Os Signos do Zodíaco- Virgem

mulh

Os Signos Mutáveis: Virgem

O Signo Virgem tem um dinamismo completamente diferente do de Gémeos, o outro signo regido por Mercúrio.  A sua energia ou assimila completamente o que vem ao seu encontro ou expulsa-o completamente de si. Deste modo, o que não está conectado consigo ou não lhe é útil, é totalmente rejeitado.

O signo de virgem indica assim um grande autocentramento  tendendo a efetuar uma separação radical entre o seu mundo pessoal e o mundo exterior para o qual tende a fechar-se.

O seu símbolo é o de uma virgem solitária navegando sozinha rodeada pelo oceano. Possui grãos e uma luz na sua mão que a guiam nas suas necessidades: Virgem luta e trabalha mas os frutos dessa luta e desse trabalho são dirigidos para si. O seu próprio interesse é o centro de todo o seu pensamento e acção.

O signo Virgem representa o estádio de desenvolvimento da alma em que esta está a aprender  a trabalhar para melhorar a vida através das rotinas diárias previamente planificadas e racionalmente organizadas. Mercúrio, o regente, exprime neste signo a sua polaridade negativa na forma mutável e flexível da Terra.

Mercúrio  rege  o discurso e as competências que permitem analisar e discriminar, calcular e adaptar-se às circunstâncias do mundo diário e aos problemas que  se colocam a esse nível. Virgem tem uma grande capacidade para raciocinar com clareza e, desse modo, resolver os problemas de forma metódica e precisa.

Virgem preocupa-se com os pormenores e é muito perfeccionista e  exigente em todas as tarefas que faz. Detesta delegar nos outros essas tarefas por considerar que ninguém será capaz de as fazer tão bem. Os nativos são   muito responsáveis, podendo exagerar esse sentimento a ponto de se tornarem obsessivos e muito críticos quando as coisas não atingem os parâmetros que previamente estabeleceram.

Mercúrio perde no  signo Virgem a sua  faceta ligeira e brincalhona, para assumir uma seriedade que se preocupa  com todos os pormenores e com a necessidade de realizar todas as tarefas  da forma mais eficaz e racional possível. Este planeta  exalta-se neste signo tornando-se mais lento para se concentrar nas coisas mais importantes e sérias.

Mas a seriedade e responsabilidade de Virgem podem tornar-se de tal modo obsessivas que se reflectem na saúde e na tendência para o nervosismo. O excesso de preocupação e de sentido de responsabilidade leva estes nativos a confiarem apenas em si próprios e nas suas próprias competências.

O nativo de Virgem é um trabalhador árduo e com  muito autocontrolo. Ele está em permanente conflito com as imperfeições: as suas e as dos outros que não se exime de criticar.  Isto torna-o  muitas vezes tenso, para além de lhe trazer inimigos. É muito difícil agradar a um nativo de Virgem, seja a título pessoal, seja a nível profissional ou social: têm sempre algum defeito a apontar aos outros (ou a si próprios, intimamente) ou alguma crítica a fazer.

Estes nativos têm uma elevada capacidade intelectual orientada para a dimensão prática, são excelentes organizadores (embora obsessivos na exigência do cumprimento à risca dos seus planos), têm um excelente sentido para os negócios e para o comércio e são também muito hábeis em lidar com o dinheiro. São poupados por natureza, chegando mesmo a ser avarentos.

Psicologicamente  são ambiciosos e conservadores, modestos, contemplativos. São industriosos, com excelente resistência para o trabalho duro e são facilmente contentáveis desde que os resultados obtidos sejam conformes com os planos previamente traçados por eles. São tímidos e com temperamento muito nervoso.

Gostam do estudo das ciências, sobretudo relacionadas com a saúde: medicina, alimentação, higiene. Também gostam muito de horticultura e são dotados para o comércio de todos os produtos da Terra. Gostam de viver rodeados de animais domésticos.

Em termos de carreira/profissão, os nativos de Virgem dão-se melhor em posições em que não tenham que liderar. Inspetores, Auditores, contabilistas, examinadores, corretores, funcionários de escritório ou de biblioteca, revisores editoriais, etc., são boas opções para estes nativos. Uma carreira na investigação científica minuciosa também é uma boa solução bem como todas as tarefas em que é necessário usar a mente discriminativa e as capacidades organizacionais.

Os nativos com Ascendente em Virgem sentem-se vulneráveis ao nível da expressão da ambição e  dos ganhos materiais quando se comparam com os outros a nível coletivo, pois a Lua rege a sua 11ª casa.  Por causa disso, estes nativos assumem um papel muitas vezes humilde e solitário na vida, preferindo o anonimato e deixar à sombra a sua personalidade e o seu ego (O sol rege a 12ª casa, identificando estas pessoas com a simbólica da perda/dissolução da identidade).

Os nativos com Ascendente Virgem têm uma fragilidade física  mostrada pela regência da 12ª casa pelo Sol. Este conhecimento inato da sua fragilidade física torna-os muito conscientes da necessidade de manterem hábitos de vida saudáveis e impele-os para a necessidade da «purificação». Este traço pode tornar-se excessivo e levá-los a extremos em termos de hábitos alimentares etc.

Se Saturno, que rege a 6ª casa do horóscopo dos nativo com Ascendente   Virgem, está exaltado, a pessoa terá boa fortuna  a nível financeiro.(se o sol não receber aspectos adversos).

Os nativos de Virgem adiam o casamento o mais que podem pois encaram o casamento como um contrato social. Não são muito afetuosos nos relacionamentos, nem mesmo com os filhos, preferindo uma relação mediada pela dimensão  racional.

Compatibilidade com os Outros Signos

Apesar de retardar o mais possível o compromisso conjugal,  este nativo, quando decide formar família é leal e gosta de ajudar o companheiro, tornando-se um amante do lar que mantém impecavelmente organizado e arrumado. Virgem não gosta de ser surpreendido, gosta que a realidade obedeça aos planos que previamente traçou. Por isso, o melhor relacionamento é com nativos que partilhem das suas necessidades básicas, caso contrário pode ser uma prova dura submeter-se ao sentido crítico e à  língua pronta de Virgem que não perde uma ocasião para criticar e apontar algum defeito.

O mundo de Virgem é um mundo ordenado e preestabelecido que ele quer ver confirmado a cada instante. Não há lugar, na sua forma de expressão, para a aventura desorganizada de não  saber o que esperar. Seja para planear um negócio importante seja para planear umas férias ou um almoço, tudo tem que ficar traçado até aos mais pequenos pormenores antes do evento. E este deve obedecer naturalmente à forma perfeita concebida pelo nativo.

Os nativos que melhor podem corresponder a estas características  e necessidades básicas de Virgem são Touro e Capricórnio. Mesmo assim será necessário cada um dos signos aprender a desenvolver os aspectos superiores representados pela simbólica de cada um para conseguir níveis adequados de entendimento. Com Capricórnio a relação pode estabelecer-se mais como um contrato de mútuos interesses e vantagens do que como relação carinhosa e afetiva: ambos são pouco dados a demonstrações de afecto  ou ao casamento vivido como sonho romântico mas fazem uma dupla perfeita  como parceiros em busca de riqueza e  consolidação material.

Com Touro os aspectos materiais referidos em relação a Capricórnio mantêm-se e salienta-se a dimensão do conforto e do luxo para o qual Virgem pode ser atraído o que pode ajudar à manifestação da sua sensualidade. Porém, terá que haver bastante cuidado com o excessivo criticismo de Virgem em relação a Touro  e que pode causar neste bastante ressentimento com o passar do tempo.

Com os outros signos de Água, compatíveis por elemento, Caranguejo Escorpião e Peixes, a relação mais fácil será com Peixes. Peixes sente-se atraído para o seu signo complementar, Virgem, e será capaz de fazer os possíveis para lhe agradar. Mas talvez se canse de tanto criticismo e mania dos detalhes passado algum tempo, afastando-se magoado.

Caranguejo é demasiado amante da família como valor fundamental tradicional para se dar bem num relacionamento que não lhe oferece o apoio emocional de que necessita;

Com Escorpião pode haver uma relação compatível se Virgem se submeter ao seu magnetismo e se efetuar uma conversão no seu modo de ser, relaxando e perdendo a sua obsessão pela crítica e seguindo e obedecendo a Escorpião. Existe simbolicamente uma relação profunda entre Virgem e Escorpião que mostra estes dois signos relacionados intimamente entre si: Escorpião representa a transmutação da natureza de Virgem pela descoberta da sexualidade e dos mistérios da transformação interior que se descentra de si para se descobrir no mundo do parceiro com uma identidade que é fruto da relação entre os dois.

Função energética: Tamas  (motivado primariamente para a possibilidade de prevenir e remover obstáculos);

mutável: prefere abrir-se para as múltiplas possibilidades da vida  ao mesmo tempo que está apto para começar algo novo ou para aperfeiçoar algo já começado.

Elemento: Terra

Polaridade energética: Negativa (dado à reflexão e aos processos internos).

Descrição simbólica:  Tem compleição Variegada .Bípede. Tem 2 pernas, o que significa que tem capacidade média para se mover para diante na vida mas é mais adaptável do que os signos quadrúpedes: move-se lateralmente de forma mais rápida do que estes.

Regente: Mercúrio. Mostra uma abordagem curiosa e intelectual na vida.

Cor: Verde, Branco, Amarelo

Pedra preciosa: Esmeralda, Turmalina Verde, Peridoto.

Nºs de sorte :  5 é o mais forte; também 2,3,5,6,7,14,23,32,41,50,61,72

Resultados auspiciosos: É forte durante o dia.

Direcção espacial : Sul

Parte do corpo: Região abdominal, intestinos, lobos inferiores do fígado, baço, o duodeno, o sistema nervoso simpático.

Classe: Comerciantes e agricultores (Vaishya)

Outra caracterização– Sirsodaya: Levanta-se com a cabeça  em primeiro lugar.

 

 

1 opinião sobre “Os Signos do Zodíaco- Virgem”

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário