Os signos do Zodíaco na Amizade e no Lazer, Sagitário, Sabedoria e Liberdade Partilhada

 
O signo Sagitário é um  dos signos que mais aprecia atividades de lazer porque a sua curiosidade leva-o a gostar de explorar novos ambientes, de  conhecer novas pessoas, etc. Os seus nativos anseiam  por alargar a compreensão do mundo e dos outros seres e adquirir uma sabedoria profunda sobre os fundamentos da existência.  Essa é a razão pela qual também gostam de conhecer novas pessoas, outros costumes e crenças, outras maneiras de viver.  Assim, este signo é tão motivado para a descoberta interior e  para explorar os recessos da mente e da alma como para a descoberta do mundo externo e das muitas realidades que ele manifesta na diversidade da vida biológica, cultural e espiritual.
 
Não admira, portanto, que estas pessoas ocupem os seus tempos livres  tanto com atividades em que se  concentram em  pensar e em estudar como  em  aventuras, viagens, atividades desportivas e outras ao ar livre, etc.
 

O Signo de Sagitário e a Amizade

Os nativos de Sagitário estão entre os mais amigáveis do Zodíaco. Não ao estilo dos signos de Água, pois não se trata  de estabelecer relacionamentos em que as emoções criem apegos personalizados de dependência mas de interações de companheirismo em que o espaço individual das pessoas envolvidas é mantido e respeitado. Os nativos de Sagitário são muito independentes e ciosos da sua liberdade, não querem sentir-se restringidos por nada nem por ninguém. Precisam de manter a crença de que têm todas as suas possibilidades intactas para poderem escolher o seu caminho em cada nova situação.
 
Mas adoram partilhar ideias e «espalhar a sua sabedoria» com outros. E o seu temperamento tolerante, amigável, facilmente aceitando e acolhendo com agrado as diferenças de cultura, de raça, de religião, género, idade, etc., faz dele um amigo potencial em cada nova pessoa que conhece. Este nativo gosta de aprender novas coisas sobre a realidade e, de cada vez que se encontra perante alguém diferente, seja qual for o motivo, isso é uma oportunidade para alargar o seu horizonte de compreensão acerca da realidade.  
 
E estes nativos são muito sociáveis e amáveis, gostando genuinamente de estar com os outros e de conversar – claro que, por vezes ,falam tanto e têm tanto entusiasmo em oferecer os seus profundos pensamentos acerca das coisas que se esquecem de ouvir os seus interlocutores! Mas farão tudo o que puderem para prestar ajuda quando necessário, e fazem-no com altruísmo, sem esperar receber nada em troca. Simplesmente, estas pessoas sentem-se bem a fazer o que é correto e a contribuir para o bem comum.
 
Porém, não se prendem a amizades «exclusivas » e não compreendem  as reações de ciúme ou de ressentimento só porque, num dado momento, «desaparecerem» à procura de um novo desafio. Que fique claro: os nativos de Sagitário, homens ou mulheres, são amigos fiéis que se mantêm firmes ao longo da vida, não esquecendo  os seus amigos;  mas são também pessoas que precisam do seu espaço e da sua liberdade e o facto de gostarem de alguém  ou de serem seu/sua amigo (a) não os torna prisioneiros em relação a nada, nem os obriga a qualquer compromisso ou dever: a sua generosidade em relação aos amigos é conhecida mas ela não inclui nenhum pacote de obrigações exclusivas. Estes nativos são capazes de grandes sacrifícios para atenderem às necessidades dos que amam ou estimam mas fazem-no porque escolhem fazê-lo e não porque haja alguma obrigação em fazê-lo. Por isso, a melhor maneira de conservar a amizade de uma pessoa de Sagitário durante longo tempo é deixá-la livre. Ela voltará sempre porque os amigos têm um lugar importante na sua vida mas, se sentir que eles  lhe exigem que se comprometa, que assuma estes ou aqueles deveres, em suma, se  a obrigam a «dar garantias» perenes da sua amizade, ela desaparece sem deixar rasto e de modo permanente.
 
Sagitário é um explorador, alguém que, numa certa  área de vida, tenta percorrer novos caminhos, aqueles que, para ele, são significativos porque respondem ao apelo da sua alma e, por isso, nunca se apega profundamente a nada  a ponto de não conseguir desligar-se. Há sempre uma parte dele ou dela que fica de reserva, à distância e pronta a partir. É este o seu modo de ser e não vale a pena tentar modificá-lo porque o resultado só pode ser negativo para quem tenta. Estas pessoas não enganam ninguém, não prometem o que sabem não poder ou não querer dar mas, dentro destas condicionantes, são os amigos mais leais e verdadeiros que se podem ter. Amigos, no plural, pois o mais certo é existir um grupo considerável de amigos, satisfeitos por poderem contar com a amizade destes nativos que são confiáveis, verdadeiros e leais.
 
 E isto significa que eles não medem as palavras; se na sua opinião, os amigos fizeram algo que eles acham  que não deveriam ter feito, sem diplomacia dizem-lhes exatamente o que pensam, a honestidade é o traço fundamental da sua maneira de se relacionar. Mais vale habituar-se  Caro (a) Leitor(a) se tiver amigos deste signo pois não espere que eles se encham de cuidados quando   lhe fazem algum reparo e convém antecipar essa tendência para não se chocar com ela; o(a) seu (sua) amigo (a) não pensa muito antes de dizer o que lhe vai na alma mas, pelo menos, você terá a certeza de que ele nunca fala de forma calculista nem  com segundas intenções. É tão transparente como a luz da verdade que lhe vai na alma. E nunca se lembre de pôr em dúvida a honestidade destas pessoas pois essa é certamente uma das piores coisas que pode fazer a um nativo de Sagitário.
 
E, se gosta de ser surpreendido por alguém que o (a) convide para uma viagem de exploração qualquer, saiba que ninguém melhor do que um nativo de Sagitário para lhe fazer uma visita guiada pelos lugares, costumes, crenças e o que mais vier à mente, durante o passeio. Nenhum outro signo do Zodíaco consegue ser tão maravilhosamente abrangente  e sábio para lhe dar a ver outros modos de viver e de pensar num simples passeio lúdico.
 
 

O signo de Sagitário e os Momentos de  Lazer

As atividades preferidas destas pessoas estão relacionadas com o seu desejo de  conhecer e de compreender melhor a realidade; tanto podem passar horas a explorar informação sobre um tema que lhes interesse (normalmente relacionado com a espiritualidade: Filosofia, Metafísica, Antropologia, Etnologia , Natureza, Religião, Astrologia, etc) como estarem envolvidos na exploração do mundo exterior : caminhadas, passeios a lugares que tenham algum interesse simultaneamente estético/paisagístico e uma relação com alguma experiência ou evento espiritual; ou estarem envolvidos em atividades de socialização em grupo, ou  a praticar desporto, etc.. Em todas  estas atividades, está sempre subjacente a necessidade de compreender melhor a «grande moldura» da realidade», humana e não humana.
 
O gosto pela união entre os vários aspetos da realidade e os seres que a habitam leva estes nativos a envolver-se em grupos sociais heterogéneos onde os direitos de várias camadas  minoritárias da sociedade são debatidos e defendidos: eles usam a sua inteligência e domínio da palavra para escrever ou, de algum outro modo pacífico, defender esses direitos. E podem ocupar-se longamente com essas intervenções.
 
Sendo um signo de Fogo, Sagitário  é entusiasta e tem muita energia para gastar e, por isso, gosta de fazer atividades físicas embora  de força moderada. Por isso os nativos podem apreciar fazer caminhadas a pé, acompanhados de um grupo de amigos ou  jogar Basquetebol, Hóquei, Basebol, Pólo, etc. Gostam do contacto social mas também da competição e não gostam de perder!
 
O gosto pela aventura e por sentir a «adrenalina» pode levá-los a praticar alguns desportos radicais, paraquedismo, etc. Alguns também não resistem a participar em corridas de carros ou de bicicleta.
As viagens de exploração são uma das atividades preferidas, sobretudo de longa distância: explorar lugares e as suas gentes, outras crenças e religiões, etc. ,outros modos de ser e de pensar humanos.
 
Em casa, podem gostar de jogar no computador, especialmente usando as redes sociais. Também gostam de enfrentar um bom mistério ou enigma e tentar resolvê-lo. E, claro, há que não esquecer o amor destes nativos por animais. Muitos podem dedicar-se a criar  animais  e têm habitualmente  animais de estimação de que gostam incondicionalmente. Os cavalos são animais para os quais se sentem atraídos e podem ter como passatempo montar a cavalo e estabelecer um relacionamento muito especial com estes animais que lhes dá grande satisfação emocional. Também apreciam ver espetáculos com cavalos e corridas com estes animais.
 
Na televisão, gostam de ver filmes de ação e de  mistério, filmes de aventuras ( a fantasia é algo que atrai muito estas pessoas) ou, ao nível do conhecimento, gostam de ver documentários sobre Povos e Culturas, exploração da Natureza e lugares distantes, comportamento animal, vida selvagem, etc.
 
Alguns destes nativos gostam também de sentir a adrenalina do jogo e da possibilidade de ganhar, podendo apostar na Loteria ou jogos semelhantes.
E, finalmente, a maioria dos nativos de Sagitário,quando conhece alguém interessante que obedece aos seus padrões preferidos, também não recusa um inocente «flirt»! Tudo, logicamente, sem perder a sua liberdade de ação e mantendo a honestidade habitual que os caracteriza.

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário