Os Signos do Zodíaco- Escorpião

mulh

Os Signos Fixos: Escorpião

Escorpião é uma energia que, apesar de se exprimir no elemento água tem os seus limites bem definidos: é uma energia parada com pouco dinamismo. O nativo de Escorpião pode ser por isso bastante teimoso e conservador.No entanto, contrariamente ao que sucede com Touro, Escorpião muda mais facilmente, adaptando-se a uma nova forma. Mas as características básicas fixas  mantêm-se: Escorpião adapta-se à nova situação e, seguidamente, volta a ser conservador protegendo esse novo modo de ser.

 A energia de Escorpião não tem nenhum potencial para criar nem para destruir. Ele move-se sempre em resposta a forças externas que o pressionam para mudar. Se essas forças não existirem, Escorpião permanece fixo. Escorpião fica perturbado quando é pressionado por alguma  provocação exterior  e pode ficar zangado ou reagir com arrogância. Mas também sente grande curiosidade  pelo desconhecido e pelo misterioso. Sente-se atraído pelo oculto.

 Esta atracção tanto pode levá-lo para a exploração dos aspetos profundos da realidade como  para mergulhar numa série de vícios como  a dependência de álcool ou de drogas, comportamentos violentos, orgias sexuais, etc.

A aprendizagem fundamental de Escorpião é a estabilização das emoções. Este nativo passa habitualmente por muitas reviravoltas emocionais ao longo da vida. Interiormente, Escorpião sente o impulso para se ver livre de tudo o que deixou de ter um valor vivo na sua vida: o que é sentido como vazio e estagnado é imediatamente abandonado por ser avaliado como  desnecessário.

O nativo de Escorpião  vive as suas experiências  com  uma intensidade e uma compulsão incontroláveis e precisa de sentir essa intensidade, caso contrário  pode tornar-se destrutivo em relação aos outros e a si próprio.

A aprendizagem de Escorpião tem a ver com a proteção da vulnerabilidade da mente e da psique.  Este nativo tem um conhecimento intuitivo da psicologia  humana e, muitas vezes, serve-se desse conhecimento para manipular os outros como teste ao seu próprio poder.

O poder como concentração intensa da própria energia é uma das experiências fundamentais destes nativos e, quando usado de forma positiva, este é o elemento que lhes permite a transformação e a  regeneração próprias deste signo.

Escorpião tende a evitar o sofrimento o que pode conduzi-lo às  formas evasivas de dependência já referidas. O grande desafio deste signo é conseguir equilibrar o seu medo devido ao sentimento de vulnerabilidade com a  coragem e a audácia da energia de Marte que lhe dá força para se transformar.

Os nativos de Escorpião podem ser leais, determinados e estáveis em todos os domínios da vida. Mas, nas qualidades negativas, encontramos uma natureza vingativa, teimosia, explosões de raiva e agressividade.

O signo Escorpião é muito complexo e os nativos  são reservados e não gostam de falar sobre a sua vida . A natureza intuitiva de Escorpião faz com que observe atentamente o comportamento, os gestos e a fala dos outros, avaliando-os na perfeição.  Escorpião pode prever , a partir da sua observação dos outros, o que esperar deles, antecipar o que vão dizer, etc.

O conhecimento acumulado pela sua observação silenciosa e sagaz   torna-os muitas vezes manipuladores e dados à suspeita (conhecem bem demais as suas fraquezas e as fraquezas dos outros).

Quando é manipulador, Escorpião pode ser muito hipócrita , argumentando sobre valores éticos e apontando cada erro dos outros mas escondendo os seus motivos quando estes são egoístas, sob a aparência da sua impecabilidade aos olhos dos outros.

Os nativos de Escorpião possuem um magnetismo muito forte que os torna atraentes aos olhos dos outros. A sua intensidade e fogosidade apaixonada atrai muitos para a sua esfera. Porém,  o hábito que têm de criticar abertamente e com crueldade os outros quando não gostam deles faz com que tenham inimigos que se mantêm  na sua vida.

Escorpião tem uma vontade poderosa e retentiva, que tende a afirmar-se perante os outros procurando uma posição dominante.  Mas, por outro lado, Escorpião também é capaz de se comover com as emoções e com o sofrimento dos outros . Mas, se sente que foi traído, Escorpião não perdoa nem se comove com arrependimentos. Não dá a ninguém a  oportunidade de o trair  uma segunda vez.

Em termos de carreira, Escorpião gosta especialmente de áreas onde possa explorar o seu gosto pelo desconhecido e pela resolução de mistérios. Polícias, detectives, Advogados, Psicologia, Física, cirurgia, etc.

Os nativos com Ascendente em Escorpião experienciam uma vulnerabilidade na área da devoção espiritual , religiosa e filosófica tendo dificuldade em aceitar  a sua intuição interior como fiável: sentem-se confusos sobre o modo de a aplicar na prática (a Lua rege a  9ª casa). O Sol como regente da 10ª casa  leva-os a apoiarem-se nas suas próprias forças e a duvidarem da transcendência, da Graça divina, etc. isto pode ser um obstáculo para uma verdadeira transformação interior.

Compatibilidade com outros Signos

O signo mais compatível com Escorpião é Caranguejo: Este sente-se seguro com Escorpião que o protege, ao mesmo tempo que Caranguejo se dedica a dar-lhe afecto   e a nutri-lo emocionalmente.

Com Peixes também existe uma boa compatibilidade . As suas naturezas completam-se emocionalmente e a generosidade de Peixes  submete-se com agrado  a Escorpião, deixando-o liderar.

Com Touro  pode haver  a expressão mútua da possessividade que pode levar a atrito entre os nativos mas é possível uma harmonização se ambos trabalharem para manter a relação pois ambos apreciam a estabilidade. A teimosia inerente a ambos pode ser  outro problema.

Com Capricórnio há muitos aspetos em comum, reações semelhantes e formas muito próximas de ver a realidade  mas isso também  pode criar choques de personalidade e lutas pelo poder, reacções de vingança, etc. é uma relação para ser levada «com pinças».

Com outros nativos de Escorpião pode haver uma boa relação pois há uma excelente compreensão mútua. Pode ser uma relação feliz e muito próxima desde que as pessoas controlem  o seu temperamento argumentativo e a  agressividade.

Função energética: Tamas (motivado primariamente para a prevenção e a remoção dos obstáculos): Fixo: prefere aperfeiçoar algo já começado do que iniciar algo novo.

Elemento: Água

Polaridade energética: Negativa (dado à reflexão e aos processos internos).

Descrição simbólica: Insecto. Compleição vermelho acastanhado.. Tem muitas pernas  o que  indica movimento lento lateral e principalmente evasivo/reactivo.

Regente: Marte. Mostra uma abordagem audaz e de coragem  na vida.

Cor: Escarlate, vermelho, violeta avermelhado, ferrugem.

Pedra preciosa: Coral Vermelho.

Nºs de sorte :9,18,27,36,45,54,63,72,81,90..

Resultados auspiciosos: É forte durante o dia.

Direcção espacial : Norte

Parte do corpo: Órgãos genitais, nariz e ossos do nariz, hemoglobina, próstata, gónadas, bexiga, colon descendente, recto, osso sacro, cóccix, ossos púbicos.

Classe:Sábios (Brahmin)

Outra caracterização– Sirsodaya: Levanta-se com a cabeça  em primeiro lugar.

 

 

3 opiniões sobre “Os Signos do Zodíaco- Escorpião”

  1. Olá!

    A astrologia jyotish analisa os decanatos? Na ocidental sou do primeiro decanato de Libra com ascendente em Sagitário. Na Jyotish sou Virgem com ascendente em Escorpião. Caso exista a análise dos decanatos na astrologia jyotish, como é feito o enquadramento considerando o exemplo citado?

    1. A astrologia jyotish analisa muitas divisões dos signos, como se pode ver nas cartas divisionais, nos Nakshatras e respetivos padas, nas divisões navamsa, nos métodos quantitativos, etc. Mas privilegia a divisão por 9. A astrologia horária também funciona a partir das divisões dos signos. É todo um mundo imenso para explorar. Para a divisão por dez de que fala, um bom exemplo é a carta divisional D-3, que corresponde à divisão de um signo por três e que se chama Drekkana,sendo uma divisional estudada para avaliar , além dos irmãos, a motivação, capacidade de iniciativa, etc.

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário