O signo Ascendente- Capricórnio no Ascendente

 
O Ascendente é a 1ª casa  do horóscopo e, por essa razão, cada signo nessa posição determina a matriz geral da nossa vida – cada signo que se segue ao Ascendente produz determinadas características na nossa vida, não sendo indiferente qual o signo que «cai» em cada uma das casas seguintes do horóscopo.
Num outro artigo explicámos o significado geral das casas do horóscopo e,  os que desejam aprender ou, simplesmente, seguir melhor estes artigos sobre o signo Ascendente, poderão considerar útil essa leitura.

O signo de Capricórnio no Ascendente

Aparência Física

Os nativos com Ascendente no signo de Capricórnio  têm uma aparência sóbria, que não  chama a atenção, devido a não darem muita importância aos aspetos estéticos, eles não fazem sacrifícios para se mostrarem mais bonitos, preferem um estilo prático e confortável.  O ar geral que transparecem é de seriedade e de reserva. Têm a figura pequena, ou de altura média, são geralmente magros, com os ossos marcados. Têm traços finos, a testa estreita, olhos profundamente implantados e com um ar penetrante e perscrutador, nariz comprido, voz grave, cabelo normalmente liso, dentes fortes, normalmente impecavelmente brancos. Têm movimentos decididos e um passo ligeiro. Os homens são robustos; as mulheres, de figura pequena, normalmente, possuem um pescoço elegante e pernas bem formadas, uma boca sensual, ancas magras, pés pequenos. O ar sério dá-lhes por vezes uma aparência de mais idade, sobretudo quando são jovens.

Tendências Gerais de Saúde do signo Capricórnio

O signo Capricórnio  tem  a faceta curiosa de os seus nativos melhorarem, geralmente, as condições da sua saúde à medida que envelhecem, depois de terem mostrado vulnerabilidade às doenças quando eram crianças ou jovens. A mente disciplinada ajuda-os a regular os seus comportamentos e a seriedade com que normalmente encaram todas as áreas da vida faz com que sejam cuidadosos, o que lhes permite viver até idade avançada. A tendência para o pessimismo e a depressão, o excesso de sentido de responsabilidade que colocam nas suas ações diárias pode criar um stress acumulado que se repercute negativamente na saúde, sobretudo no plano mental. O excesso de trabalho pode também levá-los a saltar refeições, pois dão sempre prioridade aos «deveres» em detrimento das suas necessidades básicas , o que faz com que a saúde possa sofrer, de vez em quando. As muitas  preocupações e os problemas de auto estima  são outro fator que se reflete negativamente na saúde destas pessoas.
O signo Capricórnio rege  os ossos, as articulações, os joelhos; e Saturno, o regente do signo, rege também a vesícula biliar, o baço, os ossos, a pele e os dentes e estas áreas  são suscetíveis de fragilidades. Alguns  problemas de saúde típicos são reumatismo, artrite, nevralgia, articulações rígidas, problemas ortopédicos; má circulação do sangue, problemas de pele e dos dentes , pele seca e sensível e depressão são também comuns. Estas pessoas precisam de aprender a relaxar e a não colocar os problemas do trabalho acima das necessidades de saúde  e de bem estar pessoal.

Características Gerais do Temperamento e da  Personalidade de Capricórnio

As pessoas que nasceram com o Ascendente no signo de Capricórnio são pessoas que são motivadas pelo sentido de responsabilidade e de dever. São conservadoras e respeitadoras da lei e das tradições.  São sociais, no sentido de que a pertença à comunidade é condição  essencial para alcançarem uma posição capaz de lhes proporcionar respeito e reconhecimento-  a procura de status social é a sua motivação mais básica de vida.  Gostam de liderar e de orientar os outros e são capazes de formar alianças táticas se isso for vantajoso para os objetivos que pretendem alcançar. São pessoas práticas em primeiro lugar e calculam sempre muito bem todo os «prós e contras» envolvidos nas suas ações e interações. Estas pessoas  têm objetivos de longo termo e é em função destes que agem e não em função de quaisquer interesses momentâneos. São trabalhadoras  e determinadas, podendo ser viciadas em trabalho. São capazes de perseverar durante muito tempo não desistindo dos seus objetivos se considerarem que estes são alcançáveis e isto faz delas pessoas vencedoras e capazes de atingir realizações importantes.
 
Estes nativos têm dificuldade em lidar com os sentimentos e as emoções, embora procurem parceiros mais abertos do que eles nessa área. Porém, tendem a deixar a vida afetiva para segundo plano e, muitas vezes, os relacionamentos pessoais ressentem-se com isso nomeadamente  o casamento pode enfrentar dificuldades. O seu temperamento responsável faz com que  assumam demasiados deveres relacionados com o trabalho ou  com a família e isto é causa de grande tensão psicológica  que conduz a uma visão pessimista da vida. Também necessitam de melhorar a autoconfiança, podendo ter dúvidas internas em relação ao seu real valor; apesar de poderem aparentar grande segurança externamente , muitas vezes internamente são assaltados por sentimentos de dúvida e de insegurança.
 
Evolutivamente, os nativos de Capricórnio  precisam de desenvolver as características do signo oposto, Caranguejo:  Os nativos de Capricórnio tendem a identificar-se com  os sucessos  e realizações  no mundo concreto exterior; tendem a ver-se na exata medida daquilo que possuem em virtude do trabalho e dos esforços que concretizaram. Isto cria uma separação entre a imagem que formam de si próprios e as suas necessidades internas e subjetivas relacionadas com o preenchimento de necessidades emocionais, necessidade de sentirem o conforto de serem amados e de darem amor a outros; de  se concentrarem na sua subjetividade e descobrirem as facetas internas da identidade.  Assim, para crescer, estas pessoas precisam de se desligar do resultado das suas ações mundanas e do sucesso que estas alcançaram, precisam de se desligar da ideia de que «eu sou aquilo que consegui fazer, sou a minha obra bem sucedida no mundo, o status que alcancei e o respeito que os outros me dedicam» para descobrir uma identidade mais profunda, que está para além do sentido de responsabilidade e de dever, está para além da sua eficácia para agir no mundo e refere-se à intuição da sua realidade interna e das necessidades desta, refere-se à fragilidade e à vulnerabilidade da sua natureza emocional e aos desejos com ela relacionados; refere-se à necessidade de ser nutrido(a)  emocionalmente pelo amor de outrem, de cuidar e de  ser cuidado sem outro objetivo que o de encontrar satisfação emocional e espiritual, Capricórnio precisa de compreender que estas necessidades interiores não podem ser satisfeitas através das conquistas no mundo externo.

Desenho das Áreas de Vida no Horóscopo com Ascendente Capricórnio

A presença do signo de Capricórnio na 1ª casa do Horóscopo determina um conjunto de características também em todas as áreas de vida através dos signos que ocupam as  restantes casas do horóscopo a partir do Ascendente:
Com a posição de Capricórnio na 1ª casa, um signo com regência de Saturno, um planeta relacionado com o sentido da responsabilidade e do dever, e um signo que significa naturalmente a 10ª casa, chamada de «casa do agir» ou «casa do karma», este signo no Ascendenteindica que  a identidade nesta existência é resultado da acumulação de karma – bom ou mau- que vem  do passado. Saturno, o regente do Ascendente,também rege a 2ª casa e isso mostra que estes indivíduos se identificam com os seus recursos, posses e competências (muitas delas desenvolvidas em ações passadas). Capricórnio não é o signo Mooltrikona de Saturno e, por isso, para que estes nativos sejam bem sucedidos na vida é preciso que Saturno esteja forte e não aflito no horóscopo. Se Saturno é forte, a pessoa adquire o status desejado de forma lenta mas segura (Saturno atrasa todos  os processos); se, por outro lado, for fraco, afeta a saúde do corpo criando problemas de saúde que afetam os joelhos, as articulações (artrite) etc e dá uma natureza melancólica e pessimista à pessoa que também pode revelar uma personalidade predisposta para a batota e o engano para alcançar os seus objetivos. Existe uma insegurança estrutural na identidade destes nativos, devido à colocação do Sol, que simboliza a alma, na 8ª casa das mudanças súbitas e das crises. Isto gera uma grande necessidade de alcançar segurança na vida, o que se reflete na atitude  de querer fazer o que é correto, de serem responsáveis, cumpridores, etc.
 
O signo Aquário está na 2ª casa e  a regência de Saturno revela alguém que pode ter nascido numa família cujo ambiente é muito propício ao estudo e ao desenvolvimento intelectual. Pode ter tido pouca atenção afetiva nos primeiros tempos de vida. Os pais podem ser pessoas dedicadas  ao trabalho científico ou de investigação ou ainda serem pessoas com grandes preocupações sociais. Saturno como regente desta casa revela um nativo  muito focado nos aspetos materiais da vida e nas responsabilidades, incluindo a família.  Se Saturnoestá forte e não aflito, o nativo formará relacionamentos estáveis e terá uma boa vida familiar. Mas, se estiver fraco , pode haver fracassos, dificuldade em alcançar o status pretendido e insucesso no casamento. A 2ª casa também significa  os alimentos que se ingerem e, sendo Saturnosimultaneamente regente do Ascendente(que significa o corpo), faz surgir uma ligação entre  a saúde e o tipo de alimentação ( e bebidas) da pessoa. Saturno é temporalmente benéfico para este Ascendente.
 
A 3ª casa do horóscopo é ocupada pelo signo de Peixes, com regência de Júpiter.  Esta posição  do signo Peixes  indica que o nativo pode submeter-se a desejos que que podem ser expressão de objetivos egocêntricos em relação aos quais afrouxa o seu sentido de disciplina e de rigor. Júpiter  é um planeta funcional maléfico pois o seu signo Mooltrikona  ocupa a 12ª casa. E, enquanto regente da 12ª ,  Júpiterpode  obrigar a pagar um preço elevado pelos  desejos egoístas que o nativo possa ter. A relação com os irmãos mais novos  e com o ambiente próximo pode ser objeto de algum desapego.
 
A 4ª casa do horóscopo é ocupada pelo signo Carneiro (Aries) ,regido por Marte. Este é o signo Mooltrikona de Marte e, se este estiver forte no horóscopo, nos seus períodos dasha/antardasha promove a aquisição de bens, o prosseguimento de estudos, um ambiente doméstico e familiar feliz, uma boa relação com a mãe. Marte inclina o nativo para tentar obter a posse de propriedades- sobretudo terras- para garantir a sua segurança. Esta energia agressiva pode assim ser posta ao serviço da luta para adquirir propriedades e outros bens, honras, títulos, etc.  Devido à regência da 11ª casa, Marte é  um planeta funcional maléfico e é  também o planeta mais maléfico para este Ascendente  e revela que o nativo está disposto a lutar agressivamente para garantir a sua segurança e felicidades pessoais. Se estiver fraco e aflito, Marte revela agressividade no ambiente doméstico, com possibilidade de violência  no seio da família. Também haverá perda de bens, perturbações no processo educativo e fracassos gerais. A relação com a mãe será objeto de disputas constantes.  Como um planeta maléfico natural, Marte indica que o nativo enfrentará lutas e oposições devidas à sua agressividade natural e à inflexibilidade nas suas posições.
 
A5ª casa está ocupada pelo signo de Touro regido por Vénus. Vénus é o planeta mais auspicioso para este Ascendente porque, ao reger a e a 10ª casas, é um yogakaraka e, se estiver forte, pode trazer muito sucesso e  bens materiais. Como regente da 5ª casa Vénus dá uma mente  que é simultaneamente inteligente e refinada, permite uma compreensão  abrangente da vida e dá  diplomacia nas interações com os outros, o que facilita  os objetivos de sucesso. Ao reger a 5ª casa do entretenimento e das Artes e a 10ªda carreira, Vénus pode inclinar para uma carreira de sucesso que associe trabalho e entretenimento, como sucede na indústria dos filmes, da TV, dos jogos, etc. Esta posição no horóscopo faz com que  os nativos deste Ascendente tenham gosto  em produzir coisas belas através do trabalho que suscitem  o prazer do público, podendo ser excelentes executivos, realizadores ou produtores na indústria do entretenimento.
 
 
A 6ª casa é ocupada pelo signo de Gémeos, com regência de Mercúrio.Os resultados desta área de vida,  relacionados com as doenças, os inimigos, o ambiente de trabalho, os litígios, dependem da força de Mercúrio. Se Mercúrio estiver forte, como também rege a 9ª casa, e a 6ª é uma casa  upachaya (de crescimento) a pessoa poderá aumentar a sua sorte ao  cumprir com  os seus deveres (karma yoga). Mercúriodá-lhe competências práticas que pode usar para trabalhar respeitando as regras e os princípios corretos. Se Mercúrioestiver fraco, não apenas diminui a  boa sorte da pessoa nesta existência  como a desvia de  encontrar princípios e valores espirituais que a guiem na realização de boas ações. Com o signo Gémeos na 6ª casa, a pessoa resolve os litígios que aparecem através da argumentação, razão pela qual estas pessoas também podem ser excelentes advogados (une-se o poder de argumentar  com o respeito pelo dever e pelas regras típico de Saturno).
 
A 7ª casa está  ocupada pelo signo Caranguejo, com regência da Lua.  Esta posição indica que estes nativos sentem necessidade de um parceiro de vida que os nutra e cuide emocionalmente, suprindo uma carência  de cuidado maternal. Estas pessoas vieram ao mundo num ambiente de disciplina e de regras, podendo ter tido a mãe ausente ou que, por alguma razão, não lhes deu os cuidados afetivos de que eles precisavam e, por isso, procuram que o parceiro de vida lhes ofereça esse cuidado incondicional e nutridor. Basicamente, estas pessoas relacionam-se com o parceiro de vida para suprir as suas necessidades emocionais. A Lua é temporalmente neutra para este Ascendente. A sua força no horóscopo determina se a pessoa procura suprir essas necessidades de forma egoísta ou equilibrada. Uma Lua na fase brilhante e não aflita ajuda a construir um casamento feliz e boas parcerias nos negócios. indica ainda que o nativo gozará de um estado mental tranquilo e sem excesso de stress e ajuda  a escolher estratégias  que conduzem ao sucesso na vida. Mas, se estiver fraca, haverá reviravoltas e instabilidade na vida conjugal e nas parcerias e contínuas situações que geram  stress emocional nos relacionamentos, tanto pessoais como de negócios e a pessoa não tem tranquilidade mental.
 
A 8ª casa é ocupada pelo signo de Leão, com regência do Sol.  O  Sol simboliza  o ego e a regência da 8ª casa pelo significador do self é um fator kármico que revela uma identidade trazida do passado; mostra uma purificação do ego profundo; a pessoa traz para esta existência uma identidade que é resultado do karma passado. Estas pessoas têm como propósito fundamental desta existência  o enfrentar de karma acumulado anteriormente em relação ao qual precisam de se libertar para continuar a desenvolver a sua identidade. Precisam de se desligar das suas experiências, atravessando as crises típicas da 8ª casa e, a partir delas, regenerar a identidade. A personalidade das pessoas com Ascendente Capricórnio é por isso vulnerável e flutuante, o que explica a fraca autoestima que atinge estas pessoas e a insegurança  que as lança numa procura incessante de realizações externas, na tentativa de se sentirem mais seguras. Mas a lição desta 8ª casa é que a segurança que estas pessoas procuram tem que ser encontrada  a partir do interior de si próprias e não das posses e  das confirmações externas. Por isso, normalmente estas pessoas experimentam muitas mudanças súbitas e altos e baixos na vida.  Este aspeto mostra porque é tão  importante que  estes nativos desenvolvam as características do signo oposto, Caranguejo, para poderem crescer como indivíduos, embora possam resistir durante muito tempo a essa evidência, procurando continuamente melhorar a sua posição no mundo e o seu status. O sol é funcional maléfico para este Ascendente e, como é também um planeta maléfico natural, pode causar a perda de todas as coisas que impedem o self de se libertar do passado e não lhe permitem crescer.
 
A 9ª casa é ocupada pelo signo de Virgem, com regência do Mercúrio. Este é o signo Mooltrikona de Mercúrio, um signo muito racional e crítico, revelando que estas pessoas não aceitam quaisquer crenças de forma passiva, gostando de decidir e de pensar por si mesmas sobre quais os princípios em que devem acreditar quais  os devem orientar. Têm também um pendor prático em relação aos princípios de vida, preferindo reger-se «pelos factos»  em vez de aceitarem «filosofias» ou simples teorias. Quando Mercúrio não está enfraquecido, nem aflito nem combusto, fortalece o sistema nervoso e aumenta a boa fortuna, torna a pessoa mais estável  e proporciona-lhe uma compreensão mais profunda acerca da vida. Torna  a mente mais focada no essencial e o nativo possui uma sabedoria que aumenta a sua boa sorte. A saúde do pai é favorecida. Se, porém, Mercúrio estiver fraco e aflito gera muitas lutas na vida,  muita pressão nervosa, falhas na boa sorte  e problemas nos relacionamentos, devido a irrequietude mental e a falta de entendimento. Esta posição também prejudica o pai , que pode enfrentar dificuldades.
 
A 10ª casa é ocupada pelo signo Balança (Libra), regido por Vénus. Este signo é o signo Mooltrikona de Vénus  e  este é o planeta mais decisivo para o sucesso ou insucesso geral da vida destes nativos. Pela regência da e da 10ª casas, Vénus  é um planeta yogakaraka, capaz de trazer  sucesso, conforto, sorte, dinheiro  e realização das ambições. Porém, é necessário que esteja forte e não aflito. A análise do estado de Vénus ajuda a determinar o nível de inteligência e de compreensão (5ª casa) que a pessoa exprime nesta existência e a visibilidade e sucesso profissional e público que alcançará nesta vida (10ª casa).  Quando está forte, Vénus traz ao nativo uma carreira/profissão de que este gosta e que lhe traz posição social e status elevados permitindo-lhe sentir orgulho pelas suas realizações e conquistas. Vénusdá a estas pessoas refinamento e competências de diplomacia para atingirem os seus objetivos. Traz para  a sua vida aquelas atividades que as suas ações anteriores merecem por crédito próprio e ajuda ao desempenho de boas ações que permitem formar «bom karma». Um Vénus forte mostra que o caminho para o sucesso no mundo é fácil e que esta pessoa  tem grande visibilidade no plano público. Vénus também permite combinar a carreira com os aspetos do entretenimento e indica que a pessoa encontra felicidade através da carreira. Num mapa masculino, pode indicar uma esposa com uma carreira e uma vida social ativas. Quando Vénus é fraco, a carreira pode trazer ausência de satisfação ou não atingir os níveis de topo que são ambicionados pelo nativo. Também pode haver desapontamentos  nas parcerias de negócios e  em relação à companheira de vida. A pessoa pode ainda sentir pouco entusiasmo com o trabalho que faz. Vénus é o planeta mais benéfico para este Ascendente.
 
A11ª casa é ocupada pelo signo de Escorpião com regência de Marte. Marte é o planeta mais maléfico para este Ascendente e pode levar a pessoa a lutar de forma impiedosa para garantir a sua segurança e felicidade pessoal  sem se preocupar com princípios morais que se interponham no seu caminho. Também significa que o nativo gosta de manter uma reserva acerca das pessoas que fazem parte do seu círculo de amigos e de relacionamentos sociais. Muitas vezes estas pessoas também escondem muitos dos seus rendimentos, tendo dinheiro  e outros bens escondido de todos, mesmo das pessoas mais próximas. Mantêm uma rede de contactos sociais que usam como «trunfo» calculado e reservado, não a revelando em público.
 
A 12ª casa tem regência de Júpiter e é ocupada pelo signo Sagitário.  Esta posição revela o lado espiritual dos nativos com Ascendente Capricórnio. Mostra também que estas pessoas procuram muitas vezes um guia que as ajude a superar a falta de confiança em si próprias e que é uma pessoa que respeitam pela sua sabedoria e/ou espiritualidade e que as incentiva a agir quando estão em momentos de indecisão.  Júpiter a reger esta posição pode causar a perda de bens materiais e de dinheiro como forma de levar a pessoa a descobrir a espiritualidade. Como regente da 3ªcasa, Júpiter forte pode ajudar a alcançar alguns desejos mas, muitas vezes, estes não são duradouros pois, enquanto regente da 12ª casa, Júpiter priva o nativo das coisas que significa. Júpiter representa os desejos que são causa de perdas e de despesas na vida .Também pode significar que o nativo perde esses desejos em prol do desenvolvimento da sua espiritualidade.
Planetas Auspiciosos-  vénus Mercúrio, Saturno.(Vénus é o mais benéfico)
Planetas Inauspiciosos-  Marte, Júpiter, Sol  (Marte é o mais maléfico).
Planetas Neutros-Lua

 

3 opiniões sobre “O signo Ascendente- Capricórnio no Ascendente”

  1. Adorei o texto, me descreveu perfeitamente. Além do Ascendente em Capricórnio, eu tenho a Lua em Peixes e o Sol em Virgem. Será que sai um “personalidade básica” com essas características? Rsrs
    Abraços :).

Os comentários estão encerrados.