John Lennon, a Morte e o Mito

 
John Lennon

9 de outubro 1940, 18h 30 m
Liverpool, Inglaterra, 53N 25; 2W 55
Time Zone: 1h (hora de Verão)
(espólio de Lois Rodden)
John Lennon tornou-se uma lenda da música popular, ao formar um grupo musical que, nos anos 60, se tornou num caso extraordinário de popularidade em todo o mundo. É também uma estrela que teve um final trágico, quando foi assassinado a tiro à porta de casa. Em Fevereiro de 1964 os Beatles fizeram furor na América e até que o seus membros decidiram seguir cada um o seu próprio caminho, em 1970. Em volta deles criou-se uma verdadeira «mania» em todo o mundo. Após a dissolução do grupo,  Lennon prosseguiu uma carreira a solo, até 1975,  ano em que abandonou a carreira musical, tendo regressado em 1980, no ano em que foi assassinado, com o álbum Double Fantasy. A vida deste homem teve muitos momentos difíceis: o pai abandonou-o e à sua mãe quando ele tinha 5 anos e ele foi entregue aos tios com quem cresceu. Era rebelde por natureza e não era bom estudante. Mas, por volta de 1955, descobriu a música e começou uma nova etapa aos 16 anos, com uma guitarra que a tia lhe comprou. Em 1957 conheceu Paul Mc Cartney , com quem formou um grupo que foi a génese do grupo os Beatles. A morte da mãe, ocorreu inesperadamente em 1958, por atropelamento; Lennon  teve também uma vida amorosa e familiar atribulada – divorciou-se da primeira mulher quando estava envolvido com a artista conceptual Yoko Ono, com quem viveu e casou posteriormente, embora  com altos e baixos;  os problemas com o abuso de substâncias tóxicas, que o impediram de entrar nos US em 1968, foram uma constante na sua vida e são explicados pela influência dos planetas maléficos funcionais no seu horóscopo . No dia 8 de dezembro de 1980, pouco antes das 11 h da manhã foi atingido a tiro cinco vezes por um homem que anteriormente lhe tinha pedido o autógrafo. Morreu meia hora depois embora continue vivo através da música, para os seus fãs.
A Personalidade Básica de Lennon e as Influências Planetárias no seu Horóscopo
O Ascendente no signo Touro  revela uma pessoa inclinada para a procura de uma situação de conforto e de segurança na vida, com sentido prático e motivada para a busca do prazer. Simultaneamente, a regência da  e da 6ª casa  por Vénus  indica que este nativo teve que enfrentar disputas e conflitos para realizar o seu destino pessoal. Mercúrio  o regente da 2ª e da 5ª casa do horóscopo está colocado no ponto mais efetivo da 6ª casa, que está aflita por aspeto de Júpiter, o planeta mais maléfico do horóscopo. Júpiter está em aspeto próximo com Mercúrio, um planeta que é fraco e que, por causa disso, produz todo o tipo de problemas na vida da pessoa, incluindo a saúde: aos 11 anos, Lennon começou a usar óculos devido a problemas de visão, problema relacionado com a 2ª casa regida por Mercúrio e com a 12ª casa com regência de Júpiter. A ação de Mercúrio na criação de conflitos é visível na tendência de Lennon para argumentar e para criticar de forma sibilina de forma aberta. A influência maléfica destas duas casas também se fez sentir na sua vida pelos problemas com as drogas que ele consumiu praticamente toda a vida.
 A colocação de Vénus , regente do Ascendente, na 4ª casa indica a facilidade com que Lennon adquiriu popularidade , bens materiais e fama. Porém, esta é também explicada pela Lua, que rege a 3ª casa relacionada com a comunicação e com a arte, incluindo a música, e está colocada na  9ª casa  da fortuna, sendo o planeta mais forte do horóscopo. A Lua atua como o Sol para este Ascendente  e, neste caso, está forte no horóscopo. A Lua em Capricórnio dá um temperamento determinado. Esta é uma personalidade marcada pelo elemento Terra, presente no Ascendente , no Sol e na Lua, o que torna esta pessoa muito ligada à Terra e às necessidades materiais da vida. O sentido prático sobrepõe-se a outras tendências; esta é uma pessoa para quem a concretização é mais importante do que a especulação e ela coloca a sua energia na organização do seu ambiente próximo, de modo a realizar os objetivos práticos que se propõe. O sentido de segurança desta pessoa está em construir uma vida de conforto e de segurança que satisfaça as suas necessidades físicas de vida. Deseja ser «alguém», ser reconhecido e famoso mas, ao mesmo tempo, querer manter a sua privacidade pessoal .
Este nativo tem dificuldade em manter uma imagem pública positiva, pois o regente da sua 9ª e 10ª casas está colocado na 12ª casa do isolamento e da «prisão». Assim, ao mesmo tempo que se sentia atraído para o público, Lennon retraía-se e recolhia-se, sem se coibir de criticar abertamente e com pouca diplomacia todos aqueles que o incomodavam. A presença do planeta funcional mais maléfico do horóscopo na 12ª casa  garantiu-lhe também a existência de inimigos secretos ou disfarçados, pois acabou assassinado por uma pessoa que anteriormente lhe pedira um autógrafo.
O Sol em Virgem acentua por um lado o perfeccionismo criativo e, por outro, mostra a língua afiada, sempre pronta a disparar algum comentário mordaz socialmente falando. Este nativo era alguém que necessitava de um mundo organizado e meticulosamente «limpo», onde cada coisa estava no seu lugar e exercia a sua função esperada. Esta não era uma pessoa que apreciava surpresas nem imprevistos, preferia os aspetos racionais aos emocionais na autoexpressão. A associação entre Capricórnio, Touro e Virgem na personalidade básica produz uma pessoa centrada em alcançar poder efetivo sobre o mundo material com suficiente projeção pública para sentir o seu próprio valor mas, simultaneamente, desejando um espaço pessoal de reserva em relação à exposição pública, havendo uma timidez natural na personalidade devido à influência de Virgem.
Saturno, que rege a 9ª e a 10ª casas é, por si só, um planeta yogakaraka, embora enfraquecido por se encontrar debilitado no horóscopo natal e por estar colocado na 12ª casa; mostra que este nativo encontraria o reconhecimento e a fama ultrapassando os limites do seu país natal, embora nem sempre de forma pacífica pois em 1968 problemas com o uso de drogas levaram os US a recusar-lhe a entrada. Na Dasamsha- D10– a varga relacionada com a carreira e com a projeção pública, a Lua rege o Ascendente e está colocada na 6ª casa, conjunta com o Sol, revelando instabilidade na carreira e mudanças bruscas na mesma. Saturno, o regente natal da 10ª casa, está colocado na 6ª casa desta varga, indicando a predominância dos significados desta casa na vida pessoal e profissional de Lennon. Mercúrio, o regente do Ascendente na  varga Navamsha, está colocado na 9ª casa dessa varga, no  signo Mooltrikona de Saturno enquanto Saturno  está colocado na 5ª casa no signo da sua exaltação. A Navamsa mostra desta forma que Lennon alcançaria a fama favorecido pela «poorva punya», isto é, por «créditos de ações passadas» no alcançar da fama mas esta não seria saboreada durante muito tempo pois Júpiter, o maléfico funcional mais forte do horóscopo natal, está colocado em conjunção com Saturno na 5ª casa da Navamsa, afligindo a casa e Saturno.

Os Anos de sucesso e a Morte de Lennon- Dashas e Trânsitos
 Lennon  nasceu quando estava operante o dasha da Lua,  e o sub-período de Marte um funcional maléfico ; o período dasha de Marte ocorreu  entre 1949 e 1956 estando operante durante a infância  infeliz de Lennon; o subperíodo de Mercúrio, um planeta fraco e mal colocado no horóscopo, esteve operante em alguns dos momentos mais difíceis da sua vida, como aconteceu na morte trágica da mãe, em julho de 1958, quando ela foi atropelada por um carro. Mercúrio transitava pelo signo Caranguejo, nessa altura, em aspeto com o ponto mais efetivo da 9ª casa onde estava colocada a Lua natal, que significa, entre outras coisas, a mãe. O mesmo subperíodo de Mercúrio estava operante no momento da sua própria morte, no dasha de Júpiter, o planeta mais maléfico do horóscopo e regente da 8ª casa,, em 8 de dezembro de 1980. Mercúrio é um planeta marakha (capaz de infligir a morte) para o Ascendente Touro, pela regência da 2ª casa do horóscopo. E, nesse dia, o outro planeta maraka pela regência da 7ª casa do horóscopo, Marte, transitava pelo ponto mais efetivo da 8ª casa, que significa a morte, indicando assim o final abrupto da vida de Lennon que,tendo sido  atingido cinco vezes a tiro, morreu cerca de meia hora depois .
Os períodos dasha/subperíodos em conjunto com os trânsitos mostram assim o surgir dos acontecimentos mais marcantes da vida de uma pessoa, conjugando-se para despoletar acontecimentos positivos ou negativos conforme a natureza funcional dos planetas.
Quanto ao sucesso na carreira musical de Lennon, o período dasha de Rahu foi o cenário do seu enorme sucesso. Rahu está bem colocado no signo de Virgem e na 5ª casa em conjunção com o Sol e com Marte determina um desejo profundo pelo sucesso e pela fama. Porém, como geralmente acontece com os nodos- Rahu e Ketu– aquilo que dão ( e podem dar muitas posses materiais) é muitas vezes perdido posteriormente, gerando por isso uma posse instável. E Marte é também um funcional maléfico no horóscopo. Foi no subperíodo de Saturno, regente da 10ª casa que surgiu o primeiro single de sucesso em 1962 e o sucesso da banda se espalhou internacionalmente. Conheceu Yoko Ono em 1966, quando estava operante, mais uma vez o subperíodo de Mercúrio, pondo fim ao seu casamento com Cynthia Powel. Em 1969 casou com Yoko, no subperíodo de Vénus (outro funcional maléfico), dando início a um relacionamento que também passou por altos e baixos, com separação em 1973 e posterior reatamento, embora simultaneamente Lennon tivesse iniciado um relacionamento com uma amante, May Page, mostrando assim que a ação de Vénus não foi capaz de proteger a sua vida afetiva e conjugal.
No final da sua vida e já no dasha de Júpiter, o subperíodo de Mercúrio , regente da 2ª casa (desenvolvimento dos recursos e das posses) fez ressurgir a sua carreira por breves momentos, com um novo álbum musical, mas foi apenas o último soar do «canto do cisne» pois Júpiter e Saturno, em conjunção exata por trânsito, transitavam pelo signo natal do Sol e Júpiter estava em conjunção com o seu aspeto natal para esta casa, indicando o seu  final de vida.

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário