Os Signos do Zodíaco na Amizade e no Lazer, Capricórnio, um Amigo Estável e um Trabalhador do Lazer

 
O signo Capricórnio é conhecido como um dos mais sisudos e apegados ao trabalho e é  mesmo difícil imaginá-lo a fazer alguma coisa como pura diversão sem qualquer outra finalidade prática. Porém, os nativos que nasceram com  o Sol, o Ascendente ou a Lua no signo Capricórnio têm grande sentido de humor e também gostam  de se divertir embora, na opinião de muitos outros, o que estas pessoas gostam de fazer nos seus tempos livres  se pareça mais com trabalho do que com pura diversão.
Nas relações de amizade e nos seus tempos livres,  os nativos de Capricórnio  revelam  as características  principais  e estáveis da sua personalidade.
O signo Capricórnio e a Amizade
É sabido que o lado emocional não é a característica mais forte das pessoas deste signo. A sua expressão séria e comedida, muito controlada e pouco verbalizada não faz deles os campeões da popularidade. São mesmo vistos por alguns como sendo incapazes de se divertir. E, no entanto, os nativos de Capricórnio surpreendem muitas vezes pela capacidade com que fazem rir os que lhes são próximos, com inteligência e muita mordacidade pronta a aplicar.
Os traços de seriedade que vivem no seu rosto de forma permanente  e o forte sentido do dever e das responsabilidades faz com que eles próprios e os outros pensem que não existe espaço na sua vida para o cultivo de amizades. E, de facto, estes nativos não costumam ter um círculo grande de amigos. Mas têm algumas amizades fortes, estáveis e às quais atribuem a maior importância, tal como acontece em relação à sua família. Os familiares de um nativo de Capricórnio podem pensar que esta pessoa vive apenas para os deveres e para o trabalho mas, em momentos realmente importantes, descobrem que, em qualquer emergência da sua vida, a pessoa de Capricórnio está sempre presente, ajudando em tudo o que for preciso sem uma falha e  sem nenhum esquecimento.
 
Por isso, porque estes nativos são pessoas extraordinariamente leais e estáveis nos afetos; porque são tradicionalistas e não gostam de novidades que estraguem as suas expetativas já formadas sobre a vida, qualquer nativo deste signo, homem ou mulher, é a pessoa certa a procurar quando estamos numa emergência qualquer e precisamos de ajuda.
 
É claro que a ajuda que habitualmente os nativos de Capricórnio oferecem aos seus amigos é principalmente de ordem prática, muitas vezes financeira, e é menos visível no plano afetivo. Este é um signo de ação: se um amigo precisa de algo e este nativo pode ajudar, mostra a sua amizade através dos atos e não fala muito sobre isso. Se você gosta de  amigos para conversar longamente sobre os seus sentimentos ou anseios, o seu (sua) amigo (a) de Capricórnio  pode parecer-lhe um tanto deslocado (a) ou sem jeito, frio ou distante e pouco capaz de partilhar os seus sentimentos mas pense bem: ouvir as suas mágoas qualquer um ouve, podendo até fingir um grande interesse por aquilo que você sente: mas estar presente quando os problemas acontecem na sua vida e é preciso fazer alguma coisa para os resolver, isso é só para alguns- justamente o (a) deu (sua) amigo (a) de Capricórnio.  Fala pouco mas a sua ação vale por mil palavras. E você pode ter a certeza de que ele (ela) continuará a estar presente sempre que for preciso. Por isso é realmente reconfortante poder contar com a amizade de alguém do signo de Capricórnio.
 
 
Mas não é fácil alguém aproximar-se destes nativos, sempre ocupados com os seus muitos deveres e responsabilidades e com pouca disponibilidade para conversas de circunstância. Por isso é muito provável que as amizades duradouras destes nativos sejam originadas na juventude- a partir da camaradagem com colegas de estudo- ou na vida profissional, pois Capricórnio apenas dá a sua amizade a alguém que tenha características que ele (a) considere positivas do seu ponto de vista: pelas competências profissionais, pela similitude de ideias e de caráter, por vir de um bom background social…convém não esquecer que toda a vida destes nativos  gira de alguma forma em torno da carreira e da profissão, pois a simbólica deste signo impele os seus nativos para a procura de reconhecimento  e de status social.
 
Assim, não é de esperar que os nativos de Capricórnio formem relacionamentos de amizade com pessoas que são mal vistas pelo conjunto da sociedade , seja qual for a razão, nem com pessoas que não possam mostrar com orgulho em qualquer situação ou contexto social em que se encontram: para estas pesoas,  interagir socialmente é sempre uma atividade de competição na qual, consciente ou inconscientemente, eles precisam de mostrar as suas conquistas  e realizações. E o mesmo acontece com os amigos e com a família. Não se julgue por isso que estes nativos não gostam genuinamente dos seus amigos e da sua família, é um grave erro pensar isso; o que sucede é que faz parte da sua maneira de ser, gostar da sua família  e dos seus amigos também porque eles são  um motivo de orgulho  e algo que gostam de mostrar publicamente como montra das suas competências para vencer e estabelecer-se no mundo com sucesso.
 
Dito isto, não há nada virtualmente que os nativos de Capricórnio não façam pela família e pelos amigos, incluindo esquecer a sua sovinice habitual e oferecer-lhes o que há de melhor como prendas personalizadas, uma refeição gourmet num restaurante conceituado, etc. São estes momentos de exceção que permitem às pessoas que fazem parte do círculo próximo de um nativo de Capricórnio saber o quanto elas são importantes  e especiais para eles. Porque são e estes nativos mostram-lhes isso através da forma que para eles é mais valiosa: gastam o seu dinheiro com eles. Todos os que já conviveram com nativos deste signo sabem, certamente, como é difícil no dia a dia, fazê-los abrir os «cordões da bolsa». Mas, de vez em quando, experimentam essa prodigalidade nos gastos que é a demonstração de afeto por excelência destes nativos.
 
Convém ainda recordar que Capricórnio é um signo de autoridade e que acontece, frequentemente, os nativos deste signo assumirem um papel paternalista em relação aos amigos, numa tendência que não conseguem evitar. Se aprecia a  fiabilidade destas pessoas como amigas, o melhor é habituar-se. No conjunto global, você fica a ganhar.
 
 
O Signo de Capricórnio e o Lazer
Pode soar estranho à primeira vista falar de «lazer» a propósito de pessoas que são absolutamente viciadas em trabalho. Por isso, a primeira coisa a dizer sobre isto é que também trabalham «por lazer», isto é, podem arranjar alguma atividade que seja «trabalho» para ocuparem os seus tempos livres. Alguns exemplos disto são as tarefas de bricolage com que podem entreter-se por longo tempo a melhorar a funcionalidade do lar e dos instrumentos do dia a dia, no arranjo  de algum móvel que precisa de reparação, de algum eletrodoméstico que avariou, na colocação de prateleiras na despensa, etc, há um sem número de atividades lá em casa que eles gostam de assumir e que encaram como parte do seu papel de «homens/mulheres da casa».  O sentido de dever destas pessoas  é mesmo impossível de arrancar e instala-se tranquilamente com eles nos momentos de distensão quando se sentam num sofá: estão sempre de prevenção, prontos a acorrer a alguma tarefa súbita que exija a sua atenção.
 
Estes nativos são introvertidos por temperamento e, por isso, preferem desenvolver atividades em casa ou, em alternativa, com os amigos e a família, fazendo caminhadas a pé, por ex., ou alguma coisa que exija resistência física e lhes dê a satisfação de «mostrar obra». Um bom exemplo é a  jardinagem e horticultura: é com orgulho que mostram o resultado do seu trabalho aos que o(a)  visitam . E esta atividade tem ainda a vantagem de ser útil e permitir retirar dividendos financeiros: se cultivar os vegetais que precisa para alimentar a família, é menos uma despesa com que tem que contar: «juntar o útil ao agradável» é mesmo o seu melhor lema!
 
Em casa, para além do  bricolage, gostam de relaxar a ler jornais, calmamente, ou ler algum livro que contenha informação útil, por exemplo relacionada com a sua área profissional. Na TV gostam de ver séries e filmes que foquem os ambientes de trabalho e a competição no mundo dos negócios, incluindo as comédias que apreciam bastante (talvez por lhes ser tão difícil descomprimir no plano pessoal).
 
Outra atividade de eleição consiste em levar a família a um bom restaurante para almoçar ou jantar: mais uma vez, juntam o útil-  mostrar publicamente as suas competências para prover ao sustento da família de forma o mais opulenta que conseguirem- e o agradável-  agradar à família,  mimando-a e colocando-a no centro dos seus interesses. Os nativos de Capricórnio raramente  fazem alguma coisa sem pensar na imagem pública que projetam e, ir com a família a um evento ou estar com eles num contexto público é mais do que mostrar-lhes o afeto ou do que um simples gesto  da vida privada: é sempre também um afirmação pública de poder: «vejam como eu sou bem sucedido(a) e como sou capaz de dar o melhor à minha família» .  E como estes nativos têm razão, o reconhecimento que desejam é mais do que merecido!
 
Quando contam com amigos ou algum familiar que tem o  mesmo gosto, os nativos de Capricórnio gostam de jogar jogos de tabuleiro como xadrez e também apreciam fazer palavras cruzadas, sudoku, resolver enigmas, fazer puzzles, etc.. No computador, apreciam jogos de estratégia.
 
Fora de casa, para além da ida a um bom restaurante, gostam de visitar museus, galerias de arte, de ir ao teatro ou ao cinema, de ir a um concerto musical. Sobretudo, façam o que fizerem, precisam de cultivar uma aura de respeitabilidade, razão pela qual adaptam muitas vezes as suas atividades de lazer aos objetivos considerados apropriados para a carreira/profissão. A imagem está  acima de tudo!

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário