Personalidade Básica com Ascendente Capricórnio, Lua Balança e Sol Gémeos

 

O Ascendente no signo Capricórnio  mostra uma pessoa pragmática , orientada para a prossecução de objectivos materialmente compensadores e para uma carreira que lhe permita visibilidade social e segurança financeira acima da média.
O signo Capricórnio tem elemento Terra e a sua energia é cardinal, adaptável e capaz de iniciar coisas novas e também de fazer frutificar aquilo  que já existe. 
A personalidade do nativo de Capricórnio  é contida e reservada, a disciplina  e o controle de si  são parte integrante das suas características. Capricórnio simboliza a acção que dá forma, estrutura e  visibilidade e, por isso, os  nativos são orientados para a construção de algo que lhes dê  uma dimensão de respeito no mundo exterior  e material.
O nativo deCapricórnio é muito ambicioso e o seu propósito de vida está estabelecido desde muito novo, seja qual for o estrato social em que nasceu: deseja uma vida alicerçada em sólidas estruturas capazes de garantir  segurança no mundo material em que  ele habita: para ter uma vida confortável precisa de uma habitação condigna, de trabalho ou emprego que assegure recursos financeiros para todas as necessidades do corpo  e uma posição na  sociedade que traga o reconhecimento dos outros em relação ao que  constrói  no mundo.
Este nativo não quer revolucionar a sociedade, assenta a sua acção  nos valores tradicionais , que  ele respeita , cumpre e faz cumprir. O seu projecto pessoal faz-se normalmente aceitando os valores vigentes, faz-se a si próprio  através do esforço pessoal,  mas no contexto da aprovação e da aceitação dos outros, que é vital para  que ele próprio  saiba quem é. Na verdade, as conquistas de Capricórnio só fazem sentido se forem objecto de reconhecimento , admiração e respeito  por parte da comunidade. 
O nativo de Capricórnio  não foi feito para uma vida de invisibilidade, anseia por ver a plena luz todo o seu mérito e os frutos que ele produz.  Gosta de exibir uma aparência de respeitabilidade, pois valoriza maximamente todas as instituições. Tudo na sua vida tem um lado público, quase institucional : até a família, expressão que poderia parecer do foro privado, serve para ele exibir o sucesso das suas realizações, na medida em que contribui para deixar a sua marca e o seu nome na comunidade.
Fisicamente,  o Ascendente Capricórnio  produz indivíduos que são normalmente altos e magros, com a pele um pouco amaciada , rosto oval e olhos algo encovados. As pessoas com este Ascendente podem ter problemas de pele, joelhos frágeis e, para o final da vida, reumatismo e artrite.
Este Ascendente  mostra  pessoas  extremamente leais  e que valorizam a lealdade como uma característica essencial dos que lhes são próximos. São sérias e de confiança embora, por vezes, nos tipos menos evoluídos, a enorme ambição e o desejo de «chegar longe» no reconhecimento social, possa  levá-los a fazer tudo o que for necessário,  ultrapassando os limites éticos aceitáveis, para obter o que desejam. Tornam-se muito competitivos, odiando que alguém consiga superá-los  nos mesmos intentos.
Alguns nativos, no entanto, revelam a outra faceta de Saturno , a ascética e associada à sabedoria e desligam-se de todas as ambições do mundo material.
A Lua no signo de Balança (Aries) tem elemento Ar  e a sua energia, tal como a de Capricórnio,  é cardinal.  A energia cardinal é uma energia de acção, portanto é essencial para a concretização dos esforços pessoais. A combinação  dos signos Balança e Capricórnio com esta dinâmica energética produz pois um nativo bastante dinâmico e com grande poder de execução.  A Lua está na 10ª casa do horóscopo e, se estiver forte, favorece a popularidade e uma carreira relacionada com o público. Se estiver fraca pode produzir altos e baixos na situação profissional.
Os elementos Ar e Terra dos signos não se misturam, pelo que as tendências de ambos permanecem autónomas na personalidade  mas os seus  regentes são amigos e assim,  a ambição de Capricórnio e a sua forte determinação e capacidade de esforço combinam-se muito bem com as capacidade sociais, o talento para a pesquisa  e  as aptidões para se relacionar, do signo Balança.
A Lua em Balança  precisa de experienciar os relacionamentos e as parcerias, descobrindo-se na relação com os outros. Esta necessidade de interagir pessoalmente numa relação a dois  ajuda a pessoa com Ascendente Capricórnio  a romper a sua natural dificuldade em estabelecer relacionamentos de  verdadeira intimidade. Capricórnio é um signo social mas a sua relação é principalmente com o lado institucional da sociedade- as regras, os costumes, os direitos e deveres, é a  organização da sociedade, como estrutura,  que é o alvo da sua atenção.
 A relação com Balança  um signo que se exprime exactamente através da capacidade para a intimidade com o outro e para a partilha com ele, ajuda ambos os signos: Balança pode tornar-se excessivamente dependente dos outros sendo muito influenciado pelo que estes  pensam e sentem em relação a si, o que pode torná-lo  ansioso e indeciso.  A capacidade de auto- estima e auto- confiança de Capricórnio  ajuda a equilibrar este aspecto da personalidade ao mesmo tempo que a excessiva frieza e pragmatismo de  Capricórnio  são temperados  pela sensibilidade  e a afectuosidade  do signo Balança
Esta combinação produz uma pessoa altamente capaz de levar os seus projectos por diante pois alia a capacidade de trabalho de Capricórnio e a sua inteligência  pragmática às capacidades sociais e de interacção de Balança, cuja inteligência  social a torna muito capaz de persuadir e convencer os outros. É um líder nato.
Será também, provavelmente, uma pessoa que colocará na vida familiar muito do seu esforço pessoal. Capricórnio  dá importância à família porque é bastante convencional e gosta de  viver de acordo com o modelo dominante da organização   social  dos indivíduos- neste caso, a família  associada ao casamento é um núcleo social essencial;  Balança dá importância ao casamento porque essa é a imagem simbólica mais forte da união que faz parte das características  do signo.
O signo Balança sente o impulso natural para procurar a união entre os  opostos , para superar as oposições e as diferenças e construir uma unidade nova entre o que eram dois. É por isso que  os seus nativos são excelentes mediadores e negociadores : eles identificam-se  profundamente com o outro e com a possibilidade de  esbater todas as diferenças , oposições e conflitos numa harmonia perfeita.  É este o conceito de harmonia que está subjacente na matriz essencial deste signo: uma igualdade que é a integração de tudo o que era dissonante anteriormente, num entendimento e compreensão universal , regulados pela razão e  pela justiça. O sentimento forte de lealdade de Capricórnio associado a esta necessidade de igualdade e de justiça aplicada todos, de Balança é por isso, uma excelente combinação em termos de caráter.

 

O Sol em Gémeo tem,  tal como o signo Balança, elemento Ar  e a sua energia é mutável. Nesta combinação com Balança e Capricórnio , Gémeos vem acentuar o carácter interactivo desta pessoa:  ela precisa de comunicar. Capricórnio não é um signo comunicativo. Só fala quando tem algo relevante para dizer. Mas Balança e Gémeos precisam de comunicar, o que implica várias coisas: uma mensagem; talentos para a transmitir, seja pela capacidade de escrita e de discurso da pessoa, seja pelo domínio das tecnologias de informação (que são do domínio de Gémeos); e um público que é a sua audiência. Um pouco simplisticamente poderíamos dizer que Gémeos elabora a mensagem  e o seu meio de difusão, Balança usa o seu talento social, combinado com a capacidade de comunicação  de Gémeos para influenciar o público e Capricórnio executa o que for preciso para colher os frutos disso.  A colocação do Sol na 6ª casa pode indicar problemas de saúde se o Sol estiver fraco no horóscopo. Também indica, casa esteja forte , capacidade para vencer os oponentes mas a pessoa poderá ter que enfrentar situações de conflito no ambiente doméstico e/ou profissional
Há um aspecto delicado nesta combinação, que é o facto de tanto o signo Balança como o signo Gémeos serem signos que experienciam facilmente o conflito e a contradição.  o nativo de Gémeos saltita muitas vezes entre uma opção e outra porque   muitas vezes  parece sentir simultaneamente uma coisa e o seu contrário; os nativos de  Gémeos necessitam de constante estímulo mental ,sendo capazes de efectuar uma quantidade elevada de tarefas intelectuais ao mesmo tempo. Têm, no entanto, grande dificuldade em manter vivo o seu interesse por alguma coisa de modo a poderem completá-la com sucesso. 
A capacidade de disciplina de Capricórnio  a sua determinação que não abandona nada  antes da sua conclusão é, deste modo, um contraponto essencial  na personalidade com o sol no signo de Gémeos dando ao nativo  mais estabilidade mental e atenuando a excessiva ansiedade e nervosismo irrequieto que fazem os nativos de Gémeos querer mudar tudo a cada momento.
Por outro lado, Capricórnio e, sobretudo  Balança, tendem para uma certa preguiça. Com a energia de Gémeos  a combinar-se com a desses signos,  o nativo é  seguramente bastante enérgico embora menos irrequieto e impulsivo do que é natural em Gémeos devido à combinação com Capricórnio que é um signo que mantém, por natureza, uma postura de controle e  de ausência de impulsividade.
O signo Gémeos relaciona-se com  a experiência da mutabilidade e da relatividade das experiências humanas, bem como com a vivência de situações de conflito na percepção e relação com a realidade imediata.  Em grande parte, Gémeos  simboliza o primeiro embate com o mundo, resultado  do nascimento dos primeiros desejos do eu  e dos objectivos que este pretende  alcançar. 
O signo Gémeos tem analogia com a  3ª casa que rege. Ora, esta  casa é a que simboliza o esforço, os desejos e as motivações que dão corpo às acções e aos objectivos que pretendemos atingir.  Gémeos simboliza a  fase de luta pela qual decidimos para onde dirigimos a força do nosso desejo: se para fins meramente egoístas ou se nos abrimos ao mundo para colaborar no projecto colectivo.  Deste modo, não é possível decidir, só pela análise desta combinação de signos,  se o nativo que a exprime na personalidade seguirá um ou o outro caminho pois a sua missão na existência consiste exactamente em fazer essa escolha. Mas podemos dizer que ele tem certamente um grande potencial para estender o objecto dos seus esforços e desejos para além  do seu mundo meramente individual.

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário