado próximo do Sol  (combusto) e isso aumenta a  dificuldade em obter paz interior  ou estabilidade mental.
 
Virgem é o signo Mooltrikona de Mercúrioe, por isso, estes nativos são mentalmente muito criativos e com uma mente muito ativa; são muito curiosos e gostam de aprender coisas novas.  A necessidade de organizar a realidade leva-os a serem muito metódicos, gostando de colocar cada coisa no «lugar apropriado» de acordo com a ordem que a sua mente constrói e são assim em todas as áreas de vida : em casa e no trabalho cada coisa deve estar no lugar exato a que «pertence»; cada gesto e  cada ação devem ser os apropriados  ao contexto em que se situam e esta verdadeira «mania pela ordem» pode não ser nada fácil para quem lida com estes nativos, pois a sua consciência crítica salta de imediato logo que o seu sentido de ordem é perturbado.
No modo de ser, estas pessoas  são modestas por natureza, são conservadoras e respeitadoras dos direitos e interesses dos outros. São também ambiciosas mas alternam momentos de auto- confiança com outros em que duvidam de si próprias apesar das aptidões analíticas e da sua habitual eficácia. Manifestam, nas várias circunstâncias da vida, um marcado bom senso e moderação que  são imagens de marca da sua inteligência prática.
A natureza mutável do signo Virgem e a necessidade de adaptação a diferentes circunstâncias que enfrentam podem levar a mudanças de residência ao longo da vida.

 

 Desenho das Áreas de Vida no Horóscopo com Ascendente Virgem

A presença do signo de Virgem na 1ª casa do Horóscopo determina um conjunto de características também em todas as áreas de vida através dos signos que ocupam as  restantes casas do horóscopo a partir do Ascendente:
Com a posição de Virgem na 1ª casa, ficamos a saber, de imediato, que esta pessoa tem uma natureza profundamente racional e prática em relação ao corpo e ao seu estilo de vida. Planifica todas as áreas e atividades a que se dedica e o seu sentido crítico não deixa ninguém de fora, nem a si próprio. Estes nativos exercem constante auto- crítica, analisando-se incessantemente  na procura de auto- aperfeiçoamento que é uma verdadeira missão de vida. Tudo o que fazem tem sempre como objetivo suplementar melhorarem-se a si mesmos. O corpo, a saúde e a  higiene são os seus interesses mais básicos, bem como a manutenção de um ambiente inteiramente limpo. Mercúrio rege esta casa e, sendo o signo de Virgem o signo Mooltrikona de Mercúrio, este tende a proporcionar aos nativos a possibilidade de usar o seu karma para se melhorarem a si próprios. Este nativo possui inteligência, competências práticas e uma personalidade equilibrada que lhe permitem realizar o seu destino com sucesso. Se Mercúrio é forte no horóscopo e está bem colocado, protege a saúde e a vitalidade da pessoa, protegendo também a sua estabilidade mental e, desse modo, ela não sofre  desordens nervosas e o nativo  beneficia  de  capacidades analíticas  e tem bom  sentido de humor. Esta pessoa será muito boa a comunicar e poderá ganhar a vida usando essas competências. Quando Mercúrio está fraco no horóscopo, dá aos nativos nervosismo  e tensão mental que se concentra na região do estômago, podendo causar perturbações e doenças de origem nervosa, como úlceras e gastrites.  A saúde em geral  também sofre e pode haver dificuldade em obter um bom estatuto na vida. Quando fraco, Mercúrio pode dar problemas de pele, vertigens e tonturas , problemas de intestinos e apendicite, problemas na fala e na audição.
 
O signo Balança (Libra) está na 2ª casa e , se estiver forte no horóscopo, pode trazer muita riqueza e luxo para a vida do nativo pois Vénus tem no signo de Balança  a dignidade de Mooltrikona  e favorece a aquisição de riqueza e bens materiais. Nesta circunstância a pessoa terá um casamento e relacionamentos  felizes.  Vénus é um planeta benéfico natural e, por isso, indica a  capacidade para usar  os recursos e competências de forma correta permitindo-lhe alcançar fortuna. O nativo pode também ter dons artísticos. Quando está fraco e/ou aflito, Vénus indica dificuldade em acumular riqueza, problemas no casamento e problemas de saúde que afetam os olhos, a garganta ou os rins.  A presença do signo Balança na 2ª casa mostra ainda que estes nativos têm grande necessidade  de harmonia e de  equilíbrio na vida familiar. Estas pessoas podem fazer muito esforço para conseguir que a sua vida familiar seja o espaço de equilíbrio e de beleza que desejam.
 
A 3ª casa do horóscopo é ocupada pelo signo de Escorpião , regido por Marte, que também rege a 8ª casa e esta dupla regência faz com que os nativos sejam capazes de  transmutar a natureza dos seus desejos e motivações (3ª casa). Escorpião na 3ª casa indica  que sentem desejos de forma intensa e que podem ser bastante agressivos quando se trata de alcançar o que pretendem. Os nativos têm uma mente penetrante e grandes capacidades de pesquisa. A natureza maléfica de Marte pode  tornar estas pessoas muito autocentradas. A relação com os irmãos mais novos, se os houver, pode ser muito intensa: este nativo sente necessidade de controlar tudo o que tem a ver com esta área de vida e, dependendo da colocação de Marteno horóscopo, a relação com os irmãos e o ambiente próximo pode ser de extremos: ou muito boa , embora extremamente dominadora, ou agressiva e mesmo violenta. Esta posição do signo Escorpião indica também grandes capacidades de escrita, podendo produzir excelentes escritores e comunicadores.

 

 

A 4ª casa do horóscopo é ocupada pelo signo de Sagitário, regido por Júpiter. Este é o signo Mooltrikona de Júpitere, se o planeta estiver bem colocado ,permite uma boa educação superior, paz mental e  boa relação com a mãe . A 4ª casa significa o caráter e a disposição do nativo. A mãe poderá revelar qualidades de sabedoria, sendo um «mestre» para o nativo. A vida familiar é objeto de crenças filosóficas ou religiosas, sendo uma área de vida na qual a pessoa  aprende os seus valores mais espirituais. O seu sentimento de felicidade subjetiva está relacionado de algum modo com o ambiente doméstico e familiar e este permite-lhe desenvolver uma compreensão mais profunda da realidade. Se Júpiter estiver fraco no horóscopo ou aflito, a paz mental do nativo pode sofrer, bem como a sua educação  e pode não receber bens de herança.  A relação com a mãe também será prejudicada.
 
A 5ª casa está ocupada pelo signo de Capricórnio, regido por Saturno. A presença de  Capricórnionesta casa indica que o nativo assumirá responsabilidades na educação dos filhos e sentirá fortes deveres relacionados com esta área de vida. A sua própria educação pode sofrer atrasos pois esse é um dos efeitos de Saturno que coloca obstáculos e faz com que as áreas de vida sob a sua influência sofram demora. Estre nativo poderá ter que acabar a sua educação superior mais tarde na vida, depois dos 30 anos. A 5ª casa é uma casa de diversão mas esta posição do signo Capricórnio  pode indicar que o nativo encontra satisfação pessoal através do trabalho e do cumprimento dos deveres. Como a 5ª casa também é uma casa de práticas espirituais, pode indicar a aprendizagem de que o aperfeiçoamento pessoal e o desenvolvimento moral são um caminho privilegiado para o desenvolvimento espiritual, lição que será aprendida na maturidade. Como a 5ª casaé a 12ª a partir da que Saturno também rege, e sendo a 6ªcasa uma casa de doença, Saturno por vezes dá a estes nativos a capacidade de curar ( a 12ª significa  perda, e a perda da doença é a cura).
 
A 6ª casa é deste modo ocupada pelo signo Mooltrikona de Saturno,Aquário. Saturno  é um planeta associado ao trabalho e ao esforço e, em Aquário, significa um trabalho que é feito, não para alcançar riqueza e estatuto pessoal ou riqueza material mas para servir o bem comum, prestando serviço espiritual. Saturnoé considerado, para este Ascendente ,temporalmente Neutro. Convém por isso verificar se Saturno não está associado com outros planetas  que sejam funcionalmente maléficospara este Ascendente. Saturno impulsiona o aperfeiçoamento prático  através do esforço, para  estes nativos. Mas pode também, por ser um planeta maléfico natural produzir perdas ou trazer doença. Por outro lado, a regência conjunta da 5ª e da 6ª casas pode trazer considerável stress  ou doença causadas pelos deveres de educar e de  criar os filhos.
 
A 7ª casa está  ocupada pelo signo Peixes com regência deJúpiter que rege duas casas kendra – a e a – razão pela qual, sendo um planeta benéfico natural, se torna temporalmente maléfico para este Ascendente e os seus resultados dependem grandemente da sua colocação, aspetos recebidos, etc. O nativo sente-se atraído por parceiros que evidenciam sabedoria e um modo de ser compassivo e espiritual. Mas pode haver dificuldade em entender por completo o modo de ser do parceiro pois Peixes  indica uma personalidade complexa e evasiva e pode ser difícil, em alguns casos, a comunicação a nível pessoal. A comunicação no plano intelectual pode ser boa mas ter falhas no plano emocional, sendo difícil encontrar preenchimento das necessidades de ambos.
 
A 8ª casa é ocupada pelo signo de Carneiro (Aries), com regência de Marte. Estas pessoas têm grande vitalidade e energia e são determinadas, teimosas e obstinadas na realização do que pretendem. Com esta posição de Carneirona casa da partilha com o cônjuge, os nativos não são inclinados a partilhar as suas coisas com nenhum parceiro, preferindo manter separados os seus bens. Resistem a entrar num relacionamento que tenha por resultado a perda da sua individualidade ou capacidade de escolha e preferem um tipo de relacionamento que lhes permita continuar a ser independentes.  Por isso o contributo que dão para o relacionamento é calculado e planeado com cautela. A regência  conjunta de Marte da 3ª casa  faz com que um dos efeitos  sobre o nativo seja criar dificuldades à realização dos desejos pessoais obrigando desse modo o nativo a transformar a sua egocentricidade.

 

A9ª casa é ocupada pelo signo de Touro, com regência de Vénus. Esta  colocação dá aos nativos amor pelos valores espirituais e zelo pelo cumprimento da Lei e das regras. Estas pessoas têm um sentimento vincado sobre o certo e o errado. Vénus, devido à regência desta casa, leva o nativo a  respeitar a verdade mas também a ser diplomata. Estes nativos por vezes casam com pessoas que são de culturas diferentes ou que têm religião ou valores diferentes dos seus. Vénus é um planeta temporal benéfico para este Ascendente,dando bons resultados quando está bem colocado no horóscopo e permite ter sorte no plano material pois Vénussignifica luxo e conforto e também bens materiais.
 
A 10ª casa é ocupada por Gémeos , regido por Mercúrio, que é também o regente do Ascendente.  A profissão significada por esta casa pode estar ligada ao plano da comunicação, tanto oral como escrita. Estas pessoas são também excelentes nos negócios de venda e comércio de produtos. Adaptam-se muito bem a qualquer contexto, usando as competências  comunicacionais para atingir os seus objetivos. Este nativo está muito identificado com o seu karma e  relaciona-o com a carreira e inclina a pessoa a escolher uma carreira em que  pode ajudar os outros.
 
A 11ª casa é ocupada pelo signo de Caranguejo, com regência da Lua. Esta é a casa dos ganhos e da satisfação dos desejos  e das interações com os amigos e irmãos mais velhos.  A regência desta casa pela Lua indica que estes nativos são socialmente orientados  e gostam de partilhar as suas ideias com os outros. Estas pessoas gostam de ser apreciadas pelas ideias que defendem e gostam de ver o seu sucesso reconhecido. Se a Lua estiver forte no horóscopo dá capacidade para estabelecer uma rede social que lhe  permitirá obter ganhos. Como regente de uma casa de «egoísmo», a Lua torna-se temporalmente maléfica para este Ascendente pois pode indicar desejos egoístas por parte do nativo. Por outro lado, o signo de Caranguejo na casa dos amigos indica forte ligação com estes, porventura mais forte do que os laços familiares biológicos.  Caranguejo também significa a mãe,  e desse modo, ela poderá surgir como uma amiga para o  nativo, e este papel de amiga sobrepõe-se ao de «mãe» no sentido biológico. Pode ainda ser uma pessoa com uma  vida social muito ativa.
 
12ª casa , é ocupada pelo signo de Leão  e tem regência do Sol. Esta casa, que rege o segredo, não é a melhor para receber o brilho do Sol e indica a vitalidade fraca do nativo; revela também que este tem aspetos da personalidade que não revela aos demais. O sol pode causar despesas por causa da saúde ou necessidades do corpo. Os aspetos ao Sol e a sua colocação no horóscopo  dirão se as motivações do nativo são altruístas ou egoístas. O sol simboliza o self e a colocação nesta casa indica uma luta constante entre o desejo de desenvolvimento espiritual fora do tumulto do mundo e o desejo de ser reconhecido e objeto de admiração pelos outros pois a influência do signo Leão, um signo de elemento Fogo e  o signo da individualidade, não permite o apagamento constante da personalidade, por muito meritórias que sejam as razões. O Sol é temporalmente neutro para este Ascendente.
 
Planetas Auspiciosos-  Mercúrio, Vénus.
Planetas Inauspiciosos-  Lua , Júpiter, Marte. (Marte é o mais inauspicioso)
Planetas Neutros-Sol, Saturno

 

8 opiniões sobre “O signo Ascendente- Virgem”

  1. Sou do signo de cancer com ascendente em virgem e lua em peixes, acho que essa conbinaçao de cancer sol e virgem ascendente conbina muito e lua em peixes ajuda tambe.

  2. Gostaria de saber o que resulta essa trindade: sol em aquário, ascendente em virgem e lua em escorpião, já que a maioria dos sites que definem esses três aspectos são pagos.

  3. Será que vocês poderiam fazer um post sobre a personalidade básica de uma pessoa com ascendente virgem lua escorpião e sol leão? Por favor, obrigada.

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário