O signo Ascendente- Aquário no Ascendente


O Ascendente é a 1ª casa  do horóscopo e, por essa razão, cada signo nessa posição determina a matriz geral da nossa vida – cada signo que se segue ao Ascendenteproduz determinadas características na nossa vida, não sendo indiferente qual o signo que «cai» em cada uma das casas seguintes do horóscopo.
Num outro artigo explicámos o significado geral das casas do horóscopo e,  os que desejam aprender ou, simplesmente, seguir melhor estes artigos sobre o signo Ascendente, poderão considerar útil essa leitura.

O signo de Aquário no Ascendente

Aparência Física

Os nativos com Ascendente no signo de Aquário  são habitualmente magros e altos de estatura , com uma construção física forte. Os traços do rosto são regulares e agradáveis, o rosto é oval ,a pele é clara, o cabelo é habitualmente escuro e grosso, os olhos são  brilhantes e cheios de vivacidade revelando a imensa curiosidade que estas pessoas têm em relação ao mundo, embora denotem também seriedade e reserva. Os  dentes podem ser irregulares. Muitos têm uma aparência invulgar, ,gostando de se vestir de forma original ou mesmo excêntrica, embora outros adotem  um estilo sóbrio. Os nativos com este Ascendente estão entre os  mais atraentes  do zodíaco. O desejo de originalidade  que marca muitos deles faz com que se destaquem em relação à maioria.  Globalmente são elegantes e com uma presença muito agradável.

Tendências Gerais de Saúde do signo Aquário

O signo Aquário  produz  nativosgeralmente saudáveis, pois é raro terem problemas de excesso de peso  ; são pessoas dinâmicas que se movimentam regularmente. Também não costumam ter um apetite muito grande, pelo que não são inclinados  para excessos alimentares. O facto de Aquário estar em oposição ao signo do  Sol faz com que  estas pessoas possam ter problemas inflamatórios, sobretudo  nos dentes, na garganta e nas amígdalas, podendo haver também problemas nas gengivas. Os problemas mais visíveis na saúde, no entanto, referem-se à tendência para o excesso de nervosismo ou de atividade mental, que causa irrequietude e níveis elevados de stress. O sistema nervoso destas pessoas é frágil e pode haver desordens neurológicas, tumores cerebrais, epilepsia ou angústia mental.
O signo Aquário rege  as pernas e os tornozelos e pode haver problemas nestas áreas como inchaço, reumático, problemas de pressão sanguínea. As quedas podem provocar fraturas severas ,caso o regente do Ascendenteseja fraco. O exercício regular e, sobretudo, todas as práticas de relaxamento físico e mental podem contribuir decisivamente para  melhorar a saúde destas pessoas.

Características Gerais do Temperamento e da  Personalidade de Aquário

As pessoas que nasceram com o Ascendente no signo de Aquário  caracterizam-se pela  irreverência e gostam, muitas vezes, de provocar os outros no plano mental, quando consideram que eles estão agarrados a preconceitos e a ideias dogmáticas. São inteligentes e muito curiosos acerca do mundo, que gostam de explorar e de conhecer. Muitos são cientistas, filósofos ou investigadores, procurando os fundamentos que nos permitem compreender  a realidade de forma fundamentada.
signo Aquário é um signo de elemento Ar e, como tal, estes nativos são motivados para conhecer e para interagir, sendo bem conhecida a característica marcadamente social da personalidade de Aquário. Estas pessoas podem ser muito idealistas e motivadas pelos valores que defendem a melhoria da realidade humana coletiva. Alguns são líderes políticos ou de opinião, com sensibilidade para os problemas humanos e com a capacidade para compreender e para ser sensível às necessidades dos outros. São também honestos, em geral, e têm uma abordagem tradicional da realidade, embora misturem essas características com a irreverência que é capaz de virar tudo isso do avesso se descobrirem outras formas de realidade que considerem ser melhores  e mais justas para todos.
Evolutivamente, os nativos de Aquário  precisam de desenvolver as características do signo oposto:  Aquáriosimboliza o processo de individuação que contém em si o universal, o indivíduo que se sabe ser único e simultaneamente uno com o todo da humanidade.  Porém, a maioria dos nativos sente uma fragilidade no ego e procura complementar-se nos outros, diluindo o seu ego e os seus desejos individuais nos desejos da maioria e da coletividade humana. Em grande parte refugia-se nesse «todo» para se sentir em segurança e esta é uma experiência complicada para estes nativos porque, ao mesmo tempo que se identificam com o todo sentem uma consciência aguda da sua diferença e separação  interna em relação aos outros, consciência que se revela muitas vezes na excentricidade dos comportamentos e da aparência  e na defesa de ideais «revolucionários» que quebram com todas as regras existentes. Muitas vezes a perceção da diferença em relação aos outros leva estas pessoas a agir de forma excêntrica levando-os a sentir que «não se adequam» à realidade existente, o que cria também nos outros a impressão de que «eles são  uns seres à parte». Há assim uma espécie de esquizofrenia na perceção que os nativos de Aquário têm de si próprios  e precisam de desenvolver as características do signo de Leão para fortalecerem o ego de  forma a serem capazes de se individualizar sem se fecharem numa perspetiva egocêntrica pois outra característica bem marcada destas pessoas é o desapego em relação à realidade em geral. Esse desapego é importante pois permite-lhes desenvolver um ego que se reconhece como único e criador, ao mesmo tempo que não se fixa nas suas posses e acolhe em si a universalidade do humano, integrando todas as diferenças. Mas, quando levado ao extremo, o «desapego» pode materializar-se como uma força paralisadora da ação e do desenvolvimento individual.

Desenho das Áreas de Vida no Horóscopo com Ascendente Aquário

A presença do signo de Aquário na 1ª casa do Horóscopo determina um conjunto de características também em todas as áreas de vida através dos signos que ocupam as  restantes casas do horóscopo a partir do Ascendente:
Com a posição de Aquário na 1ª casa, um signo com regência de Saturno, que também rege a 12ª casa das perdas e que, relativamente à 1ª casa, representa a perda dos significados desta ( do ego e das suas características), é bom que Saturno esteja forte no horóscopo, caso contrário pode indicar problemas de saúde e perda de força vital, o que também afeta a longevidade da pessoa e a torna letárgica e com falta de energia para enfrentar os desafios da existência. Este é   o signo Mooltrikona de Saturno e, se este estiver forte e bem colocado, inclina a pessoa para a procura do conhecimento e para alcançar uma posição de liderança na sociedade, usando o pensamento e  uma grande capacidade de trabalho para subir a pulso na vida , de forma lenta  e gradual mas   sólida.  Também favorece a longevidade. Mas, se estiver fraco, a pessoa tem uma natureza desconfiada e a saúde e a longevidade são afetadas. Saturno é um importante indicador de inclinações espirituais ou ascéticas para este Ascendente, se o nativo tiver essa inclinação natural. Nesse caso pode levar a um grande desapego e ao cultivo da renúncia  como forma  de vida. Porém, sendo Saturno um significador particular de perdas na vida destes nativos,  que podem ser causadas pela falta de autoconfiança individual ou pelo desejo de renúncia, pode também levar a pessoa a experienciar atraso na realização dos desejos pessoais. Estas experiências destinam-se a  forçar o desenvolvimento de  uma imagem do ego mais forte e de maior autoestima,  obrigando-o a interiorizar-se e a encontrar em si mesmo uma fonte de energia  para a  realização pessoal. Como regente do Ascendente, Saturno é um planeta temporalmente  benéfico.
O signo Peixes está na 2ª casa e  a regência de Júpiter ,um planeta significador de riqueza, mostra as possibilidades de grandes ganhos financeiros, de conhecimentos e de competências  para estes nativos. Para este Ascendente, Júpiter é um triplo significador de riqueza pois rege duas casas do horóscopo relacionadas com os ganhos e com a aquisição de riqueza- a e a 11ª – e é por si mesmo o significador geral da riqueza. Por este motivo, se Júpiter estiver forte no horóscopo pode permitir ganhos consideráveis. Júpiter permite a acumulação de recursos valiosos que tragam conforto e segurança material. Esta posição do signo Peixes também é indicadora do background familiar do nativo, mostrando que este vem de uma família que tem um caráter espiritual, religioso ou artístico.
A 3ª casa do horóscopo é ocupada pelo signo de Carneiro (Aries), com regência de Marte.   Este é o signo Mooltrikona de Marte  e indica que o nativo tem uma  atitude de determinação, coragem e independência , bem como uma natureza naturalmente rebelde a todas as formas de submissão, fazendo apenas o que ele próprio acha que deve ser feito. Esta posição do signo Carneiro pode revelar também a tendência para o nativo criar conflitos com os parceiros, com as autoridades, e também na profissão e na prossecução dos seus desejos, pois pode revelar agressividade nas atitudes e não conformismo face às normas estabelecidas. Se Marte estiver forte, o nativo terá uma boa relação com os irmãos mais novos se os houver, e a sua comunicação no plano profissional ajudará a alcançar os resultados pretendidos. Se Marte estiver fraco no horóscopo ou se receber maus aspetos, o nativo enfrentará o insucesso nos seus empreendimentos , a relação com  irmãos  mais novos será problemática ;  a pessoa é  conflituosa, podendo ser egoísta e com tendência para a discussão, faltando-lhe paciência. Devido à regência da 3ª casa, relacionada com a vontade centrada em si mesma, Marte é um planeta temporalmente maléfico para este Ascendente.
A 4ª casa do horóscopo é ocupada pelo signo Touro ,regido por Vénus. Este planeta também rege a 9ª casa e, por isso, é um poderoso indicador de sorte, se estiver forte no horóscopo pois tona-se um yogakaraka. Nesse caso indica também  o apego aos ideais  com os quais o nativo se identifica e revela que este atinge  sem esforço a felicidade e os bens que deseja para o seu conforto, tanto material como espiritual. Vénus é o melhor planeta para este Ascendente pois, para além de reger duas casas boas, é também um planeta temporalmente benéfico.  Estes nativos têm  geralmente bens como casas, veículos, etc. e o ambiente do lar tende a ser muito harmonioso, psicologicamente e esteticamente ; estas pessoas gostam muito de estar  em casa.
A5ª casa está ocupada pelo signo de Gémeos, regido por Mercúrio. Este é um signo com natureza profundamente intelectual pelo que, se estiver forte, o nativo tem uma mente profundamente analítica e simultaneamente intuitiva (Mercúrio também rege a 8ª casa), com grande sensibilidade para a compreensão dos processos psicológicos e mentais.  O pensamento é rápido e a pessoa tem originalidade intelectual e/ou artística.  Estas pessoas podem ser escritores, dramaturgos, artistas. Como esta casa rege os filhos e a educação, também podemos inferir que, quando há filhos, estes podem ser muito inteligentes, comunicativos e interessados em aprender. A educação superior é também bem sucedida quando Mercúrio é forte no horóscopo. 
A 6ª casa é ocupada pelo signo de Caranguejo, com regência da Lua. Esta posição do signo Caranguejonão é boa para o desenvolvimento da autoconfiança e indica uma das fragilidades inerentes  a este signo Ascendente, cujos nativos têm uma  tendência fácil para a depressão. Porém, como a 6ª casa é uma casa upachaya (de crescimento), à medida que a pessoa vai amadurecendo os seus níveis de autoconfiança vão crescendo potencialmente. Esta fragilidade relacionada com a autoimagem do nativo é uma das causas do sentimento de inadequação social e da impressão  de  que «não encaixa» nos parâmetros  de muitos contextos sociais. Porém, a Lua como regente da 6ª casa também torna a pessoa sensível para ajudar os outros, sobretudo as pessoas de nível social mais carenciado; a Lua também pode dar a estas pessoas um sentimento de vazio, lutas  e obstáculos na vida. A pessoa pode, em virtude disso, ceder a dependência de substâncias tóxicas. Se a Lua estiver na fase brilhante no nascimento  permite o progresso lento através do trabalho; se estiver minguante ou se receber maus aspetos  causa dificuldades e obstruções. De qualquer modo, a natureza instável da Luaproduz altos e baixos na  diversas áreas de vida da pessoa. 
A7ª casa está  ocupada pelo signo Leão, com regência do Sol.  A presença do signo de Leão nesta casa indica a necessidade que estes nativos têm de parceiros que  os ajudem a desenvolver e a fortalecer o ego. Também revela a identificação deste nativo com os outros. As pessoas com este signo Ascendente constroem a sua identidade a partir do relacionamento próximo com os parceiros, tanto no plano pessoal como profissional e social. As pessoas que interagem de forma próxima com este nativo fortalecem a sua segurança  e ajudam a melhorar a sua autoimagem.  Por se identificar com o parceiro, este nativo procura alguém que lhe faça sentir orgulho e que possa mostrar em público. Por isso o cônjuge pode ser alguém com uma vida pública influente, ou alguém famoso ou reconhecido.  Por reger uma casa angular, o Sol é temporalmente neutro para este Ascendente. 
A 8ª casa é ocupada pelo signo de Virgem com regência de Mercúrio, o seu signo Mooltrikona. Este Ascendente tem a característica de ter os dois planetas que regem a mente e a saúde –Mercúrioe a Lua- a regerem casas maléficas e isto constitui uma vulnerabilidade específica deste Ascendente. Esta é a razão pela qual estas pessoas podem manifestar dificuldade em atingir o equilíbrio mental e emocional. Porque também rege a 5ªcasa, relacionada com a sorte, se Mercúrio estiver forte pode trazer ganhos inesperados mas também pode causar perdas, pois a sorte  é instável: num momento a pessoa pode ganhar muito mas noutro pode também perder muito. Mercúrio é temporalmente benéfico para este Ascendente devido à regência da 5ª casa. Se Mercúrio estiver forte no horóscopo e se não formar aspeto com nenhum outro planeta melhora a longevidade individual, equilibra o sistema nervoso e torna a mente mais estável;  também protege dos acidentes, que são um outro significado desta casa. Mercúriofraco no horóscopo  ameaça o equilíbrio  do sistema nervoso e a longevidade  e pode indicar acidentes, problemas de saúde e a  necessidade de se submeter a intervenções cirúrgicas. Isto é válido também para os períodos dasha e subperíodos do planeta, mesmo quando Mercúrio está forte. Esta posição do signo Virgem também indica inteligência nos investimentos e capacidade para organizar os gastos, prevenindo despesas desnecessárias.

 

A 9ª casa é ocupada pelo signo de Balança (Libra) com regência de Vénus. Pela regência de uma casa kendra e de uma casa trina, Vénus é um planeta yogakaraka, sendo o melhor planeta para este Ascendente. Se estiver forte, traz facilmente sorte e muitos ganhos. Dá inclinação para  a pessoa se identificar com ideais e com a «verdade», tornando-a muito idealista. Este nativo tem normalmente uma abordagem da realidade que é equilibrada e que rejeita todos os tipos de extremismo.  Balança é o signo Mooltrikona de Vénus , o que acrescenta sorte para este nativo. O pai pode ser uma pessoa influente e a pessoa tem inclinação espiritual. As viagens de longa distância podem trazer boa fortuna. Mas, se Vénus estiver fraco ou se receber maus aspetos, essa boa sorte não acontecerá e o pai poderá encontrar dificuldades; a inclinação espiritual ou não existirá ou será desperdiçada e as viagens de longa distância não trazem vantagens pessoais. A pessoa  também pode, se Vénus estiver debilitado, tornar-se fundamentalista, perdendo a moderação racional que caracteriza estes nativos. Pela regência da 9ª casa, Vénus é um  planeta temporalmente benéficopara este Ascendente.  
A 10ª casa é ocupada pelo signo Escorpião com regência de  Marte. Esta posição indica que o nativo deseja ardentemente alcançar uma posição de poder e que dá grande importância ao reconhecimento público e profissional, embora possa não manifestar isso de forma visível. Mas compara as suas realizações com  as dos outros e pode sentir ciúme por outros alcançarem posições mais elevadas do que a sua. Pode ainda ser muito manipulador, procurando formas secretas para subir na carreira e para chegar ao  topo ,que é a posição que acha que merece. A agressividade natural de Marte pode aqui impulsionar estes nativos para batalhar de todas as formas ao  seu alcance de modo a atingirem  a posição que desejam na carreira e na sociedade. Estas pessoas podem, deste modo, para além da natural gentileza que os  caracteriza, tornar-se executivos impiedosos; alguns podem recorrer a «esquemas», a  alianças secretas, etc.; mas,seja qual for a carreira escolhida, tendem a usar modos ocultos para alcançar poder e influência, para além dos processos visíveis para os outros e só descansam quando se tornam  os primeiros na sua área. Pode também manifestar-se, quando Marteestá mal colocado, egoísmo, rebeldia e uma postura de quem só faz o que por si mesmo acha melhor, resistindo às normas estabelecidas, o que pode causar conflitos com as autoridades, com os parceiros de profissão e de negócios, etc. Marte é temporalmente maléfico para  este Ascendente. 
A11ª casa é ocupada pelo signo de Sagitário com regência de Júpiter. Júpiter pode trazer um aumento de rendimentos assinalável para a vida da pessoa, se estiver forte e bem posicionado. Inclina os nativos para procurar fama e reconhecimento, tornando-os generosos com os ganhos que alcançam e levando-os também a fazer boas ações. Indica também bons amigos e sucesso para os irmãos mais velhos se estes existirem.  Nos horóscopos femininos indica que o marido será uma pessoa bem sucedida financeiramente e com um bom círculo  social e com  amizades influentes. A pessoa será feliz também no que se refere aos filhos. Mas, se Júpiter estiver fraco no horóscopo, pode haver perdas financeiras e desapontamentos com os amigos e irmãos mais velhos; a pessoa pode não ter filhos ou ter problemas com eles; pode também haver problemas de saúde, relacionados com o fígado ou com as ancas/coxas. Num  horóscopo feminino  o marido pode ser uma pessoa com um ego inflado ou muito orgulhoso e com pouco sucesso real. Em geral, os amigos do nativo são pessoas com inclinação espiritual , filosófica ou religiosa, e podem ser pessoas altamente colocadas e/ou influentes, sendo conceituadas no seu ramo. Com Júpiterforte, estes nativos podem ganhar grandes quantidades de dinheiro embora também possam ter que gastar muito (Caranguejo, o signo de exaltação de Júpiter,ocupa a 6ª casa das dívidas) o que significa que precisam de ter disciplina  para conter os gastos excessivos. Júpiter é temporalmente maléfico para este Ascendente. 
A 12ª casa tem regência de Saturno e é ocupada pelo signo Capricórnio.  Sendo um signo cuja regência coincide com a do ascendente, dá a tendência para  o desapego e para o apagamento individual, ou mesmo a renúncia, que são comportamentos também associados a Saturno. Estas características favorecem o lado espiritual da pessoa mas Saturno traz perdas para a vida , ou devido à fraca energia colocada na realização, ou devido ao espírito de renúncia. Estas pessoas    gostam de ter um refúgio isolado onde se sentem bem e onde recuperam  as forças exauridas pelos tumultos do mundo. Esta é a razão pela qual estes nativos  não gostam muito de viagens longas, porque estas os deixam cansadas e sem energia vital. Saturno pode, porém, criar a necessidade kármica de estas pessoas terem que se deslocar com frequência  em viagens longas que as deixam cansadas, para aprenderem alguma lição importante.  O karma destas pessoas exige que elas entrem em contacto com o mundo espiritual nesta existência e que sintam de forma continuada a exaustão da sua energia física para descobrirem conforto no plano mais espiritual.
Planetas Auspiciosos-  Vénus Mercúrio, Saturno.(Vénus é o mais benéfico)
Planetas Inauspiciosos- Lua,Marte, Júpiter,  (Marte é o mais maléfico).
Planetas Neutros-Sol

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário