A Personalidade Básica com Ascendente em Virgem, Lua Balança (Libra) e Sol Escorpião

Quando o Ascendente está no signo de Virgem temos uma personalidade muito racional e orientada para os aspetos práticos da existência. 
Fisicamente, este Ascendente manifesta-se por uma presença discreta e elegante; os nativos são altos e magros ou de estatura mediana , têm traços finos e um olhar que revela a sua inteligência discriminativa e a aptidão para apreender todos os pormenores; apresentam um ar jovial e dinâmico, embora contido, pois não gostam de espalhafato e são normalmente tímidos.
Com regência de Mercúrio, um signo que tem natureza  instável pois é muito mutável, mas é também profundamente intelectual, os nativos com o Ascendente em Virgem, o signo Mooltrikona de Mercúrio, têm uma inteligência viva e um gosto natural pelos assuntos intelectuais ligados aos aspetos concretos da existência. São curiosos e, habitualmente, nada lhes escapa no  ambiente envolvente, que  eles conhecem e analisam ao pormenor para  dominarem com eficácia. Mas, tal como Mercúrio, são propensos a mudanças na existência, podendo mudar de residência, de local de trabalho e de pontos de vista/opiniões com frequência. A tendência para  críticar e  analisar tudo o que lhes acontece faz com que muitos desenvolvam uma visão pessimista da vida ao preocuparem-se excessivamente com os resultados do que que analisam e observam.
Estas pessoas são muito organizadas pois a motivação simbólica do signo de Virgem é para sistematizar a experiência e as aprendizagens quotidianas para formar conhecimentos úteis e permitir, com essa apropriação, o domínio de todos os fatores práticos do meio onde vivem. Assim, em todas as áreas da sua vida, estes nativos têm uma preocupação em «colocar cada coisa no lugar que lhe pertence» e que eles encontraram usando a sua mente analítica e o critério da eficácia: cada coisa pertence ao lugar onde é mais eficaz e útil. Deste modo, sendo muito inteligentes, estas pessoas não se interessam, habitualmente, por teorias abstratas e sem ligação ao mundo concreto. 
Como a sua motivação essencial é para organizar e para sistematizar, de modo a conseguir um «meio» limpo, organizado e arrumado de forma perfeita, pode ser difícil para os outros atingir os níveis de «perfeição» que estas pessoas exigem e elas não poupam na crítica! Mas, verdade seja dita, são tão críticas com os outros como consigo próprias, o que pode , por vezes, causar grande stress mental , se Mercúrio estiver fraco no horóscopo, produzindo problemas de saúde devido ao excesso de carga nervosa sobre a personalidade.
O signo Virgem tem afinidade simbólica com a 6ª casa do horóscopo, com a qual tem correspondência. Assim, muitas vezes estas pessoas experimentam conflitos e oposições, tanto no interior de si próprias, debatendo-se para atingir os seus parâmetros exigentes de perfeição, como externamente, ao criticarem excessivamente os outros por não se esforçarem para melhorar as suas «imperfeições»; isto pode gerar stress adicional pois nem todos reagem com bonomia perante as críticas agudas (e certeiras) destes nativos. Eles precisam de experimentar o conflito e o «caos» ou a dualidade do mundo e de si mesmos para aprenderem a encontrar um equilíbrio que lhes permita uma relação entre o «eu» e «os outros» que vá para além da competição e da divisão. Por isso, internamente, estas pessoas sentem muitas vezes necessidade de prestar serviço e só se sentem realizadas quando «são úteis à comunidade» ,escolhendo profissões onde possam concretizar este objetivo.
O trabalho é uma das motivações básicas destas pessoas ,que são dos melhores trabalhadores que se podem encontrar: são esforçadas e extraordinariamente organizadas, constituindo uma mais valia importante em qualquer empresa ou organização. Têm sempre tudo em ordem e cumprem com eficácia os seus objetivos.
São igualmente dotadas para lidar com mecanismos de pormenor e têm competências mecânicas para construir e para reparar mecanismos que exigem paciência e muita capacidade de atenção aos pormenores finos. Esta atividade pode mesmo constituir um hobby que os ajuda a relaxar nos momentos de maior tensão ou de stress. 
Quando a Lua em Balança (Libra) se associa ao Ascendente em Virgem, esta personalidade adquire um refinamento que se exprime na delicadeza dos gestos e dos comportamentos, na inteligência que se interessa pelos objetivos sociais e de serviço aos outros e ainda pela necessidade de se relacionar com os outros. Embora o temperamento de Virgem seja, por natureza, reservado e tímido, a relação com o signo de Balança abre estas pessoas para a o desejo de se complementarem com os outros, a nível pessoal. 
Balança é um signo de elemento Ar, masculino e cardinal. O Ar e a Terra não são elementos que se harmonizem entre si mas os regentes dos signos, Mercúrio e Vénus mantêm uma relação de amizade, pelo que estas energias combinam-se bem, acrescentando ao caráter pragmático de Virgem o gosto pela harmonia e pela justiça. Estas pessoas são profundamente motivadas por um conceito de realidade que é simultaneamente organizado e harmonioso; são perfeccionistas e idealistas, querendo viver num mundo cujo conceito de ordem seja racionalmente perfeito e esteticamente harmonioso. Muito provavelmente, a cortesia natural aos nativos de Balança, que lhes faz evitar e detestar as discussões e os conflitos e promover o debate construtivo e a conciliação de pontos de vista diferentes, ajuda a temperar a tendência para o excesso de crítica e para buscar um equilíbrio entre modos de ser, opiniões e pontos de vista. Esta associação pode por isso produzir uma pessoa que busca o equilíbrio, não pela destruição de uma das partes ,mas pela conciliação dos opostos e isso pode promover um grande crescimento do ponto de vista humano nestas pessoas.
Por outro lado, a Lua ocupa a 2ª casa do horóscopo desta pessoa, o que acentua o caráter afetivo da relação com a família, que se torna num elemento essencial da sua vida e da sua segurança emocional. Em termos de temperamento, se a Lua for forte, a pessoa é cortês, preocupada em fazer bem aos outros ; possui um rosto atraente, uma voz bonita e muita sorte na acumulação de bens, de conhecimentos e de riqueza. Em grande parte, porém, esta pessoa desenvolve-se através da ligação que estabelece com a família primária e vai-se sentindo mais segura de si na medida em que vai adquirindo um bom status social e competências/ riqueza, como resultado do seu esforço e do seu trabalho. O signo Balança inclina para o amor de uma vida de conforto e de luxo e, por isso, esta pessoa poderá colocar um esforço considerável na aquisição de todas as competências que lhe permitam usufruir de uma vida materialmente compensadora. Ela lutará para atingir um nível elevado de proficiência, embora não necessariamente por uma grande visibilidade na vida pública.
Quando a esta associação entre Virgem e Balança se junta a colocação do Sol no signo de Escorpião, um signo de elemento Água, de natureza fixa e feminina, temos uma combinação muito harmoniosa com o Ascendente Virgem, pois a Água e a Terra misturam-se harmoniosamente, formando uma natureza que flui conjuntamente. A mutabilidade de Virgem ajuda a temperar a fixidez de Escorpião, tornando esta pessoa mais adaptável às mudanças. 
Simbolicamente, o signo de Escorpião é um signo de crise que serve de ponto de partida para profundas mudanças na psique e na natureza emocional da pessoa, levando-a a alterar os padrões emocionais a que se agarra para garantir a sua segurança. É também um signo que retém as suas vivências, conservando-as secretas em relação aos olhares do mundo e, nesse ponto, mantém a reserva que é típica do signo de Virgem. A Lua encontra-se posicionada no signo Mooltrikona de Vénus que, neste horóscopo, também rege a 9ª casa. Por isso, se Vénus estiver forte e bem colocado, como dispositor da Lua, pode dar a esta pessoa uma natureza fortemente marcada pelos significados de Vénus e também assegurar-lhe sorte na aquisição de bens , de competências e de conhecimentos para vencer na existência. Simultaneamente , Vénus pode ampliar o interesse desta pessoa pelas interações com os outros, tornando-a mais sociável ; e pode também enfatizar o seu amor pela sabedoria, sobretudo aquela que se refere aos mistérios da vida, ao conhecimento de países estrangeiros e/ou  de culturas diferentes, etc. Trata-se de uma pessoa muito curiosa em relação a diversas áreas do saber e uma pessoa idealista que procura um mundo mais justo, mais belo e perfeito para  viver. A associação entre os signos de Virgem e de Escorpião pode indicar, no entanto, que esta pessoa procura essa realidade menos no mundo externo do que no seu próprio mundo pessoal, que tende a manter reservado dos olhares externos.
O Sol está localizado na 3ª casa do horóscopo, uma posição que fortalece a coragem individual e a inteligência embora possa haver também uma acentuada postura de «eu sei mais e compreendo melhor do que qualquer outro comparado comigo». Esta posição do Sol indica que esta pessoa alcança o sucesso após enfrentar obstáculos de que sairá vitoriosa. Precisa de cultivar a diplomacia e de adotar uma postura mais humilde em relação às suas competências intelectuais pois o excesso de orgulho pode produzir conflitos desnecessários com os outros. Há alguma tendência para conflitos com irmãos mais novos. Como a 3ª casa é uma casa upachaya (de crescimento), à medida que a pessoa vai amadurecendo estes aspetos tendem a tornar-se mais temperados. Se o Sol estiver forte no horóscopo, a pessoa atinge o sucesso e alcança o que deseja, embora possa haver ao longo da vida um conflito entre a energia expressa pelo signo da Lua e pelo signo do Sol, pois Vénus é inimigo do Sol e luta pela harmonização entre os objetivos pessoais e os comunitários e sociais enquanto que o sol na 3ª casa está mais preocupado com a satisfação dos desejos pessoais e em alcançar a máxima expressão pessoal de poder e de influência no plano individual. Além do mais, o signo Mooltrikona de Vénus rege a 12ª casa em relação ao Sol, simbolizando por isso a perda dos significados representados pelo Sol. Nos períodos e subperíodos de Vénus , ou quando há conjunção ou aspeto deste planeta com o Sol ,estes efeitos poderão ser mais sentidos na vida da pessoa.
Caberá à pessoa, no âmbito dos seus valores e tendo em conta a  colocação dos outros elementos do horóscopo, a opção por uma via mais altruísta e de serviço aos outros ou de desenvolvimento exclusivamente individual dos seus objetivos de vida.

2 opiniões sobre “A Personalidade Básica com Ascendente em Virgem, Lua Balança (Libra) e Sol Escorpião”

  1. Tenho esse ascendente e sol, e essa lua em vishaka pada 3 e a venus no pada 1. A lua está debilitada nesse pada, pode ser considerada em escorpião?

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário